quinta-feira, 18 de outubro de 2007

SÃO BOAS OU MÁS NOTÍCIAS?

Este post é especialmente dedicado aos contistas e quejandos.

Os capitais próprios do F.C. Porto fixaram-se nos 109 milhões de Euros, o passivo decresceu cerca de 12,7 milhões de Euros e a exploração da actividade corrente melhorou em 400 mil Euros. Estes são os destaques do Relatório e Contas que será apresentado aos associados do Clube, no decorrer da Assembleia Geral agendada para esta quinta-feira, às 20h00, no Estádio do Dragão.

Em ano de eleições, e de acordo com os estatutos do Clube, o F.C. Porto dividiu a prestação de contas em dois semestres, mas os resultados a apresentar amanhã reflectem também todo o exercício de 2006/07 e permitem uma série de conclusões positivas.

O passivo do Clube fixa-se agora em cerca de 31,9 milhões de Euros, o que deixa perceber que baixou 12,7 milhões quando comparado com o período homólogo anterior. O F.C. Porto, por outro lado, estabilizou e solidificou os capitais próprios nos 109 milhões de Euros.

Outra das áreas que reflecte a melhoria é a exploração da actividade corrente do FC Porto, cujo resultado negativo de 600 mil Euros exibe um decréscimo da ordem dos 400 mil Euros quando comparado com o exercício transacto. Esta cifra expurga os custos financeiros estruturais e os custos e proveitos extra-actividade corrente.

No que concerne à época desportiva, os resultados líquidos apresentam um resultado negativo de 900 mil Euros, sendo que na época anterior o mesmo item cifrou-se nos 3,3 milhões de Euros negativos. Este registo resulta, essencialmente do decréscimo nos custos financeiros – o segundo semestre de 2006/07 vai mesmo apresentar um valor positivo.

Em relação aos proveitos, as contas do F.C. Porto destacam um crescimento de 600 mil Euros suportado, essencialmente, pelas receitas de quotização e por uma queda nos custos de cerca de 200 mil Euros. Constata-se, por conseguinte, que o Clube atravessa uma estabilização de custos e um crescimento dos proveitos.

Este Relatório e Contas do F.C. Porto já foi, entretanto, validado e aprovado pelo Conselho Fiscal e pelo Conselho Superior do Clube.

7 comentários:

Fanático disse...

Em conversa tida há pouco com um membro do Conselho Superior recebi as seguintes notas:

1) actualmente a composição do CS é seguidista da vontades da Direcção;

2) Uma das dúvidas levantadas foi a propósito da passagem da sociedade Porto Seguro, altamente lucrativa, para a Sad e a resposta dada foi a seguinte: como a Sad dá prejuízo, há que passar a sociedade para aí para não pagar impostos...

O Situacionista disse...

Para já só uma nota, porque apesar da informação estar correcta, convém evitar confusões - estas contas são do clube e não da SAD.

Fanático, essa de chamares os contistas foi muito boa. Aguardo com muita curiosidade as opiniões dos ditos...

Paulo Jorge Sousa disse...

Com a responsabilidade da boa união do grupo a pertencer por inteiro ao seleccionador nacional, está visto que o ‘Grande Irmão’ Murtosa seria a pessoa indicada para orientar os patrícios na hora da verdade.

altobola.blogspot.com

O Contista disse...

Não sei se sou contista ou quejando, mas cá fica, então, a pedido de muitas famílias, o meu modestíssimo comentário: :-))

O conhecimento que tenho é apenas dos valores descritos no post, que foram, aliás, os divulgados pela CS. Obviamente, da sua análise, só poderemos dizer que, não sendo valores excepcionais (porque continuam, quer queiramos, quer não, no vermelho…cruzes canhoto!!), indiciam uma boa evolução, face a anos anteriores, e que os esforços de contenção tiveram, neste ano, frutos: os resultados correntes aumentaram, o passivo diminuiu, e o resultado líquido aumentou também. Globalmente, podemos inferir que se está no bom caminho. No entanto, seria conveniente uma análise mais detalhada do que se entende por “Passivo” e por “Capital Próprio”, para percebermos se esta evolução é estruturada.

Já agora, uma achega: ouço muitas vezes dizer que “o Passivo é muito elevado, o que é muito mau” e “se o Passivo baixou, é muito bom”. Convém salientar que, sendo o passivo o conjunto de responsabilidades da empresa (dívidas a fornecedores, a bancos, ao Estado, etc…) é inquestionável que é muito positiva a sua diminuição, mas nem sempre a sua manutenção ou até o seu aumento será um mau sinal: é apenas importante que a sociedade disponha de meios suficientes para fazer face às responsabilidades que ele representa, sejam estes dinheiro, créditos sobre terceiros, bens, etc. Acresce ainda que existirão concerteza valores que fazem parte do passivo que correspondem a “dívidas” ocasionadas com a actividade normal da empresa, que, por se encontrarem perfeitamente dentro dos respectivos prazos de liquidação, não constituirão motivos de grande preocupação (ainda não foram liquidadas, não por “não haver dinheiro”, mas porque ainda não chegou a altura contratualizada para o fazer).

Depois disto tudo, e contrariamente ao que qualquer bom Contista faria (até porque não o sou - a parte do "bom"), atrevo-me finalmente a responder directamente à pergunta do post: acho que são boas notícias! Uffa….

O Situacionista disse...

Inqualificável ! O malandro do Camacho atacou o Apito Dourado !

Vejam só:

“Na Liga estamos a fazer uns jogos normais, mas o Porto apareceu muito forte.”

«Não esperava mais nem menos. Esperava muitas dificuldades. (...) Ainda há muito campeonato, mas agora a única coisa que vejo é que o Porto ganha todos os jogos.”

“Aconteceu-me como da outra vez, o Porto quando estive aqui foi a melhor equipa da Europa, ganhou a Liga e a Champions.”

Confiram aqui.

P.s. – O nosso Contista (externo) já se pronunciou (e de forma excelente). Agora aguardo a opinião dos demais, especialmente, a do nosso contista interno....

Eterno Dragao disse...

O "contista interno" acha que não vale a pena perder muito tempo com isto, uma vez que estas são as contas do clube e não da SAD para o futebol. Creio que não é aqui que reside o motivo de preocupação que temos discutido noutros momentos.

Vímara Peres disse...

Desculpem-me a ignorância em termos contabilisticos. Estas são então as contas do clube e não da SAD. Mas diz o post que o passivo baixou 12,7 milhões e que está agora em 31,9 milhões. São números grandes. Ou não são? É positiva esta redução do passivo, ou é uma ninharia comparada com as contas da SAD?

Já agora este passivo vem de onde? É da construção do estádio?

Peço desculpa por tantas perguntas, mas achei mais fácil perguntar aqui do que ir à assembleia geral.