segunda-feira, 15 de outubro de 2007

A MÍSTICA DO FCP!!!-MAGNÍFICA ENTREVISTA DO ETERNO Nº 2 JOÃO PINTO

Magnífica entrevista hoje do Nosso João Pinto, eterno nº 2 do FCP.

Algumas tiradas:
"A mística está viva em muitos jogadores":

Temos vários atletas com essa mística, não só os que vieram das camadas jovens, como alguns estrangeiros que se integraram muito bem no clube. E depois ainda temos os jogadores jovens que estão a aparecer, como são os casos do Rui Pedro, Castro ou Ventura. E são esses jogadores que daqui a alguns anos vão transportar a mística do FC Porto.

Há jogadores com essa mística no FC Porto, alguns deles estrangeiros, que passaram a adorar o clube pela forma como são respeitados e tratados por todas as pessoas. O Lucho, por exemplo, ou o Lisandro, que vivem o clube intensamente e já interiorizaram a mística do FC Porto.
"Bruno Alves é um jogador à FC Porto"

Mas afinal o que é um jogador à FC Porto?
É um jogador que leva isto muito a sério. Neste clube, tem de se ser um profissional no verdadeiro sentido do termo, e não apenas no local de trabalho, mas também na vida social, na imagem que passa para fora. Aquilo que fiz ao longo dos anos foi natural; era a forma como treinava, jogava, e como não gostava de perder nem a feijões… E isso é um jogador à FC Porto. Ter garra, meter o pé, mas, mais importante ainda, que quer ganhar sempre.


Trabalhou oito anos na equipa de juniores, mas actualmente, e dos jogadores da formação, só o Bruno Alves e o Postiga jogam com regularidade. Tem sido complicado fazer a transição? O que acontece no FC Porto é muito simples: ao longo dos últimos 20 anos, e tirando um ou outro ano, fomos sempre campeões ou estivemos a lutar pelo título até ao final. Por isso, é bem mais fácil apostar nos jovens em clubes que, em Dezembro, já têm 12 ou 15 pontos de desvantagem e estão praticamente afastados do título. Ainda bem que isso não acontece aqui, mas se estivéssemos afastados do título em Dezembro, acredito que também se apostaria com maior facilidade nessas promessas. Não estou a tirar mérito aos outros clubes nem a esses jogadores, mas acho que é mais fácil apostar nos jovens quando não há nada para ganhar, do que apostar quando há uma exigência constante de vencer, como acontece aqui.

"Não é fácil darem-nos mérito"

Tem muitos anos de futebol e passou, certamente, por muitas situações em que o FC Porto liderou com vários pontos de vantagem. Qual é o risco que se corre numa situação deste género? Ao longo dos anos fui-me apercebendo que não é fácil dar-se mérito ao FC Porto pelos títulos conquistados. Se calhar, dá-se mais mérito aos nossos adversários, que ganham menos vezes. Isso dá-nos força. Mas sabemos que quando vamos à frente, com uma vantagem como esta, tentam adormecer-nos, passam a dar-nos valor excessivo e a não dizer o que se passa na casa dos outros… Mas as pessoas deste clube sabem como têm de lidar com essa situação.

O apito dourado:

Que leitura faz do Apito Dourado e que consequência tem isso sobre os jogadores?
Sentem que estão a retirar-vos mérito?
Quando apareceu o Apito Dourado o FC Porto ganhou; agora parece que se fala do Apito Encarnado e o FC Porto continua a ganhar… Tudo na mesma, portanto. São situações que têm um único objectivo: retirar mérito a todas as nossas conquistas, não só as de nível nacional. Aliás, nem sei se também há algum apito internacional, porque é bom não esquecer que também temos sido capazes de vencer a nível europeu e mundial. E disso temos o exemplo recente da carreira que o FC Porto fez no ano passado na Liga dos Campeões… Mas é lógico que ficamos tristes por darem mais mérito aos nossos adversários, que nos últimos anos não ganharam praticamente nada, do que à nossa equipa. No entanto, isto só nos dá mais força e torna-nos ainda mais unidos.

5 comentários:

Fanático disse...

Como o ZB está lesionado, entra já e para titular o João Pinto !!!!

O Situacionista disse...

Pelo que pude ler, e não foi muito, esta entrevista está MARAVILHOSA !!

A merecer ser lida e relida.

Assim o irei fazer.

E depois cá voltarei. Provavelmente só amanhã.

O Situacionista disse...

Azzulli,

Acabei de reparar que ... olha lá, é impressão minha ou o teu post sobre as capas online de OJogo já surtiu efeito ?

O Situacionista disse...

Meus caros, gostaria de vos recomendar a leitura dos últimos 3 posts (Corrupção I, II e III) do Zé Luís no blog do Zirtaev. A não perder.

Zé Luís disse...

Ok, eu li e anotei.
Mas para mim o essencial, correspondendo aliás ao que tenho escrito, é o nosso capitão repisar que quanto mais mérito tiram aos êxitos do FC Porto, mais nos dá força de ganhar. E ganhamos, carago!
Antes do Apito Dourado e depois do Apito Dourado.
Esta parte é que me dá mais gozo, foda-se!