terça-feira, 1 de agosto de 2006

Nova época

O nosso sistema de 3 defesas deverá funcionar bem melhor este ano.
O que não vai evitar que os adeptos se assustem várias vezes por jogo, pois este sistema obriga a que os defesas sejam muito rápidos para sairem ao corte ou à marcação do adversário. Quem vê de fora dá a ideia de "pánico geral" na nossa defesa...
A verdade é que se joga no limite... e uma falha contra avançados de categoria é muito perigoso.
Mas estou convencido que iremos ser eficazes.
Pepe jogará no meio, Boz na direita, e na esquerda ainda a duvida... o P.Emanuel poderá não ter rapidez para cumprir as funções (embora seja um fantástico central).

O meio campo é excelente, e cheio de alternativas.

O ataque parece que vai ser diferente.
Iremos ter o numero 10.
Enquanto o ano passado jogavamos com 2 avançados (um mais recuado) e 2 extremos, este ano parece que vamos jogar só com um avançado (também só temos um...) e um médio criativo.
Anderson já está muito motivado, e continuando a jogar, vai "explodir".
Sokota e Moraes vão passar a época no departamento médico, ao que parece, e então sobra o Adriano para o ataque. E gosto do Adriano.
Quaresma e Tarik devem conseguir a titularidade, o primeiro porque é excepcional, quando motivado e em forma, e o segundo porque é menos disparatado que o Alan, e mais experiente que o Vieirinha (que poderá ser uma surpresa).

Mas só temos um ponta de lança válido, e dois inválidos.
É inacreditável como ainda não contratamos um sequer...
Não é possivel esta situação.
É impensável fazer esta época sem mais um ponta de lança. Pelo menos.
Pinto da Costa diz hoje ao Jogo que o "plantel está fechado".
Espero que seja para desviar as atenções, e tenha alguma na manga.
Mas que seja rápido, que a época está aí a começar.

6 comentários:

Anónimo disse...

Realmente o ataque é o nosso sector mais deficitário. À falta de Hesselink, lembro-me doutro avançado holandês, que não sei por onde anda, ou se até já retirou-se. Lembram-se do Van Hoojdonk? Grande avançado, excelente jogo de cabeça e muito bom nos livres. Outra boa opção seria o gigante checo Koller, mas talvez seja bastante caro também. Para mim a questão fulcral é saber a real condição fisica do B.Moraes e Sokota, saber se podemos contar com eles para a época toda, ou se ao minimo toque a casa vem abaixo. Só espero que o nosso presidente esteja a mandar poeira para os olhos da concorrência quando diz que o plantel está fechado, se queremos ir longe na LC é obrigatório comprar outro avançado, de preferência sem historial de lesões.

Saudações

Anónimo disse...

Falta de facto 1 grande avançado.
vejamos, temos:

- Sokota, bom avançado do ponto de vista teorico mas na pratica parece-me que o corpo dele está arrumado para o futebol.( o proprio treinador disse que o sokota acordava diariamente cheio de dores no tendao de aquiles).

- bruno morais, grande jogador, novo boa tecnica, boa presença na área, parece-me de longe o nosso melhor avançado. Se as lesões o largarem daqui a uma ano estará a ser sisputado pelos grandes da europa.

-Adriano, bom finalizador mas pouco mais, serve para jogar contra os centrais do paços de ferreira, leiria e afins, mas contra as grandes equipas da europa nem a bola cheira.

-Lisandro, parece-me que passa por ele o nosso ataque caso ninguem seja contratado, muita garra, velocidade e tecnica.

Sou da opiniao que um ponta de lança de categoria internacional seja contratado. Alguem com nome, que imponha respeito ás equipas europeias.
Qual não sei, ou se aposta num nome consagrado que esteja numa fase má no seu clube e que seja contratado a baixo custo ou através emprestimo.( kluivert, Saviola...). Ou entao gastamos 5, 6, 7 milhoes num jogador ate 25 anos cque demonstre ser grande promessa.

Anónimo disse...

lembram-se knd o pinto de costa disse k o plantel ta fechado e veio o luis fabiano(melhor avançado do porto nos ultimos anos, nao teve sorte pk veio de uma epoca desgastante e kuase nao teve ferias)

Anónimo disse...

Coitado do Fabiano.
Não teve sorte porque era mais lento que um tractor e em termos de categoria arrisco-me a dizer que devia estar ao mesmo nível do Pena...
Só que esse ainda corria...

O Situacionista disse...

Em relação à análise do Klupi e aos jogadores que mencionou, duas notas:
1) penso que a avaliação ao Adriano peca claramente por defeito;
2) depois há um jogador que eu adorava que explodisse este ano porque para mim ele é um jogador "à Porto" - Lisandro !!!

Quanto às palavras do presidente, penso (de) que, independentemente de se virem ou não a confirmar, são muito oportunas, pelo seguinte:
a) - Se não vier ninguém, acabaram-se as novelas.
b) - Se vier, o negócio é feito "na paz dos anjos".

Voto na a) !!!

O Situacionista disse...

...ah, apesar de ter votado na a), na minha opinião era importante a contratação de mais um avançado de qualidade.
Repito, de qualidade !!