quinta-feira, 24 de agosto de 2006

Reflexão sobre o tipo de imprensa que temos

Nos últimos dias, têm aparecido nos jornais, com alguma insistência, referências aos treinos demasiado duros de Adriaanse e ao "regresso dos sorrisos" nas faces dos jogadores do nosso Futebol Clube do Porto.
 
Pergunto: só agora é que descobriram isto? Eu era capaz de "jurar" que, ao longo do período em que Co Adriaanse fez o favor de ser treinador do nosso clube, surgiram várias referências ao "bom ambiente de trabalho"...
 
Questiono-me se vale a pena ler estes jornais (Jornal de Notícias, O Jogo - os outros nem sequer vale a pena ver, no que diz respeito ao FCP) que assumem este tipo de posições subservientes, sem qualquer capacidade (possibilidade?) de crítica.
 
Será que a necessidade de ter "notícias para dar" colide com a liberdade de imprensa? Infelizmente, começo a acreditar que sim e, provavelmente, não é um problema que diga a penas respeito ao Futebol Clube do Porto...

4 comentários:

PavlovDoorman disse...

Porque não recordar um post anterior agora que se aproxima o ínicio do campeonato?
Porque não tentar fazer dessa ideia um movimento que se transformará em algo tão natural como pegar no cachecol antes de sair de casa a caminho do Dragão?
Eis a transcrição:


Quinta-feira, Abril 27, 2006

Uma ideia
Uma ideia peregrina.Depois de tantas e tantas vezes ver nos jogos do Barcelona o Hino entoado por aquela molde humana impressionante gostaria de deixar aqui expresso um pedido/desejo a todos vós.
Porque não todos nós no próximo "domingo" entoarmos em uníssono o Hino do nosso Porto (agora que foi finalmente recuperado nos altifalantes) aquando da entrada das equipas no relvado do belo Dragão?
Porque não as Claques e o Clube distribuirem a letra do nosso belo Hino? Se existir alguma coreografia porque não imprimir no verso da cartolina a letra do nosso hino?
Para começar e com a promessa que irei tentar espalhar esta ideia pela nossa comunidade aqui fica a razão da minha Paixão:

Ó meu Porto onde a eterna mocidade
Diz à gente o que é ser Nobre e Leal
Teu pendão leva o escudo da Cidade
Que na história deu o nome a Portugal

Ó Campeão, O teu passado
É um livro de Honra de Vitórias sem igual
O teu Brasão abençoado
Tem no meu Porto mais um Arco Triunfal

Porto, Porto, Porto, Porto
Porto, Porto, Porto, Porto
Porto, Porto

Quando alguém se atrever a sufocar
O grito audaz da tua Ardente Voz
Ó Porto então verás vibrar
A multidão num grito só de todos nós

Ó Campeão, O teu Passado
É um livro de Honra de Vitórias sem igual
O teu Brasão abençoado
Tem no meu Porto mais um Arco Triunfal

Porto, Porto, Porto, Porto
Porto, Porto, Porto, Porto
Porto, Porto

Agora, como na altura farei o possível para transmitir esta ideia pela comunidade Azul, ajudem-me neste desiderato e faremos da Voz do Dragão uma Voz sufocante e nunca sufocada.

Anónimo disse...

Belíssima a ideia do blogger Pavlovdoorman. Continua a emocionar-me o hino do Futebol Clube do Porto, tem algo de verdadeiramente heróico a forma e versão originais, cantado pela sempre distinta voz da D. Maria Amélia Canossa. Em pleno Dragão, em uníssuno,com aquela excelente acústica, será certamente mais forte e concerteza mais emocionante. Já agora sabiam que foi noticiada a venda de Hesselink para o Celtic por 4,9 milhões de Euros. Estará na diferença entre os oito pedidos ao FCP e os 4,9 ao Celtic a razão do amuo do Co Adrianse?

Anónimo disse...

"A Bola" ou "Record" não passam de jornalecos dirigidos por gente frustrada que não consegue conviver decentemente com o sucesso do nosso clube.

Nunca me esquecerei, por exemplo, que quando o FC Porto venceu a Taça Intercontinental em 2004 "A Bola" fez uma mísera referência ao facto do FC Porto ser Campeão Mundial de Clubes num cantinho da primeira página e preferiu colocar em primeiro plano a derrota do benfiquinha contra o Belenenses por 4-1.

Quanto ao "Record" acho que nem é preciso comentar nada. Basta ir ao site deles e consultar as capas dos últimos 14 dias para constatar que em nenhuma é dado destaque ao FC Porto, nem mesmo depois da conquista da Supertaça. Em vez disso há manchetes grandiosas como por exemplo a entitulada por "HOMEM BOMBA" em que é ocupada a primeira página inteira para dizer que o lateral esquerdo brasileiro Ronny do Sporting marcou um golo no treino; ou a entitulada por "Aqui ninguém passa!" em que a notícia de destaque do dia é o facto do central Miguel Veloso (quem?) ser para os jornalistas do Record "um central implacável". Mas a melhor de todas as notícias de página inteira com o título "Arriba Kikin", em que o grande destaque do dia é mesmo o facto do avançado do benfiquinha Kikin Fonseca ter o nariz torto e ter querido ser psicólogo ou veterinário. Ridículo no mínimo...

Por tudo isto nunca comprei nenhum destes jornais e nunca irei comprar enquanto não demonstrarem o respeito que devem pelo FC Porto.
Devem estar convencidos que a gentinha de Lisboa é que compra os pasquins deles e que as pessoas do Porto são insignificantes...
E é por isso que faço aqui um apelo a todos os portistas para BOICOTAREM COMPLETAMENTE ESTES DOIS JORNAIS de forma a que eles sintam nas quebras de vendas e receitas o poder e importância das pessoas deste honroso clube.

APOIEM ESTA CAUSA E PASSEM A MENSAGEM.
VAMOS FORÇAR ESTES PORCOS A TRATAREM O FC PORTO COM O RESPEITO QUE MERECE!

O Situacionista disse...

Eterno,

Subscrevo.

Caro Pavlov,

Que comentário fantástico !!!
Apoio totalmente !!

Caro Mau,

Refere que "Nunca me esquecerei, por exemplo, que quando o FC Porto venceu a Taça Intercontinental em 2004 "A Bola" fez uma mísera referência ao facto do FC Porto ser Campeão Mundial de Clubes num cantinho da primeira página e preferiu colocar em primeiro plano a derrota do benfiquinha contra o Belenenses por 4-1."

EU TAMBÉM NUNCA ME ESQUECEREI DESSA VERGONHOSA CAPA !!! Salvo erro, é no canto inferior direito.

Por isso, e porque acho que é dos maiores exemplos que tivemos até hoje e que, portanto, merecia ser relembrado, queria perguntar-lhe o seguinte - por acaso não tem uma cópia (ou sabe de alguém que tenha) dessa primeira página ?

Se tivesse pedia-lhe o favor de me a enviar.

Curiosamente,aquando dessa mesma vitória do FCPorto o Rui Santos na SIC Notícias dizia que tínhamos ganho o... trofeu toyota...quando a toyota apenas se limita a ser o patrocinador...enfim..

(Certamente todos saberão, conforme tive aqui oportunidade de fazer um post em devido tempo, que para eliminar qualquer dúvida, a FIFA veio oficialmente, declarar que o título é de CAMPEÃO DO MUNDO !!!)