Caros consócios,
Lanço-vos desde já um desafio para o grande embate em Gelsenkirchen: Que equipa a titular?
Seguindo opiniões experientes e conhecedoras acerca do adversário como o Ricardo Costa, devemos jogar "com 3 na frente" !!! Muito bem, o Prof deverá delinear o habitual esquema táctico (4-3-3)... ?
Na defesa, temos uma ausência de peso: Zé Bosingwa ! Presumo que os laterais deverão ser os da madeira... ?
No meio-campo, consideraria igualmente os mesmos do ultimo embate, embora não sei se haverá necessidade de algum eventual ajustamento face ao meio-campo adversário, o qual não sou muito conhecedor... Contudo, penso que com o nosso habitual podemos ser eficientes...
Na frente a grande dúvida: jogamos com o Tarik ou com o Farias... ? Preferencialmente aposto no Tarik porque ganhamos velocidade no contra-ataque (Tarik e Lisandro são velozes, o que poderá traduzir-se numa mais-valia considerável...)! Parto do princípio que o Shalke por jogar em casa assumirá as despesas do jogo e nós apostaremos estrategicamente no "contra-ataque"...
Enfim, está lançado o debate...
Saudações
15 comentários:
Pois não sei se o JF resistirá à tentação de jogar em 442.
Mas como já ouvi que os laterais do Shalke sobem muito ao ataque, parece-me boa ideia ir para o 433, e com Tarik, para termos 2 extremos.
Seja então: H; F, BA, PE, MC; PA, RM, LG; RQ, LL e Tarik.
Força Porto!
bem... quase que aposto que vai jogar a mesma equipa que jogou na madeira, mas com o Kaz no lugar do Farias... ou seja, vamos voltar ao 4-4-2 que tão maus resultados tem dado na champions...
mas pode ser que desta vez resulte, embora eu acreditasse mais no 4-3-3...
Força Porto!
O Schalke 04 é uma equipa que tem muito valor colectivamente, mas que tem na incapacidade de desequilíbrio, a nivel individual, a sua grande falha.
Com um GR pouco mais que medíocre (é a minha opinião), Neuer, a defesa muitas vezes ressente-se por ser muito lenta. Neste sentido, Lizandro será fundamental na frente, com Quaresma e Tarik (Farías) no apoio. Se o Porto apostar na velocidade pelas alas, parece-me que poderá ter sucesso. O meio-campo é combativo, tipicamente ao modo alemão, embora tenha estrangeiros. Não é dado a grandes tecnicismos, tirando Rakitic (que não sei se jogará), que é um talento em ascensão. No ataque são poderosos. É preciso muita concentração a defender. Nesse sentido, poderá não ser má de todo a indisponibilidade de Bosingwa, ainda que ele fosse muito importante nas transições ofensivas, quando o jogo estiver mais partido, coisa rara no bloco alemão, porque sempre muito concentrado e sólido. Lovenkrands, Asamoah, Altintop, Larsen e Kuranyi. You name it! Muita atenção aos cruzamentos para Kuranyi e à velocidade desconcertante de Asamoah. Pedro Emanuel, como homem mais maduro mas mais lento, terá de fazer um grande jogo.
Resumindo, o Schalke é uma equipa competitiva, consistente, sólida, organizada mas falta-lhe alma. Rakitic é o elemento que procura desequilibrar, mas é muito jovem e sozinho não consegue grande coisa, especialmente se estiver bem vigiado por Paulo Assunção. De resto, acho o Porto melhor em tudo.
Não me parece que o Jesualdo precise de adaptar o seu jogo ao do alemães, embora ache que o irá fazer (mais uma vez "puxando" um jogador para o meio-campo, em detrimento de um vançado). Será um erro. Com as fragilidades da defesa alemã, se o meio-campo (principalmente Assunção e Meireles, na primeira linha) trabalhar bem, o ataque, bem aberto nas alas, poderá dinamitar o jogo do Schalke. Sinceramente, acredito que o Porto pode ganhar este jogo. Não é um "pode" inspirado na crença divina, mas um "pode" de ser melhor e de deixar, logo na Alemanha, a eliminatória para o seu lado.
A equipa deve, quanto a mim, jogar com extremos puros, deixando Farías para uma solução na segunda parte. Meter mais um médio na equipa tiraria o poder de jogar pelas alas e retiraria Quaresma do jogo, jogador fundamental amanhã para o desequilíbrio que se pretende. Assim:
Helton
Fucile, Emanuel, Alves, Cech
Assunção
Lucho, Meireles
Tarik, Lisandro, Quaresma
O Porto é melhor. Com concentração na defesa, solidez no meio-campo e inspiração na frente tem tudo para ganhar o jogo.
Jogará João Paulo a defesa direito ?
Jogará Farias ou Tarik ? Ou nenhum deles ?
Jogará ... Kaz ?
Bom, para mim era a equipa da Madeira, com uma alteração: entrada de Tarik e saída de Farias.
Portanto:
Helton,
Fucile, PEmanuel, BAlves e Cech,
Assunção, Meireles e Luxo,
Tarik, Lisandro e Quaresma.
Mas não vai ser esta a equipa.
Sei, de fonte segura, que o prof. levou fraldas.
No entanto, parece que não levou ... fraldas duplas. O que já não é mau de todo. E, assim sendo, não jogaremos com 4 médios, mas jogaremos com um 3º central a defesa direito.
Portanto, vai ser:
Helton,
JPaulo, PEmanuel, BAlves e Fucile,
Assunção, Meireles e Luxo,
Tarik, Lisandro e Quaresma.
Enfim...
Eu só espero que se as minhas fontes estiverem erradas e, à sucapa, o prof. tenha levado fraldas duplas, só espero, dizia eu, que, pelo menos, nessa hipótese, o “4º elemento” seja o Kaz.
Nunca vi jogar o Schalke. Por isso não posso debater com o Ricardo o “levantamento” que ele fez dos alemães. E que fez o favor de aqui partilhar connosco.
Deixem-me só citar aqui umja frase que o NGP disse na Alemanha:
"Viemos aqui tratar do nosso futuro" !
Pois é, não esquecemos, de forma alguma, o passado, mas agora o que conta é só e apenas o FUTURO !
BRAVO, NGP !
A capa de hoje d´OJogo é simplesmente SUBLIME !
Só um aparte:
Ontem, no programa da Sic Notícias - O dia Seguinte - a pergunta ao telespectador era esta:
“Qual dos 3 grandes é mais BENEFICIADO pelas arbitragens ?”
Temi o pior.
E não é para menos.
Eles são 9.500 milhões (6m vermelhos + 3,5m verdes) e ainda por cima só sabem falar no apito dourado.
Resultado:
Verdes - 18%
FC Porto – 31%
Vermelhos – 51%
Ou seja, os vermelhos ganharam com maioria absoluta !
Mais palavras para quê ?
Situacionista,
prefiro debater estes assuntos do que falar em arbitragens. Por mim, nem falava nelas, porque acho que os 3 grandes, no fim, actualmente, são igualmente favorecidos e prejudicados. Se falo, é porque me vejo obrigado a repor algumas verdades.
Duas notas:
- A capa de hoje d´"O Jogo". Genial. A melhor capa de um jornal desportivo português que alguma vez vi. De longe.
- Boa sorte ao FC Porto e a todos os portistas.
Eu concordo, Ricardo, que os 3 grandes, em tese, são sempre os mais beneficiados.
Também concordo que, actualmente, e de há 30 anos a esta parte, o benefício tem vindo a ficar mais equilibrado entre os 3.
Mas o problema é que o seu clube continua a ser sempre o mais beneficiado.
E, se ainda agora o é, eu nem consigo imaginar o que seria nos tempos do regime...
Quanto a jogo de hoje, é importante ter uma ideia bem presente - o objectivo não é ganhar o jogo, mas sim, fazer um resultado que permita que passemos a eliminatória. Esse sim, é o objectivo.
Portanto, penso que é fundamental ganhar o jogo logo...
"Também concordo que, actualmente, e de há 30 anos a esta parte, o benefício tem vindo a ficar mais equilibrado entre os 3.
Mas o problema é que o seu clube continua a ser sempre o mais beneficiado" - Não sei quantos anos tens, mas esta frase não tem cabimento nenhum. Com apitos dourados ou não (não me quero meter por aí) quem viu o futebol português dos finais dos anos 80 até 2000 sabe bem que o FC Porto foi muito ajudado. Não admitires isso, eu vejo como clubite tua e não queria falar nisso; agora, vires dizer que o Benfica tem sido o clube mais beneficiado nos últimos 30 anos, desculpa lá, mas é faltar à verdade de uma forma que, enfim... Fico-me por aqui.
"E, se ainda agora o é, eu nem consigo imaginar o que seria nos tempos do regime..." - Lá vem o regime à baila. Um dia, com tempo, eu posso explicar-te quem era, de facto, o clube do regime. Esta é uma daquelas que vem sendo contada há muitos anos pelos, esses sim, verdadeiros adeptos do clube do regime para justificarem a falta de troféus nas vitrines. Depois a teoria foi apanhada também pelos portistas e agora é regime para cá, regime para lá. Com tempo, se quiseres, eu faço-te um apanhado histórico em termos desportivos que te mostrarão quem era e sempre foi do regime. Isto se quiseres. Se quiseres dizer da boca para fora só porque sim que o Benfica era o clube do regime podes dizer, só não estás a dizer a verdade.
Com estas duas do Benfica ser beneficiado nos últimos 30 anos e do regime deixaste-me sem grande vontade de continuar a conversa. Se o objectivo era esse, missão cumprida.
Boa Sorte para o Porto, logo à noite.
O título do tópico é bastante oportuno.
Também pensei no provável onze titular do FC Porto e a ideia passou para o blogue através da crónica: "como deve jogar o FC Porto em Gelsenkirchen"?
Podem ler a antevisão do Schalke 04-FC Porto no Catenaccio. Novo endereço, nova imagem, mas o conteúdo de sempre.
Cumprimentos e boa sorte para logo.
http://www.catenacc10.blogspot.com
Nunca mais começa ! Estou em pulgas !
Como gosta o Penta:
POOOOOORRRRRTTTTOOOOOOOOOO !
Acabei de ler esta no Record sobre o NGP (no seu melhor, diga-se !!!):
"Olha o... presidente
PINTO DA COSTA A SURPREENDER QUEM NÃO O CONHECE
Já é uma tradição nas vésperas dos jogos da Liga dos Campeões fora do Dragão. Pinto da Costa está sempre na conferência de imprensa e vai assistir ao habitual treino de adaptação da equipa.
Ontem não foi excepção e o líder dos dragões esteve a ouvir Jesualdo Ferreira e Bruno Alves.
A notícia é que Pinto da Costa concentrou as atenções dos alemães, que ficaram surpreendidos com a sua presença.
Um responsável do Schalke 04 aproveitou até para confirmar a sua presença no almoço de direcções que decorre hoje e, com a arte de bem receber, convidou de imediato Pinto da Costa a dar uma volta pelo estádio, mas a resposta surgiu com um largo sorriso: “Muito obrigado pela atenção, mas já o conheço muito bem...”
( http://www.record.pt/noticia.asp?id=776026&idCanal=17 )
Joga João Paulo e Farias.
Portanto jogamos, felizmente, em 4x3x3.
Helton;
João Paulo, Pedro Emanuel, Bruno Alves e Fucile;
Paulo Assunção, Lucho González e Raul Meireles;
Lisandro López, Farías e Quaresma.
Enviar um comentário