quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Não vi o jogo... outra vez!!!

Estádio do Dragão, no Porto
Taça de Portugal 2007/08 (quartos-de-final)


Árbitro: Paulo Pereira (AF Viana do Castelo)

FC PORTO: Nuno; Bosingwa, João Paulo, Stepanov e Lino; Mariano, Paulo Assunção e Kazmierczak; Tarik (Lucho, aos 46m), Farías (Adriano, aos 72m) e Hélder Barbosa (Lisandro, aos 57m);

GIL VICENTE: Paulo Jorge; Paulo Arantes, Pedro Ribeiro, Diego Gaúcho e João Pedro; Filipe Fernandes, João Vilela (Bruno Filipe, aos 71m), Zongo (Tiago André, aos 58m) e Luís Miguel (Luís Coentrão, aos 46m); Hermes e Maciel;

Resultado final: 1-0;
Marcadores: Tarik (aos 23m);

Disciplina: Cartão amarelo para Pedro Ribeiro (aos 80m);

Não vi o jogo… outra vez!!!
Ainda com a perna em recuperação, chegada a hora do jogo lá me arrastei com o raio das canadianas até ao café debaixo da minha casa.
Que surpresa (suspiro). Não estava a dar o jogo.
Pedi um café, fumei um cigarro (sim, é um café para fumadores) e não tive outra alternativa que não regressar a casa.

Bom… quem não tem cão caça com gato.
E assim sendo, liguei o rádio e ouvi o relato. Como noutros tempos. Nos quais ouvia o grande Gomes Amaro.

Não gostei da equipa titular. Demasiadas mudanças. Riscos inaceitáveis.
Conforme já tinha defendido no meu post anterior, "a Taça de Portugal é uma prioridade a não menosprezar. Assim sendo, a ser necessário correr mais alguns riscos, entendo que (agora) os podemos correr nalguns jogos do campeonato, como, por exemplo, contra o Boavista. O campeonato, embora ainda não esteja ganho, está bem encaminhado, graças não só ao nosso percurso quase imaculado, mas também graças à inexistência de oposição (que se veja) por parte dos nossos adversários “naturais”. E não espero destes mais do que têm demonstrado até agora."

Também o meu bom amigo Situacionista assim o disse: "O prof. hoje deveria ter colocado a carne toda no assador. Mas preferiu não o fazer. Mal, digo eu. No sábado deveria colocar, outra vez, a carne toda. Mas desta vez a descansar. E jogar com os jogadores menos utilizados."

Mas, enfim, lá ganhamos. E também ganharam os outros “chatos”.
Agora que venha o diabo e escolha. Isto com a certeza de que, podendo ser eliminados, temos equipa mais do que capaz para limpar a Taça. A jogar em qualquer estádio e contra qualquer adversário.

Ecos da vitória portista:
O Jogo
"A lista de convocados indiciara a prática de gestão de plantel, o onze confirmou a suspeita e o jogo haveria de revelar que para além de poupar jogadores, o FC Porto accionou o direito à gestão de esforços, mas ainda assim suficiente para seguir rumo às meias-finais da Taça de Portugal. Aliás, foi até a versão "poupança" dos portistas que construiu o que haveria de ser o único golo do jogo. Os melhores momentos, ainda que sem resultados práticos na baliza adversária, ficaram para a versão mais vitaminada. Tarik, que é por estes dias um suplente de luxo, protagonizou de pé direito e ainda na primeira parte o único momento de festa. E de festa ficámos por aqui, que um jogo da Taça de Portugal a meio da semana e às 18h30 tem pouco mais de positivo que se possa dizer."

Jornal de Notícias
"Um golo de Tarik, ainda na primeira parte, foi o suficiente para o F. C. Porto passar às meias-finais da Taça de Portugal, numa exibição colectiva que foi apenas suficiente para cumprir o objectivo, diante de um Gil Vicente que se bateu a tempo inteiro e obrigou os dragões a um quarto de hora final mais retraído, na gestão do resultado favorável. A magra vantagem pode ser explicada pela ausência de alguns titulares do onze-tipo portista e pela gestão de esforços, que o correr do jogo foi permitindo administrar, não obstante a resistência da equipa de Barcelos, sempre pronta a esticar o seu futebol até à baliza de Nuno. Com o campeonato bem encaminhado e o apuramento para as "meias" da Taça garantido, o F. C. Porto mantém intocáveis as hipóteses de vitória nestas duas provas, às quais se pode juntar a continuidade na Champions. O tira-teimas com o Schalke está marcado para a próxima quarta-feira, mas já paira no pensamento dos azuis e brancos..."

Maisfutebol
"O tratamento não resultou. O F.C. Porto teve uma recaída e voltou a abusar da dependência argentina. Jesualdo arriscou o internamento, limpou do organismo da equipa Lucho e Lisandro mas, com uma parte jogada frente ao Gil Vicente, não resistiu ao produto que tinha mesmo ali ao lado. No banco de suplentes. Os azuis e brancos venceram o Gil, é verdade. Até marcaram, por Tarik Sektioui, numa fase em que o seu corpo estava ainda limpo da influência de El comandante e Licha. Mas era um corpo apático, dormente, sem euforia nem alegria de jogar. A ressaca falou mais alto e só com uma injecção de classe e qualidade (as entradas dos dois argentinos) o F.C. Porto estabilizou."

A Bola
"Um golo solitário de Tarik Sektioui, apontado a meio da primeira parte, garantiu a vitória do FC Porto sobre o Gil e consequente qualificação para as meias-finais da Taça de Portugal. Exibição «qb» dos dragões, que tiveram no conjunto gilista adversário aguerrido e que vendeu cara a derrota. Foi um FC Porto de serviços mínimos aquele que esta noite se impôs ao Gil Vicente, num jogo assistido por 12.117 espectadores (a pior assistência na história do Estádio do Dragão). Sem vários dos habituais titulares, os dragões tiveram em Mariano González e Nuno os jogadores em evidência. Quiçá motivado com o tento apontado no jogo com o Paços de Ferreira, o argentino exibiu-se em bom plano, nascendo dos seus pés, com assistências bem medidas, os dois lances de maior perigo do FC Porto na primeira parte, concluídos por Tarik. O primeiro resultou num remate por cima da trave, o segundo acabou no fundo das redes, após disparo cruzado do internacional marroquino."

As palavras dos nossos intervenientes:
Jesualdo Ferreira
"São complicados para as equipas de maior potencial, ainda para mais diante de uma excelente equipa da segunda liga, que demonstrou ter hábitos de primeira, como eu já previra. A primeira parte não foi bem jogada por parte do FC. Porto, na segunda entrámos mais fortes, podíamos ter resolvido o jogo, isso não aconteceu e a reacção do Gil Vicente à procura do empate acabou por ser natural. Acabámos por vencer e seguir em frente, era esse o objectivo. Não tenho qualquer preferência em termos de adversário e nem sei quais poderão ser. Até agora, tudo está a decorrer conforme o planeado. Fizemos uma gestão do plantel para este jogo, conseguimos vencer, e agora já estamos a pensar no jogo com o Boavista, que será muito importante para os nossos objectivos. Aliás, os adeptos do FC Porto compreenderam isso perfeitamente, pois os dez mil bilhetes disponíveis para o Bessa já estão esgotados. Depois, pensaremos no encontro para a Liga dos Campeões."

Tarik Sektioui
"Procuro dar sempre o meu melhor para ajudar a equipa a ganhar. Não fui só eu a ser decisivo, todos os jogadores trabalharam muito para esta importante vitória. O importante foi o triunfo. Era uma final e os jogos da Taça são para ganhar e não para se jogar. O próximo será igual. Vamos encará-lo com seriedade porque queremos estar presentes na final. A próxima partida é no Bessa e é essencial para o título, pois entramos numa fase da época em que todos os jogos são decisivos porque queremos ser campeões o mais cedo possível. Vamos defrontar o Boavista sem pensar no Schalke. Estou pronto para ajudar a equipa com golos."

Mariano González
"Sinto-me cada vez melhor. O Gil Vicente fez um bom jogo, mas merecemos mesmo a vitória. Não nos foi nada fácil encontrar espaços para marcar. Mas estou satisfeito com a equipa e com o meu rendimento e também com o apoio que senti da parte dos adeptos. Fui aplaudido e isso foi muito importante para mim. Gostei muito. Tenho que continuar no mesmo caminho."
"Boavista? É um derby e os derbies são muito emotivos. Vai ser duríssimo, mas queremos garantir mais três pontos."

Um abraço a todos e um forte POOOOORTOOOOO!!!

9 comentários:

Aquiles Pinto disse...

Bom dia,
Não tem nada a ver com este jogo, mas gostaria de colocar uma questão sobre o actual momento do Helton.
Antes de mais, deixem-me afirmar que, como sócio portista, não coloco em questão a valia do jogador, que é o melhor guarda-redes do plantel do FC Porto e que, por isso, acho que deve continuar a mercer a confiança do treinador. Agora, ele não está - na minha opinião desde o Portugal-Brasil em Londres - na melhor forma. O golo do Schalke 04 foi um exemplo disso, já que, apesar da principal culpada ser a defesa, já que não havia nenhum colega para a "dobra", o Helton voltou a não agarrar uma bola. Alías, por vezes, até me faz lembrar o Eriksson, um guarda-redes sueco que passou pelo Porto na altura em que o Vítor Baía esteve no Barcelona.
Mais: parece-me que os adversários do FC Porto já se aperceberam desta tendência do Hélton e já pocuram rematar de qualquer maneira e feitio de longe, talvez na esperança de que este largue a bola e um avançado possa fazer a recarga. De resto, ainda no sábado estive no Dragão e pareceu-me que isso aconteceu com o Paço de Ferreira, mormente na primeira parte.

Gosaria de ouvir opiniões sobre isto.

Obrigado e parabéns pelo blog.
Aquiles Pinto

Leceiro disse...

Um jogo às 6.30 é gozar connosco, de qualquer forma lá estarei no Bessa, graças ao abençoado Dragon Tour :)

Penta disse...

Meu caro Aquiles Pinto,

Seja bem-vindo a este espaço de convívio e debate azul e branco e volte sempre.

O tema Helton já aqui foi amplamente discutido, encontrando-se opiniões para todos os gostos e feitios. Vou dar-lhe a minha.
Efectivamente também acho que o Helton é o melhor guarda-redes do nosso plantel. E também concordo consigo quando afirma que ele não "anda" bem. Desde o ano passado. E tem sido muitos os exemplos dessa insegurança, a qual já nos fez perder alguns pontos no campeonato (neste e no anterior) e, possivelmente, custou-nos uma eliminatória contra o Chelsea.
Assim sendo, já defendi neste espaço que, da mesma forma como "sentou" Vítor Baía, o Jesualdo Ferreira deveria ter optado por fazer descansar o Helton alguns jogos e ter chamado o Nuno à titularidade. Assim não o fez, pelo que penso que irá manter a coerência até ao fim. Respeito, para já, a sua decisão.
Quanto ao golo sofrido contra o Schalke 04 não consigo atribuir-lhe culpas.
O remate foi muito forte e face à velocidade que levava a bola que penso que era difícil fazer melhor.
Quanto ao facto dos adversários do nosso FCP tentarem se aproveitar do momento menos bom do Helton é uma questão interessante. Mas confesso que não me apercebi dessa tendência, pelo que espero que outros deixem a sua opinião sobre esta matéria.

Um abraço.

Fanático disse...

Caro Aquiles Pinto,

Seja outra vez bem vindo, até pela pertinência da questão colocada.

Não tenho dúvidas que o Helton é o melhor do plantel; agora não sei se por ter deixado de ser convocado para a selecção do Brasil, se por falta de competividade das competições internas, maxime 1ª Liga, o certo é que não tem andado bem, tem soltado as bolas, nos jogos na LC tem tremido, não tem transmitido aquela confiança que um GR que joga no FCP tem ter e dizer "cá traz, não se preocupem".

E como dizia o MST, citado pelo RM, é facil ser guarda redes no União de Leiria...

Espero que ainda vá tempo de ser decisivo nos jogos importantíssimos que se avizinham, nomeadamente os da Taça de Portugal e, claro, da LC.

O Situacionista disse...

Eu só queria dizer duas coisas muito rápidas porque também não tenho tempo para mais.

1. Para mim, o Dragão de Ouro Helton tem estado muito bem. Mais do que ser (de longe) o melhor GR a jogar em Portugal, Helton é um grande guarda redes europeu.
Acreditem, não é para qualquer um substituir o MITICO BAÍA !

Meu caro Aquiles, comparar o Helton ao Eriksson só por brincadeira...

E olhe que eu até percebo a obsseção de MST e Rui Moreira contra o Helton.

É que não sei se está a ver... parecia mal continuar a bater desalmadamente no Luxo, como fizeram durante um ano inteirinho... por isso tiveram que arranjar outro "ceguinho"...

Relembro só um último factor - as bolas de futebol hoje em dia são o DIABO para os guarda-redes.

2. Já votei na sondagem do blog !

Leki disse...

Já agora saúdo o regresso de Leandro Lima... pelo que sei chega mais maduro... cerca de 2 anos mais MADURO!!!

Será que tomou algum charope fora de prazo?

A que se deve este envelhecimento precoce?

tristes...

O Situacionista disse...

Caro Leki:

Comparando este com os seus anteriores comentários, é com satisfação que verifico que passou a ter sentido de humor. Refinado, ainda para mais.

Será que amadureceu ? ....

Unknown disse...

É verdade Situacionista! O meia leca até já conta umas piadas. Será da sâ convivência com portistas?

Penta disse...

Se é da convivência com portistas não sei.
O que sei é ele efectivamente amadureceu. E mais 1 ano do que o Leandro!

Isto porque, contando com este, o Leki nos últimos 3 anos só tem ganho... experiência!!!

Os títulos ganhamos nós.

Um abraço.