domingo, 24 de fevereiro de 2008

Ao som de Carlos Gardel...

Estádio do Dragão
20ª Jornada da bwin Liga 2007/2008

Árbitro: Paulo Costa (Porto)

FC PORTO: Helton; Bosingwa, Pedro Emanuel «cap», Bruno Alves e Cech; Lucho, Paulo Assunção e Raul Meireles (Mariano aos 76 min.); Tarik Sektioui (Kazmierczak aos 87 min.), Farías e Lisandro (Hélder Barbosa aos 79 min.);
Treinador: Jesualdo Ferreira;

PAÇOS DE FERREIRA: Peçanha, Ferreira, Rovérsio, Kiko e Mangualde; Filipe Anunciação, Paulo Sousa e Pedrinha (Dedé aos 54 min.); Wesley (Renato Queirós aos 76 min.); Edson (Furtado aos 67 min.) e Cristiano;
Treinador: José Mota;

Resultado Final: 3-0;
Marcadores: Lisandro (aos 45 min. e aos 53 min.) e Mariano (aos 90 min.);

Disciplina: cartão amarelo a Kiko (aos 51 min.), Filipe Anunciação (aos 67 min.), Paulo Sousa (aos 85 min.) e Mangualde (aos 86 min.);

20 horas.
Num dia normal e a essa hora já deveria estar a chegar ao Dragão, acompanhado pelo meu companheiro de viagem, o Situacionista.
E já lá deveriam estar o Azzulli, o Eterno, o Fanático e o Soldado e ainda outros amigos. Todos ansiosos por mais um jogo e mais uma vitória.

Mas desta vez estiveram eles sem mim.
Porca miséria!!!
Jogo no Dragão e eu com uma perna partida!!!

Faltam poucos minutos para o jogo começar. E o raio da perna que me dá uma comichão do caraças!!! Por debaixo do gesso!!! Dou umas pancadinhas (a medo) a ver se passa. Não passa.
F*#*#*-se… que pouca sorte.
Devia ficar a descansar. A perna. Mas o Porto vai jogar…
Arrisco… e arrasto-me com o raio das canadianas até ao café que fica por debaixo da minha casa. Felizmente que é para fumadores. Nem tudo corre mal.
Peço um martini.

Começa o jogo. E começa mal.
A equipa parecia adormecida, permeável na defesa e sem rasgos de imaginação.
Deveriam ser os efeitos da derrota contra o Schalke.
A ausência de Quaresma também se fazia sentir.
Cerca dos 26 min. grande defesa de Helton a remate de Wesley (endiabrado).
Ufa, que susto. E a maldita comichão que não me larga!!!

Como em outros jogos é Lucho quem pega no jogo. Aos poucos a equipa parece querer jogar futebol. E as oportunidades começam a surgir.
Farias à barra. Quase… O guarda-redes pacense terá tocado? Parece que não. Era limpinho. Que pena…

Poucos minutos depois GOOOLO!!! Anulado??? Miséria…
Continua a comichão…

Finalmente, surge o primeiro golo. Que passe de mestre de Lucho!!! E que grande Lisandro. Não perdoa.
Quando chega o intervalo apercebo-me que… (curioso!?!)… a comichão desapareceu. Coincidência? Deve ter sido.

Recomeça o jogo. E que jogo agora. Desmorona-se a resistência do Paços.
Pela esquerda, pelo centro, pela direita, todos os caminhos levavam à baliza de Peçanha. E que belas jogadas, num ritmo envolvente e subtil. Na pressão, no passe e na concretização. Lucho, Lisandro, Farías e restante companhia brilhavam ao mais alto nível.
Por esta altura, pareceu-me ouvir a voz de Carlos Gardel num tango belíssimo.

O golo de Mariano foi a “cereja em cima do bolo”. Nota-se que lhe saiu um grande peso das costas. Foi importante. Para ele e para a equipa. E os seus companheiros bem o sabem e, por isso, celebram efusivamente. Como se fosse um golo absolutamente decisivo. E para ele pode ter sido.
.
Três golos. Quatro argentinos. Até apetece dizer que… no reino do Dragão mandam os argentinos que cá estão.

Mais uma vitória a caminho do TRI!!! E que a perna esteja em condições para que possa ir ao Dragão no dia 05 de Março (Schalke). Caso contrário, alguém vai ter que me levar ao colo. Quem me ajuda?

Algumas notas:
1º Dupla Lucho / Lisandro: Um a pautar o jogo e a servir, outro implacável como sempre. A cumplicidade e a sintonia existentes entre os dois é cada vez mais notória. Até nos festejos. Será um crime lesa futebol que qualquer um deles saia no final da época. Temos outros para vender;
2º Paulo Assunção: Uma exibição de luxo. Um verdadeiro gigante em campo. A renovação do nosso “Makélélé” tem que ser uma prioridade. Mas (felizmente) o NGP não costuma dormir em serviço;
3º Espírito de grupo: Emocionante a forma como todos os jogadores (suplentes incluídos) comemoraram o golo de Mariano. Unidos na celebração e no possível afastar dos “fantasmas” que assolavam a cabeça do seu companheiro e amigo. Magnífico;

As palavras dos nossos intervenientes:
Jesualdo Ferreira
O jogo foi mais difícil nos primeiros vinte minutos mas por mérito do P. Ferreira. É verdade que estávamos um pouco fatigados e demorámos a encontrar o ritmo. Por isso só chegámos ao golo sobre o fim da primeira parte, numa jogada que é típica do nosso processo ofensivo. Na segunda parte fomos melhores, mais rápidos, mais criativos, mais incisivos, também porque tivemos mais espaço porque o adversário subiu no terreno, e garantimos a tranquilidade. O resultado de quarta-feira pesou no início, mas depois deixou de pesar”.
Sobre a ausência de Quaresma:O Ricardo Quaresma é um jogador importante para o clube e para a equipa. Não esteve presente, mas a equipa respondeu bem. Isso é que é importante. Tal como em outras alturas já faltaram outros jogadores e a equipa respondeu bem. Parece-me que após um processo natural de integração, os jogadores menos utilizados estão cada vez melhor preparados para dar uma boa resposta quando são chamados, não se notando a ausência de um ou outro atleta do grupo dos mais utilizados. Necessariamente que nos próximos jogos, mesmo que não seja na convocatória, mas até no próprio jogo, teremos de fazer gestão de esforço como este sábado fizemos com o Quaresma. Vamos ter dez dias com três jogos, vai ser um período duro e é normal que seja necessário preservar alguns jogadores”.
Sobre as palavras do NGP em entrevista à SIC:O presidente Pinto da Costa teve palavras simpáticas e penso que justas para comigo. O ter-me chamado mestre será uma posição simbólica para ele, até pelo tempo que tenho de futebol. Eu, a minha equipa técnica e o grupo de jogadores temos trabalhado para ganhar títulos, as coisas estão a correr bem e é natural que o presidente tenha tido essas palavras. Que eu registo com muito agrado. Sobre a minha renovação, perguntaram-me se estava cómodo. Não estou. Estou é confortável porque tenho objectivos à minha frente para conquistar”.

Helton
"Se foi uma noite tranquila? Tranquila nunca é. Mas foi bom, a equipa conseguiu o objectivo. Foi muito difícil porque o P. Ferreira é uma boa equipa também e sabe defender bem. Ainda não falamos do título. Temos que continuar com a mesma seriedade e o mesmo empenho nos treinos. É fundamental ir ultrapassando os jogos com vitórias e sem pensar no objectivo final. Se a derrota do Gelsenkirchen influenciou a equipa? Isso não existe para nós. Se nos abatemos com uma derrota, fica complicado jogar no F.C. Porto. Nem sempre vamos conseguir entrar a cem por cento e terminar a cem por cento. Temos que dar uma resposta em todos os jogos e a resposta é sempre a vitória. Foi isso que fizemos hoje".

Paulo Assunção
"Foi um jogo complicado, mas com uma vitória justa do F.C. Porto. O título está mais próximo, mas ainda faltam muitos jogos. A primeira parte foi difícil, pois o P. Ferreira mostrou ter uma boa equipa. É verdade que experimentei o remate à baliza várias vezes e estou confiante que na hora certa a bola vai entrar. Estou aqui há três anos e ainda não marquei qualquer golo. Vou continuar a tentar e sei que ele vai aparecer na altura certa".
Sobre o processo de renovação do contrato: "Confirmo que o meu empresário está a falar com o F.C. Porto e que o processo está em marcha. Estamos na fase das negociações. Eu nem penso nisso. Não posso pensar em jogar e em renovar, tenho é de fazer a minha parte dentro do campo".

Mariano Gonzalez
"Estou muito contente por ter tido a sorte de concluir um dos últimos lances da partida. Este golo vai dar-me mais confiança. Espero que seja o primeiro de muitos com a camisola do FC Porto. Isso encher-me ia de felicidade. Espero que este golo seja um ponto de viragem no meu futebol e que me ajude a melhorar. Em todo o caso, o mais importante foi a vitória da equipa. São três pontos que nos vão permitir continuar, pelo menos, com a mesma vantagem sobre os adversários".
"Sei que estou no F. C. Porto na condição de emprestado, mas gostaria muito de continuar a representar o clube na próxima época. Vou continuar a trabalhar para esse objectivo. As coisas não me correram da melhor forma no início da época, mas vou trabalhar para ficar".

Um abraço a todos e um forte POOOOORTOOOOO!!!

18 comentários:

Azzulli disse...

Entramos no jogo com a atitude de que mais cedo ou mais tarde o golo apareceria.
E lá apareceu. Apareceram.
Sem acelerarmos muito, construímos um bom resultado.
Tudo fácil…

Mariano marcou um golo!!!
A sério! É verdade!
Pela primeira vez ele entrou bem no jogo. Fez 2 ou 3 bons passes, e marcou um bom golo.
Será que finalmente podemos contar com ele?
Será que ele afinal é um bom jogador?
Esperemos que sim. Se se confirmar, mérito ao JF que insiste e insiste nele.

Ele marcou num lance igual a outro que Tarik falhou. Falhou a própria baliza!
Isto não pode acontecer.
Ontem não fez diferença, mas no dia 5 não podemos desperdiçar nenhuma oportunidade clara de golo. Há que insistir no treino da finalização.

E para quando um jogo com Hélder Barbosa a titular?
Ontem foi uma óptima oportunidade para isso.
Só assim poderemos ver o seu valor no FC Porto.
Devia ter entrado de inicio.

Quanto à arbitragem, e para quem estava na bancada do Dragão, parece que existiram demasiados fora de jogo errados.
E o Raul Meireles foi agredido, ali mesmo à nossa frente.

O Situacionista disse...

Bem.... que segunda parte !

Repito, que segunda parte !!!!!

F-A-B-U-L-O-S-A !

Ainda por cima, terei ficado com a sensação de que foi melhor do que que realmemte terá sido porque a primeira foi uma valente m****.

Mas a segunda....que delícia !!!

Se crítico... também tenho que elogiar. E na mesma medida.

Prof. Jesuado, obrigado pela ensaboadela que seguramente deu aos jogadores ao intervalo.

Fantástico.

Acresce que, com o Prof. são raríssimos os jogos em que a 2ª supera a primeira.

Saí do Dragão verdadeiramente confiante.

Quanto aos jogadores:

Lisandro, 50 milhões + Drogba.

Assunção, esta semana vou fazer um post sobre ele - TEM DE RENOVAR !

Luxo - o pêndulo !

Zé - aquela máquina.

Só faltou o golo de Farías.

E fizemos descansar Quaresma e Fucile.

P.s - Sobre Mariano, em devido tempo, já dei a minha opinião.

O Situacionista disse...

Só uma nota adicional e um aditamento.

A nota para pedir aos portistas que não esperem JÁ mundos e fundos do H. Barbosa. o míudo precisa de tempo e muita paciência. Ainda está muito, muito "verde".

O aditamento para dizer que o Mariano só deve ser utilzado a ... EXTREMO !

Ricardo disse...

Sem querer, de modo algum, pôr em causa o futebol do Porto, que é o melhor do campeonato, de longe, não posso deixar de dizer que Lisandro, depois do lance da expulsão que lhe não foi dada, marcou 4 golos. 4 golos que, se tivesse sido expulso (como está nas regras) não teria marcado. Não que esteja em causa o campeonato ou o seu troféu pessoal de melhor marcador, mas é um facto que Lisandro tem vários golos ilegais e outros (estes 4), em situações normais, não os teria marcado.

Penta disse...

Meus amigos,

Só agora é que pude fazer e publicar o comentário ao jogo.
As minhas desculpas pelo atraso.

Um abraço

Fanático disse...

1) Caro Penta: desconhecia a infeliciade da perna. As melhoras rápidas, e claro que não faltarás no dia 5/3 - um jogo de capital importância no futuro desportivo e e financeiro do FCP - nem que tragamos numa cadeira ou cama de rodinhas e te levemos para um daqueles locais especiais para ver o jogo!! Felizmente que o azar foi na perna e não nas mãos, senão não te teríamos cá a dar um contributo tão meritório como o tens feito; e já agora, espero que, pelo menos, a tenhas partido a festejar um golo do FCP!!!

2) Em ausência ao jogo por razões aceitáveis (aniversário da minha mais pequena dragãozinha, que aos 3 já celebra os golos do FCP), pareceu-me:

a) Uma primeira parte sofrível e sofrida, em que não se acertavam as marcações, o equilíbrio das linhas se revelava desiquilibrado e até a defesa estava permeável;

b) Uma segunda parte que nem parecia a segunda daquela primeira: dinâmica, garra e querer fazer jogar e marcar. Assim, sim. Será que o JF terá percebido, de vez, que o FCP tem o estofo de campeão e que se não compadece com posturas como a de 3ª feira?

c) Desculpem-me os outros, mas o Lisandro é fabuloso!!! A forma como marcou o 1º golo, como ataca as jogadas como se fossem as últimas da sua vida; é como dizia ontem um tio meu, um Dragão dos tempos em que era difícil sê-lo,O Lisandro é um jogador à Porto!!!

Eterno Dragao disse...

A segunda parte foi realmente muito boa.

As exibições no Dragão têm sido muito bem conseguidas, nos últimos tempos.

Os resultados têm sido brilhantes!

Professor Jesualdo: "perfeito, perfeito" era jogar com esta atitude nos jogos "a sério". Note que, se não ganharmos ao Schalke, perdemos uma grande oportunidade de pôr esta equipa a brilhar na Champions. Os jogadores merecem, mas é preciso coragem!

Eterno Dragao disse...

Penta: estiveste a jogar futebol contra o Boavista?

Um abraço e as tuas rápidas melhoras!

O Situacionista disse...

Penta,

A tua crónica está uma maravilha !

Agora, não contes comigo para te carregar...

Se queres colo, pede aos árbitros dos vermelhos... mais um penalty que ficou na gaveta a favor do Braga ... e que seria o 1-2...

O Situacionista disse...

Só um pormenor relativamente ao jogo dos vermelhos:

Viram os lançamentos do Binya, cumprindo as regras do jogo ?

Tornam-se muito mais cómicos...

Vímara Peres disse...

Parece-me que ninguém falou nele, mas também gostei muito da exibição do Cech, principalmente porque não tem andado muito bem. Acho que poucas vezes o vi jogar assim.

Ricardo. Já que diz que o Lisandro não devia estar a jogar, digo-lhe também que o Benfica, há uns anos atrás devia ter descido à 2ª Liga por não cumprimento dos regulamentos da Liga por dívidas à segurança social.

Ricardo disse...

"Ricardo. Já que diz que o Lisandro não devia estar a jogar, digo-lhe também que o Benfica, há uns anos atrás devia ter descido à 2ª Liga por não cumprimento dos regulamentos da Liga por dívidas à segurança social"

ehehhehe que exagero. Só estava a pedir que admitissem que Lisandro não devia ter estado em campo nestes dois jogos, logo... não teria sido mais uma vez o motor da equipa, nem marcado estes 4 golos. É assim tão complicado? É que ainda não ouvi ninguém admitir um erro a favor do Porto, mas todas as semanas vejo falarem em arbitragens a favor do Benfica. Quando há algum erro a favor do Benfica, eu admito. Procurava apenas que pudessemos discutir estes casos mais honestamente, mas apesar de voc achar todos muito honestos noutras áreas, está visto que eu matéria de arbitragens a parcialidade domina. E depois é logo a atacar! Ou ignoram ou vêm falar de coisas escabrosas. Custa muito dizer isto: "Lisandro devia ter sido expulso no Funchal"?

Mr.Duke disse...

Com um qualquer árbitro decente na Madeira nem pano havia para mangas.
Aquele senhor que lá apitou fugiu da confusão e colocou-se no lugar de mero espectador, se tem agido aquando da primeira entrada sobre o Lucho nada mais se teria passado, logo quando se faz a análise honesta da questão é necessário ir ao busilis da mesma.
Concordo plenamente com o que diz o situacionista, H. Barbosa muito verde para jogar de inicio, o Porto não é a Académica.
Grande segunda parte, o resultado foi muito escasso para o volume de jogo e oportunidades apresentadas pelo Porto.
Já não de agora que o digo e vou voltar a dizer, na minha óptica um dos nossos melhores jogadores é o Paulo Asssunção, tem uma regularidade superior a um relógio suíço, nos grandes jogos, nos grandes momentos e apertos marca sempre presente, grande grande jogador.
Relativamente ao último jogo só não percebi como foi possível deixar o Tarik lá dentro tanto tempo, falhou passes, falhou golos, estava cansado e por lá foi andando.
O Cech para mim também já não é de agora que não é nem será jogador para o Porto nem a Porto, não tem nervo, não tem classe, está constantemente encolhido, para o ano com o Leo dificilmente jogará.!

O Situacionista disse...

Ricardo,

Sobre a arbitragem do seu clube, 2 factos e uma pergunta:

factos:
a) golo de Luisão em fora de jogo.
b) 2 penaltys cometidos pelo Luisão perdoados.

pergunta:
c) acha que o Braga foi autenticamente roubado ou, pelo contrário, acha que os vermelhos foram, mais uma vez, vergonhosamente beneficiados ?

Não leve a mal a pergunta, mas é só para saber qual o seu critério...

P.s. - Mr. Duke, se não fosse a idade dele, bem que estava de acordo... assim, tenho dúvidas e, portanto, fico-me pelo Rodrigues...

P.s. 2 - Vejam se adivinham quem disse isto antes do último jogo do seu clube:

"Os benfiquistas sabem que iniciámos um novo ciclo em Dezembro e esse ciclo é para continuar".

"Vamos continuar a surpreender muita gente com alguns resultados que muita gente não espera."


Alguém ficou surpreendido ?

Ricardo disse...

Situacionista,

estou disponível para comentar e responder a tudo. Se não venho logo falar do Benfica é porque este é um blogue do... Porto. Quando me pedirem opinião, respondo. Mas antes quero respostas também. Porque até agora só eu é que falo das arbitragens dos dois clubes. Vocês ainda não admitiram que Lisandro devia ter sido expulso. Parece-me que foste tu que disseste que merecia amarelo. Corrige-me se estiver enganado...

Mr.Duke disse...

Compreendo e admito a frustração, o verdadeiro adepto gosta de ver futebol, gosta de espectáculo, jogados bonitas, pormenores, nuances tácticas, jogadores motivados, organização em campo, and so on and so on.
Os adeptos de cor avermelhada não tem nada, mesmo nada, todas as semanas mais do mesmo, sofrem golos que não lembram ao distrital, têm um presidente que muda de discurso ao sabor das brisas de Carcavelos, e tudo isto culmina no redentor, miserável, inconsequente e inexplicável discurso de um treinador que chega ele próprio ao cumulo de não entender a equipa que treina.
Sugiro aos moderadores a postagem de 2 ou 3 videos de flash interviews do genial Camacho.
Parecem todas iguais, bola entra benfica ganha, bola não quer entrar, tentamos meter golos, pouca sorte, a que continuar a trabalhar.
Será que ele sabe o que é o meio campo, será que ele dá a tactica, será ele mesmo treinador...
O Salvador com capa vermelha conta no vastissimo curriculum com uma taça de Portugal um vasto numero de despedimentos e se repararem bem durante todo o ano passado tendo a liga espanhola mais de 12 despedimentos ng mesmo ng se lembrou dele.
Isto tudo para desvalorizar o que não tem valor e é redentor, as arbitragens nada têm a ver com a classificação do Porto, podiamos ter mais 3 ou 4 pontos mas tudo bem.
Somos melhores, muito melhores, imcomparavelmente melhores, insuportavelmente melhores e continuaremos a ser, aceitem ou falem de bola do jogo fa tactica das opções.

Leceiro disse...

Resumindo: o jogo com o slbosta vai ser o jogo da consagração do TRI.

O Situacionista disse...

Ricardo,

A minha opinião já a dei, mas repito - no lance do Lisandro reconheço que o árbitro errou. Devia ter-lhe exibido cartão. Amarelo, na minha opinião.