sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

P-O-D-E-R-O-S-O


.
.
Podem ver a entrevista aqui (1ª parte). E aqui (2ª parte). E aqui (3ª parte). E, finalmente, aqui (4ª parte).
.
.
P.s. - A SIC notícias, no jornal das 22h, chamou 2 “jornalistas” (Eduardo Dâmaso e David Borges), ambos pertencentes à corja jornaleira, para comentarem a entrevista do NGP.

Temi o pior (relembro que o Dâmaso é director adjundo do CM e o Borges um vermelho doente, ou seja, ambos são ... iguais).

Enganei-me. Parcialmente. É que o Dâmaso, estava de tal forma espumoso (parecia um boxer) contra a excelência da entrevista do NGP que foi, mais uma vez e de uma forma absolutamente facciosa, antiportista primário.


A tal ponto que o David Borges (que entre outras coisas dizia, e repetia, que achava inacreditável a Sr.a D. Carolina não ter sido acusada no caso Bexiga), esteve em completo desacordo com o primeiro praticamente em tudo e quase parecia o advogado de defesa de Pinto da Costa, tendo inclusive que dizer que … não o era.

Com a reacção do David Borges pensei que o Dâmaso ia ter uma coisinha má.

Confesso-vos … jamais pensei elogiar o vermelho Borges.

9 comentários:

Ricardo disse...

O que faz com que certos jornalistas sejam facciosos não é o facto de serem de um clube - é natural que um profissional ligado ao desporto tenha uma preferência clubística, mas sim o facto de serem maus jornalistas. Tão simples quanto isso. E, na minha opinião, David Borges é um bom jornalista.

O Situacionista disse...

Sobre a entrevista escreve o director de OJogo:

“Na hora H

Bem poderia Pinto da Costa ter um daqueles dedos que adivinham que certamente não teria escolhido melhor hora que a do Jornal da Noite de ontem na SIC para uma entrevista em que as suas opiniões sobre o futebol e o FC Porto acabaram banalizadas pelos comentários aos métodos de investigação e processuais da equipa da Procuradoria-Geral da República liderada por Maria José Morgado, inserindo-os numa guerra Norte-Sul cuja denominação foi buscar, imagine-se!, à boca de Pinto Monteiro.

Num quadro em que escassas horas antes se tinha demitido o director da Polícia Judiciária do Porto por se sentir desautorizado com a equipa (de Lisboa) nomeada pela Procuradoria-Geral da República para investigar os crimes da noite do Porto e a escassas horas de o "Expresso" publicar uma entrevista em que Pinto Monteiro afirma pretender acabar com a guerra Norte-Sul no aparelho judiciário, Pinto da Costa rematou certeiro: Serei eu a bola desta guerra ?

Numa espécie de resposta à questão que levanta a entrevista do procurador-geral ao "Expresso" de hoje, Pinto da Costa recordou o caso Casa Pia para falar das diferenças com o caso Apito Dourado. E foi directo ao marido de Maria José Morgado por ter sido ele a avisar Ferro Rodrigues de que tinha sido envolvido, um episódio que, de resto, obrigou António Costa a deslocar-se a casa de Saldanha Sanches para se inteirar da situação.

Com o mesmo método de ser independente em causa própria, Pinto da Costa recorreu a colunas de opinião assinadas por Miguel Sousa Tavares e ainda por Joana Amaral Dias no sentido de procurar evidenciar que a procuradora Maria José Morgado optou por reabrir processos contra ele (no âmbito do Apito Dourado mas que tinham sido arquivados) com base no livro de Carolina Salgado, o mesmo testemunho que não foi considerado idóneo para levar a autora como ré à barra do tribunal no caso Bexiga.

E neste aspecto tanto Miguel Sousa Tavares como Joana Amaral Dias não poderiam ser mais acutilantes quando levantam a hipótese de o caso da agressão a Bexiga ter sido arquivado para salvar a testemunha Carolina no quadro dos processos que seguem contra o presidente do FC Porto.“

( http://www.ojogo.pt/23-367/artigo692371.asp )

O Situacionista disse...

Outras reacções à entrevista:

"Francisco José Viegas

"Ataque a Morgado foi forte"

"Por aquilo que vi da intervenção do presidente do FC Porto na SIC, pareceu-me uma entrevista bastante positiva e esclarecedora, essencialmente sobre as questões em torno do processo Apito Dourado, que dominaram boa parte do tempo de antena.

Não fiquei surpreendido com o ataque a Maria José Morgado, a procuradora-geral adjunta do Ministério Público, apesar de tratar-se de uma jogada forte.

Acho que o presidente não falaria assim se não estivesse seguro do que sabe. Também parece-me estranho que o caso da agressão a Ricardo Bexiga não vá para a frente. É grave, porque não sei como se poupa assim uma testemunha.

No essencial, acho que foi uma entrevista positiva, com revelações promissoras e que indicam que o Apito Dourado não vai ficar por aqui."


Pôncio Monteiro

"Período quente na justiça"

"Foi uma boa entrevista, no seguimento de outras do presidente. Já tive oportunidade de o felicitar pela frontalidade com que abordou todas as questões.

No que diz respeito à Justiça, mesmo sem entrar em detalhes sobre os temas focados a esse respeito, o que posso acrescentar é que vivemos, de facto, um período muito quente, onde nem todos estão a raciocinar de cabeça fria. Há muitos procedimentos da Justiça com os quais não concordo e seria bom, para a Justiça e também para o futebol, que fossem clarificados.

A outro nível desta entrevista, designadamente sobre os assuntos específicos de futebol, entre os quais a possível renovação do treinador, não fiquei nem mais nem menos tranquilo.

Confio plenamente no trabalho que tem sido feito pela Direcção e pelo seu chefe de equipa. Os resultados e as vitórias estão à vista de todos."

Álvaro Magalhães

"Bombardeamento cirúrgico"

"Retenho três aspectos da entrevista de Pinto da Costa. O primeiro é uma má notícia, que tem a ver com a continuidade de Jesualdo Ferreira à frente da equipa. Não é o treinador ideal para o FC Porto.

Depois há a questão da sucessão do presidente, que continuou nebulosa. Só falou em Vítor Baía porque foi confrontado com isso, mas ele sabe (e nós também) que o guarda-redes ainda cheira muito a relva e ainda anda na escola; já não vai a tempo de lhe suceder.

Quanto ao terceiro ponto da entrevista que achei significativo, o Apito Dourado, ficou claro que o afunilamento das acusações em torno de Pinto da Costa tem os contornos de uma perseguição institucional, uma espécie de bombardeamento cirúrgico.

E note-se que o alvo nem é exactamente Pinto da Costa, mas o FC Porto e o domínio 'escandaloso' que tem exercido sobre o nosso futebol."

( http://www.ojogo.pt/23-368/artigo692399.asp )

O Situacionista disse...

Ainda n´OJogo, esta curiosidade:

“Mais visto que Sócrates

Pinto da Costa ganhou a José Sócrates nas audiências televisivas.

A entrevista ao presidente portista foi o segundo programa mais visto de sexta-feira à noite, tendo permitido ao "Jornal da Noite", da SIC, liderar a tabela dos espaços informativos em horário nobre com 1,5 milhões de espectadores. Só a novela "Fascínios", da TVI, conseguiu melhor.

Com uma audiência média de 13,9%, a entrevista conduzida por Rodrigo Guedes de Carvalho e Clara de Sousa arrancou um share de 33,1%, um dos mais elevados da estação de Carnaxide nos últimos tempos. Os números ganham um interesse acrescido quando comparados com os de José Sócrates, entrevistado há uma semana, também na SIC e no mesmo horário. O líder do Governo, que tinha captado uma audiência estimada em 1,2 milhões de espectadores, conseguiu 12,8% de audiência média, bem abaixo de Pinto da Costa.

33,1

O valor de share conseguido pelo Jornal da Noite da SIC na sexta-feira durante o qual Pinto da Costa foi entrevistado .”

( http://www.ojogo.pt/23-368/artigo692400.asp )

O Situacionista disse...

Reconheço, Ricardo, que o vermelho Borges não é dos piores.

Mas repere só no tipo de jornalismo que está em voga. Veja hoje a capa do CM. É a vergonha sem limites !

Então não foi o PGR, de quem o CM parece ser o advogado de defesa, presidente do Conselho de Justiça da Federação ?

Eu não sei, mas estou curioso para saber se ele, nesse tempo, viajou ou não com o clube dele. E imagine só qual é esse clube...

Ricardo disse...

situacionista,

mais uma vez, e agora em relação a outros agentes desportivos que não jornalistas, te digo que o que me interessa é saber da isenção e profissionalismo das pessoas e não das suas preferências clubísticas. Sejam Directores da PJ, juízes, dirigentes desportivos, da Liga, da Federação, jornalistas, árbitros. Pretendo apenas isenção. Se, quando estão fora do trabalho, cantam no Dragão, gostam da Águia Vitória ou são proprietários de uma GameBox, tanto me faz, sinceramente.

Quanto à entrevista de PC à SIC achei-a fraquinha. Cheia de banalidades e algumas mentirinhas (pelo menos pareceram-me mentiras, como a de não haver contactos com Rodríguez ou PC ter afirmado que não conhecia o Bexiga). O que me fez confusão foi o tom quase robótico da entrevista, como se estivesse tudo acertado, perguntas e respostas, antes dela, de facto, acontecer. Ou então é apenas derivado de um desconhecimento total por parte dos dois jornalistas do fenómeno Futebol, o que não me espanta, conhecendo minimamente bem Rodrigo Guedes de Carvalho, de quem sou admirador. A outra tontinha não me diz nada. Qualquer jornalista que estivesse dentro do fenómeno, à hesitação de PC sobre a questão Rodríguez e à posterior afirmação (que hesitou porque depois podiam perguntar-lhe por outros jogadores), teria insistido nesse tema. Mas não. Mudaram de assunto. Não acho que a entrevista viesse trazer mais alguma coisa, além de uma tentativa de "limpeza de imagem" de PC...

Eterno Dragao disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eterno Dragao disse...

Foi a pior entrevista feita a Pinto da Costa (há uma grande diferença entre apresentadores de notícias e entrevistadores. Rodrigo Guedes de Carvalho é um bom apresentador de notícias, ou "locutor", se preferirem). Clara de Sousa... também não.

Quanto ao Nosso Grande Presidente, caro Situacionista, sabes qual é a minha opinião. Muito fraquinho, tendo em conta as prestações a que estamos habituados. É verdade que, nos dias que correm, não é preciso um "Pinto da Costa Guerreiro", mas... preferia aquele que tem estado estrategicamente calado.

O Situacionista disse...

Eu só espero que quando o NGP disse que o Rodriguez não vai ser jogador do FC Porto o tenha dito porque só vai assinar o contrato com ele amanhã...