domingo, 17 de fevereiro de 2008

Guilherme Aguiar e o FC Porto daqui a 15 anos

Guilherme Aguiar (GA), um grande Dragão, deu uma entrevista muito interessante ao Correio da Manhã (CM).

E como GA, independentemente de todas as suas qualidades e todos os seus defeitos, nunca facilita (nos bons e, especialmente, nos maus momentos,) na defesa “desinteressada” e totalmente convicta dos interesses do FC Porto, o CM ficou sem nenhuma “caixa” daquelas que gostaria de ter para urrar contra o FC Porto. A tal ponto que o habitual comentador das entrevistas do CM, ficou com a bílis tão alterada, mas tão alterada, que teve de fazer um texto absolutamente manhoso, conforme poderão constatar no final do post (*).

Aqui ficam algumas passagens da entrevista:
.
“Correio Sport – A hegemonia do FC Porto parece cada vez mais vincada...
Guilherme Aguiar – Infelizmente, porque é pena não haver mais competitividade. O FC Porto afastou-se dos mais directos rivais, fruto de uma organização que tem um rosto: Pinto da Costa. Nos últimos 25 anos é o denominador comum nas vitórias do FC Porto.
.
CM - Acha que o FC Porto vai ultrapassar o Benfica em número de títulos ?
GA - Se mantiver a mesma hegemonia ultrapassa dentro de 15 anos. E os êxitos do FC Porto foram mais difíceis do que os do Benfica, que era o clube da capital e do poder instituído.
.
CM - Como ficará o FC Porto quando Pinto da Costa deixar a presidência ?
GA - Não podemos fazer uma análise correcta sobre quais serão as consequências. Certo é que ninguém o conseguirá igualar neste século.
.
CM - Guilherme de Aguiar poderá ser o sucessor de Pinto da Costa ?
GA - Não alimento esse objectivo nem tenho quaisquer ambições de suceder a Pinto da Costa. Mas na vida não coloco nada de parte. Os projectos em que me envolvo não partem de pressupostos pensados, as coisas vão acontecendo. Mas não tenho essa ambição e não estou a ver no meu horizonte próximo ou remoto que possa vir a ser presidente do FC Porto.
.
CM - Pinto da Costa já está a preparar a sucessão ?
GA - O FC Porto não é uma monarquia. Quando ele sair é que se verá que tipo de dirigente se poderá abalançar a essa tarefa. Mas o FC Porto deixará de ser gerido por uma só pessoa e os grupos económicos serão importantes para encontrar o sucessor de Pinto da Costa. Os sócios também terão uma palavra a dizer mas os dados mudaram.
.
CM - Não são os sócios do FC Porto que escolhem o presidente do clube ?
GA - O FC Porto não é só um clube desportivo, por muito que se tente distrair as pessoas. É um grupo económico, que não dá grande lucro mas tem uma grande valia competitiva. Em 1983, Pinto da Costa candidatou-se dizendo “sou portista, tenho um passado”, foi de porta em porta e acabou eleito. Agora as coisas são muito diferentes e, volto a dizer, os grupos económicos terão uma palavra muito importante.
.
CM - De que grupos está a falar ?
GA - Dos grupos que forem accionistas do FC Porto na data em que Pinto da Costa abandonar.
.
CM - Tem relações com os dirigentes do FC Porto, o clube não lhe pede que faça passar mensagens ?
GA - Não, porque eu não sou um representante do FC Porto, sou um mero adepto que fui convidado a participar neste programa (‘O dia seguinte’, na SIC) e noutros no passado. Esses contactos prévios não acontecem, eu não represento a Direcção do FC Porto. Sou amigo de Pinto da Costa mas ele gere o FC Porto sem precisar de falar comigo e eu também sou adepto sem ter de pedir o seu apoio. Temos uma salutar independência.
.
CM - Como amigo, Pinto da Costa nunca lhe deu um puxão de orelhas por algo que tenha dito como comentador ?
GA - Nem eu admitiria levar um puxão de orelhas. E temos muitas vezes opiniões diferentes.
.
CM - Não é estranho Jesualdo Ferreira não ter ainda renovado ?
GA - Quem conhece Pinto da Costa sabe que ele normalmente renova com os treinadores quando eles estão em baixa e Jesualdo está em alta. Jesualdo só sairá do FC Porto em condições anómalas, só por um litígio que possa existir ou por um contrato milionário que apareça. Em Portugal, tenho a certeza de que ele não troca o FC Porto por nenhum outro clube.
.
CM - Acredita que até final da época a CD da Liga decidirá sobre o Apito Dourado, como foi prometido ?
GA - Mais uma vez falou-se de mais. Para haver uma condenação tem que se dar factos como provados, e a questão que se coloca é de que forma a CD poderá utilizar presunções para condenar antes de as decisões penais serem conhecidas.
.
CM - E a justiça desportiva pode utilizar as escutas ?
GA - Tenho sérias dúvidas. As escutas telefónicas só são permitidas em determinados crimes e quando sancionadas pelo juiz – e há grande discussão sobre a eficácia e validade desse meio de prova.
.
CM - O seu nome aparece no processo ‘Apito Dourado’ ?
GA - Em todas as escutas do ‘Apito Dourado’ que já foram publicadas nos jornais o meu nome nunca consta. É a prova da forma correcta como se trabalhou quando eu estive na Liga.
.
CM - Planeia voltar a candidatar-se à Liga de Clubes ?
GA - Neste momento, não.
.
CM - Acha que Scolari vai sair após o Euro’2008 ?
GA - Não sei. Mas já devia ter saído há muito tempo – e só não saiu porque não teve alternativas financeiramente compensatórias. Foi ele que escolheu ser anti-FC Porto e anti-Pinto da Costa.
(entrevista na íntegra aqui
)
.
É uma grande entrevista de GA.
Com a qual estou praticamente de acordo com tudo.
.
Só uma nota sobre um ponto particular da entrevista – a primeira frase de GA (“…é pena não haver mais competitividade.”) poderia levar-me a dizer que dela discordo em absoluto. É que, para mim, se a diferença pontual fosse de 20 pontos eu gostaria ainda mais. Mas não, porque me palpita, até pelo jornal em questão, que GA a disse de forma devastadoramente corrosiva...
.
(*) Aliás, e no seguimento do que acabo de dizer, dá-me até a impressão que o Manhoso pensa o mesmo.
A tal ponto, como disse, que o jornalista manhoso resolveu fazer um comentário (?) em que destila ódio por todos os poros ao entrevistado e ao FC Porto no seu (dele, Manhoso) próprio jornal. Senão vejamos:
.
Há mais de vinte anos, José Guilherme Aguiar, (…), actua no cenário futebolístico como ponta-de-lança do FC Porto, indiscutivelmente um dos mais fiéis e escudeiros de Pinto da Costa, a par de Reinaldo Teles, Adelino Caldeira e Lourenço Pinto. Para o bem e para o mal, o advogado de Arcozelo bem pode reivindicar um lugarzinho aos pés do caudilho no fresco que vier a perpetuar a memória dos gloriosos anos azuis e brancos, carregados de proezas agonísticas por jogadores e equipas de valor e triunfos de colarinho branco nos bas-fond da sociedade tripeira e nos corredores da jurisprudência.
.
Com a medíocre e oportuna carreira política da praxe, que acabou por levá-lo à Vereação da Câmara de Gaia, Guilherme Aguiar tem desenvolvido ao longo de duas décadas, com convicção e prazer, o fanatismo que o celebriza enquanto pioneiro de um dos diversos programas televisivos do formato ‘três estarolas’, um projecto de expansão do sectarismo no futebol, sob uma auréola de progresso jurídico-desportivo, de que se orgulha, como um dos fundadores do ‘Direito Desportivo’ – (...)
.
A assinatura dele está na Lei de Bases do Sistema Desportivo de 1990 e, por consequência, em toda a confusão legal que passou a condicionar o futebol e o Desporto português, com regimes jurídicos anacrónicos, organismos paralelos de poderes antagónicos e bloqueadores do desenvolvimento, através da estatização do associativismo, que conduziu a generalidade dos clubes à ruína e as Federações à dependência quase indigente do Orçamento do Estado.
(...)
A coroa de glória de Aguiar é o mandato como Director Executivo da Liga de Clubes, depois de ter deixado a direcção de Pinto da Costa em 1995, em particular nos anos do pentacampeonato portista, quando tudo funcionou na perfeição e Benfica e Sporting desapareceram do espectro de concorrência.
.
Foi em tempos realmente extraordinários, com ele sentado na cadeira de comando, que se foi desenvolvendo o ‘Sistema’, essa figura medonha que recentemente ele próprio definia de forma curiosa, como “famigerado”.
.
Uma das suas maiores proezas organizativas de controlo sistemático redundou na constituição de uma empresa única a nível mundial, tendo como sócios a associação patronal e o Sindicato. Foi o tempo da tomada dos direitos televisivos por parte da Olivedesportos, perante a complacência da Liga, que nessa altura perdeu, aparentemente para sempre, o simples poder de marcar os horários dos jogos das suas competições."

13 comentários:

Dragaopentacampeao disse...

Esse Manhoso não se enxerga!
Faz questão de divulgar despudoradamente o seu ódio de estimação ao FC Porto.

Os pasquins estão atulhados de "jornaleiros" medíocres cujo mérito é medido pela acidez ao azul e branco, para contentar 6 milhões de pacóvios!

Haja paciência!

Ricardo disse...

Esse jornalista escolheu a profissão errada. Eu não li a entrevista mas se, de facto, faz uma entrevista a uma pessoa e depois escreve esse texto não tem grande legitimidade para se chamar "jornalista". No Correio da Manhã abundam os dessa estirpe...

No entanto, e apesar de ele não poder fazê-lo - porque em cumprimento da sua profissão - eu posso: Guilherme Aguiar é responsável por parte do nojo que é o futebol português. É um nojentinho. Basta ver aquele ar sarcástico, aquela piada que não faz sorrir ninguém, mas que ele acha que faz, aquele ar meio malandro, aquela pose, aquela parcialidade nos argumentos. Aliás, nesse programa "Dia Seguinte" é cada um pior do que o outro...

Guilherme Aguiar é responsável por esse aborto da natureza que é o contrato televisivo com a Olivedesportos, numa altura em que Joaquim Oliveira definhava em busca de opções que lhe fomentassem a fortuna. Depois foi tudo à grande, até no Euro 2004 conseguiu contratos exclusivos com a Federação - tudo à custa dessa besta chamada Gilberto Madaíl. Os clubes não ganham praticamente nada em relação ao que podiam ganhar por causa desse contrato. E o futebol fica cada vez mais pobre. Mas esse senhor, o GA, vai para a televisão falar muito - como se não tivesse, também ele, grandes responsabilidades no nojo a que o futebol português chegou. Como diz o Pacman, e bem: "Toda a gente critica, toda a gente tem muita pica, mas é na mesma do café que toda a acção fica, não há dinheiro que pague esse solzinho, manda mas é vir mais um cafezinho". Ó Guilherme, manda vir mais um cafezinho, pá! Com leite...

O Situacionista disse...

Foram-me à carteira !

Mais uma roubalheira na Figueira da Foz.

1º golo - Binya levanta a perna direita ao fazer o lançamento. Nao é permitido. Golo M-E-N-T-I-R-O-S-O !

Minuto 84 - Penalty surripiado à Naval.

Mas o melhor, é que o Manhoso (ele há coincidências...) conseguiu dizer que o Luis Filipe NÃO TOCOU no adversário.

Eu só digo que quem nasce gatuno, morre a roubar...

Quando é que os vermelhos ganharão um jogo de forma legal ???!!

O Situacionista disse...

Ainda estou colérico.

João Querido Manha é um BANDIDO. E ainda por cima MANHOSO.

O FC Porto tem de escorraçar este CRIMINOSO do jornalismo.

Pelo menos das nossas instalações.

Apelo a todos os portistas com voz na comunicação social para não deixarem passar este BANDITISMO.

Há que BANIR esta corja jornaleira.

Eterno Dragao disse...

O Manha é fabuloso. Ver os jogos do Benfica na TVI é sempre um exemplo de imparcialidade.

Não percebo porque é que eles só falam na primeira pessoa do plural nos intervalos... Mais valia fazerem-no sempre!

Azzulli disse...

É inacreditével.
Começam logo por dizer que o jogador da Naval se atirou para o chão. Depois a ver a primeira repetição fazem silencio. Porque é inequivocamente visivel o contacto. Depois na segunda, que já é menos visivel, é que o Manha fala. E mantêm que não há falta.

É vergonhoso.

Como é possivel não existir uma autoridade que controle estas mentiras?

O Situacionista disse...

O ESACÂNDALO é tal que até os trapaceiros do Record chamam o crime à capa do jornal. Embora tudo com muita alegria...

Vímara Peres disse...

Como o Porto continua imparável, continua à frente destacado e não parece possível perder o campeonato tal é a sua qualidade, apesar de não a podermos ver em canal aberto pois os jogos transmitidos são sempre os do Benfica e raramente os do Porto!

Será o "sistema", os "nojentinhos" que fizeram as leis de bases ou será a Olivedesportos que quer os jogos do benfica na TV? Isto cheira a trama do José Guilherme Aguiar!

As constantes mostras de arbitragens escandalosas a favor do Benfica, os comentários absolutamente parciais a negá-las, o ódio que se vê ser destilado nos jornais, como bem se vê neste post do Situacionista, mostram bem que estas arbitragens nunca serão sancionadas e continuarão impunes, pois são destinadas a ajudar um bem maior (para essa massa que se sente oprimida e humilhada pelos sucessos do Porto) neste caso o Benfica.

Todas estas opiniões despudoradas e a constante e antiga certeza geral de quem não é portista, de que todos os males do futebol, e pelos vistos do desporto em geral, vêm directa ou indirectamente da acção do Porto e de portistas, leva a que qualquer adepto de futebol (não portista), como é o caso do Ricardo, que parece uma pessoa equilibrada e honesta, nutra também um ódio visceral às pessoas que levaram o Porto a ser o grande clube que hoje é. O Ricardo embora emita excelentes opiniões aqui neste blog(vê-se que percebe da poda, leia-se futebol), quando toca a corneta, não consegue deixar de mostrar o seu menosprezo pelas vitórias do Porto, principalmente as passadas.
Se calhar afina pelo mesmo diapasão de Pinto Monteiro, ao dizer que o Apito Dourado pelo menos moralizou o futebol. Vê-se, pelo exemplo de ontem!
Apesar de tudo, e curiosamente, essa moralização pós-apito dourado, apesar dos constantes escândalos pró-benfica, dá uma vantagem ainda maior do FC Porto!

Que bom é ser Dragão!

Fanático disse...

Quanto mais nos batem, mais fortes nos tornamos!!!

Ataques de bilis desta natureza só me dá para rir e só espero que mantenham a frequência porque isso é muito bom sinal.

As arbitragens: depois do que se tem passado nesta época, a pergunta é inevitável: o apito avermelhado já tem acusação formulada ou falta o papel? Ou a dor de cotovelo é tal que não que permite escrever? ou a merda nesse departamento especial é tanta que o papel higiénico (o único que usam) já acabou?

Sabem que mais?, para manhosos desta estirpe, apenas basta dizer: os cães ladram e caravana passa e continua a ganhar!!!

Ricardo disse...

justiceiro azul,

as minhas opiniões nascem daquilo que penso e nada mais. Há muito tempo que abdiquei de dar corda a esta corja que acha que faz jornalismo. Se eu critico GA, critico-o por aquilo que penso e nada mais do que isso. Podes concordar ou discordar, mas peço-te que não inundes as minhas opiniões de supostas ingenuidades que eu absorvo dos maus da fita, que são os jornalistas. Para mim, GA é ralé, porque faz parte de um de muitos agentes que passaram pelo futebol que só o minimizaram. Se ainda por cima o senhor comenta num programa e dá uns ares de moralizador mais me chateia. A hipocrisia chateia-me muito. E, atenção, falei do GA, mas posso falar noutros de outros clubes. Queres gente do Benfica? Olha, Gaspar Ramos, Cunha Leal, Seara. Estás satisfeito? Os dois primeiros fazem parte da estirpe do GA: uns merdas, que só dizem mal, mas depois quando se lhes pede que façam alguma coisa, assobiam para o lado. O último, bem, o último não o tenho como hipócrita, só como... banana.

Vímara Peres disse...

Ricardo

Não te considero ingénuo, mas muitas e muitas pessoas por este país fora são influenciadas pela repetição exaustiva de mentiras que se tornam verdades, venham elas de jornaleiros como o referido ou de quem quer que seja.

De qualquer maneira, embora não leves esse e outros jornalistas a sério, hás-de reparar que com ele coincides na mesmíssima opinião sobre GA?

Não tenho conhecimentos sobre as leis que tutelam o desporto, ou sobre a Lei de Bases de que GA terá sido responsável que me permitam dizer se o papel dele foi bom ou não, ou se ele é responsável por coisas de mal que tenham acontecido ao Futebol Português. De qualquer maneira, de uma coisa eu tenho a certeza, ele FEZ alguma coisa, SABE fazer alguma coisa, ao contrário dos exemplos de pessoas que tu deste.

Hás de concordar que o consulado de Cunha Leal foi extremamente mau, nada comparado com o dele.

O desporto português e o futebol em particular, que eu saiba sempre estiveram mal a nível organizativo, não terá sido o trabalho dele que o provocou. Se puderes explica com algum pormenor o que GA terá feito de tão mau, e com que objectivos maliciosos?

Leki disse...

25 anos de corrupção...fruta, quinhentinhos,PUtas,guarda abel,Calheiros...UNS TRISTES!!!! ter um vice-presidente(que nunca fala,sabe-se la porquê?!) que é só o maior proprietario de casas de putas do norte é uma VERGONHA....até 1982 o porto não tinha NADA,paí uns 5 campeonatos.......NOS GLORIOSOS SOMOS UM CLUBE AH 100 ANOS SEMPRE GRANDES em todas as decadas, voçes são uns garotos, e só tem algo futra do sistema corrupto!!!...BENFICA unico clube europeu com finais em todas as decadas...não foi portugal que ficou em 3ro em 66, foi a equipa do BENFICA......Nunca chegarão aos nossos calcanhares....como diz a música "nunca encontrou rival neste nosso Portugal"...voçes são um antro de corrupção e cheiro a merda, deve ser dos constantes peidos do vosso presidente, que já não tem a PUTA para acender cigarros....

SOU DO BENFICA E ISSO ME ENVAIDECE...

Zé Luís disse...

O Manha falar dos programas televisivos "três estarolas"? Ele que agora está num "três estarolas" ao sábado de manhã na TSF?
É só rir!
Ai não viu o penálti da Naval?
E alguém precisa da opinião dele para alguma coisa?
Mandem foder o Manha.
E não tenham medo, ele não põe os pés no Dragão há mais de 10 anos. Tem medo. Não gosta. E juntando as duas coisas fica assim.