segunda-feira, 28 de julho de 2008

Nova época

Nós

O FC Porto 2008/09, ao contrário do ano passado, tem de fazer alterações ao onze inicial.
Tem de entrar um defesa lateral, o trinco e provavelmente um extremo.

FCP08


No jogo de apresentação apareceram Sapu e Lino nas laterais. Não mudamos um, mas sim os dois.
Jogaram ainda Fucile e Benitez.
Quatro para dois lugares.

Sapu parece estar em boas condições para desempenhar as funções. Não é o TGV que era o Bosingwa, mas sim um lateral mais forte e igualmente seguro. O ar sério que tem tido em campo agrada. Denota concentração e determinação em aprender e conquistar o lugar.

Benitez parece, para já, o menos adaptado. Mas tem melhorado.

Entre o Lino e o Fucile (lá está ele na esquerda…), prefiro o Fucile. Sim, é mais baixo e não marca livres como o Lino, mas o espírito lutador dele é fantástico. Os duelos dele, o modo como “se parte todo” na luta, entusiasmam a equipa e os adeptos. Mas o Lino...

Para trinco, o Guarin parece estar a ganhar avanço.
Tem bom porte, personalidade, e entra duro nos lances. Para além de conseguir sair a jogar. Se bem que como Assunção rarissimamente saía a jogar, o nosso meio campo tem de estar mais atento às compensações defensivas, se for para Guarin subir no terreno regularmente.

Fernando tem aparecido pouco, mas não se desgosta dele.
Bolatti continua muito macio para trinco.

Para substituir a possível saída de Quaresma, não há dúvidas nenhumas, joga Rodriguez.
Se RQ ficar, jogarão os dois.
Se não ficar, jogará Tarik, Mariano, ou até Candeias.
Tudo na normalidade.

Dos restantes reforços, Tomy poderá roubar o lugar a RM (pouco provável), e Rolando a Pedro Emanuel.
O nosso capitão tem de lutar contra a idade, que começa a pesar.
Neste momento ele é essencial, importantíssimo, para se poder ligar bem o esquema defensivo, com o novo trinco e lateral.


Os outros

Ontem só vi a segunda parte do jogo entre vermelhos e verdes. Mas foi o suficiente para ver que tudo permanece na normalidade: Luisão rasteira o Djaló com este isoladíssimo, mas nada de cartão vermelho. Assim é que é! Há que começar cedo.
E como os vermelhos jogam contra o FC Porto na 2ª jornada, há que precaver alguma suspensão para esse jogo, não é?

6 comentários:

Fanático disse...

1) Defesa:

a) Fucile ( à esquerda. Ainda não consegui ultrapassar o trauma das exibições do Lino da época passada, ainda que reconheça a sua importância relativa nas bolas paradas e os fogachos de exibição desta pré-época. Aliás, espero enganar-me e ter de mudar de opnião à semelhança dos tempos em que o BA era Bruto Alves...)

b) Sapu (à direita. Parece-me forte, seguro e com capacidade para fazer o corredor todo e com capacidade de adaptação rápida ao FCP e ao futebol português.

c) Benitez: o mais apagado. A rever.

d) Ao meio:por ora não tenho dúvidas. Não se mexe no que ganha, tanto mais que este anos estamos mais sujeitos a variadas mudanças, ao contrário da época passada.

2) Trinco: a posição mais difícil de substituir, face à admiração que todos tinhamos pelo PA. Apostava mais no Tomy no que no Guarin. Parece-me mais jogador, com bom sentido posicional e mais rápido, mas...

3) Nas extremas: tudo igual. Se sair o RQ, joga o Tarik e Rodriguez; senão RQ e Rodriguez. Sem dúvida.

4) No ataque: Lisandro inatacável.

5) Preocupa-me o nosso início de época, com o trauma Pbento e saídas difíceis até à ida à cestinha do pão, e com as alterações que somos obrigados a fazer. Além de que, nos outros,os verdinhos estão mais fortes, com poucas e boas contratações (jogadores com experiência, portugueses ou com conhecimentos do campenoato).Os ensanguentados, só digo: MO vai em frente que tens aqui a tua gente!!!

Sr. Humberto disse...

O Lino tem bom toque, tem cabedal mas esquece-se que, tudo bem, os defesas também atacam, mas principalmente, defendem!!
Benitez,não é jogador para nós, pelo menos para já.
Fucile, continua a ser o "tapa buracos" na esquerda e, na falta, mais uma vez, dum lateral esquerdo, fica ele.

Guarín, aposto muito nele mas... do que vi, ainda continuo a achar que seria para o substituir o Lucho, não o vejo como trinco. Ou o Jesualdo muda o desenho do meio campo ou então não sei. Fernando ainda está verdinho mas é de apostar.

Extremos, é como vocês já disseram: tá tudo bem, até temos malta boa a mais. Até o Candeias é para ficar e ir jogando.

Ataque: Lisandro, claro. Tal ele (se calhar mais ele por... ser ele) como todos os outros, têm é de acertar com a baliza mas gostei daquele roubo de bola contra o central do Celtic, mesmo à Lisandro.

A outra cambada: o Sporting também já me pareceu bem, já pronto para iniciar. A burmelhada, também continua na mesma: a gamar e ninguém a dizer nada... há lances discutíveis, há lances que o árbitro até pode não ter visto mas se vê o Luisão fazer falta, se vê que o Djaló vai sozinho, não mostra o vermelho porquê? Porque não quer!! Já contra o Estoril e vi pouco desse jogo, 2 offsides tirados ao Estoril (1 deles até deu golo) e segue sempre. Nem nos resumos mostrou! E ainda disseram que o Estoril nem rematou...
Deixem lá. Só assim é que eles ainda conseguem dar luta. Até Dezembro...
Roda no ar!

Ah e já agora: o redes?? Para mim é Helton indiscutível por muito que até goste bastante dos outros 2.

dragao vila pouca disse...

Uma análise que mais coisa menos coisa subscrevo.Para a esquerda vou pelo LIno e porquê?Com Sapunaru mais defensivo que Bosingwa e mais capaz de fechar no meio, Lino tem mais liberdade para subir que é a sua principal característica.Alia a isso a capacidade já referida de marcar bem livres,embora e pelo que vi em vídeos- valem o que valem-o Hulk parece-me também bom nessa matéria.
Um abraço

Fanático disse...

Caro José Campos, força. Para a próxima época, o link será acrescentado.

P.S. já me esquecia de dar realce ao Candeias. Gostei muito do que vi. Só tem azar porque na posição,as opções são mais que as mães, mesmo se o RQ (ainda) sair...

Ultrasfcporto disse...

SAUDAÇÕES

PORTISTAS VISITEM ESTE BLOG,DEIXEM O VOSSO COMENTÁRIO,SE ACHAREM QUE O DEVEM FAZER.

O SEU CONTEÚDO É PRINCIPALMENTE A TITULO INFORMATIVO DO FC PORTO, COM HUMOR À MISTURA E OUTRAS NOTICIAS INTERESSANTES.

http://ultrasfcportomatosinhos.blogspot.com

ATENCIOSAMENTE

ORGULHO EM SER TRIPEIRO

O Soldado Azul disse...

Muito dificil escalar uma equipa-tipo sem eventuais dúvidas!
Parece-me evidente que a base está definida sendo a continuidade da época transacta!
Quanto aos reforços:
O Sapu parece-me que indicutivelmente ganha a titularidade!
O Guarin não me convenceu, à parte o seu sentido posicional no corte mas muito pesado, lento e com falta de discernimento a subir...
Parece-me que o Prof vai apostar para trinco no Meireles, apesar de não ser a sua posição natural...
Os restantes reforços não me pareceram que merecessem destaque... embora reconheça que estamos numa fase de evolução pelo que aguardo melhor adaptação, sincronização e consequentes melhorias...
Continuo a achar que o Quaresma a não sair (o que me parece cada vez mais uma evidência) vai-se tornar num problema... apesar de à partida não considerar incompatível com o Rodriguez...
Gostei do Candeias, um pouco bailarino mas muito rápido... Poderá ser muito importante como suplente a entrar e desgastar o adversário...
Ainda não vimos o Hulk: Com total sinceridade um jogador que vale 10 milhões de euros tem que ser bom e tem que jogar... A única desculpa para o contrário poderá ser a dificuldade de adaptação, infeliz característica de muitos brasileiros... Mas convenhamos, será um enorme barrete da SAD e do NGP a contratação de um jogador que vale 10 milhões... (ainda que só se tenha pago metade do passe...) e ser um fiasco!
Por tudo isto aguardo com muita expectativa os próximos desenvolvimentos, inclusive já o proximo jogo com o Leixões...
Desejo a todos os votos de boas férias!
Saudações