Estádio do Dragão, no Porto
Árbitro: Cosme Machado (AF Braga)
FC PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Bruno Alves e Cissokho; Andrés Madrid (Tomás Costa aos 59 min), Raul Meireles e Lucho «cap.»; Mariano, Lisandro (Farías aos 79 min) e C. Rodríguez (Tarik aos 79 min);
Treinador: Jesualdo Ferreira;
NAVAL: Peiser; Carlitos, Paulão «cap.», Diego Ângelo e Daniel Cruz (Baradji aos 46 min); Bruno Lazaroni, Godemeche, Alex Hauw (Dudu aos 46 min) e Davide (Bolívia aos 72 min); Marinho e Marcelinho;
Treinador: Ulisses Morais;
Resultado final: 2-0;
Marcadores: Mariano (aos 29 min) e Lucho (aos 68 min);
15 comentários:
Consciente da importância da partida e da possibilidade que tinha, para alcançar uma liderança mais tranquila, o F.C.Porto entrou forte, dominador, a pressionar e criar vários lances de perigo, mas a ser muito perdulário. Na primeira-parte, o seu melhor período, a equipa azul e branca, que jogou muito bem, podia ter construído uma vantagem segura que fez por justificar, mas que não soube aproveitar, tal foi o desacerto na hora de finalizar.
O F.C.Porto, na segunda metade, continuou dominador, senhor do jogo, mas com pior qualidade futebolística e sem ter as oportunidades da primeira-parte. Com o segundo golo, aí sim, a vitória ficou segura e depois foi só deixar passar o tempo, rodar jogadores e poupar os mais desgastados;Lisandro e C.Rodríguez.
Ainda não foi ontem, que fizemos a grande exibição que o público do Dragão - que querem, somos muito exigentes e gostamos, porque a isso fomos habituados, de bons espectáculos - anseia, mas já foi melhor e também temos a noção, que atendendo às circunstâncias - jogo contra o A.Madrid - não podiamos pedir mais.
A oito jornadas do fim - 4 jogos em casa e 4 fora - temos 4 pontos de avanço sobre o Sporting - não deixa de ser curioso - e 5 sobre o Benfica. Estamos po isso, no bom caminho para atingirmos os objectivos de sermos Tetracampeões. A tarefa não vai ser fácil e os obstáculos vão ser muitos - eles vão continuar a tentar por outro lado. Mas estamos atentos, preparados e conscientes, do que nos espera para conseguirmos, mais uma vez, ganhar a Liga e dar sequência ao nosso trajecto, em que o Céu é o limite. Temos tudo para o conseguir: Dirigentes, equipa e adeptos.
Um abraço
Vila Pouca, resumo perfeito: vitória fulcral no início da definição do que possa ser o fim da classificação; eficácia ainda sofrível, árbitro mais que sofrível, H ainda(?) inseguro;fantasma do Dragão exorcizado!
Pontos importantes:
1. O Penta, como homem de palavra que é, já pagou a aposta (como sabem, eu apostei com ele que os vermelhos não ganhavam ao Guimarães).
Contrariado, é certo. Muito contrariado :-))))
Mas já pagou.
E que bem (nos) soube !
2. Ontem, durante o jogo, aconteceu o insólito – houve meia dúzia de espectadores que se tiveram a grande lata de assobiar um ou outro lance. O mundo está mesmo perdido…
3. Acho inconcebível que para ganhar um jogo como o de ontem tenhamos que ter corrido que nem loucos e que ter criado 30 oportunidades.
4. Madrid e Cissokho – Duas grandes contratações ! Madrid tem uma qualidade de passe assombrosa !
5. É com muito gosto de vejo o Mariano a ajudar a equipa !
6. A arbitragem foi mais do mesmo. Lá tivemos de jogar contra 14.
7. Quanto a alguma euforia portista que tenho visto por aí, e como a acho PÉSSIMA, para a refrear, como me parece fundamental, relembro só isto – não se esqueçam que o nosso treinador se chama ... Jesualdo Ferreira !
Quanto à jornada:
1. Pena o Rio Ave não ter demonstrado mais.
2. Pena o "Quique Bem Falante e Pouco Mais das Flores" estar em risco para a próxima época.
Quanto à classificação, sempre achei que o nosso principal adversário veste de verde.
Até porque os vermelhos, continuam, e bem, com a estratégia totalmente certa. Ora atentem nas palavras de ontem do Orelhas:
"Nunca vi uma boa colheita ser feita sem tempo, sem consistência e algum sacrifício. Todos sabem que sou exigente e que todos os dias reclamo mais trabalho e dedicação, mas sou ao mesmo tempo conhecedor que os bons projectos necessitam de estabilidade. O caminho do sucesso também conhece contratempos", afirmou, acrescentando que "tal como no passado", mantém "o inconformismo".
E ainda há quem critique o Orlelhas...
Quando perdemos muito depressa deitamos tudo e todos abaixo, especialmente o treinador, neste caso contra mim e a minha irracionalidade (na derrota) falo, mas porque será que não temos metade da mesma facilidade em atribuir métodos quando eles lá estão.
Ontem e não só ficou demonstrado que as nossas opções não são assim tão fracas.
Já por várias vezes disse que não morro de amores por este treinador mas o factos começam a ser muitos para lhes passar ao lado.
Uma equipa reconstruida, jogadores e equipa em constante evolução, contra tudo e todos fruto de muito trabalho do treinador, ele mais do que toda a gente bem ou mal sempre acreditou na equipa, sempre acreditou e defendeu os jogadores e é bem verdade que alguma senão muita razão tem tido.
Escandaloso foi o facto de no Domingo Desportivo não ter sido analisado o penalti mais escandaloso sobre o Lisandro.
Quanto ao jogo um Lucho cada vez mais em crescendo um Madrid a prometer muito se melhorar de nível físico que tem sido o seu problema.
Uma boa exibição generalizada e uns índices de confiança muito muito bons.
Saudações dragonianas
Considero que demos um passo decisivo para a conquista do titulo ! Estamos mais consistentes e confiantes! Pela atitude e dedicação, o Meireles e o Cissokho em particular merecem uma palavra de reconhecimento!
Não acredito (por piores exibições em casa...) que o titulo nos fuja...
Quanto ao Prof, não consigo me auto-convencer que ... merece continuar...
Já ouvi dizer que começa a surgir uma corrente pro-Jesualdo... Eu quero acreditar que não seja bem sucedida...
Gostaria que a proxima equipa técnica fosse formada por 2 Jorges: Jesus e Costa! (Já me disseram que o acordo com o Jesus já está formalizado... não sei se é verdade...)! Quanto ao Costa, gostaria muito pelo "Dragão" que é (embora tambem reconheça que se a Olhanense subir, numa perspectiva de evolução profissional, possa eventualmente continuar a treinar a equipa (no escalão principal...)!
Saudações
Diz o Mr. Duke,
"Escandaloso foi o facto de no Domingo Desportivo não ter sido analisado o penalti mais escandaloso sobre o Lisandro."
Não vi, mas confesso que não fico nada surpreendido.
Relembro só que o DD é apresentado por um dos "jornalistas" mais facciosos (pelo vermelho) que conheço. O homem é doentio.
E, depois, os "analistas" do programa são só os vermelhos Paraty (que antecede o "João Pode ser o João" nas preferências do Orelhas) e o Cruz dos Santos (do jornal ABOLA).
Que TRIPLA !
Retirado de OJogo (e só vou citar a opinião da Rola vermelha):
“Collina" prejudicou FC Porto
Foi Cosme Machado que disse, no Tribunal de Gondomar, enquanto testemunha, ser conhecido por "Collina". Pois, se assim é, os nossos entendidos na matéria defendem que o bracarense não deve ter aprendido com o ex-árbitro italiano.
Ontem, por exemplo, esteve mal em três julgamentos. Como não assinalou grande penalidade por faltas sobre Lisandro (cometidas por Peiser e Paulão) e Cissokho (aqui, mostrou desconhecer as novas regras), Cosme Machado prejudicou claramente o FC Porto.
Momento mais complicado
9' Peiser faz falta passível de grande penalidade numa entrada sobre Lisandro?
António Rola
-
Sim. O guarda-redes da Naval, sem qualquer hipótese de jogar a bola, derrubou Lisandro, ficando assim por sancionar uma grande penalidade contra a equipa da Figueira da Foz.
Outros casos
28' Paulão mete a mão no ombro de Lisandro (viu amarelo por simulação). É penálti?
António Rola
-
Interpretação errada do árbitro. Lisandro foi agarrado pelo ombro direito. Em vez de o ter advertido, o árbitro deveria ter sancionado penálti.
90'+2 A falta de Dudu sobre Cissokho é cometida dentro ou fora da grande área da Naval?
António Rola
-
Tendo em consideração a alteração desta lei, devia o árbitro sancionar penálti contra a Naval. A falta começou fora, mas tem efeito dentro da área.”
ENFIM, MAIS DO MESMO !!!
LÁ ESTÁ, ISTO É A PROVA PROVADA, COMO BEM DIZ O ORELHAS E OS SEUS FIEIS ACÓLITOS, QUE NÓS SÓ GANHAMOS À CUSTA DO APITO DOURADO E DO PINTO DA COSTA QUE COMPRA TUDO O QUE MEXE ...
Eu quando penso no jogo de ontem a primeira coisa que me vem a cabeça é como é que um arbitro não marca nenhum penalti quando existiram 3, enfim.
O que interessa é que o Porto ganhou mesmo a jogar contra 14, e num jogo que a nivel colectivo foi bom, sendo que na minha opinião os melhores em campo foram o Raul Meireles e o Mariano.
Quanto ao campeonato, apesar da vitória de ontem ter sido muito importante, pois permitiu-nos ganhar vantagem em relação ao segundo classificado, ainda não está decidido aidna faltam oito jogos para este chegar ao fim.
As frases ds semana:
- "Mas gostava que se lembrassem, porque a memória por vezes é curta, que era mais difícil recuperar diferenças de 15 ou 25 pontos entre equipas não estavam ao mesmo nível, era uma diferença estratosférica. E agora, com o esforço de todos, estamos na discussão do título e na final de outra competição, com uma ilusión que há pouco tempo não era possível.»
- " ...é um milagre a equipa estar a apenas 2 pontos do FC Porto."
«A RTP no seu museu virtual (museu.rtp.pt) tem uns clips de vídeo onde fala dos principais acontecimentos das várias décadas.
Ora, não é que a RTP se "esqueceu" de um acontecimento na década de 80 que talvez seja um bocadito relevante:
O FC Porto foi campeão europeu e mundial.
A RTP na década de 80 fala de tudo:
- Festival da canção
- Andebol
- Râguebi
- Formula 1
- Atletismo
- Futebol Internacional»
Vi esta vergonha no blog jornaisdesportivos e chamou-me a atenção.
Um abraço
Ontem, vim do Dragão com um daqueles "sorrisos de orelha a orelha". Creio que foi das melhores exibições do FCP durante esta época, nos jogos em casa.
Jesualdo Ferreira é muito mau durante os jogos. Mas, honra lhe seja feita, é muito bom a construir equipas (e fá-lo rápidamente). O nosso futebol está muito melhor do que no tempo em que o quisemos "vender aos ucranianos". Estou convencido de que vai ser campeão nacional e europeu, vai ganhar a Taça de Portugal e vai sair em grande! :-)
É impossível não falar dos três penalties não assinalados. Inacreditável! Também é impossível não falar das excelentes exibições de Mariano e, sobretudo, desse grande lateral esquerdo chamado Roberto Cissokho Carlos.
Muito bom! Continuemos assim!
Em termos gerais, gostei da exibição.
Especialmente a primeira parte. Quanto à segunda, compreendo a gestão de esforço.
Aspecto a melhorar (apesar de não ser de hoje) a finalização!
Destaco o Sapunaru, pelo crescimento evidenciado; e sobretudo pela utilidade futura na equipa!
Ontem esqueci-me de fazer um comentário dirigido ao Vila Pouca.
Meu caro, relativamente àquele assunto de que não devemos falar, fiquei algo preocupado ao ver no passado sábado o jornal ofical dos vermelhos trazer o assunto à baila.
Espero bem que o caso já esteja encerrado...
Enviar um comentário