quinta-feira, 5 de março de 2009

As duas faces de Licha















.....................NA CHAMPIONS ........................................................NA LIGA
.
Depois do falhanço das negociações para a renovação das condições salariais de Licha, Fernando Hidalgo, representante do jogador, produziu várias afirmações de teor preocupante:

Lisandro não renovou o contrato, válido até 2011, nem renovará se a proposta salarial não subir.

Quando se pede por um jogador, tem de se lhe pagar por aquilo que ele vale. O FC Porto pode pedir o que quiser pelo Lisandro, mas o jogador também tem o direito a exigir um aumento salarial."

Na última reunião, em que também esteve o Lisandro, a posição do FC Porto foi clara: não quer melhorar o contrato. Por isso, não há mais nada a falar. O Lisandro vai continuar a jogar
até terminar o contrato."

"Parece que o caso do Lisandro não foi visto da mesma forma como o de outros jogadores que estão no plantel."

Nessa altura, publiquei um post sobre esta matéria que aqui reproduzo em parte:

… a posição do FC Porto parece clara. Pretende renovar a ligação com Lisandro por mais 1 ano, mas não a todo o custo.

Até porque Lisandro já teve, em tempos, o seu contrato revisto e aumentado, sendo
actualmente um dos mais bem pagos do plantel.


Considerando (penso eu) que não pode ficar refém das mudanças de humor de atletas com contrato em vigor e com duração a médio prazo. Ou seja, que os contratos são para se cumprir e que embora possa haver uma natural abertura para uma melhoria das condições contratuais, a mesma não poderá ser imposta pela via de uma suposta desmotivação.

Por outro lado, é o FCP que dá o flanco para tal, ao aceitar (se for verdade) dar a um jogador recém-chegado e ainda sem provas dadas no clube, um vencimento superior ao de jogadores de qualidade já demonstrada.

E qual o papel de Lisandro no meio disto tudo? Não parece, infelizmente, muito claro.

Por um lado, garante que quer ficar para sempre no FC Porto.

Por outro, dá sinais preocupantes de insatisfação, os quais foram por demais evidentes no jogo contra o Sporting ao praticamente não festejar o golo. Tal atitude, num jogador sempre efusivo nas suas celebrações, não deixa margem para dúvidas. Ainda para mais sendo o seu 1º golo para a Liga.

Mas já antes se sentia que algo corria mal. Pois o jogador há muito que andava tristonho em campo. Embora sempre esforçado.

Assim sendo, as declarações do seu empresário assumem outra gravidade.

Porque o comportamento de Lisandro em campo faz com que (legitimamente) se suponha que não são apenas palavras de sua autoria (empresário). Pelo contrário, parece que o jogador as ratifica. Pior, parece que estará disposto a embarcar numa guerra fria com o clube, caso as suas condições não sejam satisfeitas.

A ver vamos os próximos capítulos.


Ora bem, os capítulos sucederam-se e o que temia confirmou-se.
A estrela de Licha já não brilha com a mesma intensidade e, se dúvidas subsistissem, depois da entrega e da raça que lhe vimos no jogo contra o Atlético de Madrid ficamos todos esclarecidos: Licha quer sair e até lá vai, conforme afirmou o seu representante, continuar a jogar. O problema é que para a Liga joga a meio-gás (continuando a ser, apesar do eclipse, um jogador importante) e o verdadeiro Lisandro já só aparece a espaços, leia-se, na “montra” da Champions.

Independentemente do que possa vir a suceder, Licha já entrou na história do FCP (não me lembro, aliás, de outro jogador com a sua impressionante capacidade de luta durante 90 m.).
Cabe-lhe a si pensar na forma como quer ser relembrado. Se como um grande jogador e um grande profissional. Se "apenas" como um grande jogador.

Um abraço a todos e um forte POOOOORTOOOOO!!!

11 comentários:

Vímara Peres disse...

Parece-me muito simples. Joga até ao final desta época e espero que já estejam a tratar da sua venda.

Mr.Duke disse...

Para mim já renovou caso contrário não teria recebido o Dragão de Ouro.

O Situacionista disse...

Bola análise, Penta (e as imagens são meio texto ...)

Concordo no geral com a tua análise.

Apenas não partilho da tua opinião quando dizes que “(não me lembro, aliás, de outro jogador com a sua impressionante capacidade de luta durante 90 m.).”

Nem parece teu. Dou-te dois nomes que tantas aprecias de rajada – João Pinto e André (e, se quiseres, de um jogador de características muito semelhantes e no mesmo lugar - Derlei)




Ia também especular sobre o futuro do Lisandro, mas depois de ler os 2 comentários antecedentes, extremamente pertinentes, basta-me votar num deles.

Gostava muito de votar no outro, mas tenho de votar no do Justiceiro.


P.s. – Acredito que o Lisandro vai ser fundamental para passarmos esta eliminatória da Champions.

Penta disse...

Pode ser, Mr.Duke, pode ser... mas não acredito.

O Dragão de Ouro foi porque, de facto, merecia.
E talvez para ver se o despertavam da sua letargia.

Penta disse...

Situacionista,

João Pinto e André. Que belos exemplos de grandes jogadores e grandes profissionais. E não há dúvida de que eram jogadores de "antes quebrar do que torcer" e incríveis na entrega e no querer.

Também o Ninja assim o era.

Mas acho que Licha (o verdadeiro)conseguia ir mais além.
Talvez não me tenha feito entender na plenitude porque fui demasiado curto na descrição daquilo que entendia como "a sua impressionante capacidade de luta durante 90 m.".

É que aquilo que o Licha fez, principalmente no ano passado, supera mesmo aqueles eternos que referiste, bem como o grande Ninja.

Porque ele pressionava em toda a frente de ataque e ainda conseguia aparecer no meio-campo e atrás.
Mais, corria como um cão de fila louco de raiva nunca não dando uma bola por perdida e ainda por cima durante TODO o jogo.
Quantas vezes já com o jogo a terminar e ainda conseguia fazer uma corrida do meio campo até à baliza adversária para pressionar o guarda-redes?

Ora, era precisamente a sua capacidade de aguentar os 90 minutos ao mesmo nível e o seu raio de acção que, para mim e nesse aspecto, superava mesmo aqueles eternos e o grande Ninja.

Um abraço.

Eterno Dragao disse...

Também voto junto com o Justiceiro Azul. Para mim, é claro que ele tem de sair.

Aliás, deixem-me dizer que nos temos de preparar para muitos casos destes (saídas no fim dos contratos, ou saídas antecipadas, se os artistas amuarem). Os jogadores têm de perceber que os salários vão descer. Ou aceitam isso, ou vão para o fantástico clima da Rússia...

O orçamento do Porto tem de se reduzir para metade.

O Situacionista disse...

Dou de barato, que no final desta época vão sair o Bruno Alves, o Luxo e o Lisandro (vou aproveitar o que falta da época para os apreciar ainda mais ! Especialmente o gigante Bruno Alves que vai fazer furor por essa europa fora !).

Em contrapartida, entrarão nos cofres cerca de 35/40 milhões de euros.

E, mais importante ainda, como sucede no FC Porto há 30 anos, entrarão novos jogadores para nos darem mais alegrias.

O Situacionista disse...

Penta,

É quase uma heresia o que escreves :-))

Vais-me desculpar, mas nem que o Lisandro depois dos jogos terminados subisse e descesse a Alameda do Dragão em velocidade de ponta durante 2 horas sem parar poderia ser comparado aos monstros André e João Pinto.



P.s. Absolutamente obrigatória a leitura do post CALABOTE VIII no Reflexão Portista ( http://reflexaoportista.blogspot.com/ ). Leiam bem a crónica do Alfredo Farinha ao célebre jogo do Calabote. É o clube do regime em todo o seu esplendor...

O Situacionista disse...

Ora leiam só esta:


“Manuel Vilarinho acusado de agressões a mulher brasileira

O ex-presidente do Benfica é suspeito de ter esmurrado Juliana Boncristiano num aparthotel em Sagres. O Ministério Público de Lagos acusa-o de um crime punível com três anos de prisão.


Conheceram-se em Barcelona, depois um Espanhol-Benfica que acabou com a carreira dos 'encarnado's na Taça UEFA, em Março de 2007. Juliana Boncristiano era bailarina profissional num bar e Manuel Vilarinho convidou-a para umas mini-férias no Algarve. "Eu faço strip, ele viu e insistiu muito para eu vir a Portugal. Como era casado, tinha de ser no Algarve. Aceitei", disse ao Expresso.

A 24 de Abril de 2007, às quatro da manhã, a GNR de Sagres foi chamada a um aparthotel para resolver uma queixa de agressão. A mulher foi levada ao hospital. O homem não foi detido porque não houve flagrante delito. De acordo com a acusação do Ministério Público de Lagos, "Manuel Vilarinho desferiu em Juliana Boncristiano um número indeterminado de socos que a atingiram na cabeça e nos membros superiores, causando-lhe dores e equimoses no ombro direito e no braço esquerdo".

O presidente da Assembleia-Geral do Benfica é acusado de ofensa à integridade física simples, punível com três anos de prisão ou multa. Depende da queixa e só haverá condenação em tribunal se ficar provado que Vilarinho foi o primeiro a agredir.

Juliana, que entretanto voltou a Espanha e diz ter deixado o mundo da noite, garante nada ter feito para provocar as agressões: "Fomos jantar fora com um casal amigo e o Manuel Vilarinho bebeu bastante. Pediu-me para levar o Mercedes e, ao estacionar, uma pedra bateu no fundo do carro. Ele ficou furioso e começou logo a discutir. Parece uma pessoa normal, mas fica transtornado com a bebida".

A discussão foi ouvida pelo vigilante do aparthotel. "Só sabemos o que se passou fora do quarto, lá dentro não sei", descreve um responsável do aparthotel.

"Quando chegámos ao quarto começámos a discutir e ele agrediu-me. Deu-me empurrões, socos e não me deixava sair do quarto. Só não me bateu mais porque me defendi. Fui ao carro dele buscar uma daquelas armas que dão choques e chamei a Polícia", conta Juliana, que apresentou queixa e voltou a Espanha.

"Recebi ameaças para não ir com isto para a frente, mas não podia desisitir. O meu pai e a minha mãe nunca me bateram e não admito que encostem a mão em mim", relata a cidadã brasileira.

Durante dois dias o Expresso tentou contactar Manuel Vilarinho, que teve sempre o telemóvel desligado.”

( http://clix.expresso.pt/manuel_vilarinho_acusado_de_agressoes_a_mulher_brasileira=f501474 )

dragao vila pouca disse...

Fiquem-se com esta, mas tem mais no Dragão até à morte.

«MP arquiva queixa contra Gonçalves PereiraEX-LÍDER DO CONSELHO DE JUSTIÇA VISADO PELA FPF

O Ministério Público (MP) de Lisboa arquivou a queixa-crime da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) contra o ex-presidente do Conselho de Justiça da FPF, num processo em que Gonçalves Pereira era acusado de abuso de poder.
No despacho de arquivamento a que a Lusa teve acesso, o MP contraria o parecer de Freitas do Amaral, que serviu para validar as decisões dos restantes conselheiros na reunião de 4 de Julho de 2008 e para Gilberto Madail pedir uma reunião com Pinto Monteiro, Procurador-geral da República, de que resultou a queixa-crime agora arquivada.
"Do ponto de vista da factualidade objectiva típica, não se descortina uma clara conduta desviante (aliás, actos afectados por vícios e irregularidades foram, eventualmente, praticados por todos, na 1.ª e na 2.ª parte da reunião) em nenhum dos actos em causa; não ocorre uma interpretação jurídica inadmissível e infundada, mas a condução do processo pela forma que, nas circunstâncias e para o arguido, parecia mais adequada", lê-se no documento.
O MP critica todos os membros do CJ e chega mesmo a duvidar das decisões tomadas após o abandono da reunião por parte de Gonçalves Pereira: "O funcionamento do órgão, mesmo na ausência do Presidente e apesar dos seus actos, é a confirmação da inaptidão destes para alcançar uma decisão".
"Para que a conduta constituísse crime de abuso de poder (ou outro que não se divisa), haveria que estarem reunidos indícios de: inadmissibilidade legal do sentido dos actos (e não apenas da sua menor adequação ou da sua incorrecção jurídica, em virtude de erro ou menor conhecimento)".
Pelo despacho de arquivamento sabe-se também que, segundo João Leal, chefe do Departamento Jurídico da FPF, a admissibilidade das escutas telefónicas era o assunto das conversas dos conselheiros nesta altura, "tendo chegado a realizar-se uma reunião preparatória sobre a matéria, uma a duas semanas antes da reunião [4 de Julho de 2008]. Nesta reunião, ter-se-á, aparentemente, formado uma corrente de maioria tangencial no sentido da invalidade da utilização daquelas em processo disciplinar".
Na reunião do CJ de 4 de Julho de 2008 foram considerados improcedentes os recursos de Pinto da Costa e do Boavista, que viram confirmadas as penas da Comissão Disciplinar da Liga do Apito Final, de que resultaram dois anos de suspensão para Pinto da Costa, seis pontos de penalização para o FC Porto, quatro anos de suspensão para João Loureiro e a despromoção do Boavista.
Paralelamente, prosseguem nos tribunais acções cíveis interpostas por Gonçalves Pereira, Pinto da Costa, FC Porto, João Loureiro e Boavista, em que se reclama a invalidade das decisões da reunião do CJ de 4 de Julho de 2008, confirmadas pela FPF após o parecer de Freitas do Amaral.»

Um abraço

c. silva disse...

"Estardalhaços cénicos

Tirando José Maria Pedroto que, se não tivesse morrido, teria ficado no FC porto enquanto quisesse, praticamente todos os restantes treinadores da era Pinto da Costa estiveram sujeitos à lei-dos-dois-anos. Isto é, duas épocas no comando da equipa e, com títulos ou sem títulos conquistados (quase sempre com títulos conquistados, é claro), adeus, até mais ver. Excepção: Fernando Santos. E, se ele não se tivesse deixado seduzir pelo Barcelona, Bobby Robson, evidentemente.
Ora, num momento em que Jesualdo ferreira se apresta para cumprir a sua terceira temporada de azul-e-branco e em que muita gente (os habituais media) mostra pressa em querer colocar desde já na agenda a questão da prorrogação do seu contrato, duas notas. A primeira, para dizer que acho muito bem que lho prorroguem, porque se trata de um treinador muito sabedor, muito sério, muito competente na acção, que executa com princípios e método, de trás para a frente, da base até ao topo possível, sem golpes mágicos nem estardalhaços cénicos, antes com respeito pelas palavras, pelo discurso. Até pela imagem e, coisa nada dispicienda, com resultados, quer nas competições que disputa, quer na rápida mas sólida potenciação das virtualidades, quer físicas, quer técnicas, quer sobretudo tácticas, dos seus jogadores. Por isso, para quê mudar?

A segunda nota: não é obviamente inocente a (referida) pressa desses media em levantar a tal questão, uma vez que o campeonato está na fase decisiva e (para os anti-portistas) tudo o que possa desestabilizar o "inimigo" é bom. Embora Jesualdo lhes tenha respondido à altura: "Esse problema (o da renovação do contrato) não me incomoda nada. A minha ambição é a de sempre e sempre a mesma: ganhar". Mais nada."
Tavares Teles, Expresso Online