quinta-feira, 30 de abril de 2009

Para os Barreiros

Eu fazia alinhar a mesmíssima equipa que jogou contra o Setúbal (com a saída do Tomy e a entrada do Sapunaru ou do Fucile para a direita da defesa).

Mas palpita-me que o prof. vai alterar a equipa e tornar o meio campo mais defensivo. Daí vai jogar com a seguinte equipa:

Helton
Sapunaru/Fucile, B. Alves, Rolando e Ally
Fernando, Tomy e Meireles,
Rodriguez, Lisandro e Mariano.

Aviso já que não concordo.

É que, para mim, nós temos de jogar para GANHAR. E as vitórias começam nas mensagens dos treinadores….

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Barça - Chelsea

Ontem vi a meia final da Champions.
Devo dizer que foi a primeira vez que vi este ano o Barça.
Estava com grande expectativa, até pelos constantes elogios que tenho ouvido e lido ao futebol extraordinário do Barça.
Mas foi um jogo muito fraco.
O Chelsea estacionou o autocarro lá atrás e ficou à espera que o genial-todo-o-terreno Drogba dizimasse a defesa contrária.
O que esteve quase a acontecer.
E seria uma tremenda injustiça.
Mais uma, em que o futebol é fértil.
E que o torna tão emocionante.
Afinal, estamos apenas perante mais um caso em que o futebol espectáculo corre o risco de ficar a ver navios ...

Mas o que me leva a escrever este post foi uma decisão a que assisti ontem e que me deixou verdadeiramente estupefacto.
.
Corria o minuto 70, portanto, ainda havia 20 minutos para jogar, e, numa meia final de uma champions, a jogar fora de casa, perante outra potência mundial, assisto a isto - um treinador, vendo que o seu melhor jogador, o cérebro da equipa, o homem de todos os momentos, no fundo, a sua alma, um treinador, dizia eu, vendo que o seu melhor jogador - refiro-me ao grande Lampard - está a jogar muito abaixo do esperado e que pode melhorar o rendimento da equipa, faz só isto - retira-o de campo, substituindo-o por outro jogador que nem sequer joga na mesma posição. .
.
Coincluí então que, de facto, Guus Hiddink é um treinador de top mundial. Da pura elite. Estará, seguramente, neste momento, no top 3 - Capelo, Fergusson e Hiddink.
.
Só um treinador "super" seria capaz de tal substituição.
.
Pensei até "será que o nosso seria capaz ?", mas, acto contínuo, decidi não pensar mais nisso...

"Pode ser" ... com ...


.

.

Que dupla para os Barreiros (estádio do Marítimo)! Até tremo só de pensar ...

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Estou (outra vez) indignado…

o Orelhas não merecia isto que lhe aconteceu ontem
.
.

VOTA VIEIRA !

Ufa... Sem Hulk e Luxo foi uma vitória LIXAda

26ª jornada da Liga 2008/2009
Estádio do Dragão, no Porto
Árbitro: Paulo Baptista (Portalegre)

FC PORTO: Helton, Tomás Costa, Rolando, Bruno Alves «cap» e Cissokho; Mariano, Fernando e Raul Meireles (Guarín aos 90m); Lisandro (Rabiola aos 89m), Farías e C. Rodríguez (Tarik aos 84m);
Treinador: Jesualdo Ferreira;

V. SETÚBAL: Kieszek; Janício, Robson Auri e Anderson; Hugo e Zoro; Bruno Gama (Michel aos 57m), Ricardo Chaves (Regula aos 70m) e Leandro Lima (Bruno Ribeiro aos 57m); Leandro Carrijo;
Treinador: Carlos Cardoso;

Resultado final: 2-0;
Marcadores: Lisandro (aos 61m e 68m);

quinta-feira, 23 de abril de 2009

A vencer desde 1893 .... e, especialmente, há 27 anos, desde 23 de Abril de 1982

.
BRAVO, NGP ! FORÇA ! VENHAM MAIS 27 !
(... e um grande Museu para guardar e exibir os Troféus...)

Glória aos apurados, honra aos eliminados

2ª Mão da meia-final da Taça de Portugal
Estádio José Gomes, na Amadora
Árbitro:
Carlos Xistra (AF Castelo Branco)
.
ESTRELA DA AMADORA: Filipe Mendes; Ney, Nuno André Coelho, Tengarrinha e Nélson Pedroso; Fernando Alexandre, Vítor Vinha (Rui Varela aos 28 min), Jardel (Celestino aos 73 min)e Pedro Pereira (Moreno aos 82 min); Varela e Anselmo «cap.»;
Treinador: Lázaro Oliveira;
.
FC PORTO: Nuno «cap.»; Sapunaru (Cissokho aos 76 min), Stepanov, Rolando e Fucile; Madrid (Fernando aos 54 min), Guarín e Tomás Costa; Lisandro, Farias e Hulk (Tarik aos 12 min);
Treinador: Jesualdo Ferreira;
.
Resultado final: 2-1;
Marcadores: Farias (aos 4 min), Rui Varela (aos 33 min) e Anselmo (aos 41 min);

quarta-feira, 22 de abril de 2009

"É falta" … expulsão … castigo de 1 jogo.

É verdade.
Em tempos, Adriaannse, perante a disputa de um lance, disse para o árbitro - “É falta”.

Resultado, foi expulso e castigado com 1 jogo de suspensão.

Agora, o Paulo Bento diz do Paixão o que Maomé não disse do toucinho, por sua vez o Paixão não diz tudo o que devia ter dito no relatório e o resultado, aplicado pelo Ricardo Costa, é este – 500 euros de multa …

Está aberta a porta para o regabofe….

P.s. – Podem estar tranquilos que hoje não posto mais…

Vi ontem o Trio d´Ataque e .... assim, sim !


P.s. - Apesar de já não estar na forma de outrora, continua a fascinar-me assistir às prestações semanais desse grande símbolo do PORTISMO chamado Dr. Pôncio Monteiro. O que faço religiosamente (delicio-me com os já famosos "comprimidos"). E louvo-lhe a paciência necessária para aturar o desgovernado e hilariante Barroso. Que de futebol pouco sabe. E que faz da palavra "rEdículo" (com E) o seu "clube" de eleição...

terça-feira, 21 de abril de 2009

Não estou a gostar da brincadeira...

Ruben Micael, um 10 moderno
VISTO COMO UM JOGADOR QUE GOSTA DE TER A BOLA

Ruben Micael está sob os holofotes da fama por via da boa campanha que vem realizando ao serviço do Nacional e, principalmente, do interesse do Benfica em contratá-lo .”
(Record)

Muito obrigado, Dr. Gil Moreira dos Santos, pelo seu extraordinário trabalho


Para aqueles que não sabem de quem falo, informo que se trata do mui ilustre advogado de Pinto da Costa que teve a fácil (porque tinha a verdade do seu lado) mas simultaneamente hercúlea (pela gigantesca trama que foi criada) tarefa de defender Pinto da Costa nos processos criminais que contra ele foram montados. O que fez com o brilhantismo, a sabedoria e o sucesso que se sabe.
.
Aqui fica o meu sincero agradecimento.

A este propósito parece-me oportuno citar um artigo de um fulano, o qual até nem aprecio particularmente, de seu nome, José Manuel Meirim, e que foi publicado no Público:


1. Nos momentos que se seguiram à absolvição do presidente do FC Porto, no Tribunal de Vila Nova de Gaia, ao contrário do que seria de esperar - olhado o passado recente -, o meu telefone não tocou. Nenhum jornalista recolheu declarações de reacção, procurou dissipar dúvidas jurídicas ou antecipar cenários futuros. Silêncio total.

Por outro lado, o Apito Dourado, neste segmento, também se encontra silenciado.

O que se terá passado?


2. Há dois modos de ler a falta de interesse jornalístico pela notícia daquela absolvição, bem como a ineficácia sancionatória da reabertura dos processos que tiveram o presidente do FC Porto como figura central. Há uma leitura politicamente correcta e uma outra politicamente incorrecta.

De acordo com a primeira, a última decisão judicial (bem como as anteriores) é fruto do normal funcionamento do Estado de direito democrático, em particular, da sua justiça. Corridos os seus termos, os processos chegaram a um resultado possível e fez-se justiça. Tudo se terá passado dentro da normalidade e, portanto, apenas nos temos que congratular pelo funcionamento das instituições.


3. A leitura politicamente incorrecta é bem mais complexa.

O silêncio da imprensa revela uma crença de que o desfecho era expectável, não constituindo notícia que concentrasse as atenções da opinião pública, mais do que o estritamente necessário. Mais coisa, menos coisa, no final, ninguém seria condenado. Já estamos habituados. É sempre assim: com os 'poderosos', "isto não vai dar em nada".

Se essa pode ser uma razão válida para que não ouvisse o meu telefone, não ouvir o Apito Dourado pode ser interpretado como um fracasso da acusação pública.

Com efeito, seria de crer que a reabertura dos processos - acompanhada, como sempre, de forte alarido mediático -, se viesse a revelar eficaz, tendo por base o testemunho de uma pessoa a quem ninguém - a não ser essa mesma acusação pública - reconhecia autoridade moral e crédito?

Quanto de voluntarismo e protagonismo, e mesmo de incompetência, terá concorrido para tal acusação? Quantas horas e recursos públicos se gastaram na investigação e na acusação? Para quê?
.
Terá valido a pena - ao interesse público da aplicação da justiça e da perseguição dos criminosos - levantar toda uma máquina, formar equipas especializadas, task forces?

4. Ora, independentemente, de ninguém vir a (des)valorizar o desempenho da acusação pública - mais um fracasso a ser levado à conta da subjectividade das "coisas do direito" -, o que fica dele, e isso é muito grave em termos de consciência social, é que, mais uma vez, a justiça falhou, sendo perfeitamente ineficaz para com as más condutas dos "poderosos". Terá falhado? Ou alguém ou alguns falharam?

O pior que pode ocorrer para os valores da justiça são precisamente estas furiosas vagas plenas de voluntarismo e protagonismo que, no final, quando chegam à praia não passam de areia húmida.

Assim se mina, de forma quase irrecuperável, a confiança na Justiça.

5. Fica-nos, no entanto, uma certeza. Solicitada a comentar a decisão do tribunal, a procuradora-geral adjunta Maria José Morgado declinou o convite, afirmando que não comenta decisões judiciais.

Está aí, pois, seguramente, a única coisa que não comenta.”


(retirado, com consentimento presumido, do “Futebolar”)

domingo, 19 de abril de 2009

Vitória importante na ressaca da Champions

25ª jornada da Liga Portuguesa 2008/2009
Estádio Cidade de Coimbra
Árbitro:
Olegário Benquerença (Leiria)

ACADÉMICA: Peskovic; Pedrinho, Amoreirinha, Orlando e Pedro Costa; Tiero (Licá aos 63m), Nuno Piloto «cap» e Cris; Miguel Pedro (Madj aos 73m), Saleiro (Eder aos 63m) e Lito;
Treinador: Domingos Paciência;

FC PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Bruno Alves «cap» e Cissokho; Mariano, Fernando e Raul Meireles (Guarín aos 82m); Lisandro (Farías aos 82m), Hulk e C. Rodríguez (Tomás Costa aos 73m);
Treinador: Jesualdo Ferreira;

Resultado final: 0-3;
Marcadores: Rolando (aos 57m), Lisandro (aos 59m, g.p.) e Mariano (aos 90m);

sexta-feira, 17 de abril de 2009

A vingança do chinês...

Ao menos não saíram daqui a rir... ;-)

Lucho

Ficamos sem o Comandante até ao fim da época...

Quem será o melhor para o substituir?
Mariano? Tommy? Guarin?
E teremos um desses a fazer de Lucho, ou será o Meireles a fazer de Lucho, e alguém a fazer de Meireles?...

Eu talvez fosse para o Tommy. A fazer de Meireles.
E acho que a equipa não vai abalar, e vamos concluir a época com brilhantismo.

Desabafo sentido e orgulhoso

"Triste. Estou triste porque amo este clube com todas as minhas forças e esta noite não foi feliz.

Nem sei bem o que dizer, as lágrimas correm-me pela cara porque sinto que faltou apenas um pouco de sorte ... sorte que eles tiveram por fazer um golo tão cedo – logo no primeiro pontapé - e por não sofrerem um golo numa das várias oportunidades que criámos com todo o mérito...

Maldita sejas sorte, que nos abandonas sempre quando mais precisamos de ti ... correu tudo mal ... sem o líder no banco, sem o comandante no relvado, sem a sorte no remate.

Dói-me a alma, mas há uma coisa que suprime isso tudo - ORGULHO.

Orgulho, por enfrentarem sempre o MU olhos-nos-olhos, sem medo, sem receio; orgulho por dignificarem e honrarem o símbolo que têm na camisola, que se f… o país, não merece.

Obrigada guerreiros, obrigada pela bela campanha que fizerem, e pela forma como se bateram, não vos podia pedir mais do que me deram, porque tentarem tudo.

Olhem para trás. No inicio, quantos disseram que a equipa inexperiente não tinha qualidade para a Champions ?
Pois, venceram o grupo de forma categórica, eliminaram o At. Madrid e foram com tudo o que tinham e puderam para cima da "melhor equipa do mundo" que foi dominada em casa, e hoje, fez o golo no primeiro remate que efectuou à baliza e aproveitou cada paragem de jogo para queimar todos os segundinhos ... medo ? Foram eles que o tiveram!!

Olhem para a frente, temos um Treta à distancia de cinco vitórias e um pé na final da Taça.

Mais uma vez, obrigada Campeões ! Obrigada por tudo !
.
O meu nick será eterno !”
.
.
(Comentário à nossa eliminação feito 3 posts atrás pelo nosso leitor chamado Orgulhoazulebranco e que bem merece um post)

(O título é da minha responsabilidade)

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Há dúvidas?























.....................NA VITÓRIA.............................................................NA DERROTA
.
Caso o FCP tivesse passado às meias finais alguém ainda tem dúvidas que, na edição de hoje, haveria uma inversão do destaque dado ao nosso jogo com a notícia sobre o Miccoli?
.
E assim vão as glórias do mundo...

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Faltou só um danoninho...

2ª mão dos quartos-de-final da UEFA Champions League
Estádio do Dragão, no Porto
Árbitro:
Massimo Bussacca (Suíça)

FC PORTO: Helton; Sapunaru (Tomás Costa aos 80m), Rolando, Bruno Alves e Cissokho; Lucho «cap» (Mariano aos 31m), Fernando e Raul Meireles; Lisandro, Hulk e C. Rodríguez (Farías aos (63m);
Treinador: José Gomes;

MANCHESTER UNITED: Van der Sar; O’Shea, Ferdinand, Vidic e Evra; Anderson (Scholes aos 77m), Carrick e Giggs; Cristiano Ronaldo, Berbatov (Nani aos 68m) e Rooney;
Treinador: Alex Ferguson;

Resultado final: 0-1;
Marcadores: Cristiano Ronaldo (aos 6m);

terça-feira, 14 de abril de 2009

Será que ainda não perceberam?

UEFA.COM (terça-feira, 14 de abril de 2009)

"Jesualdo suspenso para o United

O treinador do FC Porto, Jesualdo Ferreira, vai estar ausente do banco de suplentes na quarta-feira, em partida da segunda mão dos quartos-de-final da UEFA Champions League diante do Manchester United FC, na sequência da decisão tomada na reunião desta terça-feira pelo Comité de Recursos da UEFA e relativa à primeira mão dos oitavos-de-final da UEFA Champions League, ante o Club Atlético de Madrid, no dia 24 de Fevereiro.

Castigo e multa
O Comité de Controlo e Disciplina da UEFA determinou no mês passado a suspensão de Jesualdo Ferreira por dois jogos, devido a um gesto feito na direcção do árbitro após ter sido anulado um golo ao FC Porto na primeira parte do referido encontro. O FC Porto foi ainda multado em 25 mil euros por conduta imprópria dos seus adeptos (cânticos insultuosos, arremesso de projécteis, detonação de engenhos pirotécnicos), assim como pela entrega atrasada da ficha de jogo da equipa.
.
Recurso
O FC Porto interpôs um recurso contra a decisão e pediu a suspensão do castigo. Consequentemente, Jesualdo Ferreira pôde ocupar o seu lugar no banco na primeira mão dos quartos-de-final, na semana passada.

Princípios de desportivismo
O Comité de Recursos determinou que a conduta do treinador do FC Porto violou os princípios de desportivismo (Artigo 5 do regulamento disciplinar da UEFA – clique
aqui para ver). O veredicto tem em conta o seu cadastro disciplinar imaculado. Como tal, o recurso do FC Porto foi parcialmente deferido. Jesualdo Ferreira foi suspenso por dois jogos das competições europeias, mas o segundo desafio fica em pena suspensa por um período de dois anos. Isto significa que o castigo aplica-se ao encontro do FC Porto na UEFA Champions League desta próxima quarta-feira. A multa de 25 mil euros aplicada ao FC Porto pelo Comité de Controlo e Disciplina mantém-se."
.
Por outro lado,
MAISFUTEBOL (terça-feira, 14 de abril de 2009)
.
"Manchester Utd treina no Dragão sob o olhar...do árbitro
.
Apenas quinze minutos para ver os campeões europeus treinarem no relvado do Dragão. Os 23 jogadores que o Manchester United trouxe ao Porto fizeram uma sessão de reconhecimento ao recinto, se bem que, para alguns deles, o Dragão já não tem nada a esconder.
.
Os jornalistas puderam assistir ao aquecimento e, curiosamente, verificar que o árbitro da partida, o suíço Massimo Busacca e os assistentes estavam também junto ao relvado, em frente à cabina destinada ao quarto juiz, olhando os craques da equipa inglesa."
.
Não restam dúvidas, está a ser preparada uma "caldeirada" para o jogo de amanhã.
A nossa presença nesta Champions e possível passagem à meias finais está a incomodar muita gente.
Principalmente aqueles que falaram demais antes do tempo e daquilo que não sabiam.
.
Mas, "listen to me carefully. I shall say this only once":
Caros amigos da corja jornaleira,
Caros Freteiro Delgado, Rui Carraspana, Geloso Santos e outros afins,
Caro Platini e "sus muchachos" (sim, porque o teu dedo está por aqui),
M E N T A L I Z E M - S E!!!
.
Será que ainda não perceberam que aquilo que não nos mata, só nos fortalece!!!
.
É, portanto, altura de cerrar fileiras. Todos. Jogadores e adeptos.
E jogar futebol.
Como se não houvesse amanhã.
Como uma verdadeira equipa. Com concentração. Com humildade. Com personalidade. Com espírito de sacrifício e de entreajuda. Com a mesma raça, atitude e querer da 1ª mão.
.
A nossa resposta a estes comportamentos "manhosos" vai ser dada em campo.
.
Por mim, estarei no Dragão para dar o meu apoio INCONDICIONAL até ao fim.
.
A minha equipa: Os suspeitos do costume.
.
E ATÉ OS COMEMOS, CARAGO!!!
.
Um abraço a todos e um forte POOOOORTOOOOO!!!

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Tem de ser (ainda) MELHOR

Raul Meireles e (a 2ª mão com) o MU: «Esperamos fazer igual ou melhor».

Ora bem, Raul, igual (exibição) não vai chegar para derrubar "a" MU (máquina do United). Não vai mesmo. Eles, para além de jogadores fabulosos (entre os quais o melhor do mundo !), têm uma equipa fortemente coesa e muito, mesmo muito, experiente (nem vou comparar com os nossos putos). E um treinador que a sabe toda. Acresce o poderio do clube. E a benção do Platini...
.
Mas, atenção MU, nós somos o Futebol Clube do Porto. O Bicampeão do Mundo. Sabemos que podemos perder ou ganhar, respeitamos todos os adversários, mas não temos medo de ninguém. E acreditamos SEMPRE que podemos ganhar. SEMPRE. Seja onde for e contra quem for. Faz parte do nosso ADN. Dia 15 de Abril de 2009 não será excepção...

Na 4ª feira marcar primeiro vai ser fundamental. Porque aposto que vai/vão haver golos.
.
Vai ser um previlégio único, aconteça o que acontecer, assistir ao vivo ao jogo de 4ª feira. Lá estarei para dar o meu apoio do primeiro ao último minuto. E para, no final, em qualquer caso, ovacionar a minha equipa. Pelo ORGULHO e ALEGRIA que (mais uma vez) me fez sentir a semana passada. Jogo que, curiosamente, vi rodeado de ingleses (não confundir com hooligans, nem coisa que se pareça).
.
Seria sempre histórico ver na 5ª feira mais duas capas que exemplificam na perfeição o que é um jornal (de renome e projecção mundial) e o que é um pasquim, que até parecem de países trocados:

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Reyes

Portanto... a simulação do Reyes não dá direito a suspensão porque os não sei quantos requisitos não se verificam... é isso?
Perfeito!

O lance é aquele em que o Reyes "expulsa" o jogador da Académica, simulando a rasteira por trás.

E como diz o nosso leitor Valgini, em email para o nosso blog:

"A simulação do Reyes para expulsar um adversário parece-me nojenta ( Ai se o Jesualdo vê estas imagens…)
Mas Reyes está totalmente isento de culpas. Isto foi mão do Pinto da Costa para que o jogador da Académica não possa jogar contra o FCP…"

domingo, 12 de abril de 2009

Movimento de Apoio à Recandidatura de Pinto da Costa


Nos 2 ultimos jogos no Dragão tenho-me confrontado com a possibilidade de manifestar o apoio à recandidatura do NGP (Nosso Grande Presidente) através do Movimento de Recolha de Assinaturas, organizado à entrada do Dragão! Mais uma vez manifestei vontade e efectivamente formalizei o apoio!


Para todos os associados apoiantes do NGP apelo para que estejam atentos nos proximos jogos no Dragão no caso de entenderem efectivar o respectivo apoio a mais um mandato à frente do nosso Clube, da nossa Instituição!


Como grande "obreiro" enquanto Instituição vencedora aqui e alem fronteiras, por toda a sua dedicação, disponibilidade e defesa intransigente dos interesses desta Instituição que orgulha não só todos os Portistas como deve ser igualmente um Orgulho a nivel nacional, para todos os Portugueses, o NGP simboliza e "encabeça" a nossa Mentalidade Ganhadora que se traduz no reconhecimento a nivel Europeu e Mundial!


Por todo um passado bem sucedido com muitos titulos e para um presente e futuro que se pretende igualmente vencedor, ninguem desempenhará melhor a função de PRESIDENTE DO FCP do que JORGE NUNO PINTO DA COSTA !


Saudações

Voltaram os golos ao reino do Dragão

24ª jornada da Liga Portuguesa 2008/2009
Estádio do Dragão, no Porto
Árbitro:
João Capela (Lisboa)

FC PORTO: Helton; Rolando, Bruno Alves e Cissokho; Lucho «cap» (Tarik aos 67m), Andrés Madrid e Raul Meireles (Guarín aos 45m); Mariano, Farías e C. Rodríguez (Hulk aos 45m);
Treinador: Jesualdo Ferreira;

ESTRELA DA AMADORA: Nélson «cap» (Filipe Mendes aos 45m); Hugo Gomes, Nuno André Coelho, Mustafa e Ney; Fernando Alexandre e Marcelo Goianira; Moreno (Anselmo aos 75m), Jardel (Celestino aos 60m) e Silvestre Varela; Rui Varela;
Treinador: Lázaro Oliveira;

Resultado final: 3-0;
Marcadores: Bruno Alves (aos 29m), Farías (aos 58m e 65m);

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Onde está a maior azia?

Ou se preferirem,
Where´s Wally?
(versão corja jornaleira desprezível e medíocre).
.

ANTES DO JOGO

DEPOIS DO JOGO

Que equipa para amanhã com o Estrela da Amadora?

No jogo do campeonato, devemos a apresentar a mesma equipa que jogou para a LC, excepto o Licha que está (injustamente) castigado?


Devemos continuar a rodar, numa gestão inteligente o plantel, atendendo a segunda mão da LC, já na quarta feira?

Deve o Lucho e o CR devem jogar de início? E o Mariano ou o Tarik ou o Tomás Costa?

Uma coisa é certa, este ano temos um plantel com mais soluções e mais equilibrado que nas épocas transactas e, por isso, estas dúvidas são, salvo melhor opinião, pertinentes.

A minha escolheria: H, S, BA, Rolando e Cissokho, F, RM e Lucho, Farias, CR e H. E depois de enfiar "três batatas" na primeira parte, aí, sim, começava fazer gestão de activos...

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Comentários...

Vi o jogo com o Manchester, em directo, na SPORTTV.
Os comentários proferidos após o 2-1 eram de total descrença.
“Foi pena”, “este resultado muda tudo na eliminatória”, “assim já é muito complicado”, etc.
A cada um destes comentários, eu passava-me da cabeça… E insultava-os do pior.
Este discurso não estava de acordo com o jogo que se estava a assistir.
Este discurso não é de portista.
Provavelmente é o discurso a que eles estarão habituados a fazer quando comentam jogos do seu clube… que não é certamente o meu clube.

O que havia a dizer era que tínhamos de empatar, ter fé até ao fim, que com a qualidade que estávamos a demonstrar ainda iríamos empatar, que merecíamos o empate, ou a vitória.
O que havia a dizer era um grande VAMOS PORTO!
Mas não… foi um discurso de pequeninos…
É este o tipo de comentadores que temos de suportar.

Hoje vi na net o resumo da SIC comentado.
O homem parece estar a relatar um funeral…

De igual modo podemos falar das capas do Record…
Dá-se-lhe a importância de um jornal desportivo nacional. Mas de nacional não tem nada.
É um jornal regional lisboeta.
E anti-portista.
Até a Gazzetta dello Sport deu mais destaque à nossa exibição.

Pelo contrário, ouvi ontem no rádio o lance do nosso segundo golo.
Pelo João Ricardo Pateiro.
Até arrepia!
Até o hino cantou!
Assim sim!
O que nós queremos é que o homem que relata, ou comenta, o faça como se fosse um adepto do nosso clube. Que grite golo, que nos entusiasme.
Nun jogo internacional que o faça pelos nossos, e num jogo nacional que o faça pelos dois.
Obrigado TSF.

Enfim, é um país cheio de gente incompetente, tendenciosa e raivosa.
Não todos, mas a maioria.
Mas ser portista também é aguentar estas coisas.
Habituados estamos nós.
E é por isso que somos melhores que os outros.
Isto faz-nos mais fortes.

É um ORGULHO ser do FC PORTO.

Vejam (ouçam) alguns excertos de um relato da TSF:

quarta-feira, 8 de abril de 2009

O Esplendor de Portugal

Qual “Teatro dos Sonhos”, qual carapuça!!!
De sonho foi a nossa exibição como EQUIPA.
Que raça. Que querer. Que atitude. Que lição de futebol. Que magníficos e bravos DRAGÕES!!! E que… INJUSTIÇA não termos ganho.

Sinto-me cansado. De rastos.
A intensidade emocional durante o jogo foi enorme.
Ainda bem que não sou cardíaco, porque se fosse já não estaria a aqui a escrever estas breves linhas.

Mas sinto, também, o peito inchado de ORGULHO.
Aqui estão os “heróis do mar” cantados no nosso hino.
Aqui está o único clube que eleva bem alto o nome da nossa “nação valente, imortal”.

E que triste é a Nação que, por vezes, não nos sabe valorizar.

Como triste é a corja jornaleira desprezível que nos tenta espezinhar sempre que pode e nos remete para o mais insignificante canto do jornal, preferindo destacar a mediocridade de outras cores. Ou que analisa os lances dos nossos jogos com uma cegueira raivosa.

E ainda mais tristes são os nossos adversários(?) que tentam menorizar os nossos feitos de forma a justificar a incompetência da sua gestão e espoliar-nos daquilo que é nosso por direito - jogar com os nossos pares na Champions – tentando, na secretaria, atingir uma prova para a qual não tem categoria nem sequer para limpar as nossas chuteiras.

Como já escrevi noutra altura, ponham os olhinhos nesta exibição e tenham VERGONHA na cara. E saibam, duma vez por todas, respeitar o passado e presente glorioso deste clube, único em Portugal que sabe dignificar o seu País nas competições europeias. E o único com grandeza e prestígio internacional dignos desse nome.
Mas se quiserem continuar a esconder a cabeça na areia, pois muito bem... que o façam. A nós resta-nos continuar a ganhar dentro de campo, pois um futuro igualmente glorioso espera-nos.

E quanto a ti, Ferguson? Será que ainda pensas que foi um sorteio feliz?
Ou será que finalmente também aprendeste a respeitar um dos maiores clubes mundiais?
Hummm… a fotografia é a mesma, mas parece-me que o teu sorriso está mais amarelito. Deixa estar. Isso passa.

É pá, não sei, mas… se calhar em vez de andares para aí a pensar no adversário temível que é o Barcelona e coisa e tal, talvez te devesses preocupar em chegar lá primeiro.
E para chegares lá vais ter que ultrapassar este igualmente temível adversário que te saiu pela frente e que só não vos “espetou” mais umas batatinhas, porque, porque.
Mas isso sou eu a falar. Tu lá sabes da tua vida.
Não te esqueças é de agradecer ao árbitro amigo que tiveste. Aliás, aproveito para citar as tuas próprias palavras da conferência antes do jogo: "We were robbed. Absolute robbery."

Agora mais a sério.
Nada está ganho. Vai ser um jogo terrível no Dragão.
Este é um adversário que pode ganhar em qualquer campo.
Um adversário que transforma uma pequena falha em oportunidades de golo.
E para o eliminar vamos ter que jogar ao nível de hoje.
Como uma verdadeira equipa. Com concentração. Com humildade. Com personalidade. Com espírito de sacrifício e de entreajuda. Com a mesma raça, atitude e querer.
Mas aconteça o que acontecer, a página que escrevemos ontem não mais será apagada da História.

Termino com a seguinte referência: Num jogo de equipa fenomenal com várias exibições individuais magníficas, não posso deixar de destacar Fernando, um colosso em campo numa noite grandiosa.

P.S.: Umas palavrinhas finais para o coitado do Domingos Amaral: “Espera sentado!!!
.
As palavras dos nossos intervenientes:
Jesualdo Ferreira
"Mais do que o resultado, foi a exibição que nos deixou confiantes. Depois do que mostrámos, numa actuação marcada pela personalidade da equipa, que em certos momentos foi brilhante, só podemos ter boas perspectivas na eliminatória. Não são pontos que estão em disputa, são golos, e marcar dois fora de casa traduz-se numa vantagem grande."
"O empate soube a pouco. Criámos mais situações de golo do que o Manchester. Acredito que a vitória do FC Porto seria um resultado justo. Apesar da boa exibição e do resultado, sabemos que não podemos perder em casa se quisermos seguir em frente. Como sempre, vamos jogar para ganhar no Dragão. Chegámos aqui e agora queremos seguir em frente."
"A equipa cresceu muito nos últimos tempos, teve uma atitude séria. Tacticamente, a interpretação foi boa. Fomos melhores na primeira parte e sofremos o segundo golo quanto tínhamos o controlo do jogo. Só que, depois, fomos à procura do empate e conseguimo-lo. Ver jogadores como o Fernando e o Cissokho deu-me um gozo muito grande. Mesmo que daqui para a frente possamos ter jogos maus, só isto, de ver o Fernando e o Cissokho, e a equipa claro, já me deu muito prazer."

Um abraço a todos e um forte POOOOORTOOOOO!!!

terça-feira, 7 de abril de 2009

Remember us, mr. Ferguson???

Here we are again!!
Yes, we are in front!...
Who laughs last laughs best!!

Que excelente exibição!
Impressionante!
Chegar a Old Trafford, e neutralizar o Manchester como nós o fizemos, só está ao alcance de uma grande equipa.
Pois é... Ferguson riu-se cedo demais.
É que nós somos o FC Porto!

E cá para os da terrinha, mais uma vez o FCP demonstra que é muito superior a todos os outros clubes nacionais. No campo da mais temivel equipa mundial, mostramos de que somos feitos.
E no entanto, temos de aturar os idiotas Filipe Vieira, Correio da Manhã, Record, etc...
Tristes!

Que orgulho ser do FC Porto!!!

segunda-feira, 6 de abril de 2009

TERÁ SIDO ?


.

Muitas vezes pela boca morre o peixe.....

---------------------------------------------------------------------

.

NÓS SOMOS A TUA VOZ

QUEREMOS ESTA VITÓRIA

CONQUISTA-A POR NÓS

ALLEZ, PORTO, ALLEZ ...

FILHO DE PEIXE SABE NADAR

(clique na imagem para ampliar )
(retirado do jornal Record de ontem)

domingo, 5 de abril de 2009

Mais 3 "envelopes" a caminho do título...

23ª jornada da Liga Portuguesa 2008/09
Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães
Árbitro:
Carlos Xistra (AF Castelo Branco)

PAUS MANDADOS FC: Nilson; Lionn (Andrezinho aos 7 min), Gregory, Moreno «cap.» e Milhazes; Custódio (Fajardo aos 64 min), João Alves (Santana aos 77 min), Desmarets e Nuno Assis; Marquinho e Roberto;
Treinador: Manuel Cajuda;

FC PORTO: Helton, Sapunaru, Rolando, Bruno Alves «cap.» e Cissokho; Fernando, omás Costa (Lucho aos 66 min) e Raul Meireles (Madrid aos 85 min); Mariano, Farías e Hulk (C. Rodríguez aos 83 min);
Treinador: Jesualdo Ferreira;

Resultado final: 1-3;
Marcadores: Roberto (aos 19 min), Farías (aos 52 min), Mariano (aos 58 min) e Rolando (aos 88 min);

DESCUBRA AS DIFERENÇAS

Ponto 1.

Orelhas, ontem, na inauguração de uma gruta do clube, sob o estrondoso aplauso das suas hostes (que conseguiram o extraordinário feito de não se rir):

"A nossa missão é estar no primeiro patamar em todas as frentes", iniciou, destacando satisfação pelos "activos humanos" do clube: "Se seguirmos nesta linha seremos imparáveis.

Estamos cada vez mais fortes para consolidar o que iniciámos há 8 anos
."
(Record)

.

.

Ponto 2
Ministro de Governo tirano, em Bagdad, há uns anos, também sob o forte aplauso dos seus correligionários (do governo lá do sítio):
.


sexta-feira, 3 de abril de 2009

ABSOLVIDO ("CASO DO ENVELOPE")

.
O que não ficou provado no "caso do envelope":


- Não ficou provado que Pinto da Costa entregou um envelope a Augusto Duarte com 2.500 euros para que este favorecesse no jogo contra o Beira-Mar com actos contrários às leis do jogo e com benefício para o FC Porto.

- Não ficou provado que Augusto Duarte tenha favorecido o FC Porto no jogo.
(...)
(JN)
(em actualização)

quinta-feira, 2 de abril de 2009

24 DE JANEIRO DE 2007

É verdade, já foi há mais de 2 anos.
O Apito Dourado estava no auge.
Tinha acabado de sair (Dezembro de 2006) este filme de ficção:




Eram tempos tremendos.
O cenário era negro.
Quase diria apocalíptico.
Muitos portistas, alguns deles bem ilustres, pediam, inclusive, a cabeça do presidente. Exigiam a sua demissão.

Aqui no blog, sempre fomos totalmente contra.
Sempre apoiamos o maior dirigente desportivo mundial de todos os tempos – o (N)osso (G)rande (P)residente. A nossa confiança no NGP sempre se manteve intacta.

E, pela minha parte, quero reiterá-la hoje, independentemente da decisão que sairá, amanhã, do julgamento do chamado “caso do envelope”.

Aliás, sobre o Apito Dourado, sempre pensamos que mais não era do que um processo territorial e premeditadamente delimitado. E com objectivos perfeitamente claros e definidos.

Daí que, e regressando a Janeiro de 2007, eu depois de ver (o despacho d)a Dr.a Maria Morgado a REABRIR processos que já estavam ARQUIVADOS e depois de ver que o fazia com base em filmes de ficção, tenha escrito aqui no blog um LONGO post, embora versando especialmente o “caso da fruta”, que me apeteceu agora (e novamente) reproduzir:


O Apito Avermelhado e o Despacho de MJM !


1. Tinha a Maria José Morgado (MJM) como séria. MANTENHO !

.
2. Tinha a MJM como pessoa com forte personalidade. Alterei para “com personalidade” !

3. Tinha a MJM como competente. Passei para “esforçada” !

4. Tinha a MJM como conhecedora da realidade humana. Alterei para “crente” !

5. Tinha a MJM como fria e calculista. Agora .... criativa !

6. Tinha a MJM como uma péssima utilizadora da língua portuguesa escrita. Confirmei !

7. Tinha a MJM como inteligente. Bem ... aqui nem vou dizer o que penso actualmente ....

8. O despacho. O que nos “diz” (em sentido amplo) então o despacho ?

(...)
Quanto aos sinais...interiores.... já li e reli algumas vezes o despacho.
Já me informei o suficiente para poder dizer, com um mínimo de rigor, o seguinte:

Alguns aspectos a considerar na análise:

1) Jorge Nuno Pinto da Costa terá andado a ser ESCUTADO e VIGIADO cerca de 1 ano (UM ANO) !!! Coisa pouca....

2) O jogo FC Porto-Estrela deve ter sido o jogo mais INVESTIGADO da história.

É absolutamente INDESCRÍTIVEL as provas que tentaram recolher no que toca a este jogo:
- diligências de prova circunstancial, inquirição de testemunhas, declarações para memória futura, reconhecimentos fotográficos, regulamentos de arbitragem, informação policial, visionamento da gravação do jogo, informação policial sobre os factos ocorridos durante a noite subsequente ao mesmo, buscas (SAD do FCP, entre outras), relatório de peritagem, inquirição de peritos, testemunhas, relatório policial, as 17 leis do jogo e inquirição dos arguidos.

(há, aliás, uma curiosidade interessante que, embora não conste deste despacho, consta do que arquivou o processo - a arbitragem foi alvo de avaliação pelos elementos da PJ.
Resultado – O FC Porto foi beneficiado.
Depois a arbitragem foi objecto de perícia por ex-árbitros - Jorge Coroado, Adelino Antunes e Vitor Pereira.
Resultado – O FC Porto foi prejudicado ! ....QUE GRANDE CHATICE !!!!
Claro que esta “segunda” perícia foi muito importante e levou os anti-portistas, na altura, ao DESESPERO.
(...)
Ainda este fim de semana o gel(oso) do vermelho Rui Santos, radiante com a reabertura, dizia, espumando, no seu artigo, o seguinte:
“É tudo isto que está em causa, muito mais do que a ‘opinião técnica’ de especialistas como Vítor Pereira e Jorge Coroado, que terão tido o seu quinhão para o arquivamento daquele processo”).
Mas mesmo com este ARSENAL IMPRESSIONANTE de (tentativas de) provas NADA CONSEGUIRAM !! Daí o arquivamento.

3) Mesmo que o quisesse, A MJM não podia, e ela assume-o e bem, reanalisar as “provas” até ali existentes.

4) Para além do magistrado do MP que subscreveu o arquivamento (agora “desarquivado”), o mesmo foi aprovado pelo superior hierárquico daquele.

5) Portanto a MJM, literalmente, SÓ tinha a Sr.a D. Carolina.

6) Qualquer processo só pode ser reaberto perante DADOS (efectivamente ) NOVOS, RELEVANTES e ....CREDÍVEIS, mas não chega, esses dados têm também de “DEITAR POR TERRA” as razões/motivos do arquivamento !!!! (sob pena de, a não ser assim, qualquer processo arquivado ser reaberto simplesmente porque alguém aparece a dizer o que sabe que “interessa” ao.... MP, podendo assim, brincar, a seu belo prazer, com a Justiça. O que seria, de todo, INACEITÁVEL !!).

7) Aqui chegados...chegámos à melhor parte:

E é a melhor parte porque, segundo o despacho, a Sr.a D. Carolina diz isto:

““Na prova testemunhal junta aos autos, (...), a testemunha aí identificada, afirma ter presenciado várias visitas de árbitros de futebol à sua residência (...).
“Esclareceu que as visitas não eram de mera cortesia, tendo sempre como pano de fundo a preparação de desafios de futebol. Em que fosse interveniente o FC Porto.”
“Salientou que era o António Araújo quem tratava de contactar directamente com os árbitros, mas sempre a mando do Jorge Nuno”.
Estes contactos serviam para combinar prendas, em dinheiro, mas também em objectos ou de favores sexuais”.
“Esclarece que para assegurarem a descrição nos contactos estabelecidos, usavam termos como “fruta”, “fruta de dormir” e “café com leite”.
“Estes termos correspondem a, além de entregas de dinheiro, a serviços de acompanhamento sexual, praticados por raparigas contratadas pelo António Araújo. Também o Reinaldo Teles e o Joaquim Pinheiro, intermediaram este tipo de serviço, indo buscar as “meninas” a bares da cidade do Porto.”
“A pergunta feita respondeu que estes serviços de prostituição, tinham como objectivo pagar arbitragens favoráveis ao FCP. Aliás, esclarece que os favores das arbitragens favoráveis eram pagos em dinheiro, sendo as meninas um complemento.”
(...) “A pergunta feita acrescenta que, uma das situações que envolveu raparigas, teve a ver com um jogo entre o FCP e o Estrela da Amadora, arbitrado pelo Jacinto Paixão.””

INACREDITAVELMENTE, repito, INACREDITAVELMENTE, foram estes os factos NOVOS .... que terão levado à reabertura do processo.
A última frase, então, que terá sido DECISIVA, é de BRADAR AOS CEÚS !!!A MJM estava à espera que a Sr.a D. Carolina respondesse o quê ?????????

Daí que eu já aqui tenha dito o seguinte:
“(...) da forma que o despacho está feito, com a matéria que aborda e as conclusões que retira, direi que, se a Sr.a D. Carolina, perguntada, tivesse dito que o NGP se tinha reunido com A, B ou C, para combinarem malandrices, e que essa reunião tinha tido lugar em Marte, repito, em Marte, seria considerado a maior verdade do século (deste e, como ainda é recente, do anterior ).... e, como tal, levaria à reabertura do inquérito.... porque a Sr. D. Carolina tem (tinha), e passo a citar, “notória proximidade doméstica com os acontecimentos, o modo como os viveu junto de alguns dos arguidos - situação essa que, longe de lhe retirar credibilidade, lhe atribui verosimilhança e verdade material” !!! Percebem porque Marte seria verdade ???!!! Alguém duvida que se perguntassem à Sr.a D. Carolina como é que eles iam para Marte ela diria ... de foguetão e via Rússia, porque a Nasa dava muito nas vistas...

Mais, MJM, em relação à credibilidade da Sr. D. Carolina, diz que: “Aliás, a credibilidade da testemunha resulta da razão de ciência dos seus conhecimentos, e não doutras considerações mais ou menos estranhas ao objecto dos autos.” (realçados meus)


Como ???? Perdão ???
Para a credibilidade de alguém,
Não importa saber se a motivação (da testemunha) é vingança ???
Não importa saber se a motivação (da testemunha) é despeito ???
Não importa saber se a motivação (da testemunha) é ..... dinheiro ???
Não importa saber se.....

Não importa saber, sendo a motivação (da testemunha) qualquer uma das anteriores, algumas ou todas elas, o perfil da pessoa em questão, para se perceber do que ela é capaz (de dizer, inventar, fantasiar...) para atingir os seus fins ???

Parece-me tão evidente, que nem sequer vou responder....

(...)
P.s. 2 – Entretanto, alguém sabe se já começaram a investigar o Estorilgate e respectivo campeonato ?
(...)”




Há certas coisas que, para nos apercebermos delas, não é preciso ser vidente ....


Reitero o meu P.s 2.…

ATÉ QUE ENFIM QUE TIVEMOS DIREITO À CAPA ... INTEIRA !

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
O MEU SINCERO OBRIGADO À DESLIGA !

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Pioneiros


Mais uma vez, uns certos e determinados palhaços, resolveram inventar factos e tratar-nos como cobaias:


“Lisandro suspenso um jogo por "simulação evidente" de penalti no FC Porto-Benfica

O jogador portista Lisandro López foi castigado com um jogo de suspensão por "simulação evidente de grande penalidade inexistente" durante o FC Porto-Benfica da 17ª jornada do campeonato, anunciou hoje a Comissão Disciplinar da Liga.

De acordo com o órgão disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, a "simulação evidente" acabou por provocar uma "decisão errada da arbitragem
em marcar pontapé de grande penalidade" a favor do FC Porto, em jogo que termimou empatado 1-1.

Ainda de acordo com a liga, o árbitro justificou no relatório do jogo a marcação da penalidade por ter havido "rasteira sobre adversário".

Lisandro foi ainda punido com uma multa de 750 euros."
(OJogo)
.
.
Simulação ??? ... evidente ?????????? ESTÁ TUDO DOIDO ??????????????
.

AINDA NÃO PERCEBERAM QUE QUANTO MAIS NOS ATACAREM (SEM PINGA DE VERGONHA), MAIS VAMOS GANHAR !
.
.
.
ADITAMENTO - A PROVA DE MAIS UMA VERGONHA DA DESLIGA:
.

.