domingo, 19 de abril de 2009

Vitória importante na ressaca da Champions

25ª jornada da Liga Portuguesa 2008/2009
Estádio Cidade de Coimbra
Árbitro:
Olegário Benquerença (Leiria)

ACADÉMICA: Peskovic; Pedrinho, Amoreirinha, Orlando e Pedro Costa; Tiero (Licá aos 63m), Nuno Piloto «cap» e Cris; Miguel Pedro (Madj aos 73m), Saleiro (Eder aos 63m) e Lito;
Treinador: Domingos Paciência;

FC PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Bruno Alves «cap» e Cissokho; Mariano, Fernando e Raul Meireles (Guarín aos 82m); Lisandro (Farías aos 82m), Hulk e C. Rodríguez (Tomás Costa aos 73m);
Treinador: Jesualdo Ferreira;

Resultado final: 0-3;
Marcadores: Rolando (aos 57m), Lisandro (aos 59m, g.p.) e Mariano (aos 90m);

9 comentários:

dragao vila pouca disse...

Coimbra tem mais encanto, vestida de azul e branco.

Foi uma jornada maravilhosa, a recordar os velhos tempos, dos jogos à tarde, com os adeptos portistas a tomarem conta da auto-estrada...4000, disse Jesualdo?! Mais do dobro, seguramente, Sr. Professor, que deram muito colinho à equipa, mesmo na fase em que ela não esteve muito bem.
Ai esta paixão, que nos consome, mas que também nos dá tantas alegrias e tantas recompensas...
Na primeira-parte, o F.C.Porto foi lento, previsível, mexeu-se pouco e mesmo tendo o domínio do jogo, foi muita parra e pouca uva. Na segunda-parte, tudo foi diferente: entrando forte, com dois jogadores sempre bem colados às linhas - Mariano na direita e Hulk ou Rodríguez, na esquerda -, que serviam Lisandro no meio e beneficiando da melhoria notória de Fernando e Meireles, o FC.Porto partiu para uma exibição consistente, segura, de qualidae superior, em que dominou, marcou e controlou, nunca deixando a Académica por o pé em ramo verde, com excepção de um lance, em que Helton fez uma extraordinária defesa.

Era, por todas as razões, ditas e reditas - eliminação da C.League e lesão de Lucho -, a que se juntou a pressão suplementar da vitória do Sporting, no dia anterior, um jogo crucial para o Campeão. E o Campeão respondeu com classe, mostrou que sabe conviver com a pressão, que tem estôfo, venceu, convenceu e deu um passo de gigante, rumo ao grande objectivo da época, que é a conquista do Tetracampeonato.

É muito difícil parar esta comunhão, dirigentes, equipa, adeptos, que juntos, resistem a tudo e a todas as campanhas, sejam elas vindas de alguns porquitos da bola, sejam elas vindas dos chorões do costume. Ser do F.C.Porto é um estado de alma que não se explica. Só quem é do F.C.Porto é capaz de sentir o que é ser Dragão.

Fazer extrapolações, que se o árbitro marcasse penalti e ele fosse concretizado, o Porto, perdia, é um exercício próprio dos perdedores. Não estavamos nós a perder ao intervalo, em Guimarães e não demos a volta?

O leitão estava bom? E o Sarmentinho?

Um abraço

O Situacionista disse...

O Vila Pouca antecipou-se na forma como (eu também ia) começar o comentário:

Coimbra ... tem mais encanto ... vestida .... de azul e branco ...

Foi uma tarde fantástica.

Eu, o Soldado, e o Azzulli partimos por volta das 2.15h e, cerca de 1h hora depois, já tínhamos chegado à "Meta" onde estivemos durante 2 horas a dar uma valente tareia num bicharoco que nós puseram à frente ... aquilo é que foi dar porrada ... tudo acompanhado, claro está, para recuperar do cansaço, de um sarmentinho bem fresquinho ... UMA DELÍCIA !

Depois seguimos viagem para Coimbra.

Um MAR DE PORTISTAS.

Espectacular o apoio no estádio.

Jogamos em casa.

Quanto ao jogo, gostei da 2ª parte e, especialmente, do resultado.

É verdade que houve um penalty contrá nós que me fez lembrar a "asa" não assinalada do vermelho Maxi Pereira no jogo contra os verdes, curiosamente, apitado pelo mesmo árbitro.

Mas acredito que o FC Porto, com aquele apoio, daria sempre a volta ao resultado e que, mais golo, menos golo, a vitória não nos escaparia.

Agora é preciso, já na 4ª feira, ganharmos na Amadora e não dar qualquer facilidade em nenhum jogo do campeonato.

ZERO FACILIDADES !

Se assim suceder, E SÓ ASSIM, a vitória final será nossa.

O Situacionista disse...

Só espero que este ano não acabemos o campeonato fisicamente de gatas.

Como sucedeu nos dois últimos anos.

E que no primeiro deles nos ia custando o campeonato e no segundo nos custou a taça de Portugal.

Atenção, Prof.

O Situacionista disse...

É curioso ver que já há antiportistas a fumegar com a eventual ausência do Nuno André Coelho do jogo da próxima 4ª feira.


Só para acalmar os mais raivosos, chamo a atenção para esta notícia:


"Zoro não jogou contra a "sua" equipa

Zoro foi baixa de última hora na equipa do Setúbal. O defesa-central, que está emprestado pelos encarnados à equipa sadina até final da temporada, voltou anteontem a sentir dores num dos adutores e por isso já não defrontou o Benfica, detentor do seu passe."


( http://www.ojogo.pt/25-59/artigo793494.asp )

O Situacionista disse...

Este Abade não dorme...


"Agostinho Abade: «Dirigentes do Benfica estão a perder a cabeça»

LÍDER DO CF LEONINO INCLUI RIVAIS NAS CRITICAS AO ÁRBITRO

O presidente do Conselho Fiscal (CF) do Sporting, Agostinho Abade, mostrou-se indignado com o trabalho do árbitro do encontro dos leões em Guimarães, considerando que Bruno Paixão trazia a "receita encomendada".

O dirigente leonino revelou à Agência Lusa, após o encontro no Minho, que a nomeação de Bruno Paixão para dirigir esta partida deixara apreensivos os responsáveis do Sporting porque "é um árbitro volúvel", isto para utilizar uma "expressão mais suave", acrescentou.

Agostinho Abade foi mesmo mais longe ao afirmar que "há muito dinheiro em jogo nesta altura do campeonato", por causa do apuramento para a Liga dos Campeões", e que, por causa disso, "os dirigentes do Benfica estão a perder a cabeça"."

( http://www.record.pt/noticia.aspx?id=e058299d-7e83-4f2d-b9e4-9d3e709e67a6&idCanal=00000024-0000-0000-0000-000000000024 )

Azzulli disse...

Excelente Domingo!
O Situacionista já o resumiu muito bem.
Mas reforço a ideia do excelente Leitão e Sarmentinho.

Já no estádio, o ambiente na bancada foi fantástico.
Pena os golos terem sido na baliza mais distante.

Não jogamos muito bem na 1ª parte. Várias situações em que não sabíamos o que fazer à bola.
Acho que falta gente a romper, a desmarcar-se.
Nós na bancada comentávamos que o Farias tinha de entrar, para permitir as desmarcações de Lisandro e Hulk/Rodriguez.
Mas ainda tivemos algumas oportunidades.

Na 2ª parte, num minuto resolvemos o jogo.
E aí é que a festa foi de arromba na bancada.
Os SD têm realmente um excelente reportório!...

E lá regressamos à Invicta, de "barriga cheia". :-)
Excelente Domingo!

Fanático disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fanático disse...

Que inveja senti da vossa magnífica jornada!Lendo os V/comentários ainda se cheira o perfume do leitão a estalar e do Sarmentinho a borbulhar!!!!

Da próxima, espero que na dobradinha (ou tripalhada) de Oeiras, não faltarei! Já que estes festins gastronómicos, de convívio e de cumplicidade draconiana são o que a gente leva desta vida,azul e branca.

A alegria sentida de estar com os nossos em ambiente de festa e descontracção só se explica a quem a sente.

Ah, já agora, o FCP ganhou num jogo em que o resultado foi melhor que a exibição, mas isso agora não importa nada!!

E já só faltam 5 jogos, em que até bastam quatro vitórias, com os 4 pontos de vantagem-que são 5 em caso de empate com os verdinhos,- para atingir o principal objectivo da época.

rapariga do norte disse...

Uma vitória importante, como todas as outras rumo ao tetra...
Sim houve um penalti contra nós que não foi assinalado, é curioso que agora já acham que um penalti com 0-0 podia tornar o resultado diferente, eu também acho mas também pensava o mesmo quando não marcaram o penalti sobre o lucho contra o benfica...

Para mim o melhor em campo neste jogo foi o Fernando...