segunda-feira, 22 de junho de 2009

Devaneios tácticos de um Tetracampeão…

Falando com a barriga cheia… de títulos! :-)

Vem aí uma nova época.
Vamos manter o treinador.
E provavelmente a mesma táctica… confusa.

epoca09a

Em situação de ataque planeado, o FC Porto não joga com laterais que ataquem. Os extremos (se é que existem) não vão à linha, enrolam-se no meio campo, ou vão (Hulk) substituir o ponta de lança, que por sua vez está sempre no meio campo. Os médios não são os cérebros da equipa, andam por ali… Quem distribui jogo são os centrais (esses tecnicistas…), com bolas longas para o ataque. E toda a equipa é muito parada…
É um futebol que resulta em situações de contra ataque, mas em ataque planeado dificilmente penetra na defesa adversária.
E é um futebol feio.
Mas lá vai dando para o serviço mínimo.

O meu desejo, para a próxima época, é que isto mude.

epoca09b

Que o cérebro do jogo se centre no meio campo. Que sejam os médios a trocar a bola, e a pensar o jogo. Que os centrais não façam parte da construção de jogo. Que haja um jogo de passe curto, muitos passes curtos, com a bola a rodar nos médios e avançados. Que os extremos combinem com os médios, e se desmarquem para a baliza ou para a linha de fundo. Que os laterais subam em ajuda aos extremos, indo até à linha de fundo com frequência. Que os médios apareçam na área, ou a rematar à entrada. Que o ponta-de-lança seja isso mesmo, um ponta-de-lança.

E isto consegue-se com o actual plantel.
É preciso que a mentalidade seja mais ofensiva. Que se pense em atacar. Em marcar golos. Eu não me importo de sofrer golos, desde que marque mais que sofro. Prefiro vencer 4-3 do que 1-0… E se estiver a vencer 1-0, quero que a equipa procure o 2-0!
Actualmente, o ataque é pensado tendo sempre o cuidado de estarmos em superioridade na defesa. Actualmente o 1-0 é para defender.

Acho que não é pedir muito…
Pois… Tetracampeão com reclamações, não é todos os dias, pois não?... :-)

2 comentários:

O Situacionista disse...

Azzulli a mister !!!!!

Como está em voga, vou lançar a competente petição...

Eterno Dragao disse...

Estes "misters" que fazem muitos desenhos não costumam "ter mão no balneário"!

Comigo, sem desenhos, os atletas vão jogar o dobro!