segunda-feira, 30 de novembro de 2009

O Fernando Reges que não rege

Em comentário ao post anterior, o nosso leitor assíduo (e companheiro da blogosfera) Vila Pouca enunciou algo a que chamou "o problema dos problemas". Curiosamente (e nem de propósito), ainda ontem, à saída do Grandioso Estádio do Dragão, prometia aos meus Amigos aqui do blogue um post, que admito ser polémico, sobre a tremenda falta de qualidade do Fernando.


Com todos os riscos que estas "comparações no tempo" comportam, pensando nos vários jogadores que foram passando por aquela posição nos últimos vinte anos (André, Paulinho Santos, Emerson, Doriva, Paredes, Costinha, Paulo Assunção... Esqueci algum importante?), o Fernando é, na minha modesta opinião, o pior jogador.

O Fernando sucedeu ao Paulo Assunção e, do ponto de vista defensivo, vai cumprindo (sempre com muito esforço e dedicação em campo, reconheço). Contudo, não tem um mínimo de visão de jogo, só passa a bola para trás e para os lados, é incapaz de criar um desequilíbrio. Estas características não são compatíveis com o papel de médio (mesmo defensivo) de uma das melhores equipas da Europa. Enfim, com este nosso sósia do Presidente Barack Obama... "no, we can´t"...

Como não faço a mínima ideia sobre o que vale o caro "Predigueiro", não sei se temos alternativa válida no plantel. Admito que não...

Para mim, não deixa de ser intrigante a "boa imprensa" (e o prestígio junto dos adeptos) de que o Fernando disfruta.

domingo, 29 de novembro de 2009

As substituições...


Não dá para entender…
Estamos empatados a 1, e aquele senhor que é nosso treinador acha que as substituições ideais para empolgar a equipa e resolver o jogo, são:
- Retirar o médio mais criativo: Belluschi
- Retirar um dos médios ala, que até estava a fazer um bom jogo: Rodriguez
Portanto, nada de tirar defesas.
Nem o trinco.
Queremos vencer o jogo, mas tiram-se jogadores ofensivos, e que até estavam a jogar bem.
E mantemos 5 jogadores defensivos.
Passamos a jogar directo. Atabalhoados.

Após conseguirmos fazer o 2-1, qual a substituição?...
Sai o Meireles e entra o Guarin.
Portanto, perturba-se o meio-campo.
Não sai por exemplo o Falcão ou o Hulk. Sai um médio experiente.

Para atacar mais tiram-se avançados. Para controlar o jogo tiram-se médios.
Perfeito!

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Chelsea II

Perder é mau.
Mas o que eu desejava, mesmo, ontem era uma boa exibição.
E acho que a conseguimos.

O onze inicial sem o Hulk tem a minha concordância.
O Hulk não tem estado bem. E ontem quando entrou também não fez nada de especial.
A assim sendo, deve ficar no banco. E vai entrando na segunda parte. Até justificar a titularidade.

Jogamos num 4x1x4x1.
Acho apropriado.
Mas não temos físico. Falta-nos músculo e resistência.
E isso foi decisivo ontem. Eles são muito mais poderosos.
Ainda temos vários momentos em que não sabemos o que fazer à bola. A jogada fica por ali encalhada… Mas já está bem melhor.

Acho evidente que o Belluschi tem de jogar. Até errou muitos passes ontem, é verdade. Mas era o Chelsea… Precisamos de ter quem olhe à volta e decida para onde levar o jogo. E é ele. Ao jogar mais vai errar menos. Ontem já mostrou muitas coisas boas.

Precisamos urgentemente do Fucile. Urgentemente.

Merecíamos ter empatado ou até vencido o jogo.
O Chesea teve duas oportunidades e marcou uma. Nós rematamos muito mais.

Uma palavra para o senhor Jonas Eriksson: LADRÃO.
Dualidade evidente, faltas ignoradas, foras de jogo mal assinalados, e acho que um penalty (só vi os lances no estádio).
E sempre muito aflito com os “dói-dóis” dos jogadores do Chelsea…

Há que continuar a trabalhar.
Estou mais confiante na nossa equipa.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Chelsea




Estamos de volta.
Após algumas semanas sem competir, vamos ver o que o nosso treinador andou a fazer.
Já conseguiremos colocar em prática os tais “processos”?

Hoje não podem jogar o Helton, o Fucile e o Mariano.
Quanto ao Mariano, ainda bem.
Quanto ao Helton, estou confiante que o Beto vai demonstrar ser um GR à altura do FCP.
Já o Fucile fará falta na nossa lateral direita…

Por outro lado voltam todos os outros.
Temos o Varela de volta. O Valeri também.
E teremos vários jogadores em melhor condição física. Todos eles, espero.

Assim, hoje espero uma exibição ao nível do melhor FC Porto.
Tem de ser.
É mesmo mais importante a atitude, o fio de jogo, o carisma, do que o resultado final.
Se assim não for, receio muito pela restante época.

Meu onze:
Beto; Sapu, Rol, BA, AP; Fer; RM, Bell; Varela, Hulk e Falcao

PS: Lá estarei a aplaudir de pé o nosso mágico Deco, e o Ricardo Carvalho.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

DECO: TU MERECES TUDO!


"Espero ser bem recebido. Saí do FC Porto mas tive uma história muito boa aqui. Fui muito feliz, as pessoas sempre me trataram bem e eu também dei sempre tudo o que podia pelo clube. Espero ser tratado com o mesmo respeito que sempre fui", afirmou Deco à chegada à Invicta.

Apesar de Chelsea e FC Porto já terem o apuramento garantido, o internacional português abordou o jogo com cautela: "Sabemos que vai ser um jogo difícil porque eles são uma equipa forte e é muito difícil jogar no Dragão."

Questionado sobre o desempenho dos dragões no campeonato nacional, no qual está em terceiro lugar, a cinco pontos de Benfica e Sp. Braga, o médio desvalorizou a desvantagem pontual e mostrou-se confiante em mais uma época de sucesso do FC Porto. "Ainda faltam muitos jogos. O Benfica está bem, tem feito bons jogos, tem goleado, mas acho que o FC Porto é mais consistente. Vamos ver o que acontece", concluiu.

Maroteira do NGP ...

Calma vermelhos .... vá lá, tanta raiva para quê ... então, limpem a baba ... calma ... afinal de contas, o vosso treinador limitou-se a ter o previlégio de confraternizar com o maior dirigente desportivo mundial de todos os tempos ... vá, calma, limpem outra vez a baba ...
.
.

ADITAMENTO - 4º FEIRA, 25.11.2009
.
.
E lá veio o orgão oficial dos vermelhos - passadas que foram 24h a limpar a baba - revelar uma escuta. Mais uma violação do segredo de justiça, perdão, de Jesus !
.
O que vale é que o Exterminador Implacável "brincou falando a sério"...

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Jesus, vamos a contas: 4-1= 3.Certo? Ou o primeiro caneco já era! Ou ainda: as alegrias regressam, como diz o Eterno!



Caro Jorge, olhe o que eu lhe digo: este caneco foi o primeiro caneco de todos que vai perder!

E quando acabar o stock do cerelac, também vai chegar a desgraça ao campeonato, à tacinha europa e taça da liga. Mas não se preocupe, que para o ano (2010/2011), haverá, em princípio (se a falência não abafar, antes, o milhafre), mais!

domingo, 22 de novembro de 2009

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Inovador

Amanhã o nosso jogo é às 14.30h.
.
Portanto, à hora do lanche espero estar na próxima eliminatória da Taça. Chova ou faça sol. Joge quem jogar.

Ó palhaço, isto sim, é batota ! E agora, vais pedir a exclusão da tua equipa ?

(«Devem estar todos a bater palmas, o Platini a falar ao telefone com o Sepp Blatter, ou provavelmente a mandar mensagens um para o outro, encantados com o resultado»,

disse o capitão da República da Irlanda, Robbie Keane)


O golo da França foi "preparado" à ... Vata, o qual foi manualmente marcado numa meia final da Taça dos Campeões, ora recordem:


quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Sim, és tu. E olha que não é pouco.



Diria até que és como uma
Mas não te preocupes porque não estás só. Aqueles que te apoiaram, especialmente a corja jornaleira, apenas por seres fanaticamente antiportista, não te ficam atrás.
.
P.s. - Disse a Orgulhoazulebranco em comentário ao post anterior - "não posso deixar de imaginar como seria se o Raul e o Bruno fossem do benfica....".
Pois ... acrescentaria apenas "ou dos verdes", e diria que a corja (como fez até com o Nelson Evora !!!) passaria esta imagem - "Portugal garantiu o apuramento com 2 golos dos inevitáveis vermelhos/verdes Bruno e Meireles." Assim, são só, e felizmente, portugueses.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Subscrevo

O estado da arte
DE DRAGÃO AO PEITO

O Porto fez o seu pior jogo do ano na Madeira. O Porto não tem tido a sorte de marcar golos no último minuto. O Porto podia falar sobre arbitragens e golos anulados, mas não o faz. O Porto não tem "mecenas" que o levem financeiramente ao colo. O Porto não conta com a histeria de alguma comunicação social.

No entanto, é o FC Porto que já está na segunda fase da Champions e que continua a disputar todas as provas. É certo que na Liga se encontra em situação que não permite falhas para que seja possível alcançar o Sp. Braga. É nestas alturas em que mais acredito no meu clube.

Espero que seja possível rentabilizar mais as aquisições. Tenho expectativas positivas em relação às contratações que foram feitas para o meio-campo. Perante um conjunto de avançados mais fixos - que bela surpresa tem sido Farías - aqueles que jogam imediatamente antes devem ser criativos e surpreendentes. Até ao momento não tem sido possível.

Muitas vezes o jogo da equipa até parece previsível, mas algo me diz que as coisas podem mudar, com surpresas positivas. Basta que alguns se adaptem melhor e outros regressem de períodos de lesões para que tudo regresse à normalidade.”
(conferir aqui).

domingo, 15 de novembro de 2009

Mensagem importante do NGP

"Ainda lhes faço mossa"

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, prometeu hoje "continuar a lutar" pelo emblema "azul e branco", para combater as tentativas de "destabilizar" o clube, porque sente que ainda faz mossa.

No discurso de encerramento da segunda gala anual dos Dragões de Leiria, Pinto da Costa voltou a desmentir as notícias de que o F.C. Porto teria sido responsável pela permanência na Académica do treinador André Villas-Boas, que era pretendido pelo Sporting, devido à alegada existência de um pré-acordo com os portistas.

"Era uma maneira de tentar atingir o F.C. Porto e destabilizá-lo. Quando as pessoas têm isso como uma autêntica paranóia e sonham como hão-de inventar, caiem no ridículo de, em primeiras páginas - talvez por falta de escutas para esse dia -, porem noticias como essa", afirmou.

Pinto da Costa frisou que o treinador Jesualdo Ferreira é "tricampeão nacional" e tem contrato com o FC Porto "para esta época e a próxima".

Respondendo ao apelo para que se recandidatasse feito pelo presidente da Casa do FC Porto - Dragões de Leiria, Luís Rijo, o presidente do F.C. Porto prometeu "continuar a lutar" pelo clube.

"Enquanto sentir que essas pessoas que odeiam o F.C. Porto, que sistematicamente me pretendem ofender e perseguir, continuarem a descer ao ridículo e à imbecilidade deste grau, é evidente que tenho de considerar que ainda lhes faço mossa com a minha presença à frente do FC Porto e, por isso, perante todas estas asneiras e invenções, tenho apenas uma palavra: desprezo", sublinhou.”
(conferir
aqui).

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

As bolas paradas e o Bruno Alves

Nos lances de bola parada ofensivos do FC Porto há um aspecto que me causa estupefacção.

Sendo, como é público e notório, o Bruno Alves o jogador mais forte no jogo aéreo a jogar em Portugal (e dos melhores do mundo), pergunto:

Porque é que Bruno Alves não é mais e melhor aproveitado ?
(já nem peço que seja constantemente aproveitado….)

E porque é que é quase sempre utilizado com “intermediário” ?
Ou seja, e para todos perceberem o que quero dizer – se repararem nos livres e cantos a nosso favor, mas especialmente, nos primeiros, o Bruno Alves aparece sempre, não ao 1º poste, nem ao segundo, nem, sequer, ao “3.º”, mas ao … “4º” poste.
E a sua função, pela posição em que se encontra, não é cabecear para a baliza - porque está muito distante - mas tentar servir outro colega que, esse sim, esteja em posição de marcar. É como um “tabelador”. O que torna os lances de bola parada do FC Porto, lances a “dois tempos”.

O que nunca resulta.

Eu, sinceramente, não percebo porque é que o Bruno não está no CORAÇÃO DA ÁREA !


Já que estou a falar de coisas que não percebo, avanço já que acho absurdo (porque as necessidades do FC Porto são bem diferentes) isto:

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

AINDA A IMPRENSA OU A CORJA JORNALEIRA

3ª feira - FC PORTO passou aos 8º de Final da Liga dos Campeões Europeus.

Estamos a falar da CHAMPIONS e a entrada para os Oitavos!!!!


"Jornais Desportivos" de 4ª feira:







5ª feira - Benfica ganhou, mas ainda não se apurou para a fase seguinte da Liga Europa.



Jornais Desportivos de 6ª feira:








Esta é a imprensa irresponsável, falaciosa, deturpadora, anti-nacionalista, chauvinista, egoista e acima de tudo regionalista.

face a isto tudo ...é um orgulho ser do Norte e ser do FCP.

domingo, 8 de novembro de 2009

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

EM DEFESA DA HONRA

“A parábola do Dragão

Naquele tempo Jesus andava muito feliz. Os seus discípulos tinham-no habituado a muitas e fartas alegrias. Notava-se no seu olhar um brilho muito intenso. Ele era a Luz. Ele espalhava a Luz.

E a Luz que irradiava ainda brilhou mais intensamente quando Jesus soube que os representantes da sua cidade natal ofereceram um pastel de Belém ao Dragão, que aceitou, mas que lhe caiu mal.

Jesus e os seus discípulos durante semanas seguidas andaram a esbanjar Luz por todo o lado e em todos os sentidos. Os milhões dos seus seguidores quase enlouqueciam, tão cheia estava sempre aquela Luz. O entusiasmo era muito grande porque havia muito tempo que não viam uma Luz tão alegre. E faziam-se projectos para que a Luz fosse mais e mais intensa e brilhante. Até Jesus ia na onda e fazia sinais com as mãos e dedos, em plena cerimónia litúrgica, indicando aos outros o grau de intensidade que aquela Luz tinha atingido. Os historiadores diziam que num outro século tinha havido uma Luz assim ou, porventura, ainda mais forte. E acrescentavam que tinha sido uma pantera negra, que tinha vindo de muito longe, a grande responsável por uma tão majestosa iluminação que, naquele tempo, chegou a conquistar a Europa. O que é certo é que agora ninguém queria saber para nada do valor do investimento que tinha sido feito para repor a felicidade dos milhões que adoravam ter uma Luz assim. A Luz cegava. O objectivo era claro, aquela Luz não aceitaria mais humilhações. Tinha de eliminar o poderoso Dragão, custasse o que custasse.

O Dragão, honrado e incansável trabalhador, vivia muito feliz numa cidade de província e também tinha conseguido produzir uma chama, embora de fabrico artesanal, sem grandes apoios, na base de um trabalho muito esforçado. Essa chama era muito diferente da outra. Tinha características únicas. Era mais recatada. Só se exibia a propósito. Caldeada no foro mais íntimo do Dragão na base do sacrifício, da vontade, da inteligência, da convicção, da organização, da autenticidade e da verdade era uma chama que tinha uma marca própria e muito mais barata do que a outra, até porque os meios da cidade da província eram apenas o resultado do trabalho esforçado dos que lá viviam e nas terras circunvizinhas e não parte dos proveitos de uma cidade que se habituou a viver uma vida própria de uma capital de império que já fora, habituada a gozar à fartazana, à custa do resto do território e do tráfico de influências junto de um poder político todo localizado na capital.

A chama do Dragão, rude à primeira vista, até porque não podia esconder o tom atlântico e granítico da sua origem, sabia exibir a sua fidalguia, e fê-lo, e de que maneira, em diversos mercados europeus, onde, por mais de uma vez, bateu outros concorrentes que tinham um poder económico incomparavelmente mais forte.

A chama oriunda da capital do império acaba recentemente de sofrer um enorme apagão numa outra cidade da província, mas continua a sonhar colocar o Dragão no lugar adequado aos pacóvios da província. Estão enganados. Um dia irão perceber que o dinheiro e os favores de uma capital do império não compram tudo. Um dia irão perceber que a capital do império está num processo de decadência sem retorno. Um dia irão perceber as consequências das instituições da capital do império terem perdendo prestígio cada dia que passa. Um dia acordarão com os credores a bater à porta. Um dia o apagão também acontecerá na capital do império. E será nesse dia que o Dragão, sem que se saiba ou se sinta, iluminará a capital, e também… a Luz.”
(vi este texto do JN no grande blog do Vila Pouca)



N.B. -“Capital do Império" significa centros de decisão/poder. Nada tem a ver com a magnífica cidade de Lisboa ou os seus distintos habitantes. Especialmente, os portistas, claro !

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

A DOR DE CORNO NÃO TEM LIMITES? O KOPENSAN ESTÁ ESGOTADO?


Vejam esta do jornal dos ensanguentados:

02/11/2009 JORNAL O BENFICA
Champions 2003/2004
Terá sido comprada
?

A pergunta refere-se à Champions 2003/04, ganha (comprada?) pelo FC Porto. E toda a envolvência da época em referência, bem como as muitas Escutas relativas ao megaprocesso “Apito Dourado” indiciam actos (muitos!) ilícitos...

Quem olha para a temporada 2003/04 efectuada pelo FC Porto pensa: foi ouro sobre azul! Que grande equipa para vencer a Champions e vencer também o Campeonato! Só faltou a Taça, mas essa foi ganha com dignidade, raça e justiça (sem actos ilícitos ou manobras de bastidores) pelo Benfica, precisamente contra o FC Porto! Pois, e foram precisamente esses predicados, que se prendem acima de tudo com verdade desportiva, honestidade e credibilidade que faltaram à tal época de “ouro sobre azul” dos “dragões”!

É que não basta olhar para os resultados, pois esses, no mundinho do Futebol português são enganadores e escondem muito do jogo sujo feito nos bastidores... e é esse jogo, algumas dessas manobras que aqui mostramos, tendo como base as Escutas produzidas no âmbito do “Apito Dourado” e também várias outras coincidências que fomos descobrindo depois de uma análise mais apurada à caminhada efectuada pelo FC Porto na já referida temporada... temporada de “Apitos”, temporada de Escutas, temporada em que veio ao de cima - finalmente, apesar das consequências ainda serem poucas! – a podridão que reina desde que José Maria Pedroto decidiu “que não era preciso ter os melhores jogadores para ganhar campeonatos!”

E nós há muito que tínhamos percebido porquê! Agora, fica a pergunta no ar: será que a Champions 2003/04 foi comprada pelo FC Porto? Resta ao leitor analisar, puxar pelo senso comum, e ai não há Tribunal que o invalide ou valide!

A época corria de feição aos “azuis-e-brancos”, no entanto, o Campeonato Nacional aproximava-se rapidamente do seu final e a Champions idem... A equipa começava a desgastar-se, porque não era nenhuma superequipa (bem pelo contrário!), o Sporting mantinha-se firme na luta pelo título e era necessário tomar providências! E elas, pelo que se ouve nas Escutas, foram tomadas, com Pinto da Costa a servir-se do seu “faz tudo”, António Araújo, para que nada falhasse! O desafio dos oitavos-de-final da Champions é ilustrativo, e quem o apitou? O russo Ivanov, árbitro com problemas relativos a corrupção, juiz alegadamente controlado pela “máfia italiana”.

O golo anulado de Scholes em cima do intervalo, que daria o 2-0 ao Manchester e o livre inventado a 30 segundos do final que ofereceu o empate aos portistas, que assim seguiram em frente, não deixam dúvidas de que algo muito estranho se passou! Será que também teve direito a “risco ao meio”? Ou será que a vinda de Del Neri foi retribuição suficiente? As perguntas aí estão...

Entretanto, seguiu-se os quartos-de-final, com o FC Porto a receber, na´1.º mão da prova a equipa de Lyon, tendo vencido, por 2-0... e aí as Escutas não mentem! António Araújo não deixa dúvidas e confessa a Luís Gonçalves que “o árbitro se portou bem porque foi bem tratado e até teve direito a risco ao meio!”

Estava carimbado o passaporte para as meias-finais, e num momento crucial do Campeonato, Pinto da Costa resolve novamente, com os 2500 euros pagos a Augusto Duarte a permitirem maior tranquilidade frente ao Beira-Mar, e, consequentemente, maior tranquilidade também frente ao Deportivo da Corunha... que abriu caminho para a final da prova.

E assim se constrói uma equipa, e assim se ganham (compram?) títulos! As perguntas ficam no ar, à consideração do leitor... Nós, por cá, não precisamos que nenhum, Tribunal valide as Escutas para percebermos e acreditarmos em tudo o que lemos, ouvimos e vimos!

Texto: Sónia Antunes
Leia mais no Jornal “O Benfica”.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

ATITUDE À DRAGÃO !



Foi o que nos valeu !

APOEL


Competição diferente, jogo fora, Mariano não é hipótese (calma Fanático, é brincadeira! :-) )...

Há esperança de hoje fazermos um jogo razoável e resolvermos o apuramento para a fase seguinte.
Há esperança!...

Para logo, sugiro:
H; Sap, Rol, BA, AP; F; RM, G; B; H, Fal
Sim, reforço do meio campo, pois não temos tido meio campo algum...

Entretanto volta também a nossa Fantasy League, que está assim neste momento:

champ093

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Benfica: SAD em falência técnica. COMO É POSSÍVEL?


De acordo com o relatório e contas de 2008/09

A SAD do Benfica apresentou esta segunda-feira o relatório e contas de 2008/09, que revela capitais próprios (activo menos passivo) negativos, situação geralmente considerada como de falência técnica.

A SAD «encarnada» registou perdas de 34,8 milhões de euros no período, contra 116 mil euros de lucro na época anterior.

O passivo da SAD é de 178 milhões e os capitais próprios apresentam um valor de 11,8 milhões de euros negativos.

COMO É POSSÍVEL?

Se fosse com o FC Porto…

Os vermelhos andam nos túneis, deles e dos outros, a distribuir pancada e ameaças.

Os verdes obrigam as autoridades a andar aos tiros para os segurar.

Mas ao que leio e ouço os problemas são os árbitros (os vermelhos, no lance que não é golo anulado - apitou muito antes - nem sequer conseguem ver que a falta (evidente) é do Cardozo e não do basquetebolista; sendo certo que os verdes têm razão num penalty, como, se fossemos por aí, também nós teríamos no golo (mal) anulado ao Farias).

Claro que se fosse com o FC Porto os problemas eram os criminosos …