terça-feira, 5 de setembro de 2006

As contas da Nação !!!

A propósito de um debate aqui iniciado por um comentário (sobre as contas do nosso clube) do Ausentista, num post recente, tenho a dizer o seguinte:

Meus caros,

Li o atentamente o comentário do Ausentista.
Não gostei.
Li, com a mesma atenção, o comentário do Eterno.
Também não gostei.
Se já estava desagradado com o primeiro comentário mais desagradado fiquei quando li o segundo.
E, aí, pensei – querem ver que vou ter de me fingir hipócrita e fazer-me passar por amigo dos membros da Comixão InDisciplinar da Liga ainda em funções ??
De facto, parece-me que não me resta alternativa – pensei ainda.
Perguntam vocês, Comixão InDisciplinar ? Então porquê ?
É fácil – penso que será a única instância no país capaz de solucionar o meu problema.
A única capaz de arranjar uma solução “à medida” dos problemas...
Essa solução é muito simples e passa pelo seguinte – suspender sumariamente os economistas deste país, se possível com um processo ainda mais rápido do que o inacreditável processo sumaríssimo – que tal um processo sumariamente sumaríssimo ???!!!!
Não tem volta a dar !!!

Pensava eu...

Só que depois....aparece também o Fanático ...o que fez cair a minha tese !!!
Que armada !!!

Caros Ausentista, Eterno e Fanático, que dizer da vossa opinião, em grande parte coincidente ?

Antes de mais, que este assunto me dá um certo tédio.
Desculpem, mas é a verdade.
É que se está a criar um mito (é a minha opinião !!!!) que parece que interessa a muitos, ou melhor, que aproveita a muitos – o desastre das contas, as comissões, os gastos excessivos, etc.
Por isso nem me apetecia discutir este assunto.

Só que, com estes interlocutores, vejo-me forçado a fazê-lo pelo seguinte:
- São quem são.
- Reconheço que tocam num assunto muito importante.
- Que o fazem de uma forma verdadeiramente preocupada.
- Acresce que argumentam (com inteligência) de um modo totalmente desinteressado e lógico.

Como tenho uma opinião substancialmente diferente vou procurar também fundamentá-la (com argumentos, de preferência, ironicamente corrosivos.... ):

Desde logo, e eu possa estar totalmente errado (e se estiver cá estarei para o reconhecer), mas é verdade ou não o seguinte:

1)
a) Já depois da saída do vosso guru o FCPorto contratou: Helton, Pepe, PAssunção, Cech, Ibson, Meireles, Luxo, Jorginho, Anderson, RQ, Lisandro, Adriano, .....
b) – Na vossa óptica estes jogadores vieram, certamente, de borla (não vem ao assunto o seu valor desportivo).
c) – Assim sendo, julgo que seria de todo conveniente organizarem uma festa de homenagem a: U. Leira, Marítimo, Nacional, Sparta de Praga, Boavista, Boca Juniores, etc......tudo beneméritos....
d) Até parece que SÓ o Anderson, o Luxo e o RQ não custaram cerca de 20 milhões de euros...

2) Ao que sei os passivos dos 3 grandes são dos seguintes montantes:
1º - campeoníssimo isolado – vermelhos – 320 milhões de euros !!! Viva !!!!
2º - verdes – 275 milhões de euros;
3º FCPorto – 130 milhões de euros;
Pergunto – seria preferível, também nas contas estarmos no comando da classificação ??? Não me parece.

O custo do Jesualdo – Se formos a ver as coisas como elas me parece que são, se calhar, o vosso guru foi ainda mais caro (quando o fomos buscar ao U. Leiria) do que o JF.
Pergunto (sem esperar o mesmo, sequer parecido, do JF), o seguinte – acham que o guru foi caro ?
Não será cedo para avaliar o preço do JF ?

É por isso que eu gostava que me falassem em contas, mas nas contas totais (baseadas obviamente nos parcelares), ou seja, com base nos relatórios e contas e me dissessem se o dinheiro está lá ou não. Quanto está e quanto devia estar. E, se devesse estar mais, porquê.
Eterno, era muito importante esse teu comentário mais aprofundado; logo que possas ....
Porque isso de me dizerem que as contas estão más porque este e aquele exemplo assim o parecem demonstrar parece-me FRANCAMENTE FRÁGIL.
De verdade.
E, como tal, inevitável seria ter de dar esta minha opinião, apesar de a mesma ser frontalmente CONTRA tão ilustres personalidades !!!
Mas ainda bem que estamos a debater este assunto em “casa“.
E, por mim, já que o fazemos, até o devíamos aprofundar.

P.s – Duas notas:
- Só não percebi uma coisa no comentário do Ausentista – então o José Caldeira (ao que li empresário do JF) é.... argentino ? Ou não foi ele ?
- Ao que li também o ordenado anual do JF no Bessa era de 300 mil euros, sendo certo que o FCPorto, para além dos valores da remuneração equivalente a dois anos (600.000 €) pagou um acréscimo ao Boavista de 400.000 € (um mero dano colateral para atenuar a situação).

Sem comentários: