segunda-feira, 19 de maio de 2008

Grande Melão...


Final

Creio que fui o único dos "Bicampeões do Mundo" a ficar em território nacional, neste Domingo. Com os meus amigos a fazer uma viagem de regresso de Oeiras daquelas que raramente acontecem, cabe-me a "responsabilidade" de abrir os comentários ao jogo.

É verdade que fomos muito prejudicados pela arbitragem, mas não devemos esquecer que, em termos táticos, Paulo Bento deu (MAIS UM) banho a Jesualdo Ferreira. Começa a ser hábito e faz pensar. Como também deve ser objecto de profunda reflexão o nosso desempenho nos grandes jogos desta época: três derrotas com o Sporting (duas com perda do troféu em disputa), um empate e uma goleada contra o Liverpool, uma vitória (insuficiente) e uma derrota contra o Shalke 04 e, se considerarmos o Benfica deste ano como um "grande", duas vitórias.

Não quero que se pense que estou a criticar. Reitero o que já aqui escrevi há algum tempo: não me parece que, com este treinador e com estas "vedetas" da equipa possamos almejar a mais do que vencer o Campeonato Nacional. O que, diga-se de passagem, se acontecer quase todos os anos, é MUITO BOM e até é capaz de ser realista. Não obstante, fica-me a sensação de que talvez fosse possível fazer mais.

Bom... chegaram as férias para os adeptos (para os jogadores já começaram há um mês, como é bom de ver). Espero que, neste "defeso", se comprem dois laterais de raiz, sem invenções, nem adaptações.

Uma última nota: Senhor Presidente, se eu tivesse 19.999.999 euros, juntava essa quantia ao seu euro, para ajudarmos algum clube a pagar 20 milhões pelo Quaresma, conseguindo levá-lo.

10 comentários:

tiroliro007 disse...

Excelente leitura do jogo e dos confrontos entre o porto e o sporting.
Como sportinguista deixo os parabéns pelo título conquistado brilhantemente esta época.
Quanto ao quaresma, totalmente de acordo.
Já o benfica ser um grande ...

O Situacionista disse...

Eterno,

De facto, o teu título não podia ser mais apropriado.

Para já só me apetece falar em dois aspectos:

1. Ainda não foi desta que consegui assistir, ao vivo, a uma vitória contra os verdes ou os vermelhos em Oeiras. Parece embruxado aquele estádio. Nem quando fomos campeões da europa em 2004 conseguimos.

2. Se não fosse o resultado tinha sido um dia fantástico. Na viagem para lá, paragem para o leitão e para o sarmentinho. Maravilha. Depois, já em Oeiras, ambiente excelente, inclusive entre portistas e verdes. O mesmo no estádio. E, mais importante ainda, o convívio espectacular e o ambiente são no final do jogo enquanto esperavamos na fila de carros para sair do estádio. A viagem para cá, com uma pequena paragem, para aliviar o melão...

O Soldado Azul disse...

Bom, resta-me recordar o leitão e o sarmentinho :-)
Quanto ao jogo, é bem verdade que não entrámos bem mas poderíamos igualmente ter ganho...
O jogo foi acima de tudo equilibrado e não deveríamos desperdiçar oportunidades flagrantes... dado que a respectiva concretização serviria como "bofetada de luva branca" a uma arbitragem escandalosa...
Não percebo como fisicamente não estamos bem... a não ser pelo inaceitável relaxe consequente da vitoria prematura no campeonato...
Mas... perdemos e assim sendo rezam as boas maneiras de dar os parabéns ao Sporing!
Apraz-me registar o convivio salutar com os sportinguistas pós-jogo, a "comer" uma bifana... o que seria impensável com os "vermelhos"...
Quanto ao Quaresma, como já estou "cansado" de opinar sobre ele, retiro-me para... férias...
Saudações

O Soldado Azul disse...

E já agora partilho o desejo da contratação de 2 laterais de raíz (1 esquerdo, já há muito desejado e agora 1 direito pela saida do Bosingwa), embora considere este tema como objecto de discussão oportunamente, até porque certamente vamos ser bombardeados com interesses na venda dos nossos notáveis e na aquisição de outros (quer a nível nacional quer eventualmente pelo mercado da.. América do Sul...

Fernando disse...

Sejas bem aparecido Eterno Dragão!
As tuas reflexões nesta tertúlia são sempre sensatas e bem estruturadas.
A apreciação não podia ser mais ajustada. Na realidade o Porto tem sido "curto" na abordagem dos jogos considerados mais fortes. Responsabilidade? Não sei, sinceramente, mas acredito que há ali treinador a menos, talvez pela própria formação do mesmo...
O certo é que somos (tri)campeões, mas como o próprio Jesulado diz (e nós sentimos), já começa a ser pouco...
Espero que estas (amargas) derrotas sejam motivo de reflexão e correcção futura.
Um comentário a uma declaração do Situacionista: finais em oeiras, com equipas de lisboa são sempre problemáticas. É um facto; ontem o próprio P.Bento descaiu-se ao afirmar "uma vitória em casa"... "Em casa", logo estamos sempre ligeiramente derrotados ao início, pois, como ontem, em jogos equilibrados, o árbitro, quer por incompetência, quer por viagem marcada para a China, quer por defesa da "pureza" do futebol, jamais beneficia o Porto, e em casos de dúvida lá aparece a expulsão (como tem acontecido nas últimas contra os lisboetas).
Já agora: antigamente, quando o Porto celebrava na Câmara os seus triunfos com a população da cidade, logo os pseudo-intelectuais (Pacheco Pereira, Rui Rio) e os lisboetas e anti-portistas em geral, clamavam contra a promiscuidade da política e do futebol. Ontem era vê-los embevecidos com a homenagem na câmara lisboeta... É enternecedor, não é?

Mr.Duke disse...

Não consigo compreender o porquê da colocação do João Paulo a defesa esquerdo, evidente falta de rotinas, opção claramente mais defensiva lembrando a colocação de Cech na Supertaça.
Evidente dificuldade do treinador em mexer na equipa, passando a ideia que só poderia mexer tirando o Meireles ou o Mariano parecendo haver falta de pulso para retirar o Quaresma ou Lucho ambos claramente em dia não.
É preocupante pois existiam boas soluções no banco, Tarik, Farias ou até mesmo Bolatti.
O professor como já vem sendo hábito e nada positivo, teve medo.
Medo aquando da elaboração da equipa, medo para mexer na mesma.
A falta de ambição vinda do banco foi o elemento decisivo na nossa derrota.
O arbitragem foi vergonhosa mas penso que o Porto é equipa para ganhar ainda mais facilmente com as adversidades em causa.
Não consigo perceber a falta de ambição numa equipa que ganhou o campeonato com 20 pontos de avanço, não percebo o mau momento físico e fico desolado quando vejo um treinador campeão com 20 pontos de avanço e 61 anos recear uma equipa que não jogou nada grande parte da época, estava privada do seu melhor jogador, não contou com um dos melhores Simon e mesmo assim foi melhor, já o tinha sido na 1ª parte e repetiu a dose na segunda.
Assim não faremos nada a nível internacional, uma boa equipa não ganha nada sem ambição, vontade e querer, e isto começa por vir de cima.

dragao vila pouca disse...

O JEsualdo nestes jogos quando tem de mexer mexe sempre mal. Ontem o Lino deu-lhe uma bofetada de luva branca, mesmo quando ele faz tudo para o desmoralizar ao optar por um lateral adaptado. O árbitro que foi um gatuno também ajudou à derrota.
Definitivamente não vou mais ao Jamor e não é pela derrota.
Cumprimentos

Azzulli disse...

Foi um excelente dia, exceptuando o resultado.
Começou com um excelente Leitão ao almoço. Bom ambiente antes do jogo. Excelente convívio pós jogo. Regresso em conversa de balanço dos acontecimentos.

Quanto ao jogo, estivemos bem longe do nosso nível. É como diz o Eterno, estamos de férias já há algum tempo…
No estádio não se tem uma boa visão dos pormenores do jogo.
Mas vimos logo de inicio umas boas defesas do Nuno. E nada de ataque nosso…
Preocupação.
E assim foi o jogo todo. Mau jogo e muito roer de unhas…

Toda a equipa pareceu cansada.
O JP não foi boa aposta. Entrou para segurar atrás, mas não sobe no terreno.
E toda a táctica foi muito preocupada com os verdes, com substituições tardias.
Quando assim é, não somos nós.
E os verdes estiveram um degrau acima.

Mas mesmo assim, o jogo foi equilibrado.
Lisandro teve um cabeceamento e um lance isolado de golo feito. Quaresma fez excelente jogada e falhou escandalosamente no remate. Entre outros lances.
O resultado podia ter caído para o nosso lado.

Mas nestes jogos temos de agarrar o jogo!
A atitude tem de ser “Abram alas que chegaram os Tricampeões!”
Dar “show de bola”.
Fizemos isso em Alvalade. Mesmo tendo perdido o jogo.
Não o fizemos ontem.
Jesualdo pensou mais em como confrontar o 442 dos verdes, do que em como partir a louça toda.

E estando o jogo é equilibrado, o Olegário decidiu.
Os verdes parece que se podem queixar do golo anulado. Foi do lado contrário ao nosso, e pela foto d’O Jogo, o avançado deles estava em linha.
Nós podemos queixar-nos de outras coisas.
Ao longo do jogo aquela táctica dos árbitros que enerva uma das equipas, assinalando faltas para um lado, o verde, e não assinalando para o outro, o azul. Não influenciam o resultado, mas chateiam e vão controlando o ritmo do jogo, e alguns possíveis contra ataques.
Depois os 2 lances capitais.
- penalty sobre o Lisandro imediatamente antes da expulsão do JP
- falta não assinalada (penalty?) sobre o Lisandro antes do 1º golo
Estes 2 lances foram decisivos.
No primeiro, estávamos todos em pé, furiosos, a reclamar penalty, quando há o vermelho. Provavelmente o JP também estaria furioso. Não só com esse lance, mas com a tal táctica Olegária.
O segundo então foi do nosso lado. É um atropelamento!
Lá estamos nós de pé, furiosos!
E dá-se o golo…
E o golo é o fim do jogo. Quem marcasse decidia. E assim foi.

Soajeiro disse...

Pobres CALIMEROS...CALIMEROS...CALIMEROS...CALIMEROS...CALIMEROS...
Não se esqueçam que houve um golo mal anulado ao Sporting, o que poderia ter sido o ponto de partida para a humilhação total, assim foi só o suficiente para vos pôr no lugar, quatro jogos com o Sporting, três derrotas e uma vitória obtida com aquele livre inventado.

O Situacionista disse...

Grandes decisões !

Pedro Emanuel renovou. Mais um ano. Perfeito !

Felizmente, porque de outra forma a questão assumia contornos perigosíssimos, ganha cada vez mais peso a versão segundo a qual o Zé não jogou por questões de (in)disciplina. Se assim foi, GRANDE DECISÃO DO PROF.
Com a disciplina não se brinca.