quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

NGP dixit...

A crise...

1. Não é nosso princípio, mas é mau hábito de alguns enfiar a «cabeça na areia», como o faz a avestruz, sempre que os problemas batem à porta.
Se assim procedêssemos, facilmente encontraríamos no imenso Mundo FC Porto razões fortes para nos refugiarmos; no hóquei em patins vencemos o Benfica e lideramos o campeonato; no automobilismo obtivemos uma vitória brilhante na Superleague Formula; no bilhar, as nossas meninas conquistaram a 5a Supertaça consecutiva. E por aí fora ...
Na verdade, e ainda que isso doa muito aos nossos inimigos e a outros aspirantes ansiosos, o crescimento do FC Porto foi de tal ordem que é praticamente impossível passar-se um dia sequer sem que tenhamos motivos fortes para celebrar vitórias, êxitos e ultrapassar desafios permanentes.
Mas não, nós não somos assim! Conscientes da realidade, preferimos admitir que a crise toca a todos e que urge responder-lhe com serenidade, eficácia e determinação, preparando com essa simples atitude o advento do futuro.


2. Não há ninguém, nem mesmo o mais distraído dos leitores, que possa passar ao lado do estilo provinciano com que os jornais lisboetas tratam os êxitos do FC Porto, mal disfarçando o desconforto e até a raiva que lhes causa cada vitória do nosso Clube, até mesmo no plano internacional.
O mais recente exemplo deu-o o Record, no dia a seguir à dificílima partida que o FC Porto realizou e venceu com o Dínamo de Kiev, na Ucrânia, relançando dessa forma a sua habitual e legítima pretensão à passagem para a fase seguinte da «Champions». Os escribas do costume, com o despudor que lhes é característico, publicaram uma vergonhosa 1a página em que a referência escondida à vitória do FC Porto mal se descobre; ao invés, o «super leão» teve novamente honras de destaque, certamente porque nesse dia nenhum jogador da instituição da Luz ou seu familiar festejava aniversário, e, à falta de treino dos encarnados, não havia quaisquer lances mirabolantes para referir. O Portugal lisboeta quase pára quando os vermelhos estão de folqa!
(...)

Jorge Nuno Pinto da Costa

4 comentários:

O Situacionista disse...

Leio religiosamente a "Página do Presidente" !

dragao vila pouca disse...

Eu também leio atentamente e há muitos anos, a página de Pinto da Costa e como se pode constatar, ele continua atento, muito atento.
Um abraço

Fanático disse...

Mais oportuno não podia ser !

c. silva disse...

recordando Alvalade, a digressão continua...

http://www.zerozero.pt/video.php?id=17104

uma verdadeira nódoa.