domingo, 21 de dezembro de 2008

No desaproveitar é que está a perda...

12ª Jornada da Liga Portuguesa 2008/09
Estádio do Dragão, no Porto
Árbitro: Duarte Gomes (AF Lisboa)
.
FC PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Pedro Emanuel «cap.» (Mariano aos 67 min); Fernando, Raul Meireles (Farías aos 85 min) e Lucho; Lisandro, Hulk e C. Rodríguez;
Treinador: Jesualdo Ferreira;

MARÍTIMO: Marcos; Briguel, João Guilherme, Fernando Cardozo e Van der Linden; Olberdam, Bruno «cap.», Marcinho (Vítor Júnior aos 77 min) e Miguelito; Bruno Fogaça (Djalma aos 46 min) e Baba (Manu aos 86 min);
Treinador: Lori Sandri;

Resultado final: 0-0;
.
Furioso e desanimado.
Foi como me senti quando acabou o jogo.

Um empate destes não se admite.
Não quando queremos recuperar o 1º lugar da Liga. O nosso lugar.
Não quando jogamos primeiro e podemos colocar pressão sobre os abutres.
Não quando criamos mais do que suficientes oportunidades para marcar.

E o jogo até nem começou muito mal.
Parecendo que (mais coisa menos coisa) o golo iria surgir. Com naturalidade.

Mas depois a máquina “engripou”.
Praticamente deixamos de criar linhas de passe.
Jogamos a passo e mesmo assim perdemos muitas bolas.
Com Lucho mais uma vez ausente. Como é possível ter jogado os 90 minutos?
E com isso aproveitou-se o Marítimo para reorganizar as suas peças e com isso encaixar na nossa equipa como uma luva.


Na 2ª parte a equipa tentou recuperar o tempo perdido, percebendo que só impondo um ritmo mais elevado é que conseguia criar desequilíbrios na defesa contrária.

E assim fez. Mais com o coração do que com a cabeça.
Sem grande ajuda do banco, pois JF esteve mais uma vez ao seu mais baixo nível.
No entanto, por falta de sorte, de lucidez ou de inspiração ou ainda graças à segura exibição de Marcos, o golo não apareceu.

De positivo, apenas a disponibilidade física e a atitude da equipa.

Quanto ao árbitro Duarte Gomes esteve muito fraco.
Ficou impune uma agressão a Rolando. Permissivo com a constante perda de tempo dos jogadores do Marítimo, principalmente do guarda-redes Marcos (o cartão amarelo mostrado nos últimos minutos foi apenas uma operação de cosmética). Com dualidade de critérios na faltas assinaladas.

Enfim…
Não sabemos como vão ficar as contas finais desta Liga, mas é nestes jogos que se ganham ou perdem títulos.

As palavras dos nossos intervenientes:
Jesualdo Ferreira
«Foi um jogo com sentido único na maior parte do tempo. Sempre disse que ia ser um jogo complicado porque o Marítimo só sofreu um golo fora. Na primeira parte, a pressão que exercemos não foi tão forte como devia. O nosso plano passava por pressionar os três centrais do Marítimo, mas não fizemos uma pressão muito agressiva. Empatámos porque não soubemos tornear o adversário. Ficou um grande amargo porque perdemos a oportunidade de subir ao primeiro lugar, quando tínhamos recursos para vencer. Foi um resultado inglório para o que fizemos até agora, mas serve como exemplo de que nenhum jogo pode ser considerado fácil.»
Sobre o primeiro lugar: «Esta jornada não dependíamos de nós para subir ao primeiro lugar. Não é por este jogo que fico amargurado, mas sim pelos resultados menos bons alcançados numa fase não muito boa da equipa.»
Sobre as várias oportunidades falhadas: «Não me deixam preocupado. Fico insatisfeito porque não ganhámos. Se tivéssemos marcado um golo, obrigávamos o Marítimo a abrir mais espaços, o que viraria o jogo mais a favor das características dos nossos jogadores. Este resultado não me retira confiança, nem me faz pensar que houve um retrocesso. Podíamos ter ganho, mas desperdiçámos muitas oportunidades, o que não é permitido. Nos últimos minutos, jogámos mais com o coração do que com a cabeça, o que permitiu ao Marítimo criar uma grande oportunidade de golo.»

“O Incrível” Hulk
«Hoje demos tudo o que tínhamos. Corremos pela vitória até ao fim. Só nos faltou um golo. Mas isto não nos vai abalar. Claro que o F.C. Porto só pensa em vencer os seus jogos e isto pesa sempre um pouco, mas somos optimistas. Estamos fortes e a minha sintonia é boa com todos os meus colegas, não só com o Lisandro e o Rodríguez.»
Sobre o ano de 2008: «Só não é incrível porque não estamos em primeiro no campeonato.»

Um abraço a todos e um forte POOOOORTOOOOO!!!

16 comentários:

Mr.Duke disse...

Jogamos a passo, ninguém se desmarcava, ninguém abria linhas passe, enfim muita lentos, na mesma senda da equipa e não fugindo à sua habitual batuta o nosso mister demora 65 minutos para alterar alguma coisa, repito 65 e depois faz uma outra mexida essa digna de um génio aos 85 minutos vá-se lá perceber.
Após o jogo da taça elogia individualmente o Guarin e das palavras ao actos não passa pois o Lucho ter ficado em campo o jogo todo foi um luxo para o próprio.
Na minha opinião o mister devia ter mexido logo ao intervalo e aos 65 minutos seria para arriscar tudo para ganhar.
Por vezes penso que o nosso mister tem um lembrete no telemóvel que programa antes dos jogos para o lembrar que é altura para substituir.

Azzulli disse...

O Rui Santos da Sic Noticias, está à 20 minutos a lançar suspeitas que terá acontecido algo no tunel do Dragão.
Não diz o quê. Não diz quem.

Eu não ouvi nada do árbitro. Não ouvi nada dos elementos do Maritimo.
Ele também não ouviu.
Mas está para ali a falar, a falar, a falar...

Será que o Rui Santos estava lá?

Azzulli disse...

Foi um bom jogo.
Merecemos largamente a vitória.
Dominamos todo o jogo.
O Marítimo teve, no entanto, 2 remates ao poste.
Fomos incompetentes na concretização. Desastrados por vezes.

Devíamos ter metido mais soluções de ataque, nas substituições. Entrou um extremo para defesa, e um ponta de lança inexistente… Precisávamos de muito mais. Precisávamos de um golpe de génio vindo do banco!...

Mas enfim, acontece…

Quanto ao árbitro, lá foi marcando coisas que ninguém viu, teve dualidade de critérios, e já nos descontos lá foi mostrar o amarelo ao Marcos (que já merecia desde a 1ª parte) e expulsou um jogador do Marítimo… ao que me parece para que a estatística amenize os erros que foi cometendo.

Unknown disse...

Apenas e só!!!

Jesualdo, já não consigo te suportar!!!

Fazer uma substituição, apenas e só, com a preocupação do adversário....

Sinceramente!

És muito pequeno para o meu grande F.C. PORTO!

Boas festas a todos!

Fanático disse...

Mr Duke, quanto ao Lucho tirou-me as palavras do teclado!

Neste momento estamos jogar com -1 e com -2 quando o JF se esquece que está no FCP!

Por outro lado, demos 45 m da primeira parte em que fomos lentos, denunciados nos passes, deixámos que o Marítimo subisse as linhas e não fomos pacientes. Quando acordámos na segunda parte, entre a sorte, as tardias substituições do JF (porque o RM é o eterno substituído como dizia o Azzulli ontem?), a falta de jeito do Farias, só deu empate.

Agora, pergunto, o JF é o principal responsável da primeira parte menos conseguida?

Fanático disse...

Entretanto, vamos perdendo os jogadores formados na casa:

Saint-Etienne contrata Paulo Machado:

"Depois das boas exibições, o clube francês accionou a opção de compra e garantiu a título definitivo o jovem médio do FC Porto por 1.6 milhões de euros. O jogador que nunca se impôs no plantel do FC Porto, foi emprestado sucessivamente a vários clubes até ter convencido no clube francês alinhando em 22 partidas e marcando 4 golos. Este negócio revela a boa relação entre o FC Porto e o Saint-Etienne que, em 2005-2006, já tinham emprestado o ponta de lança Helder Postiga."

O Situacionista disse...

Ainda estou em estado de choque.

Tudo pode acontecer, mas é nestes jogos que se perdem (e ganham) campeonatos.

Não vou falar do prof., porque, por um lado, poderia ser muito violento e, por outro lado, quem dá o que tem a mais não é obrigado.

Termino, com o registo de uma atitude fantástica:

Parabéns ao público (onde me incluo) que ovacionou a equipa no final do jogo.

Paulo Marques disse...

Achei piada ao treinador do Marítimo, ao dizer que foi a equipa mais perigosa quando só foi perigosa nos dois livres que o árbitro lhes ofereceu de prenda, tendo estes sido marcados a mais de 10 metros da barreira. Pormenores.
Os srs da RTP também mostraram as suas cores, aparentemente uma entrada a pés juntos é um lance normal e o Hulk é que devia ter cuidado. Entre outras pérolas...

Quanto a mim, penso que o problema foi termos jogado com menos um durante quase todo o jogo. Enfim. Ao menos o Mariano não comprometeu.

dragao vila pouca disse...

Uma entrada forte e a prometer muito, mas que rapidamente se desvaneceu. A partir dos 20 minutos ligamos o complicador e deixamos de jogar, de pressionar, de criar perigo e fizemos com que o Marítimo acreditasse que podia conseguir um resultado positivo.
Melhor na segunda-parte, mas a saída tardia de P.Emanuel, fez que só na parte final, mais com o coração que com a cabeça, o F.C.Porto encostasse a equipa insular às cordas. Aí nesse período, faltou eficácia e alguma calma.
Resumindo dois pontos perdidos ingloriamente e numa altura importante.
Arbitragem habilidosa, de um trio que veio ao Dragão para provocar.
O facto de só ter mostrado o amarelo ao guarda-redes Marcos, aos 90 minutos, quando ele fez a mesma coisa o jogo todo, diz tudo.
Um abraço

Fernando disse...

Pois é, falharam. Na baliza, na pontaria, e nas substituições (tardias).
Espero que o Nacional empreste do veneno que já conhecemos (2 derrotas em casa nos anos mais recentes) e deixe as gaivotas à beira de um ataque de nervos...
Entretanto ficamos a saber que a liga, manobrada pelo benfica e sporting, coloca motoristas ao serviço dos árbitros!? É verdade? Não era melhor e menos descarado oferecerem-lhes um GPS para darem com o Porto e o Estádio do Dragão?
Entretanto a chusma lisboeta já volta a falar no túnel. Era bom lembrar que no recente gaivotas-setúbal, no túnel da luz, Rui Costa foi de tal maneira violento para com a equipa de arbitragem, (COACÇÃO), que foi chamado á liga (com o advogado lampião) a prestar declarações e a sua defesa... Mas isto, claro, foi sonegado pela imprensa... Depois uma suposta estalada de um funcionário da SAD num motorista da liga ou do árbitro (o carro teria pneus 'brancos' ou pirelli?) faz o brilhentina santos falar, falar, falar...

rapariga do norte disse...

Não podemos perder pontos em casa, é assim que perdemos o campeonato.

Ontem a pontaria foi má, mas também se devia ter procurado mais o golo.

Quanto ao arbitro fez o que eu chamo "roubar" com inteligência, ou seja, errou em coisas "de menos importância" hora era um amarelo que não se mostrava aos jogadores do maritimo, depois eram faltas que ninguém via, e outras que só ele não via enfim.

Pronto do mal o menos pelo menos o nacional empatou.

Eterno Dragao disse...

Vamos com calma: o Porto está a jogar bem. Mantendo este estilo de jogo, vamos ser campeões. A perda de pontos no Domingo não tem nada que ver com a perda de pontos com a Naval ou com o Leixões.

Fico estupefacto com o Lucho. Como é possível ficar em campo 90 minutos? Está simplesmente miserável. Se o Mariano fizesse uma exibição como a do Lucho, era assobiado de cada vez que tocasse na bola.

Não compreendo Jesualdo Ferreira. Deve ser dos treinadores mais fracos que tivemos, no que diz respeito à "leitura de jogo". Quem olha para ele durante os jogos, percebe que ele está em hesitação permanente.

Eterno Dragao disse...

O Rui Santos fez-me lembrar o Octávio Machado. Falou de "certas e determinadas situações" e eu acrescento, "nomeadamente, várias a especificar".

Por falar em programas da SIC: ontem, no Dia Seguinte, o José Guilherme Aguiar teve a lata de dizer que o Rolando não fez penalty sobre o jogador do Marítimo. Objectivamente, acrescento eu.

O Situacionista disse...

O lance de ontem na cestinha dá que pensar, senão reparem:

Para mim, qualquer lance em que a bola se "cruze" com mão/braço só deve ser penalty se houver INTENÇÃO.

Isto, independentemente da posição do braço/mão. A não ser que esse posicionamente seja ostensivamente incorrecto.

Mas, curiosamente, foi na cestinha que começaram a ser marcados penaltys atrás de penaltys contra os adversários dos vermelhos porque a bola tinha embatido, independentemente da intenção, no braço/mão de um jogador que ... não o tinha na "posição que deveria ter".

Ontem virou-se o feitiço contra o feiticeiro.

Para mim, o golo é limpinho.

É certo que a bola bate no braço, mas não há qualquer intenção (independentemente da posição do braço/mão do jogador).

Quer a bola mude ou não, de forma relevante, de trajectória. Porque mudar, muda sempre. Como é evidente.

Daí que os vermelhos tenham provado do seu próprio veneno.

E, pelos vistos, o túnel da cestinha não é para brincadeiras...

c. silva disse...

Comparem-se os lances de miguel victor, e o de Rolando em Alvalade, e os respectivos comentários dos supostos peritos de arbitragem…elucidativo!

O Soldado Azul disse...

Nós temos 2 enormes problemas: o primeiro é a "ausência" de laterais não obstante considerar que sem o Fucile ainda é pior...
O segundo é que não temos extremos para jogar em 4-3-3 (o sistema preferido do Prof...)! Ora se os supostos jogadores das alas são avessos a ir à linha e centrar (tal como manda o dito sistema tactico...) tentando em alternativa "entrar" na diagonal...o Resultado é: jogo muito afunilado no meio que favorece claramente quem defende (dada a zona do meio ser a mais povoada de jogadores adversários...)! Grosso modo foi esta a história do jogo com o Maritimo... Ora como jogamos com um falso lateral esquerdo (que faz o que pode e que está a ser crucificado...) e como o Fucile também tem dias (já para não falar do "novo" lateral Mariano... que dadas as suas caracteristicas faz tudo menos defender...)ficamos em suma muito vulneráveis na defesa...
Ora se não rectificarmos pelo menos o lateral esquerdo e se juntarmos o menor nivel exibicional do Lucho e a tendencia para os alas procurarem o meio, sou forçado a concluir que vamos continuar a ter serios problemas em 2009...
Saudações