sábado, 6 de dezembro de 2008

Muito importante...

11ª jornada da Liga Portuguesa 2008/09
Estádio do Bonfim, em Setúbal

Árbitro: Jorge Sousa (AF Porto)

V. SETÚBAL: Pedro Alves; Janício, Anderson, Robson e Cissokho; Hugo (Elias aos 69 min), Ricardo Chaves «cap.», Leandro Lima e Mateus; Bruno Gama (Leandro Branco aos 57 min) e Laionel (Leandro Carrijo aos 69 min);
Treinador: Daúto Faquirá;

FC PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Lino; Fernando, Tomás Costa (Guarin aos 57 min) e Lucho «cap.»; Lisandro, Hulk (Sektioui aos 82 min) e C. Rodríguez (Mariano aos 68 min);
Treinador: Jesualdo Ferreira;

Resultado final: 0-3;
Marcadores: Bruno Alves (aos 66 min), Guarin (aos 68 min) e Lucho (aos 80 min);
.
Vitória muito importante num jogo em que o resultado foi melhor, aliás, bem melhor do que a nossa exibição.
.
Com Leandro Lima em grande destaque (o miúdo parece ser mesmo craque), o Setúbal foi um adversário moralizado e que muito complicou o jogo.
Mas mais do que a atitude do adversário, foi a nossa (falta) de atitude na 1ª parte que me indignou.
Com Lucho, outra vez, preocupantemente ausente, o FC Porto viveu apenas do que Hulk conseguia fazer. E perante a incapacidade dos colegas alguém pode reclamar dele tentar fazer quase tudo sozinho?
É certo que a ausência de Raul Meireles foi sentida, até porque é actualmente um dos elementos em melhor forma da equipa, mas isto não explica tudo e é bom que a equipa arrepie caminho, por senão…

Na 2ª parte finalmente aparecemos um pouco mais em jogo, mais concentrados e com menor número de perdas de bola. Foi o que bastou para criarmos oportunidades e golos. Frente a outro adversário pode não chegar.
.
Mais uma vez Hulk provou que é imprescindível, neste momento, para a equipa. Correu, lutou, fintou e rematou com uma vontade impressionante. Carregou com a equipa às costas.
.
Até deu para demonstrar que sabe soltar a bola.
O golo que ofereceu a Guarin, quando todos pensavam que ia tentar o remate, é disso um bom exemplo.

Os nossos golos:


As palavras dos nossos intervenientes:
Jesualdo Ferreira
«Sabíamos que íamos encontrar uma equipa moralizada, que joga bem. O V. Setúbal mostrou isso mesmo na primeira parte. Entrámos bem mas fomos perdendo fulgor, apesar de termos criado algumas oportunidade. A equipa do F.C. Porto começa a jogar noutro sistema, de forma diferente em relação aos últimos dois anos. Chegámos lá nesse sistema, fizemos três golos. A equipa entrou melhor na segunda parte, demonstrou resistência física. Vencemos um jogo difícil que nós tornámos fácil. Sabíamos que, com ataque rápido, podíamos chegar mais facilmente ao objectivo. O Raul Meireles parou porque sentia muita fadiga. Por outro lado, temos de fazer crescer jogadores. Percebeu-se que o Raul é um jogador importante, mas a equipa supriu a sua ausência. A equipa começa a ganhar mais confiança, mais rotina. O campeonato para nós é prioritário, segue-se um jogo com o Arsenal em que queremos proporcionar um bom espectáculo e jogar bem.»

Um abraço a todos e um forte POOOOORTOOOOO!!!

6 comentários:

Paulo Marques disse...

Antes fosse a exibição como o resultado... Por qualquer motivo o FCP quase só tem jogado bem quando já ganha. Só vi os 60 minutos finais, e assustei-me a ver um Porto trapalhão que não conseguia ligar os passes e trocar a bola com à vontade.
Como não vi a bola no sofá, não destingui bem os jogadores e não posso comentar muito, deixo isso aos outros. Gostava de saber o que acharam dos jogadores do meio campo.

dragao vila pouca disse...

Começando pelo fim: vitória justa, com um resultado exagerado e uma exibição fraca do F.C.Porto.
Na 1ªparte foi um Tricampeão macio, abúlico, incapaz de pressionar, de dar intensidade ao jogo, de ter bola, de se organizar e que pode dar-se por satisfeito, de ter chegado ao intervalo empatado.
Na segunda metade houve uma melhoria, pequena, muito pequena e até ao golo o F.C.Porto tinha feito pouco para justificar a vantagem. Depois do um a zero e como o dois a zero surgiu logo a seguir, as coisas tornaram-se fáceis e ainda deu para ampliar a vantagem e dar uma ideia de facilidades que nunca aconteceram.
Para mim não está tudo bem quando acaba bem. Ganhamos e normalmente tendemos a esquecer o resto. Eu não esqueço, porque foi por jogarmos assim que já tivemos alguns dissabores que não estavam nos nossos planos. Temos gente para jogar melhor, mas principalmente, devemos encarar estes jogos com outro espírito, sob pena de voltarmos a ter mais desilusões.
Tomás Costa mostrou que não é jogador para jogos em que é preciso ter bola, organizar e criar. O argentino é mais um jogador de luta, de marcar e fechar bem, que como já se viu, pode ser muito importante em jogos com outras características.
Guarín, foi o único que se deu ao trabalho de fazer um sprint de 50 metros para dar uma linha de passe a Hulk no lance do segundo golo.
Onde estava Lisandro?
Hulk, tiremos o chpéu a Pinto da Costa quando disse que iriamos ter uma surpresa que nos ia alegrar muito.
Cada jogo é mais importante e ontem foi o único capaz, no pior período do F.C.Porto, de levar algum perigo ao último reduto sadino.
Um abraço

O Situacionista disse...

Vencemos. Missão cumprida. Maravilha.

Mas,
Que atitude desgarrada.
Que exibição tão fraca.
Não percebo.
Como podemos jogar tão mal ?!!
Devemos ter falhado praí 50% dos passes e não me refiro aos passes longos, mas sin a passes de 10, 20 metros. Até parece que os jogadores do FC Porto têm problemas de visão.

A jogar assim levamos outra abada do Arsenal.

A nossa equipa tem um defeito tremendo, não sabe ter POSSE DE BOLA. É por isso que joga muito melhor em contra ataque. Mas quandotem de construir, é um problema.

Valeu-nos a sorte do jogo e as qualidades individuais de alguns jogadores (finalmente centram a bola para a cabeça de B Alves). E, ainda, o facto de este ano termos banco.

Insisto numa ideia - a dupla Lisandro-Hulk é DE SONHO !

Na esteira do que escreveu o Vila Pouca, só de pensar o que se disse sobre a contratação de Hulk....

rapariga do norte disse...

Ganhamos e para a história fica o resultado, sendo que quem não tiver visto o jogo pode pensar que o porto jogou bem, o que não aconteceu.
Perante a exibição cheguei mesmo a pensar que o porto não ia ganhar o jogo.
Dia 10 eles têm que jogar muito melhor, porque apesar do arsenal não estar no seu melhor momento(e diga-se que também têm tido algumas exibições fracas) se nos jogarmos assim não ganhamos o jogo. Seja como for eu vou estar lá para apoiar o porto só espero que não me desiludam.

O Situacionista disse...

Notas muito positivas:

O 3º golo é absolutamente delicioso. De ver e rever.

As bolas paradas. Nos últimos dois jogos marcamos dois golos na marcação de cantos. O que ja não devia acontecer há anos.


P.s. - Tenho muitas, muitas dúvidas que o "Quique Bem Falante e Pouco Mais Flores" tenho tomado a melhor opção ao afastar o Quim. Mas pode ser que eu esteja enganado...

O Situacionista disse...

Já repararam que no lance do segundo golo há um jogador que foi ... muito egoísta ?

Vejam melhor, a partir dos 45 segundos, aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=I_cGbnPWLh4