sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

COMO É BOM SER DO FCPORTO!



Nunca é demais relembrar .

Cara(o)s amiga(o)s, adepta(o)s do S.L.B. e S.C.P.,

A minha ideia ao enviar este mail, não é transmitir-vos a ideia de que os vossos clubes são "pequenos" em comparação com o GRANDIOSO F.C.P.... mas apenas (e só) a tentativa de vos demonstrar o porquê do orgulho de ser Dragão.

Dirão que metade foi "roubado"... e que outra metade foi sorte... mas eu vi jogar Teófilo Cubillas, Pavão, Custódio Pinto, Seninho, Duda, Frasco, Fernando Gomes, João Pinto, Józef Mlynarczyk, Augusto Inácio, André, Jaime Magalhães, Madjer, Paulo Futre, Juary, Branco, Geraldão, Fernando Couto, Paulinho Santos, Rui Barros, Domingos, Kostadinov, Ljubinko Drulovic, Aloísio, Capucho, Sérgio Conceição, Mário Jardel, Jorge Costa, Deco, Jorge Andrade, Paredes, Vítor Baía, Dmitri Alenichev, Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, Costinha, Maniche, Derlei, Benni McCarthy, Pedro Emanuel, Seitaridis, Diego, Pepe, Ricardo Quaresma, Lucho González, Anderson e Helton (e outros) e... como eles eram, e continuam a ser, magistralmente superiores !!

É no campo que se ganham os jogos... O Porto de Robson, de Oliveira, de Carlos Alberto Silva, de Mourinho e de Pedroto, foram (ao longo dos últimos 30 anos) prestando homenagens aos portugueses, através de verdadeiros recitais de futebol... Agora deixo-vos um verdadeiro legado histórico e inconfundível... e pensem, no pesadelo dos próximos 30 anos... !!!

PS: Mantenham, pois a compostura e tenham fair play, na leitura! Obrigado.


Segundo o "Worldwide Historical Clubs Ranking", o Futebol Clube do Porto é considerado o maior clube português, o 10º maior da Europa e o 20º maior do Mundo. [1]

O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais, o 3º da Península Ibérica, o 9º da Europa e o 16º do Mundo (ver Ranking Mundial de Títulos).

O FC Porto é o clube português com maior número de títulos, contando actualmente 265 títulos oficiais (somando: Internacionais, Nacionais e Regionais) e 110 títulos oficiais (somando apenas: Internacionais e Nacionais) (ver: Ranking Nacional de Títulos) NOTA: Este ranking encontra-se falseado ja que foi somado ao palmarés do SL Benfica 15 campeonatos nacionais de escolinhas, escalão esse que nunca teve tal competição. Na verdade, descontando esses 15 títulos ao SL Benfica, o FC Porto é o líder com 110 e Benfica em segundo com 107.

O FC Porto é o clube europeu com mais títulos no século XXI. Entre campeonatos, taças, supertaças e troféus internacionais, os portistas solidificaram uma hegemonia que não encontra rival à altura nos 25 países mais cotados da UEFA. O FC Porto soma 14 títulos só no século XXI, Bayern de Munique e Liverpool com 10 cada um são os mais próximos.

O FC Porto é o clube português com maior número de títulos no Futebol, contando actualmente 110 títulos oficiais (2 Taças Intercontinentais / Mundiais de Clubes; 2 Taças / Liga dos Campeões Europeus; 1 Taça UEFA; 1 Supertaça Europeia; 22 Campeonatos Nacionais de Séniores; 17 Taças de Portugal; 15 Supertaças de Portugal; 19 Campeonatos Nacionais de Juniores; 17 Campeonatos Nacionais de Juvenis; 12 Campeonatos Nacionais de Iniciados; 2 Campeonatos Nacionais de Infantis) contra 107 do Benfica e 76 do Sporting .

O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais (6), tem mesmo mais que todos os outros clubes portugueses juntos.

O FC Porto é o único clube pentacampeão nacional.

O FC Porto é o clube com mais Supertaças Nacionais conquistadas.

O FC Porto já disputou 22 das 28 finais da Supertaça Nacional.

O FC Porto conseguiu, até hoje, fazer a "Dobradinha" por 5 ocasiões (1955/56; 1987/88; 1997/98; 2002/03; 2005/06), ou seja, ser Campeão Nacional e Vencedor da Taça de Portugal, na mesma época.

O FC Porto já fez o pleno nacional ou seja, fez a "Tripla" por 3 vezes (1997/98; 2002/03; 2005/06), ou seja, ser Campeão Nacional, Vencedor da Taça de Portugal e Vencedor da Supertaça Nacional, na mesma época.

O FC Porto é o clube português com mais participações na Liga dos Campeões com o formato actual falhando apenas na época 1994-95, e na época 2002-03, quando venceu a Taça UEFA.

O FC Porto tem um dos melhores registos mundiais de invencibilidade nas competições internacionais, em casa, 29 jogos (1974/75 até 1987/88).

O FC Porto é o único clube português que conseguiu vencer na mesma temporada o campeonato, a Taça de Portugal e a competição Europeia em que esteve envolvido (em 2003).

O FC Porto é o clube português com mais botas de ouro conquistadas (3).

O FC Porto contém nos seus quadros futebolísticos, uma das maiores referências da história do futebol português e particularmente do FC Porto, Vítor Baía. Actualmente, Baía é o jogador com mais títulos da história do futebol mundial, com 32. Atrás aparecem Pelé e Rijkaard com 25 cada um.

O FC Porto tem, segundo o seu último relatorio e contas, 83.669 sócios pagantes. No ano anterior o clube tinha 86.229, tendo por isso perdido 2560 sócios no espaço de um ano. [2]

O FC Porto é o único clube português que faz parte do Grupo G-14, o grupo dos clubes mais poderosos da Europa.

Segundo o Ranking Histórico Mundial de Clubes, o Futebol Clube do Porto é considerado, em termos de currículo, o maior clube português, o 10º maior da Europa e o 17º maior do Mundo.

Tendo em conta um estudo realizado em 2004 pela FutureBrand, uma empresa americana especializada em consultoria de marcas, o FC Porto é a marca mais valiosa do futebol português. O estudo apresenta as 30 marcas mais cotadas do futebol europeu e Portugal conta apenas com um representante, o FC Porto. O estudo teve em conta factores como: o valor das marcas, a lealdade dos adeptos, a capacidade de conseguir aumentar a venda de bilhetes para os jogos e o valor financeiro do clube. Neste ranking de marcas europeias, o FC Porto ocupa a primeira posição em Portugal e a 27ª na Europa [3]. Um estudo semelhante efectuado em 2007 pela empresa alemã BBDO remete o FC Porto para o 2º posto nacional (atrás do SL Benfica), embora a nível europeu o clube se encontre melhor posicionado do que no estudo da FutureBrand, no 21º lugar [4] .

Outras modalidades
O FC Porto é, segundo o "World Clubs Ranking" do site Rink-Hockey.net, o maior clube português e o 4º maior do Mundo de hóquei em patins. [5]

O FC Porto é o clube português que junta maior número de títulos no andebol, hóquei em patins, bilhar e natação; em ciclismo, é o que já venceu mais Voltas a Portugal (23 somando individuais e colectivas).

Tendo em conta apenas os designados "3 Grandes", o FC Porto é o clube português que já conquistou mais títulos no hóquei em campo e no voleibol.

O FC Porto, em duas edições da Liga Nacional de futebol de praia, sagrou-se campeão em 2005 e classificou-se em 3ºlugar em 2006.
UFF!!!!

8 comentários:

O Situacionista disse...

Vou fazer uma coisa que nunca tinha feito.
Mas julgo que vem a propósito deste post.
Embora seja uma coisa raríssima.
Mas vou recomendar-vos uma leitura de um post de um …. vermelho. É verdade.
Ainda por cima editado no blog, segundo me informaram, mais importante dos vermelhos (parece que, inclusivamente, a administração desse blog teve uma jantarada, muito recentemente, com o Orelhas, Rui Costa e companhia. Jantarada esse que foi até publicitada pela comunicação social).
E só o faço porque nunca pensei que houvesse um único vermelho com “3 dedos de testa” para ver o que está a frente dos olhos de todos aqueles que …queiram enfrentar a realidade !
Mas, pelos visto, há um.
Ou, pelo menos, há um que momentaneamente teve essa capacidade.

Ora leiam:

“ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA

BRUNO CARVALHO EM 04/12/08

Depois do meu último post fiquei elucidado quanto ao pensamento, ou falta dele, de muitos dos meus consócios.

Felizmente, tive a oportunidade de constatar que não estou sozinho e que ainda há muitos que conseguem ver para além da propaganda que nos é impingida.

É que, há vários anos, os sucessivos insucessos do Benfica têm sempre a mesma explicação: o Benfica não ganha porque há corrupção que beneficia o FC Porto. A propaganda vai mais longe e diz que os sucessos do Porto são todos fruto dessa corrupção. E quem se atrever a questionar isto é imediatamente acusado de anti-benfiquista.

Confesso que é quase impossível contrariar esta ideia tal o número de vezes que ela foi difundida e por ser tão útil a quem vem sucessivamente liderando os destinos do Benfica.

De facto, os “Verdadeiros Benfiquistas” estão convictos desta tese e não se preocupam em questionar os factos à sua volta.

Vamos, então, olhar para os factos e para as explicações dos “Verdadeiros Benfiquistas”:

- FACTO: nos últimos 25 anos, repito, 25 anos, o Porto ganhou 16 campeonatos, o Benfica 6, o Sporting 2, o Boavista 1.
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: estes números provam que o Porto é um clube corrupto e só ganhou, durante 25 anos, por causa da corrupção. E diga-se que 25 anos é um período curto que ainda não permitiu construir uma equipa capaz de vencer o Porto.

- FACTO: o Porto, nos últimos 25 anos, foi 2 vezes Campeão Europeu.
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: o Porto foi Campeão Europeu porque é um clube corrupto e as suas vitórias não interessam porque é um clube regional.

- FACTO: o Porto, nos últimos 25 anos, ganhou por 2 vezes a Taça Intercontinental.
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: o Porto ganhou essas Taças, que na nossa opinião não valem nada, porque é um clube corrupto e as suas vitórias não interessam porque é um clube regional.

- FACTO: o Porto, nos últimos 25 anos, ganhou uma Taça UEFA e uma Supertaça Europeia.
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: a Taça UEFA é um troféu fácil de ganhar. Este ano é que tivemos azar porque apanhamos super equipas como o Galatasaray, o Olympiakos, o Herta de Berlim e o Metalist Kharkov. Tudo equipas de topo. O Porto só ganhou a Taça UEFA e a Supertaça Europeia porque é um clube corrupto e as suas vitórias não interessam porque é um clube regional.

- FACTO: o Benfica deixa sair Mourinho, Deco e Maniche que vão todos parar ao Porto e que estão na base do Porto ter ganho uma Liga dos Campeões e uma Taça UEFA.
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: o Porto foi Campeão Europeu e ganhou a Taça UEFA porque é um clube corrupto e as suas vitórias não interessam porque é um clube regional.

- FACTO: a Liga dos Campeões vai na sua 17ª edição, podendo ser contabilizadas 14 participações do FC Porto e 14 do Manchester United, que são os 2 clubes com mais presenças, enquanto o Benfica e o Sporting contam com 5 participações cada um e o Boavista duas.
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: o Porto na Europa não é nada porque é um clube regional e corrupto.

- FACTO: o Porto, das 14 vezes que disputou a Liga dos Campeões, passou a fase de grupos 10 vezes, enquanto o Benfica o fez por uma única vez, sendo que o Porto qualificou-se este ano para os oitavos-de-final pela 3ª vez consecutiva, com um treinador que não serviu ao Benfica, tendo sido despedido da Luz à 11ª jornada na época 2002/03.
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: o Porto na Europa não é nada porque é um clube regional e quando ganha é porque é um clube corrupto.

- FACTO: o Benfica tem sido eliminado das competições europeias nos últimos por equipas vulgares como o Getafe, o Español ou o Celtic.
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: o Benfica está a construir uma grande equipa (há sensivelmente 25 anos) e o Porto só ganha porque é um clube corrupto e também não interessa quando ganha porque é um clube regional.

- FACTO: o Porto foi convidado a integrar o G14, organização onde estão os clubes mais poderosos e influentes do futebol europeu.
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: o Benfica não está porque não se mistura com corruptos, nem com clubes regionais.

- FACTO: o Porto tem vindo a vender jogadores aos grandes da Europa, como são os casos de Deco ao Barcelona, Paulo Ferreira ao Chelsea, Ricardo Carvalho ao Chelsea, Pepe ao Real Madrid, Anderson ao Manchester United, Bosingwa ao Chelsea e Quaresma ao Inter de Milão. O Benfica vendeu Simão Sabrosa ao Atlético de Madrid!
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: o Porto é um clube corrupto e regional e não tem grandes jogadores. Os clubes europeus não sabem o que andam a fazer.

- FACTO: o Sporting tem a melhor formação de jogadores em Portugal, tendo nos últimos anos saído das suas equipas jovens jogadores como Cristiano Ronaldo, Nani, Quaresma ou Simão Sabrosa. O último grande jogador que o Benfica formou foi Rui Costa, que até já se retirou, tendo havido um completo deserto desde aí.
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: o presidente do Sporting senta-se ao lado de Pinto da Costa nos jogos entre as duas equipas, logo o Sporting é igual ao Porto, que é um clube de corruptos e regional. Deste modo, o Sporting também deve ser corrupto e nem chega a ser regional, mas sim um clube local, de um bairro de Lisboa.

- FACTO: os Benfiquistas elegeram presidentes como Manuel Damásio ou Vale e Azevedo que quase destruíram o clube.
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: provavelmente os “Verdadeiros Benfiquistas” votaram neles. Mas no fundo, o que era necessário era encontrar um Pinto da Costa vermelho, mas menos regional e provinciano. De qualquer forma um “Verdadeiro Benfiquista” tem que estar calado mesmo que discorde do presidente do seu clube. Discordar é para traidores e infiltrados.

- FACTO: o Benfica foi incapaz de manter o treinador da equipa principal de futebol que ganhou o penúltimo título em 1993, Toni, para substituí-lo por Artur Jorge e não quis ou não soube manter Trapattoni que ganhou, em 2004, o último campeonato do Benfica. Mas o Benfica também despediu Beto Aranha depois de ter ganho o ano passado o campeonato de Futsal e Aleksander Donner depois de este ter ganho o campeonato de andebol após um longo jejum de 18 anos.
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: peço desculpa, mas não me ocorre nenhuma coisa que diria um “Verdadeiro Benfiquista”, mas provavelmente esses treinadores deveriam ser infiltrados e estariam seguramente ao serviço do Porto que é, como todo sabemos, um clube corrupto e, sem dúvida, regional.

- FACTO: o Benfica, com José Veiga à frente do futebol, foi campeão nacional após um interregno de 11 anos.
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: o Veiga era portista e aprendeu tudo com Pinto da Costa antes de se zangarem, logo José Veiga trouxe para o Benfica os “truques” do Porto. Pergunta: será que isso significa que o nosso último título também foi ganho através da mesma corrupção com que o Porto ganhou tanta coisa?

- FACTO: o Benfica despediu Fernando Santos que já vinha da época anterior à primeira jornada por ter empatado fora com o Leixões.
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: o Porto é um clube corrupto e regional e o Fernando Santos até era o Engenheiro do Penta, sendo que esses 5 campeonatos seguidos que o Porto ganhou devem-se totalmente à corrupção.

- FACTO: o Benfica contrata camiões de jogadores da qualidade de Edcarlos, Luís Filipe, Andrés Diaz, Stretenovic, Marcel, Manduca, Marco Ferreira, etc, etc, etc…
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: o Porto também comprou muitos jogadores maus, e todos os títulos que o Porto ganhou devem-se todos à corrupção. O facto do Porto vender sistematicamente jogadores a grandes clubes da Europa tem uma explicação simples, é que esses clubes gostam de comprar jogadores a clubes regionais, é como quem compra artesanato.

- FACTO: Pablo Aimar diz que o melhor jogador da Liga Portuguesa é o capitão do FC Porto, Lucho González.
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: fez muito bem, porque o rapaz tem que dizer a verdade, sendo que o Director de Comunicação do Benfica está a fazer um trabalho óptimo na pacificação do futebol português elogiando o capitão de equipa do maior adversário do Benfica. É muito bonito este desportivismo! No Porto nunca fizeram semelhante coisa porque são corruptos e logo não dizem a verdade.

- FACTO: o Benfica, nos últimos anos, tem vindo a registar uma sucessão de recordes negativos: a maior derrota de sempre em jogos europeus (7-0 em Vigo na época de 1999/2000), a pior classificação de sempre (6º lugar na época 2000/01), ficou de fora da Europa pela primeira vez na sua história em 2001/02 e repetiu o desastre na época seguinte (2002/03), ficou sem ganhar um campeonato durante 11 anos e nos últimos 14 ganhou apenas um, já não vai a uma final Europeia há 18 anos. Há muitos mais recordes negativos, mas eu não quero ser fastidioso.
- EXPLICAÇÃO DOS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS”: francamente não sei bem qual será, mas seguramente é porque o Porto é um clube corrupto e todos estes desastres devem-se a lamentáveis erros de arbitragens.

- EU DIGO: Gostava que todos os êxitos do Porto tivessem sido do Benfica. Gostava de ter visto o meu Benfica Campeão Europeu e do Mundo. Gostava de ter festejado com todos os Benfiquistas as nossas conquistas nas ruas. Gostava de ter visto o orgulho e esplendor benfiquista de novo bem vincados por esse mundo fora. Mas o que eu vi foi o Porto ganhar.
- OS “VERDADEIROS BENFIQUISTAS” RESPONDEM: o Bruno Carvalho está a soldo do Pinto da Costa que tem a mulher dele a trabalhar lá no canal e se, por acaso, se assume benfiquista é porque é um infiltrado.

Acho que já chega!

E já agora, “Verdadeiros Benfiquistas”, tudo o que eu escrevi que sirva de alerta e que nos faça pensar a todos!

Até quando vamos acreditar nestas desculpas básicas que apenas servem para esconder tanta incompetência?

Quando é que conseguiremos olhar para além deste grande embuste, destas desculpas esfarrapadas, e vamos construir um Benfica de novo glorioso e que respeite a sua própria história?

Eu, como traidor e mau benfiquista, sinto-me inconformado com esta situação, com esta apatia e com esta cegueira. E o pior cego é aquele que não quer ver!

Sei bem que não estou sozinho nesta minha revolta!

Por muito que me insultem, vou continuar a escrever a minha opinião e quem não quiser que não leia, que não venha a este blog, porque como já disse, e repito, o sucesso deste blog não se mede pelo número de visitantes, mas pela qualidade do que aqui se discute e pelo nível de quem participa.

Para aqueles que não gostam do que eu escrevo, não faltam blogs de “Verdadeiros Benfiquistas” que estão muito satisfeitos com os inúmeros sucessos do Benfica e onde vão poder ler a cartilha habitual.

Não contem comigo para isso.

Bruno Carvalho

PS 1: Uma pequena nota sobre as contas do Benfica: a SAD do Benfica apresentou um prejuízo de 2 milhões de euros no 1º trimestre de 2008/09, enquanto tinha registado um lucro de 9 milhões de euros no mesmo período da época anterior. Mais grave, ainda, é o facto dos Resultados Operacionais terem igualmente passado de positivos para negativos, atingindo o montante de 1.1 milhões de euros negativos quando o ano passado eram positivos em 12 milhões de euros. O crescimento do passivo em 19% também não é uma boa notícia. Como eu já vinha alertando, as contas do Benfica talvez não estivessem tão bem como pareciam e já havia indícios claros que isto pudesse vir a acontecer. A continuarem assim as coisas, será normal que comecemos a ouvir falar em mais endividamento do Benfica ou na venda de jogadores. Fica feito o aviso. O tempo encarregar-se-á de mostrar se tenho ou não razão.

PS 2: Chamo a atenção que é preciso ter muito cuidado com os comentários destas novas transmissões dos jogos do Benfica. É que os comentadores da Benfica TV e da ZON podem induzir ainda mais à cegueira que se abateu sobre muitos benfiquistas. No jogo da Grécia, o comentador da ZON conseguiu ver uma boa exibição do Benfica. É que se a exibição foi boa e perdemos por 5-1, se calhava ter sido má, não quero imaginar o resultado final. A provar o despropósito dos comentários estão os pedidos de desculpa de Quique e de Rui Costa pela exibição da equipa. Mas os “Verdadeiros Benfiquistas” devem adorar estes comentários… E já agora, Quique e Rui Costa não precisam, nem devem, pedir desculpas, pois já estamos fartos de ver todos os anos jogadores e treinadores do Benfica a pedirem perdão aos adeptos. Façam uma coisa: ganhem em vez de pedir desculpas!

PS 3: Peço desculpa a José Saramago por lhe ter usurpado o nome do seu livro para usar como título deste post. Já agora recomendo a todos irem ver esse maravilhoso filme de Fernando Meirelles que adapta magistralmente para cinema o livro “Ensaio Sobre a Cegueira” de Saramago. É por dizer coisas como estas que eu sou considerado, e com muita razão, um traidor e infiltrado pelos “Verdadeiros Benfiquistas”. Toda a gente sabe que os “Verdadeiros Benfiquistas” apenas vêem (pelo menos uma vez por dia) essa obra-prima do cinema intitulada “Corrupção”, baseada noutra obra de enorme qualidade, o livro “Eu Carolina”. É claro que os “Verdadeiros Benfiquistas” já não se lembram dos tempos em que a Senhora D. Carolina insultava Luís Filipe Vieira, em pleno Estádio da Luz, sentada ao lado do líder dos Super Dragões.
( http://novobenfica.blogs.sapo.pt )"




Até custa acreditar que isto foi escrito por um vermelho !

Felizmente, que mais nenhum deles pensa assim....

E digo, felizmente, porque como todos sabem eu sou um grande apoiante do Orelhas...

dragao vila pouca disse...

Também digo Ufff...Meus Deus, até faz impressão e tudo isto em cerca de trinta anos, ou seja, a partir do momento que começou a haver liberdade e Democracia em Portugal.
Ah, e Pinto da Costa!
Sobre o Bruno Carvalho, ele como é director geral do Porto Canal, está bem colocado para perceber as coisas, mas é óbvio, que para os benfiquistas ele é um traidor ao dizer aquilo.
Um abraço

O Situacionista disse...

Conforme seria previsível, o tal do Bruno Carvalhofoi de tal maneira sovado pelos compinchas vermelhos, que teve de lhes vir responder.

Assim:


"Em primeiro lugar, gostava de saudar os meus companheiros de blog pelas suas reacções ao meu post “Ensaio sobre a Cegueira”, que vêm demonstrar a vitalidade deste nosso blog.

É para mim claro que o “Novo Benfica” tornou-se um espaço de debate de ideias em torno do Benfica, que é aquilo que eu queria quando decidi, com o António Souza-Cardoso, lançar este projecto.

Não posso deixar de agradecer ao Paulo Ferreira o facto de ter transferido o seu habitual post das sextas-feiras para domingo para que eu pudesse responder, em tempo útil, aos reparos que me foram feitos.

Feita esta pequena introdução, gostava de deixar as seguintes notas:

1.

Quanto ao que escreveu Pedro Ribeiro (P) no seu texto “História do Cerco de Lisboa” tenho a dizer o seguinte:

Eu também acho que o Benfica tem que reencontrar a sua identidade e formular um modelo ganhador próprio que não será, seguramente, igual ao do FC Porto.

No entanto, alerto para o facto de não ser eu que estou obcecado com o FC Porto, mas sim a actual Administração do Benfica, que gasta demasiado tempo a falar do Apito Dourado ou a fazer más figuras na UEFA (na companhia do Guimarães) a tentar ganhar na secretaria o que perdeu em campo, num ano em que ficou a 23 pontos do Porto.

Em vez de estarem tão preocupados com o Porto deveriam estar mais concentrados nos problemas do próprio Benfica como, por exemplo, a entrevista dada por David Suazo à imprensa do seu país.

Nessa entrevista, David Suazo, o jogador mais bem pago a jogar em Portugal disse o seguinte sobre o Benfica após o empate com o Setúbal: “devemos trabalhar com mais vontade nos treinos”.

É disto que eu falo… Isto é verdade? Seria isto possível no Porto?

E já agora, em que posição deixou Suazo o seu treinador Quique Flores e também Rui Costa que assiste a todos os treinos do Benfica? Será que eles não vêem o mesmo que Suazo?

E isto tem alguma relação com a corrupção no futebol português?

Finalmente, creio firmemente que o Benfica tem que olhar para modelos ganhadores e perceber em que pode melhorar (não imitar) de forma a construir o seu próprio caminho.

Por exemplo:

- o Benfica deve olhar para clubes como o Manchester United ou o Real Madrid para ver o que eles fazem ao nível do marketing, uma vez que são clubes campeões de receitas neste domínio

- o Benfica deve olhar para o Sporting e para o Ajax para perceber o que de bem fazem estes clubes no domínio da formação de jogadores

- o Benfica, não perde nada por olhar para o Porto, para perceber quais são as verdadeiras razões do sucesso do Porto.


2.

Quanto ao comentário que o Pedro Fonseca (O Inferno da Luz) deixou ao meu post, penso que é melhor transcrevê-lo primeiro.

Pedro Fonseca escreveu:

Facto 1 - O guarda Abel nunca existiu;
Facto 2 - O apito dourado nunca existiu;
Facto 3 - O Carlos Calheiros nunca existiu;
Facto 4 - O Adriano Pinto nunca foi presidente da AF do porto;
Facto 5 - O Dias da Cunha nunca disse que os rostos do sistema eram o PC e o Valentim;
Facto 6 - O Platini nunca disse que o FCP era um clube corrupto;
Facto 7 - O FCP nunca foi acusado de corrupção desportiva;
Facto 8 - O António Garrido nunca existiu;
Facto 9 - O Lourenço Pinto nunca existiu e não é, agora, presidente da AF porto;
Facto 10 - O Guímaro nunca existiu;
Facto 11 - O Silvano nunca existiu;
Facto 12 - Os jogadores do Benfica nunca se equiparam nos corredores de nenhum estádio;
Facto 13 - Nunca nenhum clube colocou o balneário onde se iam equipar os jogadores do Benfica em estado impróprio para utilizar;
Facto 14 - Nunca nenhum dirigente do Benfica abandonou um estádio de futebol escondido numa ambulância;
Facto 15 - Nunca nenhum ex-árbitro inglês escreveu qualquer livro a denunciar as "recepções" que o FCP fazia aos árbitros estrangeiros nos jogos internacionais;
etc., etc., etc...


Relativamente a estes factos apontados pelo meu amigo Pedro Fonseca, gostava de esclarecer de uma vez por todas que não tento branquear as situações de corrupção que se têm vivido no futebol português. Uma leitura atenta do meu post “O Porto, o FC Porto e Pinto da Costa” deixa isso bem claro para quem saiba ler português.

É que para muitos essa dita corrupção explica tudo. Para mim não só não explica tudo, como não explica quase nada.

Efectivamente, eu acho que há outras explicações para o facto de o Benfica não ganhar que vão muito para além dessa cartilha que nos é impingida diariamente e que, repito, é muito conveniente aos dirigentes que se têm revelado incapazes de combater a supremacia do Porto.

Daqui pergunto a todos que relação têm as coisas que o Pedro Fonseca enumera com o facto de:

- o Benfica não ir a uma final europeia há 18 anos

- o Benfica ter perdido em Vigo 7-0

- os benfiquistas terem elegido Vale e Azevedo para Presidente quando nessas eleições tinham um candidato da categoria de Luís Tadeu. Será porque Luís Tadeu não seria um “Presidente do Povo”?

- o Benfica ter ficado de fora das competições europeias 2 anos seguidos, quando tinha até então participado sempre

- o Benfica ter ficado em 6º lugar no campeonato de 2000/01

- o Benfica ter sido deixado de fora de uma organização da importância do G14

- o Benfica deixar sair Mourinho, Deco e Maniche para o Porto

- o Benfica não conseguir transferir os seus jogadores para os grandes clubes da Europa enquanto outros o fazem sistematicamente

- o Benfica ser eliminado das competições europeias por equipas sem categoria como o Getafe, Español ou Celtic e de estar, este ano, em último num grupo cheio de equipas vulgares

- o Benfica não ter uma política de manutenção de treinadores que foram campeões, como aconteceu nos casos de Toni, Trapattoni, Beto Aranha ou Aleksander Donner

- o Benfica ter despedido o seu treinador ao fim da primeira jornada por ter empatado um jogo fora, sendo que era o mesmo treinador da época anterior

- O Presidente do Benfica anunciar que tem a melhor equipa dos últimos 10 anos e depois ficar em 4º lugar

- o Benfica contratar camiões de jogadores de péssima qualidade

- o Benfica, desde que há Liga dos Campeões, ter passado a fase de grupos por uma única vez

- o Benfica não conseguir formar nenhum jogador de indiscutível qualidade desde Rui Costa

Pergunto, a todos, e a ti Pedro em especial, o que é que isto tudo tem a ver com o Guarda Abel, com o Carlos Calheiros, com o Guímaro ou com o estado do balneário em que o Benfica se equipa?


3.

Uma nota final para os comentários que o Júlio Machado Vaz colocou no meu post.

Devo dizer publicamente que acho sábias as suas palavras. Também acho que não se devem dividir os benfiquistas em “bons” e “maus”. Isso, de facto, não aproveita a ninguém.

Dito isto, confesso que estou um pouco cansado que ponham em causa o meu benfiquismo apenas porque expresso as minhas opiniões.

Mas esse será o tema do meu próximo post.

Um abraço para todos e em especial para o Pedro Ribeiro, para o Pedro Fonseca e para o Júlio Machado Vaz."



SÓ VISTO !!!!

Fanático disse...

Está do melhor! Mas, só espero que os verdadeiros benfiquistas continuem a ser a maoria!

Azzulli disse...

Esse Pedro Fonseca entra n'A Bola é Redonda, do PortoCanal.
É totalmente cego. Fala raivosamente. Não vê nada a não ser vermelho... E segue e acredita no caminho indicado pelos escribas vermelhos da história do futebol nacional...
Como 6 milhões de portugueses.

Mr.Duke disse...

Absolutamente fantastico, estou sem palavras mas com a sorrir por dentro e por fora, repito genial, magnifico, deslumbrante...

Unknown disse...

Começo a ficar preocupado, por começarem a aparecer "Portistas" de vermelho!
Mas como o Fanático bem disse, também espero "que os verdadeiros benfiquistas continuem a ser a maioria"!

rapariga do norte disse...

E não é que existem benfiquistas que sabem ver o que realmente se passa... Devo dizer que tenho amigos que são "verdadeiros benfiquistas" e eles por vezes conseguem mesmo ser irritantes mas por vezes até conseguem tornar-se ilariates de tanta asneira que dizem, e devo dizer que alguns devem mesmo acreditar no pai natal já que no inicio do campeonato dizem sempre este ano é que vai ser...