quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Vitor Baía e a (sua) formação - (post com aditamento)

O Vítor Baía participou ontem num debate sobre futebol promovido pelo Clube dos Pensadores, no Porto, no qual deixou 2 ou 3 ideias muito interessantes.

Entre elas, chamo a vossa particular atenção para as suas opiniões quanto à formação.
.
A começar pela dos verdes. Mais concretamente quanto à razão para o nascimento do (esgotado, digo eu) elogio à formação dos verdes, que até quase virou mito.

Diz o Vitor:
“A formação do Sporting é realmente competente, mas nasceu em virtude do clube falhar muitas contratações», disse. «É o resultado de uma gestão menos acertada».

Esta análise é deveras pertinente. Mas diz mais:

«Tem sido uma excelente escola, mas que peca por não aproveitar os jogadores que forma e que acabam muitas vezes por ser aproveitados noutros clubes, nomeadamente no F.C. Porto», adiantou.
».

Depois, o jogador mais titulado do mundo falou sobre a formação do FC Porto:

No F.C. Porto estamos a trabalhar para formar jovens de forma a poder integrá-los depois no plantel principal. Estamos trabalhar de forma sustentada e segura, num projecto a longo prazo, até para combater a redução de meios financeiros no futuro», referiu, alertando para a necessidade urgente de se valorizar o jovem português.”

Finalmente, tocou noutro aspecto, relacionando formação e (des)comunicação social, que não posso deixar de realçar. Ora notem bem:

Vítor Baía admitiu que a intenção no Olival é formar jovens jogadores à Porto. Para isso utiliza-se a comunicação social e o que o clube considera ser uma diferença de tratamento, colando recortes dos jornais nas paredes dos balneários. «Enquanto jogador notava muito a diferença de tratamento, mas espero que não mude».
A formação de um jogador à Porto passa muito por aí,
acrescentou. «A educação desportiva no F.C. Porto quando se é jovem passa por fortalecer os laços de ligação ao clube dessa forma e a diferença de tratamento na imprensa fomenta a própria mística. Trata-se até de uma forma de motivar os miúdos e fazê-los crescer mentalmente».
(conferir aqui)
.
.

Eu diria, para terminar, também 2 ou 3 coisas:
Uma, esperemos, por dois motivos, que a formação dos verdes siga de vento em popa...
Duas, será que tenho de começar a falar bem do miserável e vergonhoso trabalho da corja jornaleira ?
Três, o nosso mítico guardião e actual dirigente está a seguir os passos certos na sua formação …
.

ADITAMENTO:

"Adriaanse tem que pagar um milhão!
O Tribunal Arbitral do Desporto condenou Co Adriaanse a indemnizar o F.C. Porto em 995.238 euros, quase um milhão... Jan Olde Riekerink, antigo adjunto do treinador holandês nos “dragões”, terá também de desembolsar uma quantia avultada: 74. 821 euros. Adriaanse já havia sido condenado a ressarcir os “azuis e brancos”, mas recorreu para o TAS. A sentença, no entanto, foi novamente favorável ao FC Porto e Co Adriaanse condenado por ter rescindido sem justa causa o contrato que ligava ambas as partes. O caso remonta a Agosto de 2006, quando Co Adriaanse decidiu afastar-se do comando técnico do FC Porto ainda no estágio de pré-temporada. O treinador seria substituído mais tarde por Jesualdo Ferreira que, na altura, iniciava um projecto ao serviço do Boavista. Co Adriaanse tem 60 anos e treina actualmente os austríacos do Red Bull Salzburgo.
" (conferir
aqui).

3 comentários:

dragao vila pouca disse...

Mais uma vitória do Conde Redondo que é acusado de tudo, mas só tem sucessos.
Um abraço
Ah, muito cuidado com a silvina, que ele anda louca a encher de comentários blogs portistas. Só o portistas de bancada já tem mais de 500, no Bibó-PorTo, também deixou muitos e no meu deixou 187, que foram apagados.

Fanático disse...

Que grande NGP que nós temos, todos os dias vitórias (as mais importantes) e fora de campo (atmbém relevantes face aos constantes ataques que nos fazem)!

E parece não haver dúvidas que VB é mais outra vitória e com um alcance que eu, ou me engano muito, também nos vai dar muitas vitórias no futuro, além das que nos deu no passado!

Mr.Duke disse...

Mercado de Inverno, a minha sugestão hehe:
jeremy mathieu(defesa esquerdo), clube: toulose