domingo, 20 de setembro de 2009

Posse de bola

Não me apetece muito falar no jogo de ontem.
Parabéns ao Braga, que venceu bem. Com um golo que
, para além de ser um grande paio (bate nas costas do Varela), é indefensável (apesar de o Helton não ter qualquer culpa, volto a afirmar – tinhas estado tão bem caladinho !)

Houve, no entanto, uma coisa que me deixou banzado – jogando com Meireles e Guarin, não há criador de jogo. Era tão nítido, que o prof., a páginas tantas, trocou o Meireles (mais recuado) com o Guarin (mais adiantado), passando este a jogar pela esquerda (mais recuado) e aquele pela direita (mais avançado). Enquanto isso, Belushi descansava no banco ... sem de lá sair ...

Apesar de tudo, também penso que o prof. vai, mais uma vez, dar a volta por cima e, portanto, não tenho a menor dúvida que estaremos na luta pela penta até à última. Até porque o plantel é excelente ! Claro está que com um futebol que não é o que mais admiro, mas mais do que de futebol, gosto do Futebol Clube do Porto. E de o ver ganhar.

Mas já que falei em futebol que admiro, apetece-me chamar a atenção, novamente, para o que dizia, sabiamente, o Domingos antes do jogo:

Se já falei com a equipa sobre Hulk ? Sim. Com o Alan, Mossoró, Paulo César e Meyong. Disse-lhes que se tiverem a bola lá na frente não temos que nos preocupar".

Pois é, Domingos. Não tenho dúvidas, e já há muito tempo que o digo, que és um grande treinador. E um dia, a grande tristeza que certamente sentiste ontem, sei que não a vais mais sentir. Porque vais estar a treinar o clube do nosso (meu e teu) coração e vais ganhar.

Aproveito até as tuas palavras para referir que, no meu conceito, uma equipa só se pode tornar uma grande equipa, especialmente na europa, se souber ter posse de bola. As equipas do prof. não sabem, nem nunca saberão. Mas têm outras qualidades.

10 comentários:

Dragaopentacampeao disse...

Este FC Porto tem ainda um longo percurso a percorrer para se aproximar das equipas que venceram o Tetracampeonato.

Nas quatro jornadas anteriores, a equipa deu uma imagem pálida, só abrilhantada em alguns momentos dos jogos, recordo, contra equipas de segundo plano. Com o inicio do ciclo mais complicado (Chelsea, Braga, Sporting, Atlético Madrid)os Dragões abanam, apesar da melhor exibição da época em Londres, e já levam duas derrotas consecutivas.

Talvez a «vitória moral» tenha contribuído para o mau desempenho de Braga. Os jogadores ter-se-ão envaidecido e convencido que a equipa portuguesa seria fácil de bater.

É naturalmente especulativo tirar tais ilações, a verdade é que não é tolerável perder um jogo em que pouco ou nada se fez para vencer, e o pouco foi sempre muito mau.

O Professor vai necessitar de muita reflexão e apostar sem medos nos atletas que melhor rendimento lhe garantam, sem olhar a nomes ou estatutos.

O sinal de comando pertence-lhe e não basta confessar a sua vergonha.

Vamos a isso enquanto é tempo.

Um abraço

dragao vila pouca disse...

Quando o melhor sector do F.C.Porto é a defesa - excluindo o Helton -, acho que há muito pouco para dizer.

Uma desilusão. Se após Londres fiquei com a convicção que estavamos no bom caminho e não iamos passar pelo mesmo pesadelo que passamos por esta altura da época passada, agora, depois desta pobre exibição, já não tenho certezas nenhumas.

Se em Stamford Bridge, pelo grau de exigência, até nos podemos conformar com a derrota, ontem, não há nada que possa abonar em nosso favor.
Um meio-campo, onde o melhor, mais esclarecido, mais dinâmico e mais construtivo foi o Fernando, explica muito a nossa derrota justa. Sem meio-campo não há ataque que resista, embora quer a Hulk quer a Falcao, principalmente, fosse de pedir mais.

Vem aí o Sporting e depois o A.Madrid. O grau de exigência não vai ser o mesmo de Inglaterra. Que Jesualdo seja capaz de encontar o antídoto para resolver a irregularidade e regressar às vitórias.

Eu acho que o Helton é mal batido. Mesmo com o desvio, ele se está concentrado, recuava um passo e punha a bola por cima da barra.

Um abraço

O Situacionista disse...

Aparte:

"Disse Conselho de Justiça? De Justiça?"

1. Voltemos ao Apito Final (?). E permita-me o leitor que empreenda um breve registo do que fui adiantado acerca do "novo" Conselho de Justiça (CJ) da FPF. Desta forma, assim julgo, pelo menos a minha ideia - certa ou errada - fica mais clara.

2. A 19 de Outubro de 2008, um dia após a posse do "novo" CJ, questionámos se a sua composição, com recurso a magistrados jubilados, implicaria com a qualidade (incluindo aqui os valores da imparcialidade e independência) das decisões desse órgão. Afirmámos, então, que não o tínhamos por adquirido. E adiantámos: ser juiz desportivo, exige, isso sim, independência, honestidade e coragem, independentemente do trajo profissional.

3. A 30 desse mesmo mês, o Supremo Tribunal Administrativo (STA) veio a decidir que a transposição das escutas telefónicas, legalmente obtidas em processo-crime, para processo disciplinar desportivo era ilegal. Esta decisão prende-se com um dos processos, então ainda não apreciado (em sede de recurso) pelo CJ, o processo relativo ao presidente da União de Leiria.Em consequência, o STA intimou a FPF a retirar do processo disciplinar - e a entregar ao arguido - as transcrições dessas escutas.

4. No dia 28 de Dezembro (O Conselho de Justiça sob escuta), indignámo-nos pelo facto de o CJ, por decisão de 17 desse mês, ter confirmado a decisão punitiva da Comissão Disciplinar da Liga (CD), relativamente ao citado processo. Para além do mais, dissemos o seguinte: "Mas o que nos impressiona é o desprezo do CJ por um Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo, de 30 de Outubro, decisão que abalou fortemente a tese da admissibilidade das escutas. Não porque a esta o CJ deva obediência, mas sim por não lhe ter dedicado uma única linha, desde logo, por mais que não fosse, para refutar os fundamentos desse alto tribunal".

5. A FPF recorreu do acórdão do STA para o Tribunal Constitucional que nem sequer tomou conhecimento do recurso (depois, as federações vêm-se

queixar da morosidade dos tribunais, perante a premência da "celeridade desportiva").

6. No passado dia 13 de Agosto, o Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa (TACL) proferiu uma decisão marcante no caso em apreço e a partir da sua leitura é que se compreende, em toda a sua extensão, a gravidade da actuação da FPF e do seu CJ.

7. A FPF estava obrigada a executar a decisão do STA no prazo de três meses. Não o fez.

O arguido viu-se obrigado a ir de novo a tribunal para ver executada, pela FPF, a ordem do STA que tinha determinado que as transcrições das escutas fossem retiradas do processo e a ele entregues.

Mais: veio pedir ao Tribunal que a decisão do CJ, de 17 de Dezembro, fosse declarada nula, por violação do ditado pelo STA. A FPF não cumpriu a ordem do STA, alegando agora, entre outros motivos, que o desentranhamento "implicou um complexo esforço de análise documental, em virtude do complexo e volumoso conteúdo do processo disciplinar", pelo que faz, neste tribunal, "a entrega dos originais das certidões mandadas desentranhar".

8. Que decidiu o TACL?

Para além de, finalmente, ter feito chegar ao arguido as referidas "transcrições", veio a declarar nula a decisão do CJ que confirmou a decisão sancionatória da CD da Liga, porque resultou claro que as escutas - "constantes" das certidões - integraram a fundamentação da decisão.

9. Em suma, a FPF e o seu CJ decidiram com base em algo que já não podiam valorar - porque assim decidiu um tribunal superior deste infeliz país -, pura e simplesmente não cumprindo a intimação judicial e actuando "por conta própria", em ostensivo desrespeito pelo STA. Nesta forma de agir, a FPF e o seu CJ já não encontram nada de complexo; é tudo simples e linear.

10. Vale tudo?"

Por José Manuel Meirim

( http://jornal.publico.clix.pt/noticia/20-09-2009/disse-conselho-de-justica-de-justica-17852545.htm )

Sérgio de Oliveira disse...

No golo , em minha opinião ,
o Helton (se quer ser um guarda-redes de topo ) tinha que estar concentrado e ir lá buscar aquela bola !


Abraço

dragao vila pouca disse...

Conclusão: este C.Justiça faz as coisas por outro lado.

Um abraço

Eterno Dragao disse...

O Helton devia estar encostado ao poste onde a bola bateu antes de entrar e agarrar aí a bola (nem sequer admito um soco ou uma palmada).

Falando a sério e como já devem ter percebido, sou dos que consideram aquela bola indefensável.

Quanto ao resto do jogo, vi-o numa televisão nova, "acabadinha de comprar". Já fui à loja trocar: aquilo distorcia muito a imagem e punha o Porto a jogar mal.

Mr.Duke disse...

Ruben Micael

Azzulli disse...

No jogo de Braga, vi um FC Porto a jogar muito mal.
Pouca velocidade, passes perdidos, falta de soluções de passe, inexistência de ideias para atacar.
A equipa voltou ao 433, o “nosso sistema”, mas o onze inicial voltou a não ter Belluschi, que foi titular nas 4 primeiras jornadas, nas quais vencemos folgadamente as 3 últimas. Não vejo razão nenhuma para que o rapaz esteja afastado da equipa.
Sendo Belluschi (ou outro médio na posição de criativo, um “nº10”) o elo de ligação, e distribuição, de jogo atacante, faltou claramente esse elemento ali entre o meio campo (muito recuado) e o ataque. Há um buraco ali no meio.
A com esse vazio no meio, com a falta de proximidade entre os jogadores - e perante um Braga unido, raçudo e lutador -, nunca tivemos a posse de bola, a capacidade de passe, o domínio do jogo.

É visível que RM não está na sua melhor forma. E assim sendo, vendo isso tão claro como água, penso que precisamos adaptar a nossa equipa e jogar mais junto, ter mais gente no meio. Para podermos segurar o jogo, o meio campo.
Também Hulk está muito longe da sua melhor forma. Não ganha em velocidade aos defesas contrários nem remata com pontaria.
Varela leva jogo, mas depois fica sem apoio e perde a bola.
Falcão não tem ajuda.
Eu teria colocado Belluschi naquele onze no máximo ao intervalo, e retirado Hulk ou Varela.

As duas substituições foram Falcão por Farias e RM por CR. Ainda pensei que CR fosse jogar para a esquerda e Hulk se juntaria a Farias no meio. Mas tirando uns breves minutos, CR jogou no meio, fazendo de RM.
As substituições foram aos 60 minutos. Tarde de mais para quem vê a equipa jogar mal, desde inicio, e que quer obviamente vencer.
Trocar o ponta de lança e um médio, posição por posição, não é aposta para vencer o jogo, nem é sinal para os que estão lá dentro que “vamos lá vencer isto pessoal!”.
Ainda por cima tirando o nosso melhor ponta de lança para meter o menos bom.
Colocar o Bruno Alves a ponta de lança (e muito tempo), depois de tirar o Falcao, parece-me tão ridículo, tão disparatado…
E finalmente, estamos impedidos de fazer 3 substituições? É algum castigo da UEFA e da Liga?

Eu teria, depois de ter retirado Hulk/Varela e colocado Belluschi ao intervalo, colocado os dois que entraram, para os lugares de RM e AP. Acabaria com H; Fu, BA, Rol; Fer, G;, Bell; CR, Far, Fal, H/Var.

Bem, acho que há muitas conclusões para o JF e plantel tirarem durante esta semana, para termos uma próxima semana feliz.
E confio que vai ser isso que irá acontecer.

O Soldado Azul disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
O Soldado Azul disse...

Ora bem,

Antes de mais não culpo o Helton pelo golo: a bola tocou no Varela enganou-o... Se tivesse mais ou menos atento... Enfim não é o que mais sobressaiu do jogo!
Eu já disse aos administradores deste blogue e presumo que aqui: não gosto do Prof !!! Nos jogos teoricamente mais dificeis inventa! Inventou em Londres e com o Braga, com um meio campo que não cria! Concordo em absoluto com o Situacionista: o nosso problema foi o meio campo! Goste-se ou não se goste do Belushi, na minha opinião tem que jogar, na medida em que é o unico criador, com visão!!! Com estas características não vejo alternativas no plantel... Meteu dó ver o Porto jogar...
Depois a mania que o Prof tem de só fazer subscituições a partir dos 60m dá-me cabo do sistema nervoso... Qualquer um verificava que era necessário alterar o meio campo mas o homem nada...E quando altera, o Belushi nem vê-lo...
Obviamente que o Prof tem qualidades! Não lhe retiro o merito dos titulos conquistados (quem sou eu...) mas na minha opinião esta época vai se a mais dificil para o Prof porque temos adversarios à altura... Se as suas teimosias persistirem, tenho serias duvidas que o Prof tenha sucesso! Espero no final dar a mão à palmatoria e parabenizá-lo...
A ver vamos...
Saudações