quarta-feira, 30 de maio de 2012

Dúvida


Depois de ouvir as barbaridades ditas ontem pelo ídolo dos antiportistas e da respectiva corja, fiquei a pensar: será que o fulano também toma "coca-cola de 4 letras" e, assim, segue um caminho de "risco" pisando a "linha" do que não deveria fazer ?...

terça-feira, 29 de maio de 2012

Adivinhas

Depois de sair este comunicado, contaram-me estas duas adivinhas:

 
1) Qual é a coisa, qual é ela, que tem 4 letras e não é coca-cola ?


2) Qual é a coisa, qual é ela, que passa por um camião, sem ser de títulos, e termina num roubo ?

Segundo dizem, a resposta está na pág. 13, segunda parte, deste documento.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Carácter

Não sei se VP vai continuar ou não à frente da nossa equipa técnica na próxima época, mas uma coisa tenha por certa - é notável o carácter do homem que diz:

 
Isto:

"O que disse sobre Jesus fez-me pior a mim"
Retratou-se de um discurso mais duro que teve, inicialmente, para com o treinador do Benfica. Porquê?

Não fui autêntico, provavelmente por defesa. Estava numa perspetiva defensiva, porque os pontos de interrogação começaram logo no início e eu fechei-me e fui reativo, reagia com agressividade. Um treinador amigo dizia-me que amigos dele lhe comentavam que eu me tinha tornado agressivo e arrogante e ele achou estranho. Acho que aconteceu inconscientemente, para me defender. Não estava preparado para ser atacado por toda a gente, quase que me senti humilhado, parece que tinha deixado de perceber de futebol. Aquele Vítor que muitos perspetivavam que pudesse ir longe, parecia que tinha deixado de existir. Depois percebi que as pessoas não me conhecem e passei a encarar as coisas com naturalidade. Quando disse o que disse sobre o Jorge Jesus, não fui eu próprio e aquilo fez-me mal. Provavelmente, fez-me pior a mim do que a ele. Nunca mais me senti bem comigo próprio, porque não posso avaliar as pessoas e eu avaliei o Jorge Jesus como pessoa. Não posso fazê-lo, porque não o conheço como pessoa. Não fui correto e por isso pedi desculpa e fiquei muito melhor comigo próprio. Vou continuar a cometer erros, mas a refletir sobre eles para que não voltem a acontecer."


E isto:

"Se tivesse entrado com o André teria saído com ele"

A esta distância, compreende a decisão do André Villas-Boas há um ano?
O André é um portista, atenção... Daqueles portistas! Ganhou tudo, sair do clube do coração bem por cima deve ter pesado um bocadinho. Se fez bem ou mal, só ele o poderá dizer. Não faço ideia do que faria no lugar dele, ficava-me bem dizer que teria ficado, mas não posso dizer. Só quando confrontados com as situações é que percebemos. Eu decidi ficar consoante o que senti no momento, senti que devia cá estar. É preciso que se saiba que eu vim para o FC Porto convidado pelo FC Porto, não pelo André. Se fosse ao contrário, e isso digo-o com certeza absoluta, se fosse o André que me tivesse convidado, se eu tivesse entrado com ele, teria saído com ele, disso podem ter a certeza absoluta, porque só estou na vida desta forma, não estou para aproveitar as oportunidades que outros me criaram. Tenho uma relação de amizade com o André porque foi tudo feito com clareza.

Por que sentiu que devia ficar?

Porque esta era a equipa que eu queria treinar, sabendo que seria uma época muito difícil. Mas seria fácil para algum treinador do mundo? Não seria, de certeza. Apesar de os jogadores serem os mesmos, não eram os mesmos..." (aqui)

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Reflexão do dia

Antes de mais, parabéns aos jogadores do basquete vermelho pelo título (e só aos jogadores porque, alguns outros, até já nem sabem ganhar...).

E HONRA a toda a equipa vencida.

Mas a minha reflexão é esta - espero que tão cedo não tenha que festejar um título de basquete como se fosse o de vencedor da champions em futebol ...

SOMOS PORTO

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Minha alma está parva !

Mandaram-me um mail e ... duvidei.
Mas fui à fonte e ... confirmou-se.


É preciso não ter dois dedos de testa para fazer tal coisa. E ter uma cabeça do tamanho do resto do corpo. Diria até que é preciso ser um verdadeiro ... cabeçudo !

Passo a explicar: então se algum de vós tivesse intuitos clara e comprovadamente persecutórios, indignos, achincalhantes, ilimitadamente invejosos e tudo o mais que se lembrem, do mérito de outrém e disso fizessem questão de dar conta publicamente no vosso dia a dia, iriam, simultaneamente,  por vontade própria, apresentar "quadros" em que, afinal, o que estes demonstram vos passa um verdadeiro atestado de imbecilidade ?

É caso para dizer que quando a cabeça não tem juízo, a estupidez é que paga ...   


.
Já conferiram ? Parace impossível, mas o cabeçudo entende que nós temos os pontos que devíamos ter e que os vermelhos têm mais 3 pontos do que aqueles que deviam ter ...

 

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Mr. King, Howard King (e os puritanos da 2.ª circular...)



Contaram-me que, na semana passada, no programa da SIC, O Dia Seguinte, o Guilherme Aguiar terá dito que só agora teve conhecimento de uma entrevista inesquecível de um árbitro estrangeiro que apitou jogos europeus em Lisboa, disputados pelos clubes da 2.ª circular, e que dela iria falar esta semana, portanto, hoje (e que não falou antes porque não quis acreditar que fosse verdade ... até que teve a confirmação da notícia !!!!!).
Ora bem, como eu já aqui referi esta situação há bastante tempo  - no que considero um dos maiores tiros (de canhão) nos pés do jornal oficial dos vermelhos - remeto-vos para o post da altura.
P.s. - Quem não se lembra deste jogo há nove anos ?

sábado, 19 de maio de 2012

Era muito bem feito !





Até porque os contornos são, de facto, muitos semelhantes aos do "caso Mateus" e, mais ainda, porque era um exemplo fantástico do feitiço a virar-se contra o feiticeiro.

Mas confesso uma coisa, se não concordei nada com os argumentos utilizados na decisão relativamente ao Gil, também não concordaria agora, se os argumentos fossem  similares, que mandassem o imbecil do guardanapo para o "caixote do lixo"... 


P.s - Logo joga-se a final da champios e em Portugal há 3 correntes de apoio, uma para cada equipa - meia dúzia que puxa pelo Bayern, dúzia e meia que torce pelo Chelsea e 6 milhões de cabeçudos que sofrem pelo Antiproença ...

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Foi há um ano


(estive lá !)

SER PORTISTA É:

UM PRIVILÉGIO
UMA HONRA
UM ORGULHO
UMA FELICIDADE

 
SOMOS PORTO




quinta-feira, 17 de maio de 2012

Bons sinais para 2012/13


A opção pelo treinador já foi tomada. VP.
Maicon renovou.
Helton seguramente que vai pelo mesmo caminho.
James está para ficar (e acredito que para o ano vá ter um papel fundamental).
Luxo ficará serenamente.

A defesa está sólida.
O meio campo está mais perigoso.
O ataque tem de ser bem reforçado. Ando cá com um palpite ... mas vou estar caladinho ...

Compramos Fabiano Freitas.
Vendemos Guarin por 11M (mais 1,5M do empréstimo).
Não fizemos nenhum protocolo com funerárias ...

("A culpa é dos árbitros, a culpa é dos árbitros ... e o grande Orelhas é o meu ídolo ...")

Os sinais são positivos !

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Eu nem queria acreditar ...

 "Sócios do Benfica com descontos de 12% em agência funerária"

 

... mas é verdade !!!
 
P.s - E ainda há vermelhos, mal agradecidos, que não percebem a genialidade do grande Orelhas que não pára de tratar do futuro deles ...

 

domingo, 13 de maio de 2012

Escolha de Platini, nosso inimigo e grande amigo dos vermelhos:



Apesar desta notícia, e do seu significado, quero dizer à vermelhada para não se esquecer que foram os árbitros que nos deram o título, ok ? Não esqueçam ...

Ah, e que também acho lamentáveis frases como esta:

"Em Portugal, Pedro Proença é apenas um dos árbitros que dirigentes incompetentes, treinadores fracos e adeptos fanáticos criticam. E, no caso destes últimos, até agridem." (aqui)

N.B. - Só queria relembrar que este árbitro erra bastante, mas  ao menos não escolhe cores.


A magia do futebol


(a linguagem do futebol é universal...)

Que nunca nos cansemos de festejar, festejar, festejar !



E ontem ficamos também a saber quem é o treinador para a próxima época. Desejo toda a sorte do mundo a VP ! 


SOMOS PORTO

sexta-feira, 11 de maio de 2012

A minha decisão sobre a continuidade de VP


Tenho andado numa roda viva que não me tem permitido escrever este post. Que exige, pelo melindre do assunto para muitos, alguma ponderação na abordagem. Daí o atraso em relação ao prometido (e, ainda assim, vai com alguma ligeireza).

Apesar de ter a minha opinião formada há já uns tempos (semanas). E não me refiro a pensar se VP vai ou não continuar. Refiro-me ao que eu gostaria que acontecesse. Tendo os dados que tenho e que são públicos e conhecidos de todos. Não tenho, portanto, absolutamente nenhuma informação ou conhecimento do que se passa no balneário ou na administração.

VP chegou a treinador principal de um colosso mundial e planetário  - atenção, não comparem sequer com os vermelhos e muitos menos com os verdes -  sem estar devidamente preparado para o efeito. Longe disso.

Ainda para mais depois de um ano demolidor e com a equipa totalmente dependente do treinador fugitivo.

No entanto, como é humilde, ambicioso, trabalhador e o sangue azul e branco lhe corre nas veias, foi corajoso e preferiu o nosso banco aos milhões de libras que lhe ofereciam como adjunto do vendedor de cadeiras. 

Atentas as carências evidentes que tinha para treinar um clube da dimensão do nosso, VP comeu as passas do Algarve para se conseguir aguentar ao leme do "porta-aviões" sem este se afundar.

No entanto, com a entre-ajuda e a solidariedade ilimitadas existentes (apenas) no nosso clube, expressamente transmitidas (quem não se lembra de Coimbra ?) pelo homem que nele tinha apostado (o NGP), VP foi conseguindo levar o barco a bom porto. 


E, assim, VP foi crescendo dia a dia. Quase diria hora a hora. Teve o grande mérito de perceber que estava na melhor universidade do mundo.

E tudo culminou com VP a dar-nos a extraordinária alegria de mais um título. O que jamais esquecerei.

12/13

Agora, coloca-se a questão - é este o treinador que eu quero para o FC Porto 2012/13.

Adianto já a minha resposta - Não.

E não, porque o estilo de jogo preconizado por VP  - transicções rápidas, aliás, na senda do que acontecia com Jesualdo Ferreira - não é compatível com o estilo que eu pretendo para o FC Porto e que penso que faz parte do nosso ADN.

Na minha opinião o estilo de jogo do FC Porto tem de assentar na posse de bola. Em progressão, é certo, mas posse de bola.

E posse de bola, inclusive, quando estamos a ganhar. O FC Porto  não deve ter um estilo de jogo que passe, durante o jogo, por ir metendo jogadores cada vez mais defensivos à medida que o tempo vai passando para segurar vantagens.

Não pode ser. É contrário ao nosso ADN. E em Portugal até pode funcionar, mas lá fora não temos a menor hipótese.

O FC Porto até pode estar a defender, até pode estar a defender com 11, mas não podemos defender porque temos medo de ter a bola. Só quando não conseguirmos mesmo tê-la.

E o nosso jogo, na perpectiva da construção, tem de ser em posse, com trocas de bola, sem medo de arriscar o passe, porque de contrário estamos a forçar a nossa natureza.

E com VP o que assisti é um tipo de futebol que já com Jesualdo não me satisfaz(ia) e, mais importante, não nos permite lutar por mais altos voos.

Aliás, nos jogos de maior dificuldade, na champions por exemplo, temos de conseguir assumir  os jogos  e, para isso, só tendo bola. De outra forma é impossível.

Portanto, por um questão de ADN, por uma questão de filosofia de jogo, por uma questão de ambição própria do nosso clube, optaria por trocar de treinador.

Claro está que não sei os custos de tal operação  - factor a ser tido também em conta - e  todas as alternativas disponíveis. Mas tenho a minha opinião também sobre estas últimas. Para a semana ...

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Que bela almoçarada ...





"Isso faz parte de uma estratégia, arquitetada num almoço num hotel, antes de saírem no jornal 'A Bola' uma série de entrevistas, em que ficou combinado que o treinador Jorge Jesus daria uma entrevista a dizer aquilo que disseram por ele, que o responsável pela comunicação daria uma outra entrevista e que o responsável desportivo falaria na TV Benfica", disse o presidente da FC Porto, rematando: "Espero que essa estratégia tenha sido importante para eles, porque foi muito importante para o nosso sucesso."

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Cada vez melhor !



Ontem, estive a ver o programa "A cadeira de sonho".
Desta feita, foi com o nosso consócio, Sr. Lourenço (do trompete).
Que maravilha !! O programa e o convidado !!

Mais um excelente "furo" do Ricardo Amorim.
O (FC)Porto Canal está no bom caminho.
Ah, e já é o canal mais visto lá em casa. 


P.s. - Hoje não tive tempo. Vou tentar amanhã.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Treinador para 2013



Amanhã espero ter tempo para postar a minha opinião sobre quem deve ser o nosso treinador para a próxima época. Devidamente fundamentada.

Por hoje, aqui fica o meu MUITO OBRIGADO a VP pelo título desta época.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Tem toda a razão ...



É por isso que não percebo a ingratidão e, quiçá, mesmo a irracionalidade de todos aqueles que de uma forma bárbara se dedicam agora a pintar graffitis contra o grande Orelhas, e a vair e agitar lenços brancos contra o Exterminador Implacável.


Vermelhada inssurrecta, ganhem juízo !!!
  

P.s. - Não posso deixar de dar mais duas notas:

Uma, para agradecer ao jornal oficial dos vermelhos o destaque inusitado que tem dado, tão frequentemente, ao nosso clube. Não estou nada habituado ... 

Duas, para formular uma pergunta - será que para o ano vamos ter um jogo no estádio do Algarve .... ou será que deixaram de se vender ?

domingo, 6 de maio de 2012

Foste !

(fascina-me que, de há muitos anos a esta parte, mesmo em festa, só tenhamos um objectivo - tentar vencer; é o nosso ADN !)

26.º
Que mentalidade e ambição.
Que festa fantástica.
Que ambiente maravilhoso.


27.º
Tudo faremos para o conseguir já para o ano.


SOMOS PORTO

sábado, 5 de maio de 2012

DIA DE PORTISMO, FESTA E ALEGRIA !



QUE ORGULHO !!!
QUE HONRA !!!
QUE PRIVILÉGIO !!!


26.º

A PREPARAR O ATAQUE AO 27.º...


P.s  - Apesar da festa e de antever muitas e muitas dificuldades, há que jogar para ganhar. Sempre. Onde quer que seja. Seja contra quem for. 

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Gaurda-redes para 2012/13

Três farão parte do plantel.
Um deles, acaba contrato daqui a 1 mês.
E quer ficar no nosso clube.
E nós queremos que ele fique.
Até porque fez este ano mais uma grande época.
Mesmo sem a alegria do ano passado, foi decisivo em muitos jogos.
Ou seja, muitos pontos tiveram a sua "assinatura".
Aliás, Helton, cada vez mais associa o "cavaquinho" à segurança.
Com 34 anos está para as curvas.
Faz-me lembrar o grande Aloísio.


Renovação, para quando ?

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Boa malha !!!




É isso mesmo !!!! Digam tudo o que for necessário !!!! Contem sempre com o meu apoio !!!!!! E se for preciso também ataco esses malvados do Odivelas e da malandra da D. Susana Amador ...

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Solidariedade

Há qualquer coisa que não bate certo.

Acompanhem-me para ver se concordam (ou não) comigo:

Os vermelhos andaram durante quase todo o ano com a cassete (pirata, diga-se!) do futebol espectáculo. E do futebol total. E que ninguém os ia parar. E que dava gosto ver um jogo deles. E que era um futebol de ponta. E blá, blá, blá....

Entretanto, e muito resumidamente, nós fizemos pela vida e ... 26.º no papo !


Os vermelhos viraram a cassete (pirata e também riscada, diga-se !!), e a culpa passou a ser dos árbitros. Só a eles se devendo o nosso título.

No entanto, ao mesmo tempo, surpreendente e estranhamente, começa a levantar-se uma onda vermelha segundo a qual ... aqui del rei que "Queremos o Orelhas e o Jesus na rua" ...

Fundamentam-se no facto de ... o Orelhas só pensa nele e .... o Jesus só pensa no FC Porto.

Tá tudo doido ? Perderam o juízo todo ?

Então não jogaram o melhor futebol do campeonato ? De longe ? De muito longe ? Não foram quase campeões nacionais ? Não foram quase campeões europeus ? Não foram quase quase ?

E os árbitros não foram os culpados ? E só os árbitros ?

Alguns, este fim de semana, no pico da azia, até me disseram que não percebiam como é que eu festejava tanto este título quando não tínhamos jogado nada durante o ano .... (claro que quando eu me desmanchei a rir na cara deles com ar de pena, lá desmobilizaram ....).

E agora atacam vergonhosamente o grande Orelhas e querem mandá-lo para o olho da rua só porque ele se tornou, desde que é presidente da vermelhada, um dos homens mais ricos de Portugal ?

E querem correr com o Exterminador Implacável só porque ele, desde que engendrou que vinha para o FC Porto, já recuperou e dobrou tudo o que perdeu no BPP ?

Não entendo.

Que ingratidão !!!


Bem fez o milionário Orelhas - para proteger o clube de assaltos ao poder - quando recentemente alterou os estatutos de forma a obrigar a que qualquer candidato a presidente vermelho tenha de ter, pelo menos, 25 anos de sócio (e, assim, se foi o Veiga...).

Sendo que, e note-se bem, esses 25 anos só começam a contar a partir dos 18 anos de idade ... Logo, só pessoas com mais de 43 anos ... (e, assim, se foi o Rui dos Túneis Costa ...; para Presidente da República o "limite" etário mínimo está nos 35 anos...).

Simultaneamente, e muito bem, o milionário Orelhas estipulou nos estatutos que qualquer candidato que reúna aqueles pressupostos que acabei de enunciar não se pode, ainda assim, candidatar se tiver estado mais do que, creio, um ano sem pagar as quotas (é que o Eduardo Moniz esteve alguns anos sem pagar e depois, para não perder o n.º de sócio e a antiguidade, pagou todo o "atrasado" ....).

Muito bom. É assim mesmo. Há que, repito, proteger o clube. Nada de aventureirismos.

E a vermelhada, em assembleia geral, aprovou tudo. Esperemos que agora não venham dar o dito pelo não dito.

É por tudo isto, que não posso pactuar com a ingratidão vermelha para com estes dois personagens.

Aqui fica, para com eles, milionário Orelhas e Exterminador Implacável, a minha solidariedade.


P.s. - Por exemplo, agora os vermelhos também não percebem onde estava o presidente quando a equipa jogava ainda o título (em Vila do Conde). E porque deixou o treinador isolado e sozinho.  Mas como não o havia de fazer se andava a tentar contratar outro ??!!!....

terça-feira, 1 de maio de 2012

Obrigado, Capitão Hulk !



Regressado de uma pequena pausa - embora  a acompanhar a par e passo (e de que maneira!!!) todos os acontecimentos da bola -, queria, na tua pessoa, capitão Hulk, agradecer a todos os atletas, técnicos e dirigentes do Futebol Clube do Porto este campeonato, paradoxalmente, muito, muito, saboroso.

E digo, paradoxalmente, porque parece que há muito gente que achou este campeonato sensaborão.

Pois eu, pelo extraordinário grau de dificuldade e pela descrença que invadiu muitos espíritos dragonianos, achei este campeonato muito mais saboroso que, por exemplo, o anterior. E, como tal, penso que deve ser festejado em grande !

Quanto a ti, grande capitão, tenho andado a apreciar todos as maravilhas que tens feito. Minuciosamente. Por duas razões: Uma, porque têm sido absolutamente fantásticas e decisivas para o nosso clube, duas, porque posso ter só mais duas oportunidades...
 
26.º !!!!!
SOMOS PORTO !!!!!!
JÁ SÓ A PENSAR NO 27.º...