quarta-feira, 12 de abril de 2006

Adenda ao post do Situacionista

Situacionista: esqueceste-te de referir o momento alto do "Dia Seguinte": a indignação do Seara por terem passado a música "Barcelona" do Freddy Mercury, no "Alvalade XXI". Aquilo meteu apelos ao "Filipe" (referia-se ao "Filipe Elefante Branco", digo "Filipe Soares Franco"), reportados aos tempos do Colégio Militar e outros comentários que, como este, interessam (e são inteligíveis) por todos os que andaram no Colégio Militar (em geral) e pelos portugueses (em particular).

Dito isto, temos que reconhecer que o José Guilherme Aguiar se portou como um verdadeiro "anjinho": não há dúvida que o programa é uma "droga", mas tem uma influência impressionante (ele próprio afirmou isso). Ficar calado no momento em que o Seara "decretou" o sumaríssimo ao Quaresma foi prestar um mau serviço ao clube. Naquele programa (cheio de "ronha"), só estou a ver duas pessoas capazes de fazer frente ao director do "pasquim lampião" e ao ex-candidato a "lagarto-chefe": Pôncio Monteiro e Manuel Serrão (para aqueles dois, tem mesmo que ser do estilo "bordoada" para a frente - o Guilherme Aguiar é demasiado cordato). Já não falo do Pedro Baptista... :-)

Quanto ao Trio de Ataque, destaco as palavras do Carlos Daniel que disse não ter gostado muito dos comentários televisivos ao jogo Sporting - FCP. Até que enfim que deixou de ser "politicamente correcto" com os "colegas". Deixo um apelo ao Rui Moreira para "bater mais" neste assunto, quando for oportuno: é que os comentários, como é habitual nos nossos jogos, foram vergonhosos e tendenciosos. Acresce que, no Benfica-Marítimo, os comentários da TVI foram verdadeiramente inclassificáveis: há uma defesa do guarda-redes do Marítimo, segundos antes do penalty decisivo, em que o "Manha" diz que a bola passa a linha de golo sem ter qualquer prova que lhe permitisse dizer isso OBJECTIVAMENTE.

Era engraçado ouvir discutir, de forma genérica, se os comentários aos jogos de futebol são isentos, ou se são efectuados tendo em conta critérios de audiência (por outras palavras: se dizem aquilo que a maior parte do "share" - leia-se os 6 milhões - está à espera de ouvir). A discussão seria tanto mais interessante quanto, salvo erro, o António Pedro Vasconcelos faz(ia) parte da Alta Autoridade para a Comunicação Social e o Jorge Gabriel é o "rei das audiências"... "Aperte" com eles, caro Rui! :-)

1 comentário:

Anónimo disse...

Quanto ao Guilherme Aguiar, realmente às vezes é penoso ouvi-lo. Aquele homem parece que ou não tem nervo, ou então não é portista! Estamos à espera que qualquer portista contra ataque com garra as afirmações dos ensanguentados e escarrados, quando a argumentação até seria fácil e evidente. Como é possível não rebater a situação do Quaresma, com o branqueamento que é feito ao Petit?
Em relação aos comentários vergonhosos da Sport TV, não é o Joaquim Oliveira o dono desse canal? O homem não é portista? Não tem nenhuma influência nos critérios de escolha dos comentadores? Não percebo.