quarta-feira, 19 de abril de 2006

Trio de Ataque

Como tinha dito, lá estive (par)a ver.
E, mais uma vez, gostei bastante do programa.
Desde o início, com o tema das assistências, analogia com o cinema, etc.
E, especialmente, do topo do nosso representante.
Mas, (.... neste caso, mais do que "há sempre um mas", eu diria "se há um mas é porque a parte positiva já supera a negativa", o que comprova melhorias) mas, dizia eu, mesmo assim, houve uma parte que não gostei - o comentário ao dito topo. Foi tal a rapidez do comentário, foi tal a falta de ênfase, foi tal a falta de à vontade, que parecia, passe o exagero,...”o diabo a fugir da cruz” !!!! Porquê ????
Quando havia tanto e tanto para dizer !!!!
Não entendo.
Insisto, NÃO TENHÁMOS PEJO EM FALAR BEM DO NOSSO INIGUALÁVEL CLUBE !!!!!

Depois só mais uma nota ao programa - o Jorge Gabriel começa a mostrar, aos poucos, que, ao contrário do que eu pensava, tem “maus fígados”. Eu já tinha achado estranho, no programa da semana passada, a tese de que o golo do Jorginho (ontem deliciosamente glosada num mail lido no programa) tinha sido um milagre da sorte. Mas dei um desconto porque os verdes estavam, naturalmente, desolados. Isto para não falar no apelo ao Jorge Jesus (que motivou uma belíssima tirada do RM) !!!
Só que ontem não tive dúvidas. Quando o JG começou a dizer que o árbitro nos tinha beneficiado contra o Leiria, que tinha havido um penalty (???!!!) contra nós, que os jogadores do Leiria andaram ao intervalo a trocar de camisolas com os nossos e a vesti-las (o que é falso, porque a notícia não diz isso, embora o jornalista, sibilinamente, a intitule assim), enfim, fiquei esclarecido.
Aliás, para “compor o bolo” (= desnivelar o terreno televisivo), a produção do programa, vá-se lá saber porquê, tentou descobrir um fora de jogo no lance do nosso golo. Quando ninguém falou nessa hipótese......

1 comentário:

Anónimo disse...

chegou-me este texto através de email, acho que merece ser lido...


Colunistas - José Carvalho

Páscoa difícil para a comunicação social

Já se sabe que o «hype» da dinâmica de vitória de um clube de Lisboa é sempre muito curto. Quando muitos faziam o enterro ao FC Porto e se preparavam para assistir a uma luta SLB-SCP pela conquista do título 2005-2006, lá tiveram de arrumar a viola e partir para outras paragens.

E que outras paragens, perguntarão? Complicado...basta consultar as primeiras páginas de alguns jornais desportivos. Um deles, na sua edição de Lisboa, coloca o Quim na capa, assegurando que o guarda-redes não está fora das escolhas de Scolari, apesar de não jogar há meses (!).

Outro lembra-nos que «Mantorras não perdoa», e que marca um golo em cada 89 minutos. No fundo marca em todos os jogos em que participa. O problema é que raramente joga...

Outro jornal, à falta de melhor, dá a primeira página a Nuno Gomes, a quem gostaria de ver ganhar o título de melhor marcador, argumentando que seria o primeiro português a ganhá-la em muitos anos. A «ginástica» até está bem feita, mas por trás está a inconfensável vontade de ver o «SLB» a ganhar qualquer coisa. Faz-me lembrar aquele ano (um dos muitos «anos do Dragão») em que assistimos com espanto a toda aquela euforia causada pelo facto do SLB ter ganho o título de campeão...da volta a Portugal em ciclismo.

É. São tempos difíceis para a comunicação social. Depois, continuam as arbitrariedades. Pessoalmente não tenho nada contra o judo, uma modalidade que ganha adeptos em Portugal e que obtém bons resultados, como se veio a verificar. Entretanto, todos ficamos a saber que o pavilhão do SLB se chama Pavilhão «Companhia de Seguros Açoreana». Sim senhor, eis um bom exemplo de um «naming» bem explorado, numa prova sob a égide de uma federação e não de um clube...

No meio disto, ficou completamente esquecida a Taça do Mundo de Bilhar, disputada sob os auspícios da UMB (da qual Alípio Jorge passou a ser vice-presidente), e mais uma vez brilhantemente organizada pelo FC Porto. Estiveram em acção quase 140 jogadores, e quase todos os melhores do mundo marcaram presença. Como é possível uma prova desta categoria ter passado ao lado das televisões portuguesas? Para lhes estragar ainda mais a vida, venceu um jogador espanhol, o líder mundial da modalidade, e atleta do...FC Porto. Livra!

Para terminar, o futuro está com os jovens, como todos costumamos dizer. Por alturas da Páscoa tivémos mais um torneio internacional da Pontinha. O evento deste ano teve a presença do Dínamo de Moscovo, Barcelona e o Chelsea de Mourinho, que apadrinhou a competição, e que mereceu o maior destaque da comunicação social. O resultado final do torneio, esse, foi uma vitória ... do FC Porto, que derrotou na final o Sporting por 3-0. Ah já agora, e para concluir, o FC Porto passou a ser o clube com mais vitórias nesta prestigiada competição.

Apesar de tudo, a Páscoa foi boa para os Dragões espalhados por esse mundo fora. Digo apesar de tudo porque a família portista perdeu um ilustre representante, o Sr. Perez Andion, que nos deixou aos 66 anos, após doença prolongada. Até sempre Perez Andion.