quarta-feira, 19 de abril de 2006

Contributo do leitor Ausentista

chegou-me este texto através de email, acho que merece ser lido...


Colunistas - José Carvalho

Páscoa difícil para a comunicação social

Já se sabe que o «hype» da dinâmica de vitória de um clube de Lisboa é sempre muito curto. Quando muitos faziam o enterro ao FC Porto e se preparavam para assistir a uma luta SLB-SCP pela conquista do título 2005-2006, lá tiveram de arrumar a viola e partir para outras paragens.

E que outras paragens, perguntarão? Complicado...basta consultar as primeiras páginas de alguns jornais desportivos. Um deles, na sua edição de Lisboa, coloca o Quim na capa, assegurando que o guarda-redes não está fora das escolhas de Scolari, apesar de não jogar há meses (!).

Outro lembra-nos que «Mantorras não perdoa», e que marca um golo em cada 89 minutos. No fundo marca em todos os jogos em que participa. O problema é que raramente joga...

Outro jornal, à falta de melhor, dá a primeira página a Nuno Gomes, a quem gostaria de ver ganhar o título de melhor marcador, argumentando que seria o primeiro português a ganhá-la em muitos anos. A «ginástica» até está bem feita, mas por trás está a inconfensável vontade de ver o «SLB» a ganhar qualquer coisa. Faz-me lembrar aquele ano (um dos muitos «anos do Dragão») em que assistimos com espanto a toda aquela euforia causada pelo facto do SLB ter ganho o título de campeão...da volta a Portugal em ciclismo.

É. São tempos difíceis para a comunicação social. Depois, continuam as arbitrariedades. Pessoalmente não tenho nada contra o judo, uma modalidade que ganha adeptos em Portugal e que obtém bons resultados, como se veio a verificar. Entretanto, todos ficamos a saber que o pavilhão do SLB se chama Pavilhão «Companhia de Seguros Açoreana». Sim senhor, eis um bom exemplo de um «naming» bem explorado, numa prova sob a égide de uma federação e não de um clube...

No meio disto, ficou completamente esquecida a Taça do Mundo de Bilhar, disputada sob os auspícios da UMB (da qual Alípio Jorge passou a ser vice-presidente), e mais uma vez brilhantemente organizada pelo FC Porto. Estiveram em acção quase 140 jogadores, e quase todos os melhores do mundo marcaram presença. Como é possível uma prova desta categoria ter passado ao lado das televisões portuguesas? Para lhes estragar ainda mais a vida, venceu um jogador espanhol, o líder mundial da modalidade, e atleta do...FC Porto. Livra!

Para terminar, o futuro está com os jovens, como todos costumamos dizer. Por alturas da Páscoa tivémos mais um torneio internacional da Pontinha. O evento deste ano teve a presença do Dínamo de Moscovo, Barcelona e o Chelsea de Mourinho, que apadrinhou a competição, e que mereceu o maior destaque da comunicação social. O resultado final do torneio, esse, foi uma vitória ... do FC Porto, que derrotou na final o Sporting por 3-0. Ah já agora, e para concluir, o FC Porto passou a ser o clube com mais vitórias nesta prestigiada competição.

Apesar de tudo, a Páscoa foi boa para os Dragões espalhados por esse mundo fora. Digo apesar de tudo porque a família portista perdeu um ilustre representante, o Sr. Perez Andion, que nos deixou aos 66 anos, após doença prolongada. Até sempre Perez Andion.

2 comentários:

Eterno Dragao disse...

Só uma nota complementar, para respeitar os "direitos de autor": O original deste texto está em: http://www.fcporto.ws

Anónimo disse...

obrigado Eterno Dragão! Não sabia de quem era autoria porque me chegou truncado!