domingo, 9 de abril de 2006

Grande vitória à Porto

Penso que sou o único "escriba" deste blogue que não estive em Alvalade, a "torcer" pelo FCP. Para, de algum modo, tentar compensar esta falha, sou o primeiro a "chegar ao blogue" para dizer: PARABÉNS, FC PORTO!
 
Não é pelo facto de as coisas terem corrido bem que se apagam as críticas efectuadas no passado, mas, na minha opinião, não deixa de ser irónico que "o jogo do título" tenha sido ganho com o forte contributo das duas maiores vítimas de críticas dos adeptos, ao longo da época: Jorginho e Co Adriaanse.
 
O Jorginho não faz um grande jogo, mas está no momento decisivo. Quanto ao treinador, por uma vez, esteve brilhante: na constituição da equipa inicial, na leitura do jogo, na perspicaz substituição do Quaresma e mesmo nas declarações finais.
 
O jogo foi bem disputado, mas feio e muito violento. A transmissão televisiva e respectivos comentários foram uma vergonha. Há pelo menos dois lances (não referidos no único jornal desportivo que conheço) em que fiquei com a ideia que fomos nitidamente prejudicados: um penalty não assinalado sobre o Jorginho e um hipotético fora de jogo do McCarthy (em ambos os casos, mostraram uma única repetição, de ângulo pouco favorável). Quanto aos critérios disciplinares, penso que não nos podemos queixar: à luz dos critérios aplicados, ficaram dois amarelos por mostrar (ao Quaresma e ao Bosingwa), mas foram mostrados outros perfeitamente despropositados (ao mesmo Bosingwa, ao Pedro Emanuel, aos 4 minutos de jogo). Contudo, reconheço que deve ter sido dos jogos entre grandes mais difíceis de apitar, nos últimos anos.
 
Bom... não "embandeiremos em arco", porque ainda é preciso ganhar alguns jogos. Parece-me muito importante ganhar ao Leiria e ao Penafiel. Os jogos com o Guimarães (se, por essa altura, não estiver já despromovido, o que duvido) e com o Boavista (pelo prazer que eles teriam em "roubar-nos" o título) são muito perigosos.
 
Tenho uma sincera esperança de que não seja necessário esperar pelo jogo contra o Guimarães para festejar o título. Se tudo correr bem, vai ser de hoje a quinze dias, em Penafiel!

4 comentários:

Anónimo disse...

Há sempre um reverso da medalha. Infelizmente, o Co Adriaanse está orgulhoso: conseguiu ganhar um clássico!!! E vamos ter que o aturar!

Eterno Dragao disse...

É verdade... Provavelmente, teremos mais um ano de sofrimento!

Anónimo disse...

Concordo plenamente que foram os 2 os heróis da noite, em Alvalade, e quero dar-lhes os parabéns por isso. o Co Adriaanse esteve perfeito e o Jorginho conseguiu fazer a diferença por uma vez e isso foi suficiente.

Quanto ao treinador, não sei se fica... Penso que o melhor para ele seria mesmo sair pela porta grande e ir treinar para a Holanda com bastante mais prestígio. Se ficar também não será uma desgraça pois creio que só há espaço para melhorar agora que ele já fala português e com isso os jogadores e os adeptos já o compreenderão melhor. Também já conhece bem os jogadores e por isso não fará mais experiências... O que quer dizer que para o ano além de ganharmos novamente o campeonato podemos esperar ir mais longe na Champions! Resumindo se tal acontecer não será mau de todo (excepto para quem é teimoso demais para perceber o que referi antes e claro, excepto também, para o Diego, Ibson e Postiga que INFELIZMENTE deverão continuar a ser ostracisados).

Nota: Caso o treinador saia será mesmo devido à valorização que o FCP espera fazer dos 3 jogadores que referi.

Anónimo disse...

Se o Adriaanse ficar, pode ser que alguem lhe recomende este blog, onde até já há o sexo feminino a "falar de bola"!!!