sábado, 9 de janeiro de 2010

Algo me escapa...

O jornal ABola sempre foi, é, e cada vez faz questão de o ser, o jornal oficial dos vermelhos.

De tão vermelho que cada vez mais está, mais antiportista ainda se tem tornado.

De facto, e pegando apenas em dois exemplos exemplares (passe o pleonasmo), ainda recentemente foi o meio de comunicação utilizado pelos vermelhos para tentar vergonhosamente intoxicar a opinião pública e correr connosco da Champions.

Agora, quer suspender, durante não sei quanto tempo, meia equipa nossa.

Os exemplos, se quisessemos, seriam ... diários.


Ora, o que eu gostava que me explicassem é o seguinte:

Sabendo nós que tudo o que acima referi é verdadeiro, gostaria de saber se acham normal que ilustríssimos portistas como Miguel Sousa Tavares, o seu fiel discípulo Rui Moreira e Francisco José Viegas, escrevam naquele jornal crónicas semanais ?

Onde mais não fazem, pelo menos na opinião deste humilde portista, do que branquear editorialmente o jornal oficial dos vermelhos dando-lhe a falsa aparência de um jornal “plural” !??!

Já pensaram nisto ?

Será que não poderiam escrever em mais nenhum jornal ? Sim, porque eu gostava que eles continuassem a escrever (parte d)o que escrevem. Até porque, do que leio, por vezes, especialmente quando não falam do futebol jogado, são brilhantes !

Mas algo não bate certo.
.
E, acreditem, não estou a pensar na parte material que certamente todos eles recebem e que não será assim tão pouca quanto isso.
.
.
P.s. - Sei que estarei a ferir muitas sensibilidades portistas, mormente as que gostam de realçar que pensam pela sua própria cabeça (como se os outros não o fizessem...), mas desculpem, é a minha opinião.

12 comentários:

Orgulhoazulebranco disse...

Sim,também já me perguntei o que raio fazem eles naquele pasquim,parece incoerente até.Mas não,até acho bem que,ali mesmo no meio da vergonha,haja quem os tenha sempre no sítio para dizer-a quem quer que tenha que ouvir/ler-as reais verdades.

O mais importante é que continuem sempre a escrever da forma que fazem,as crónicas chegam sempre cá.

dragao vila pouca disse...

Caro Situacionista, esse é um tema muito interessante e que ainda há pouco tempo levou a um curioso diálogo no blog "Renovar o Porto" a partir de uma carta enviada ao Miguel pelo Rui Valente, criador do blog e que teve esta resposta do jornalista/escritor:« A Bola não é o Record nem é a SIC. É substancialmente diferente e é uma leitura onde, quer se queira quer não, a nossa voz chega a milhões de portugueses, até a emigrados no mundo inteiro. É assim que eu lhes farei chegar as razões de ver portista [que não é o mesmo, necessáriamente, que as razões de Pinto da Costa - e nisso consiste a minha "independência"]»

Um abraço

O Soldado Azul disse...

Caro Situacionista,
SUBSCREVO NA INTEGRA as tuas palavras!!
Eu até seria um pouco mais duro com as palavras:
Não há dinheiro nenhum que ponha em causa o PORTISMO de quem se preze !!!! Quero acreditar que o MST, o RM e o FJV são PORTISTAS que se PREZEM e deviam com base nesta POUCA VERGONHA que tem sido a linha editorial deste JORNAL que está particularmente esta ÉPOCA (e porque na minha óptica o clube deles pode ser campeão...) INFAME para com o nosso CLUBE !!!!
Saudações

O Situacionista disse...

Orgulho,

Mas eu acho, e disse-o, que eles deviam continuar a escrever. Só questiono se o deviam fazer no ..."Pravda". O que eu não aceitaria.

Até porque me parece que acabam por dar um pingo de credibilidade ao jornal que ele não merece de todo.


Vila Pouca,

Não sabia. Apesar de conhecer o blog em causa.

Segundo percebo então, o argumento do MST é ser uma "lança em África".

É uma explicação.

Mas, mais não seja actualmente, parece-me muito fraquinha. Até porque de há uns anos a esta parte aBola é muito pior do que a SIC e o Record.

E já agora, meu caro Vila Pouca, qual é a sua opinião ?


Pois, Soldado, não quis ser mais duro para não ser demasiado polémico.

O Situacionista disse...

No jornal onde escrevem o MST, o RM e o FJV, há fedorentos que escrevem isto:


Título do artigo na ... CAPA do jornal:

"Contra o FCPorto talvez não fosse má ideia trocar túnel por jaula"

Leram bem ????????


Título do artigo e artigo:

"O Benfica ganhou no campo e goleou no túnel

O leitor deseja agredir alguém? Um vizinho, um familiar, um desconhecido qualquer? É fácil: diga que foi provocado. As provocações, sejam de que tipo forem, justificam qualquer agressão. Uma anónima agrediu o Papa? Foi, de certeza, vítima de uma armadilha bem urdida. O marido bate na mulher? É impensável que a tenha agredido sem que tivesse havido forte agravo.

Toda a gente sabe que os agressores são, em geral, gente ponderada e cordata, que só opta pela violência física caso seja vítima da afronta mais grave, mais perversa e mais criminosa que pode ser perpetrada: a provocação. Não será por acaso que a lei portuguesa prevê molduras penais extremamente pesadas para homicidas, violadores e autores de provocações.

Trata-se de uma estratégia imbatível, até porque uma provocação não carece de prova. A simples alegação da existência de provocações sobrepõe-se, em gravidade criminal, a imagens que mostram agressões. Agressões documentadas são bagatelas quando vão a meças contra provocações hipotéticas.

Não admira: quem já foi agredido sabe perfeitamente que o que aleija a sério são as provocações. O número chocante de pessoas que, em todo o mundo, falecem na sequência de terem sido provocadas é prova mais do que suficiente da dimensão deste flagelo. Há dias, cruzei-me com um homem que sangrava do sobrolho, coxeava e tinha duas costelas partidas. «Que se passa, amigo?», perguntei ingenuamente. «Foi agredido?» «Não», disse ele. «Fui barbaramente provocado.» Pobre homem.

Dito isto, não posso senão alinhar no coro de críticas ao túnel da Luz. Foi lá que vários jogadores do Porto se envolveram em agressões. De quem é a culpa? Do Benfica, claro. Que seja fortemente castigado, a ver se se moraliza este nosso futebol. Espero que obriguem o clube a alterar aquele maldito local. Nos jogos contra o Porto, por exemplo, talvez não fosse má ideia ponderar a substituição do túnel por uma jaula.

Os jogadores do Porto, que estavam proibidos de dar entrevistas ao jornal A BOLA, resolveram emitir um comunicado no qual informam que, a partir de agora, vão deixar de dar entrevistas ao jornal A BOLA. Ora aqui está uma iniciativa arrojada.

Todos conhecíamos o blackout, mas o blackout em cima de outro blackout só podia ser uma inovação desse clube que é designado pelos seus dirigentes e adeptos como Ftócuporto."
(ABOla, hoje)


Repito, é neste jornal que escrevem MST, RM e FJV...

dragao vila pouca disse...

Se eu estivesse no lugar desses portistas nunca escreveria para a Bola, mesmo que o dinheiro me fizesse muita falta.

O que me custa é que o treinador do F.C.Porto não tenha podido fazer a antevisão do Porto-Leiria porque estava um jornalista desse pasquim, dentro da sala de imprensa de uma casa que é nossa...Não sei quais seriam as consequências, mas vou saber e se forem só multas espero que daqui para a frente nunca mais nenhum jornalista desse jornal entre no Olival. Já chega terem entrada no estádio nos dias de jogos...

O Situacionista disse...

Como não podia deixar de ser fui ler o Renovar o Porto.

De facto, o Rui Valente escreveu sobre o MST e a Bola esta semana. Repito, não sabia.

Recomendo a leitura do blog.

Quanto ao tema:

- http://renovaroporto.blogspot.com/2010/01/miguel-sousa-tavares.html

- http://renovaroporto.blogspot.com/2010/01/so-mais-uns-pozinhos-sobre-mst-e-o.html

Orgulhoazulebranco disse...

O melhor que se faz a esses fedorentos é ignorar.Oh pah,se vamos a ligar a todas as parvoíces que se dizem por este país fora era preciso uma lista telefónica de comunicados e textos de resposta.Oh,é um cão a ladrar,deixai-o ladrar e entreter quem quiser.Tem que compensar a azia acumulada em quatro anos de alguma forma.É como aquela cabra que disse que a Champions foi comprada...LoL
É claro que a lampionagem não acredita na teoria da armadilha,estavam à espera de quê?

Quanto aos nossos.Se tivesse no lugar deles já de lá tinha saído há muito tempo...mas até compreendo que eles lá estejam.Querem ripostar no meio da vergonha e da estupidez...

Fernando Tavares disse...

Meu caro e consócio amigo.
Tenho a certeza que já leu e está plenamente consciente do Cavalo de Troia!
Utilizo exactamente a mesma teoria para tais escritores / Jornalistas lá se manterem ....Dentro das hostes inimigas!
Não tenha dúvida que no dia em que J Viegas e M.Sousa Tavares deixarem de frequentar a Redacção do PRAVEDA, aí sim tornar-se-à num punhal bem aguçado contra o FCPorto!
Deixem-nos lá estar para que os restantes VERMELHOS tenham vergonha!

Paulo Marques disse...

Estes exemplos ilustram bem o porquê de não chorar pela morte do jornalismo nos média tradicionais, esse já morreu há muito tempo. A cedência aos mais variados interesses, entre o governo, a superentidade patronal, o sensionalismo, a repetição de notícias que nada acrestam a um tema quente são sintomas de que o jornalismo actual não vale um chavo. Basta ver que o jornalismo de investigação, que eles tanto defendem como a razão da sua existência, se baseia em divulgação de segredos de justiça, quando não a sua invenção pura.
Quanto mais depressa morrerem, melhor para toda a gente.

Quanto aos cronistas portistas da Bola, deviam pensar nos custos de serem mercenários, passado pouco tempo nem quem está do mesmo lado acredita que o que dizem não será por interesse próprio.

Pedro Rocha disse...

Eu pessoalmente até prefiro que eles escrevam lá. É sempre interessante ver que as maiores criticas que saem em relação à Bola, saem precisamente na Bola. E agora suponhamos um cenário em que subitamente as suas crónicas eram misteriosamente silenciadas??? Aí é que haveria sangue com certeza....

Abraços

O Situacionista disse...

Fernando Tavares e Pedro Rocha,

Meus caros, percebo totalmente o vosso ponto de vista.

E também sei que o post é polémico pois o assunto é delicado.

Daí que, como já disse, nem tivesse utilizado palavras mais duras, apesar da minha opinião sobre o assunto ser clara.

Até porque a minha principal intenção foi ... colocar à discussão o assunto.

Nessa sequência, se me quiserem responder, deixem-me perguntar-lhes:

Acham que se para eles (jornal) a opinião dos citados portistas não tivesse muito, mas muito mais vantagens - leia-se aparência de credibilidade - do que desvantagens - defesa portista - eles (portistas) ainda lá estariam ?

Olhem que não, olhem que não ... aliás, quanto mais antiportista o jornal for, mais úteis (lhes) são esses portistas.

E, claro, correm o risco, injusto refira-se, para que alerta o Nightwish, de " Quanto aos cronistas portistas da Bola, deviam pensar nos custos de serem mercenários, passado pouco tempo nem quem está do mesmo lado acredita que o que dizem não será por interesse próprio. "


Digo eu...