sexta-feira, 10 de novembro de 2006

O fosso !

Como em tudo na vida, quanto maior a crise, maior a(s) assimetria(s).
O rico fica menos rico, mas NÃO deixa de o ser.
Já o remediado, fica pobre.
Infelizmente o pobre, assim continua, para pior.
Se a diferença do remediado (para nem falar do pobre) para o rico já era grande, com a crise, essa diferença torna-se enorme, em muitos casos, mesmo abissal.

Vem isto a propósito do nosso campeonato este ano.
Sinceramente, é, para mim, um dos campeonatos mais desequilibrados dos últimos anos.
Equipas como o Aves, E. Amadora (onde joga o Rui Duarte), Beira-Mar, Setúbal, e mesmo, o Belenenses, a Académica (do grande Hélder Barbosa), até a Naval (que está em 7º lugar), o próprio Leiria (5º classificado), são equipas francamente debilitadas. Sem jogadores de qualidade. Salvo, raríssimas excepções. Não há dinheiro...
O equilíbrio este ano está, a meu ver, perfeitamente nivelado por baixo.
Já não me lembro de um ano, passe algum exagero, em que os 3 grandes tivessem tantas facilidades.

Acredito até que para a decisão deste campeonato, embora o principal seja sempre a regularidade, possa pesar muito mais do que é normal o resultado (e respectivas pontuações) dos jogos entre os grandes (não esqueçamos que ainda o ano passado fomos miseráveis nesse aspecto e fomos campeões).
É que, fora esses jogos, estou a ver que contra a maioria das equipas vai ser um “passeio” !
O fosso é tremendo !
Mas posso ser eu que esteja a ser pessimista.

P.s. – O Jesualdo renovou até 2008. CONCORDO !!
Mas para mim a notícia não é a renovação em si mesma.
A notícia é o momento em que ela teve lugar. Normalmente o NGP “guarda-a” para alturas “críticas”, não o fazendo em tempo de “vacas gordas”, como sucedeu agora. Portanto, realço o carácter inovador da decisão do NGP.

P.s. 2 - Sobre a dita selecção, sobre os convocados e, especialmente, sobre os não convocados, 6 notas:
1) Quem apoiou (dentro e fora) o Cartelista Escolari que o ATURE !!!
2) Aos que o fizeram, boa sorte.
3) Muito boa sorte, mesmo. Bem vão precisar...tanto que, embora não a mereçam, eu desejo-lhes !!!
4) FINALMENTE, para o Cartelista, começou o estado VISÍVEL de des...graça (o “des” não está entre parêntesis !!).
5) Meireles vai jogar a titular. Postiga e Quaresma vão para o banco.
6) Só tenho dúvidas sobre qual dos 3 vai vir lesionado (acabei de partir uma cadeira de... madeira...).

8 comentários:

Anónimo disse...

Também penso que esta convocatória traz "águ(i)a no bico" e tenho receio que ela se traduza em mais alguma lesão...Do género "ai vocês não os conseguiram lesionar nos jogos", está bem "eu" convoco-os e o "meu" preparador físico trata disso. Tenho muito medo desse "brazuca" fascista...

Jorge Mota disse...

Qt ao campeonato acho que a diferença não está nas equipas pequenas, apenas está nos grnades que estarão com equipas mais consistentes. É a minha opinião, isto apesar de equipas como o AVes estarem claramente a mais na 1ª liga.

Concordo com o que dizes da renovação do Jesualdo. Esperava-se, mas numa altura mais complicada para oJesualdo. Mas concordo com ela.

Colocaste a foto do Costinha, ai se não é chamado para a próxima, muito se vai saber dos podres desta selecção dos amigos do "fã da caixa".

Um abraço.
http://portistasdebancada.blogspot.com/

bLuE bOy disse...

Situacionista...

Quanto ao tal fosso, estou entre a tua análise e a do Zirtaev... se por um lado, acho que os 3 grandes estão digamos mais consistentes... por outro, com excepção pontual de Braga e Boavista aqui e acolá, tudo o resto é uma miséria franciscana.

Sobre a renovação... para mim, se antes, se depois, não passa da normalidade habitual no Grande PdC... chama-se a isso criar estabilidade emocional e mostrar apoio a 100%.

Quanto ao que parece, ex-Ministro, estou a torcer interiormente para que volte a ficar de fora, estou mesmo... é que dali, quem conhece o perfil deste, e sempre o admirei quando 'botava faladura' porque era a único, juntamente com o 'Peseteiro' que sabia dizer qq coisa de importante e de novo, sem se socorrer das normalidades habituais da grande maioria dos jogadores, que se limitam a tornar as entrevistas e conferências de imprensa, uma pachorrice total... como dizia, quem o conhece, sabe que não vai sair dali coisa bonita nem enfeitada com laços amarelos... vai ser a 'rasgar', vai uma aposta?... e o Maniche anda calado, quando este tb abrir a culatra... é como diz o outro, vai ser o bom e o bonito... e eu aqui a rir a bom rir... mas aguardemos por novidades. Até lá, resta-me desejar que 'Ministro na selecção, nunca mais!!!'... lol

aKeLe aBrAçO
http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Anónimo disse...

É curioso, que depois dos resultados deste fim de semana do GRANDE e dos dois clubecos daquela estrada que passa pelo meio de alguns prédios, fiquei a pensar no que o Situacionista escreveu. Este campeonato estará nivelado por baixo, ou será o GRANDE e os outros dois que estão melhores, como disse o Zirtaev?
Na primeira situação poderemos estar já com alguma vantagem, pois temos bons resultados com os outros candidatos.
No entanto, inclino-me mais para a 2ª hipótese. Apesar de tudo, na liga dos campeões os 3 estão um pouco mais competitivos.
Quanto às equipas que mencionaste não me parece que os plantéis sejam muito diferentes, em qualidade do que no ano anterior, apesar de não parecer haver nomes novos a destacarem-se. Mas ainda a procissão vai no adro!

O Soldado Azul disse...

Situacionista,
Parece-me que a tua análise pessimista é no mínimo um pouco... prematura! Ainda são poucas as jornadas realizadas e com certeza tanto nós como a 2ª circular vão encontrar muitas dificuldades por esses campos fora (e em casa...) e muitos pontos não irão conquistar (espero que no que toca aos nossos os pontos perdidos não sejam...muitos...). Nivelaste o equilibrio por baixo... Acho sinceramente que ainda é cedo para fazer comparações com outras épocas... Vamos ver...MAs não deixa de ser uma análise interessante que requer desenvolvimentos.

O Soldado Azul disse...

Quanto à renovação do Prof realço a altura exepcional (normalmente é numa altura negativa, para transmitir confiança...) mas como o NGP afirmou que pretendia o Prof como treinador por muitos anos... (se bem se recordam), não me surpreende que pretendesse alargar o vínculo o mais rapidamente possivel, reconhecendo o trabalho que está a desempenhar.

Eterno Dragao disse...

Muita coisa para comentar:

1 - Campeonato: estou totalmente de acordo contigo, Situacionista. A falta de qualidade de algumas equipas é evidente. A única que tem plantel para dar alguma luta aos grandes é o Braga (agora que se viu livre do Carvalhal, a coisa só pode melhorar) e as equipas da Madeira (para quem o dinheiro não é problema - para o ano, vamos ver...).

2 - Selecção: parece-me que o Costinha só não foi convocado porque se avizinham quatro meses sem jogos e vai dar tempo para "esquecer a coisa"... De qualquer forma, o comentário dele é estranho e realmente chega-se à conclusão que é mais difícil manter a tão propalada união do grupo, quando aparecem adversários de qualidade média e a sorte deixa de nos bafejar. Felicidades para o Scolari, neste "novo ciclo" em que os adversários se mexem... :-)

3 - Renovação de Jesualdo Ferreira: os meus amigos vão-me desculpar, mas gostava de deixar aqui outra opinião dissonante. Mais uma vez, penso que é uma medida de gestão precipitada, num contexto em que não há dinheiro. Enquanto a FIFA não se pronunciar sobre a hipotética indemnização que o Co Adriaanse terá (?) de pagar ao Futebol Clube do Porto, parece-me que andar a prorrogar contratos com treinadores (falo em termos genéricos e não do caso específico de Jesualdo Ferreira) não é sensato.

Nos tempos que correm, em que não há nenhum respeito pelos compromissos assumidos (desculpem, mas o próprio Jesualdo Ferreira é um dos exemplos do que acabo de dizer), os clubes não beneficiam em absolutamente nada pelo facto de terem um contrato mais longo com um treinador de futebol. Se ele quiser ir embora, vai! Do ponto de vista do clube, o que acontece é que, se o quiser mandar embora, lá paga mais um "anito" de salários ao treinador e à respectiva equipa técnica.

Tenho ideia que ainda não expiraram os contratos assinados (e prorogados) pelo Mourinho, pelo Del Neri, pelo Fernandez, pelo Adriaanse... Não nos faltam treinadores que assinaram / prorrogaram os seus contratos por longos períodos. Para que é que isto serve? Para homens que ganham milhares de contos por mês sentirem "conforto financeiro" e não temerem perder o emprego?

Situacionista: já sei que me vais chamar "contista". Infelizmente, parece-me que não há nenhum "contista" na Administação da SAD do Porto. O dinheiro não é o factor determinante, mas, pelo menos, deve ser um factor a ponderar!

O Situacionista disse...

Meus caros,

Antes de mais deixem-me dizer que no post me esqueci, quando mencionei o Leiria, de referir o promissor treinador chamado Domingos.

Agradeço os valiosos comentários feitos até agora.

Talvez, como alguns dizem, seja ainda cedo para avaliar se o nivelamento é positivo ou negativo. Talvez.
Mas ficam aqui os "palpites" para mais tarde os compararmos.

Sim, concordo que, quer o Grande, quer um dos (verdes) clubezecos daquela estrada com prédios (:-)))), estão mais consistentes. Já não penso o mesmo dos vermelhos, pelo contrário.

P.s. - Eterno, ai vou vou...és um contista...:-)))
Mas olha lá, até concordo em absoluto quando dizes que: "O dinheiro não é o factor determinante, mas, pelo menos, deve ser um factor a ponderar!"

P.s. 2 - Entretanto parece que os vermelhos estão em 1º lugar no mundo !!
Curioso, quase jurava que em Portugal estão em... 3º lugar atrás dos campeões nacionais (22 pontos) e dos verdes (20 pontos)...vá-se lá perceber estas coisas...