domingo, 12 de novembro de 2006

NGP – A Lenda !! Passado e ... FUTURO !!!

Esta semana o semanário “Sol” publicou a (2ª parte da) reportagem sobre o NGP (cerca de 20 páginas !!!! Verdadeiramente IMPRESSIONANTE !!! Então se somarmos mais quase outras tantas da semana passada .... pergunto a mim próprio – haverá alguém em Portugal que conseguisse superar tal feito ? Duvido. E a minha dúvida reportasse apenas à possibilidade de igualação. Já agora, quantos não terão morrido de INVEJA ?).
.
Confirmo o que já aqui disse – neste momento, a presidência do FCPorto é, quando muito, a 4ª figura do Estado.
A entrevista aborda mil aspectos que lá estão, muitos deles, apenas para “decorar” o essencial.
Esta entrevista deve saber ser lida. A começar pela sua invulgaridade.
.
Apenas me vou referir a uma vertente - Futebol Clube do Porto. É certo que tudo está interligado, mas a perspectiva pessoal e familiar, enquanto tal, não a vou chamar à colação (repito que a entrevista foi feita pela F. Cabrita e pela Ana Sofia Fonseca).
Referindo-me, pela primeira vez, ao seu conteúdo (na globalidade, ou seja, relativamente às duas semanas) alguns considerandos que dela retirei em relação ao NGP:
.
1) O AMOR ao FCPorto;
2) A INTELIGÊNCIA suprema;
3) O AMOR ao FCPorto;
4) O espírito de VENCEDOR (i)nato que possui e que passou para o FCPorto;
5) O AMOR ao FCPorto;
6) A DETERMINAÇÃO inabalável e sem excepção em defender o FCPorto;
7) O AMOR ao FCPorto;
8) A SABEDORIA inesgotável do fenómeno futebol;
9) O AMOR ao FCPorto;
10) A DEDICAÇÃO total e absoluta ao FCPorto;
11) O AMOR ao FCPorto;
12) A PERSONALIDADE granítica;
13) O AMOR ao FCPorto;
14) A VONTADE ilimitada de vencer;
15) O AMOR....
.
Partindo do teor da entrevista, não admira, portanto (repetindo o que comentei há uns dias), que o NGP seja o pesadelo dos pesadelos dos anti-FCPorto, cujo sonho dos sonhos seria que ele abandonasse a presidência do nosso Clube. A sua (deles) felicidade eterna, então, seria tê-lo como o presidente dos seus clubes.
Alguém duvida ?

Mas, para mim, mais do que tudo isso, Jorge Nuno Pinto da Costa é o presidente que eu sempre sonhei ter no meu Clube !!!
Por uma razão muito simples – No FCPorto, só quero os melhores !! Ele é o melhor dos melhores !!
Quando ele sair (daqui a 30 anos) o FCPorto nunca mais será como era antes de 1977 (data da chegada do NGP, então, ao departamento de futebol). Mas também nunc....., melhor, muito dificilmente terá o crescimento VERDADEIRAMENTE EXPONENCIAL E ASTRONÓMICO que tem desde essa altura.

Gosto muito de dar este exemplo porque me parece paradigmático (e nem sequer tem a ver com futebol) – Até à chegada a presidente do NGP o FCPorto tinha "ganho", em hóquei em patins, ZERO títulos !!! Leram bem ??? Zero !!!

Hoje, em escassos (em termos relativos, pois temos mais de 110 anos) 24 anos, ganhámos:
Taças Campeões Europeus – 2
Taças das Taças - 2
Supertaça europeia – 1
Campeonatos – 15 !!!
Taças de Portugal – 11
Supertaças Nacionais – 14

Reparem bem em DOIS FACTOS:
Um – antes, NADA...
Dois – depois, MAIS do que todos os outros juntos....
Parece impossível !

Ou seja, e generalizando, o FCPorto deixou de ser considerado o Clube dos pobres, humilhados, gozados, ridicularizados e tristes ANDRADES (embora fosse na verdade dos, no mais extenso sentido da palavra, INABALÁVEIS e SENTIDOS Portistas !!) e passou a ser dos temíveis e invencíveis DRAGÕES !!
(Demos inclusive origem ao maior Clube português – os Anti-FCPorto !!! Com 9,9 milhões de fervorosos adeptos – 6 milhões vermelhos e 3,9 milhões verdes).

Acabámos com o futebol do regime – a Federação era à época presidida (parece inacreditável, mas é verdade) pelos 3 de Lisboa, rotativamente – vermelhos, verdes e belém...

Em cada seis campeonatos o regime ditava o seguinte: 4 eram para os vermelhos (daí que seja conhecido e reconhecido como o clube do regime), um para os verdes e o outro, também rotativamente, entre ... os vermelhos e os verdes !!!

O FCPorto era um “mísero” clube regional. Quase local. Sem qualquer expressão, sequer, nacional.

Com a chegada do NGP (e de Mestre José Maria Pedroto) deixámos de perder mal passávamos a ponte para passar a ganhar antes e depois de a passarmos, quer dentro do país, quer fora dele, pela Europa e pelo Mundo fora. Acabaram as pontes !!! Ou melhor, agora, entre pontes, temos ...vitórias.

A nível europeu, num trajecto sem precedentes, iniciado em 1984 (perdemos roubadinhos contra a Juventus) e passando pela maior alegria da minha vida desportiva (Viena 87, Porto de Rei Artur), continuada já neste século (Sevilha 2003 e Gelselkirshen 2004, Porto de Mourinho), fazemos, neste momento, parte dos clubes de topo (único no G14).
.
A tal ponto que somos, actualmente, titulares que um feito ÚNICO em Portugal e RARÍSSIMO no mundo – somos BICAMPEÕES DO MUNDO !!! (aliás, motivo que deu origem ao “baptismo” deste blogue).

Em termos de conquistas nacionais temos outro feito INÉDITO em Portugal – somos PENTACAMPÕES NACIONAIS !!

Não admira, portanto, que sejamos os CAMPEÕES DA DEMOCRACIA !!!

Passámos a ser um Clube com sócios e adeptos espalhados por todo o país (com milhares e milhares espalhados pelo centro e sul de Portugal e sempre em crescendo) pese embora a força do Clube se funde nos valores existentes no seu local de nascimento - o NORTE. Mas o Clube é de implantação nacional, ou melhor, europeia e mundial, com adeptos espalhados por todo o planeta.
Daí que, desportivamente (diferencio pela positiva), eu nada tenha contra as pessoas do sul, apenas contra o poder central que está instalado no sul. Tal como acontece com os próprios portistas do sul (penso que por vezes os portistas do norte baralham, erradamente, estes conceitos).

Temos ainda (e eu já estive nos novos de Braga, Guimarães, semluz e algaláxia) o estádio mais espectacular de todos !!! É um verdadeiro SONHO !!! Fabuloso !! O palco de todas emoções !!!

Por tudo Sr. Presidente, um
OBRIGADO DO TAMANHO DO MUNDO !!!

Mas ATENÇÃO, Sr. Presidente:

Eu quero mais ! Muito mais ! Sempre mais !

Eu sei, eu sei ... :-)).....somos dois....
.

P.s. – Atendendo à importância do que escrevi, não tencionava acrescentar mais nada. Mas como vem a propósito....
Só mais um aspecto Sr. Presidente, por favor continue a fazer dos outros clubes verdadeiros imberbes e motivo das nossas mais fartas gargalhadas.....
Então não é que nos últimos, creio que, 5 anos Portugal já entrou, pelo menos, duas vezes para o Guiness ?
É verdade !!
Em ambos os casos, motivo de orgulho para todo o Portugal !!!
E que a todos nos honra !!
Qual dos dois recordes o melhor ? Não sei, francamente não sei....

O último foi este fim de semana. Os vermelhos bateram o recorde de sócios !!! Pena é que muitos deles já não estejam neste mundo para comemorar.....e outros tantos já não se lembrem quando foi a última vez que pagaram quotas.....mas isso não importa nada....
A comemoração foi de arromba !!! Júbilo total !!!
Que assim perdure por muitos e muitos anos, é o meu desejo ...

Já agora, o primeiro dos recordes, também distintíssimo, para quem já não se lembra, foi na ponte Vasco da Gama...recordam-se ? Foi, igualmente, o maior do mundo ......falo do ....bolo rei....

Eu, com tudo isto, ando triste. Sr. Presidente, não dará para pararmos de ganhar títulos (no campo) e começarmos a dedicarmo-nos ao Guiness, sei lá, na bisca lambida ???? Ou na bola ...de carne ???
A pensar, Sr. Presidente....
.
P.s. 2 – Peço desculpa ao....bolo rei e à bola de carne... que eu tanto aprecio !! De verdade !

11 comentários:

Anónimo disse...

meirelesportuense disse...

Caros confrades fui propositadamente comprar o Sol desta e da outra semana só para poder ler e estar dentro da vossa conversa....Num primeiro ponto acho que esta questão de ser ou não desfavorável à imagem de JNPdC é difícil de avaliar porque a reportagem aborda tantos aspectos e é de tão variada leitura que podemos pegar nela por vários prismas e fazer dela o que muito bem quizermos. Quem mais devia estar preocupado não parece estar pois então não deveria ter autorizado a sua publicação. Já vi outras confissões pessoais serem publicadas para meu espanto -casos da vida de VLoureiro no Expresso e recentemente os episódios sobre LFV na Bola- e sinceramente se nessas entrevistas fossem focados aspectos da minha própria intimidade da forma que o foram nestes três casos eu pura e simplesmente teria recusado a sua publicação. Eu creio que uma entrevista destas só é materialmente possível com a colaboração do próprio personagem central. Li gostei de umas coisas e não apreciei certas confissões que eu nunca faria fosse porque dinheiro fosse...São gostos apenas e cada um é livre de se expôr ou não à sua vontade, embora deva concordar que estas entrevistas têm o condão de pôr as questões tão a nu que mostram sem contemplações o lado "humano, demasiado humano" dos personagens...

12/11/06 13:21

Jorge Mota disse...

Não tive oportunidade de ler essa entrevista e se calhar nunca a irei ler. O interesse pela entrevista, embora possa ter alguns fins mercantilistas, não deixa de ser sintomárico em relação ao interesse que existe pela figura do nosso presidente enquanto personagem mediática no nosso país.

Qt ao que falas em relação ao antes e depois é evidente a importância de JNPC para o nosso clube e nada mais a acrescentar.

Só uma coisa no post que não concordo e que deverias corrigir, já que parece que uma mentira contadas muitas vezes passa a ser verdade até para alguns portistas. O seis milhões de benfiquistas não existe e muito menos 4 milhões de Sportinguistas. Aqui há uns anos (4 ou 5) foi feito um estudo (creio que até pelo próprio Benfica)que demonstrava que me portugal existiam apenas 4M de benfiquistas, sportinguistas não chegavam aos 2M e cerca de 2M de portistas. Isto são números apróximados, já que não me lembro dos reais números do estudo.

Por isso se não forem os próprios adeptos do clube a emendar os números inventados, em Portugal, mais ninguém o fará.

Um abraço.
http://portistasdebancada.blogspot.com/

bLuE bOy disse...

Não li...
Não tendo lido, o que posso comentar é unicamente sobre o que vcs aqui foram postando ao longo destes últimos dias e a conclusão a que chego é simples.
Em 1º lugar, guerra de audiências, neste caso, de jornais (Expresso vs Sol)!
Em 2º lugar, há muito que o nosso Grande Presidente PdC deixou de se resguardar na sua vida privada para a expor ao mundo... não tenho nada contra isso, é um problema dele, mas admito, preferia o 'ANTES'!
Em 3º lugar e por fim, são assuntos laterais que me passam ao lado a vida privada de cada um... e neste caso, gostaria muito mais de ver esclarecidos/discutidos alguns assuntos relacionados com o meu/nosso FCP... isso sim, era importante para mim, o resto, não passam de páginas 'cor-de-rosa'.
aKeLe aBrAçO
http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Anónimo disse...

Excelente post! Muita inspiração...

Sem dúvida, que Pinto da Costa é o melhor Presidente de sempre e aquele que muitos clubes invejam e esperam algum dia ter!

Um Abraço,
Tripeiro
http://anti-lampiao.blogs.sapo.pt

O Soldado Azul disse...

Caro Situacionista,
Partilho o teu comentário à reportagem e a tua homenagem ao NGP! Demonstras e muito bem que estás grato, muito grato pela "obra" criada pelo protagonista (e que protagonista) dessa reportagem já tão badalada! Penso que "grosso modo" a reportagem mostra o lado particular e profissional da vida do NGP que merece o nosso respeito! E porque de respeito se deve tratar, como adeptos e admiradores é o que devemos ter por essa grande figura! Respeito e agradecimento! Focas um ponto nevrálgico: Após a queda da ditadura a "guerra norte/sul" e as sucessivas batalhas ganhas pelo NGP criaram um "monstro": o Bi-Campeão do Mundo! Como referes e bem, o campeão da Democracia!
Gostaria de realçar algo que para mim merece a mais particular das importâncias:
A reportagem acaba com um indício: o NGP a abordar um possivel candidato a sucessor que na minha óptica se tornou candidato quando adquiriu 11% das acções da SAD e que é com certeza um seguidor da sua "Escola": António Oliveira.
Saudações

O Situacionista disse...

Meus caros,

Antes de mais deixem-me dizer que, por lapso meu, referi no post, por vezes, a palavra entrevista. Errado. Eu queria dizer reportagem.
É que vai uma bela diferença entre ambas.
No caso concreto não há qualquer entrevista, há apenas pessoas entrevistadas, entre as quais, claro está, o protagonista, tudo no âmbito da própria REPORTAGEM.
Aqui fica a rectificação.

Meireles,
Creio que não terá dado por perdido o seu tempo ao ler os dois (!!!!! Magnífico !!!) jornais.
Apreciei a sua análise.
Mas note, eu apenas abordei a única perspectiva que me interessa - o FCP !!

Zirtaev,
Não sabe o que perdeu....
Percebo a sua preocupação, mas continua a preferir a ironia sobre o tema e daí que em relação aos meus números, fico contente por sermos ... portanto.... 10-9,9=.....0,1.....ou seja, sobram 100 mil portistas....nada mau....

Blue,
Não sabe.....
Como já disse, apenas abordei o FCPorto, e a reportagem é acima de tudo, diria até esmagadoramente, FCPorto !!

Tripeiro,
Obrigado.
Como presumirá...subscrevo !!

Soldado,
Excepcional resumo !!!
Quanto ao indício que referes, é um facto que a reportagem termina a falar no Oliveira. Indicio ? ...Coincidência ? ...Futuro próximo ?...Futuro a médio longo prazo ?...
Uma coisa me parece certa – um dia que haja eleições, vão ser “7 cães a um osso” !!!

O Situacionista disse...

Ah, parece impossível !!!!
O Azzulli e o Eterno ainda não devem ter lido !!! Só pode !!!
Que vergonha !!!
(sim, porque sei de fonte seguríssima (o próprio !!!) que o nosso Fanático já leu !!!

Eterno Dragao disse...

Situacionista, olha que não, olha que não...

Na verdade li e, mais uma vez, não vou dizer que gostei. Como é evidente estou de acordo com a tua apreciação ao NGP, mas também subscrevo (na íntegra) o comentário aqui deixado pelo "meirelesportuense" (por exemplo, considero que a descrição pormenorizada das origens e do "metier" da D. Carolina Salgado eram, no mínimo, dispensáveis!).

Não queria deixar de citar uma parte da "reportagem", em que o Sol deixou que a "boca lhes fugisse para o lado habitual" (ainda não estão habituados ao "novo paradigma"): "O jogo recomeça mas os escoceses do Celtic entram a matar e, ao segundo minuto, Larsson finta Vitor Baía e faz o empate. Ali o árbitro não estava comprado, o encontro mantém-se renhido até ao fim...". Está na página 56, no final da primeira coluna de texto.

Deixo os comentários a esta citação para vós...

O Situacionista disse...

Eterno,
Era só provocação...tu sabes :-))

Bom...lá estou eu em total desacordo contigo !!!
Eterno, por acaso a reportagem foi feita por algum órgão oficial do Clube ??? Ou seja, por acaso estás a ver o jornal em questão (que já engoliu o que engoliu) e as jornalistas que elaboraram a reportagem, a contarem só FEITOS ???
Tipo reportagem encomendada ????
Eu não.
Mais, eu quero lá saber da vida privada das pessoas !!!
Nem da minha...
Só me preocupa o presidente do meu Clube !! Enquanto tal !!

Quanto à citação que fazes:
Eu também a li !!! E notei-a.
Permite múltiplas interpretações.
Mas concordo contigo, queriam dar a piada.
Só que, não sei porquê (talvez pelo contexto em que o fazem), mas até acho que saiu ao contrário...

Leste os episódios "primeiras eleições", Pedroto, Futre, Mourinho e outros ?
Isso sim, é futebol !!

Anónimo disse...

Eu concordo com a afirmação do portismo do NGP aliás eu nunca tive dúvidas sobre esse aspecto, ele é a sintese entre o adepto ferveroso e o adepto actuante e confiante nas suas capacidades até ao limite. E levou esse entusiamo ao ponto que nos faz estar aqui a comentar tantas vezes os seus feitos que no fundo sentimos como sendo também nossos...Eu sinto que colaboro inteiramente em cada jogo que o Porto realiza e sofro e barafusto e praguejo como um possesso quando as coisas estão a correr mal, mas tudo isto acontece num campo que eu poderia classificar como esquisofrénico, irreal, em que só o espírito e a vontade interior se afirma, mas que está vedada à acção própriamente dita, aí eu estou longe e incapaz de participar mas "ele" não, por isso vemos nele a possibilidade de realização do sonho e revemo-nos em todas as nossas aspirações...Clubísticas claro.Mas eu penso que isso nunca esteve em causa, não o vejo como um oportunista bem sucedido, mas sim como um adepto de alma e coração até Almeida, como disse há poucos dias o Professor Jesualdo. E por isso também me custa ler e saber certos pormenores - e notem que neles até não incluo os da Carolina Salgado que para mim é tão só uma vítima da sua condição de mulher- que reputo de desnecessários serem transmitidos. Bem sei que nesta reportagem intervêm vários amigos e conhecidos que vão fornecendo elementos e nem todos eles de forma inocente, mas em última análise o NGP teria sempre a última palavra...Para mim o valor e a autenticidade como Portista de Jorge Nuno Pinto da Costa nunca esteve em causa. Espero é que ele se saiba rodear de pessoas competentes que não torpedeiem o seu trabalho e o maculem como penso que já terá acontecido e de que os resultados estão à vista. Ele tem que ter como os grandes generais o cuidado de escolher os seus lugares-tenente com muito critério e cuidado. Além disso se repararem existem várias personalidades que o acompanham desde sempre, quase desde os promeiros passos no Clube.Quanto aquele pormenor do jogo com o Celtic deve ter a ver com a impossibilidade de quem compilou o artigo não resistir a dar uma picadazinha no nosso orgulho. Mas aí fica bem demonstrado que a fé que é posta em evidência na personalidade do NGP e que é colocada tantas vezes de uma forma negativa no percurso dele, deve constituir uma das grandes bases de sustentação do seu carácter...

Azzulli disse...

Também li a reportagem.

É a história do Jorge Nuno.
Do grande portista.
O maior de todos.

A história do nosso clube está a ser feita por ele.
Uma pessoa muito inteligente, esperta, atenta, com uma capacidade diria única para motivar, para negociar, para convencer, para atrair quem o rodeia, para derrotar os adversários, para fazer os adversários agirem como ele quer.

Mas no "Sol" a vertente desportiva é menos exposta, relativamente à vertente pessoal.
É a história do homem, não a do Clube, nem a do Presidente.
A mim não me interessa muito essa parte.
Se ele teve 3 mulheres, ou 1, ou 10, é-me indiferente.
Se a Carolina dançava Sting, então é que não me interessa mesmo nada.

Mas é excelente o modo como contratou o Futre, o Mourinho, o Rui Aguas.
Como junto com Pedroto, fez do FC Porto um clube forte e lider nacional, e depois liderou o clube para ser de top mundial.

Reparei também no trecho que o Eterno reproduziu ("Ali o árbitro não estava comprado"). Fiquei muito desagradado com essa parte, pois está lá só para dar alfinetada. Tristes reporteres.
E também, como diz o Soldado, a referencia final a Oliveira. Penso que ele será o candidato da continuidade. Falta saber quando (espero que daqui a 20 anos), se nessa altura terá o nosso apoio, e se fará um (hipotético) bom papel. Isso agora não interessa nada também.

Enfim. Deu para entreter, e para alimentar o ego Portista.
Que daqui a 10 anos actualizem a história, e que tenha mais uns titulos europeus e mundiais.
E 10 depois de novo... E...