quinta-feira, 30 de novembro de 2006

Ainda o RQ

O que me dizem do comentário do Rui Moreira a propósito da eventual saída do RQ?

2006-11-25 20:11 Carta ou Cartada
Depois da vitória em Moscovo, naquela que terá sido a mais perfeita das exibições da equipa azul e branca esta época, o FC Porto vai jogar uma partida decisiva com o Arsenal. Em que bastará não perder em casa para conseguir passar da fase dos grupos da Liga dos Campeões. Em condições normais, essa a passagem aos oitavos-de-final valerá um encaixe líquido de pelo menos dois milhões de euros e, mesmo que venha a ser então eliminado, o FC Porto terá acesso a uma importante montra para os seus jogadores, numa altura em que parece eminente a venda de alguns deles.Talvez tenha sido por isso que, logo a seguir à vitória em Moscovo, surgiu a estranha carta de Ricardo Quaresma, dando conta da sua vontade de permanecer no Dragão, numa altura em que se falava da sua venda eminente ao Atlético de Madrid e em que corria já o boato que Lucho seguiria o mesmo caminho, depois de o seu contrato ter sido melhorado e prolongado, sem que tivesse surgido qualquer desmentido da Adminstração da SAD. O que me parece é que o FC Porto precisava de adiar as negociações com os “colchoneros” até ao dia seguinte do jogo com o Arsenal e, não pretendendo fechar a porta ao negócio nem “roer a corda” aos espanhóis, procurou apoio junto do jogador e do seu empresário. Só assim se compreende que a carta seja publicada no “site oficial” do clube. Parece-me que a saída de Ricardo Quaresma em Janeiro será sempre prematura, qualquer que seja o desfecho do jogo com o Arsenal. No plano interno, o FC Porto está longe de ter a época resolvida e não tem grandes alternativas para jogar nas alas. Sem Anderson, e duvido que o “miúdo” regresse às lides esta época, a equipa fica mais dependente dos centros e remates de Quaresma. Parece-me, por isso, que se deveria sempre aguentar a venda do magnífico jogador até à Primavera, deixando que Jesualdo Ferreira tenha uma palavra a dizer e possa definir as saídas em função, também, das novas contratações. Helton, Pepe, Lucho e Quaresma são activos transaccionáveis e, se continuarem a jogar da mesma forma, também Lisandro e Postiga o serão até lá, principalmente se pudermos jogar nos grandes palcos europeus.É verdade que as contas do clube estão complicadas, mas o FC Porto tem sempre feito os melhores negócios nessas circunstâncias, em que a dificuldade parece aguçar o engenho de Pinto da Costa. Veremos se desta vez, e depois da famigerada “carta”, se mantém essa tradição.
Rui MoreiraEmpresário e comentador desportivo

9 comentários:

O Situacionista disse...

Para mim a "frase-chave" (que vou dividir em duas) do artigo do Rui Moreira é esta:

"É verdade que as contas do clube estão complicadas, mas o FC Porto tem sempre feito os melhores negócios nessas circunstâncias, em que a dificuldade parece aguçar o engenho de Pinto da Costa (...)."

Concordo.

Continua o Rui Moreira dizendo:
"Veremos se desta vez, e depois da famigerada “carta”, se mantém essa tradição."

Neste caso, não tenho dúvidas, a tradição ainda é o que era !!

Anónimo disse...

O Rui Moreira não faz mais que transmitir o nosso pensamento. Quanto à carta, acho todos a achamos estranha e a explicação dele é credível.

Um abraço.
http://portistasdebancada.blogspot.com/

O Situacionista disse...

Ah, esqueci-me de um aspecto fundamental, penso que a partir de hoje este blog passou a ser detentor de um título – o do post mais matinal, pelo menos, da “BLUEgosfera”...e arredores...

Anónimo disse...

Não podia estar mais de acordo... aliás, para mim é um dado adquirido que Quaresma vai sair, ninguém tenha dúvidas... agora, espero bem que tal só vá acontecer no final da época.
Caso contrário, 'alguém' vai ter que explicar muita coisa e talvez a acontecer, todos percebamos que afinal as contas da $AD não estejam no vermelho, mas sim no encarnado tinto!!
A minha previsão é que Quaresma sai... mas apenas no final do ano!
aKeLe aBrAçO
http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

O Situacionista disse...

Como o artigo postado fala numa série de craques e antevendo já o nosso próximo jogo, pode ser que contra o Boavista surja outro (craque) a titular - o Ibson.
A este propósito gostava de dizer, não o óbvio (sempre me fascinou ver jogar o Ibson que é um grande jogador !!), mas antes que acho que ele tem que corrigir URGENTEMENTE duas situações, ainda para mais atendendo ao estilo de jogo da nossa equipa e ao pretendido pelo prof., que são as seguintes:
- não pode correr tanto com a bola (tem de soltar mais rápido).
- não pode correr tantos riscos (ao nível do passe) na zona defensiva.

Ibson, ATENÇÃO, há que saber agarrar a oportunidade !!

P.s. - Já “vos” estou a imaginar.....já não bastava o Gabriel Alves, vem também este com o nível...

Eterno Dragao disse...

Estou de acordo com o essencial da crónica do Rui Moreira. Contudo, continuo a manter uma opinião que já aqui exprimi: parece-me que o plantel do FCP está "talhado" para jogar em 4-4-2 (nomeadamente ponderando o tipo de avançados que temos) e a qualidade do Quaresma "obriga" a jogar num 4-3-3 adaptado.

Apesar da ideia anterior, preferia "mil vezes" ver partir o Lucho, em vez do Quaresma.

Enfim... não vai ser preciso escolher, porque é necessário vender os dois.

Eterno Dragao disse...

Subscrevo integralmente a mensagem do Situacionista sobre o Ibson. Todavia, penso que ele tem uma atenuante: não se esconde, pega no jogo, arrisca o passe. Há um "artista" que percorre os mesmos terrenos e que falha muito menos passes, porque, na maior parte dos jogos, tenta fugir da bola o mais que pode...

O Soldado Azul disse...

Deste artigo retiro a ideia chave que a tradição prevalece! Parece-me um pouco evidente que o tema do (des)equilíbrio das contas está mais do que eternizado! Passar-se-ão anos e continuaremos a abordar esta temática! Relativamente ao Quaresma e ao Lucho a justificação faz sentido!
Saudações

O Soldado Azul disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.