sexta-feira, 17 de novembro de 2006

Disparates

Alguém explica ao jornalista Tomaz Andrade (O Jogo) que isto (http://www.ojogo.pt/22-269/artigo592426.htm):

 

Obrigações para reduzir o passivo

Tratando-se de uma medida corrente no meio empresarial, o FC Porto espera encaixar com o empréstimo obrigacionista 15 milhões de euros no imediato

 

É um disparate!!!!!

 

Isto era o que o saudoso Vale e Azevedo dizia aos sócios dos vermelhos (e eles acreditavam)!

 

Caro Tomaz Andrade (espero que leia este fantástico blogue): quando se emitem obrigações fica-se a dever dinheiro a quem as subscreve. Mesmo que se utilize esse dinheiro para pagar outras dívidas, o Passivo (ou seja, o Total das Dívidas) não diminui!

13 comentários:

O Situacionista disse...

Eterno,
Nem eu me atrevia a escrever o que o Tomaz Andrade escreveu...

Mas fiquei a admirá-lo !!!

O Situacionista disse...

Mas já que queres polémica, meu bom amigo, toma lá uma provocação:

Chamar-lhe-ia : O Gato Fedorento e a... águia de ouro !!!
É que acabei de ler um artigo da vermelha mais vermelha que conheço no jornal (de ontem) oficioso dos próprios.
Nem de propósito, parte desse artigo (a que vou reproduzir abaixo), é sobre uma “temática” que recentemente aqui abordamos e que levantou alguma celeuma.
O gato (literalmente) fedorento e .... o galardão vermelho !!!
Bem o merecem !!! Não tenho dúvidas !!!

Cá vai:
“Por toda a semana passada foi assim:
- Viste o sketch dos Gatos Fedorentos sobre o Pinto da Costa ?
Não, na realidade, não vi.
- Mas devias ter visto! - dizem-me, num tom de reprovação pela minha indesculpável falha.
Não vi mas já o sei de cor, tantas foram as desdobradas interpretações do referido sketch com que fui contemplada. De amadores, a profissionais, todos se esmeraram em reproduzir, o mais vivamente possível, aqueles três minutos de humor. Uns, acentuaram a genialidade dos diálogos, outros, mais dados à questão cénica, puseram a tónica na plasticidade da acção.
Fiquei esclarecida.
E surpreendida pela fidelidade das descrições. É do senso comum reconhecer que «quem conta um conto, aumenta um ponto». Neste preciso caso, não foi assim. Os relatos convergiam, como se os relatadores estivessem entre si muito bem ensaiados. Se cada um, é verdade, escolhia um pormenor que o tivesse particularmente entusiasmado - respeitável questão de idiossincrasia, claro está ! -, todos, mas todos, desfiavam o rosário pela mesma ordem numa obediência total à dramaturgia em análise.
Foi-me difícil não reparar num aspecto. Todos, mas todos os fãs dos Gatos Fedorentos, terminavam mais ou menos da mesma maneira as respectivas perfo)mances:
- Estes gajos - referiam-se aos artistas - bem mereciam a Águia de Ouro !
Ainda que houvesse outros, mais ligados ao organograma da Instituição, que clamassem cheios de profissionalismo:
-- Estes gajos - referindo-se aos mesmos artistas - valem mais do que mil Departamentos de Comunicação do Glorioso!
Todo este relambório serve para confessar que foi sem a mínima surpresa que li a notícia de que uma reportagem da RTP estação que alberga os gloriosos Gatos - foi impedida de entrar no Estádio do Dragão, na sequência da emissão do tal sketch que eu não vi mas já conheço de cor e salteado, por força do entusiasmo de um público que quis partilhar comigo a experiência única.
Agora estou preocupada com os Gatos Fedorentos. Lembro-me de alguns comentadores televisivos de jogos de futebol que desapareceram misteriosamente dos ecrãs depois de se terem atrevido a proferir opiniões revolucionárias sobre penalties, foras-de-jogo ou quejandos.
Irão também os Gatos Fedorentos desaparecer do ecrã ?
Era o que mais faltava! - respondem-me todos, mas todos em coro.
É aqui que eu tenho as minhas dúvida. E, ao mesmo tempo, as minhas certezas. Desejo muito que os Gatos Fedorentos não se deixem abater pelos factos da vida, chamemos-lhes assim.
Nestes últimos e longos anos, já vi tanta coisa extraordinária acontecer, caramba, que não consigo deixar de lhes desejar um feliz Natal e um próspero Ano Novo.
(....)”
(Leonor Pinhão)

Eterno Dragao disse...

Situacionista: tu lês artigos da Leonor Pinhão?

Temos que conversar...

Jorge Mota disse...

Mas será isso mesmo verdade? Terá a reportagem da RTP ficado impedida de entrar no Dragão?
Seja como for não gosto que o FCPorto entre por aí.

É evidente que o sketch foi foleiro e para benfiquista ver (muito básico e com piadas foleiras e perceptiveis à primeira), mas o FCPorto só tem de ignorar.

Qt ao emprestimo obrigacionista é algo usual no meio empresarial e que, penso, só empresas crediveis e em que as pessoas pensam com grande futuro têm sucesso com os mesmos, e esse é precismente o caso do FCPorto.

Um abraço.
http://portistasdebancada.blogspot.com/

Toupeira disse...

Esse gato já começa a cheirar mal. ;)

Eterno Dragao, o que o Tomaz Andrade escreveu corresponde à verdade e acontece com muita frequência. Mas sobre este assunto também fiquei contente com a entrada dos espanhóis na Sad portista e só tenho pena que eles não possam entrar para o governo português para ver se este país vai para a frente.

Eterno Dragao disse...

Caros Zirtaev e Álvaro:

Creio que não me fiz entender: o problema reside no título da notícia. Não está em causa se é ou não uma operação comum no "meio empresarial" (claro que é!). O disparate está no "Obrigações para reduzir o Passivo"! A emissão de obrigações é uma forma de aumentar o passivo (é uma operação financeira semelhante a pedir um empréstimo ao banco).

O que provavelmente Tomaz Andrade quereria escrever era "Obrigações para reestruturar o Passivo", ou seja, assumir dívidas de longo prazo (o reembolso das obrigações só será feito daqui a 5 anos) para poder pagar dívidas cujo vencimento ocorre anteriormente (ou já ocorreu...)

Acreditem que sei do que estou a falar! :-)

Eterno Dragao disse...

A entrada dos espanhóis na SAD Portista não é voluntária. Eles compraram a Amorim Imobiliária (empresa que, entre outros activos, detem os Centros Comerciais Dolce Vita) e a participação na SAD do Futebol Clube do Porto vinha "em anexo".

Não creio que essa participação fique na posse deles durante muito tempo...

Eterno Dragao disse...

Zirtaev:

Quanto a esta frase: "só empresas crediveis e em que as pessoas pensam com grande futuro têm sucesso com os mesmos", apetece-me dizer "olhe que não, olhe que não!". :-)

Infelizmente, a taxa de juro que o Porto tem de suportar (6%) é uma taxa alta no contexto actual, demonstrativa que, do ponto de vista financeiro, a SAD do Futebol Clube do Porto é uma empresa a que se atribui algum risco.

Eterno Dragao disse...

Prometo não falar mais neste assunto: é precisamente em Novembro de 2006 que a SAD tem de reembolsar o anterior empréstimo obrigacionista, no valor de € 11'500'000. Sendo assim, facilmente se percebe qual é o destino que a maior parte do dinheiro deste novo empréstimo vai ter.

Sobram 3'500'000 euros. Deve ser aproximadamente equivalente a mês e meio de salários.

Jorge Mota disse...

Eterno não entendo muito disso e pensei que só grandes empresas os poderiam fazer.

Sobre o reembolso anterior, li algures que o dinheiro deste é mesmo para esse efeito.

Pelas suas contas só podemos chegar a uma conclusão, o Quaresma vai-se embora e se analisar o prospecto para este empréstimo pode-se perceber como se chegou a este ponto.

Para quem quiser analisar o prospecto aqui têm o link: https://www.bancobest.pt/finsebanking/BESTSite/best_microsite/fcporto/ProspectoFCPortoSAD.pdf

Um abraço.
http://portistasdebancada.blogspot.com/

Jorge Mota disse...

Caro Eterno já agora, e como parece entender do assunto, gostava que depois de ler o prospecto fizesse um post com o género de um resumo em linguagem corrente sobre as contas do nosso clube, seria muito interessante.

Um abraço.
http://portistasdebancada.blogspot.com/

Eterno Dragao disse...

Zirtaev: não tenho grandes dúvidas que será necessária a venda de jogadores por questões financeiras. Fico muito surpreendido se não sair ninguém em Dezembro / Janeiro.

Quanto à análise das contas, tenho essa promessa feita aos meus companheiros de blogue. Contudo, o relatório e contas (completo) da SAD do FCP ainda não foi divulgado no site da CMVM (a Comissão que supervisiona a Bolsa), pelo que ainda não o pude analisar. Julgo que essa divulgação terá de ocorrer durante o próximo mês.

Fica a promessa.

Um abraço.

O Situacionista disse...

Meus caros,
Antes de mais, seja bem-vindo, Álvaro !

Quanto aos gatos (literalmente) fedorentos, aproveito para lhes fazer publicidade para o programa de amanhã. Aguardo com muita curiosidade se vai haver ENXOVALHOS. Refiro-me aos arrestos, à EPUL e às figurinhas do Orelhas na conferência de imprensa.
Mas não me admira que não coloquem em causa (a não ser com piadas ligeiras) a águia de ouro...

Quanto ao título da notícia em questão creio que está manifestamente errado, agora, reitero a minha admiração pelo subscritor da mesma.

Quanto à venda de jogadores, mantenho que tudo deve ser feito para não haver vendas em Dezembro. Mas começo a perceber que irá depender do apuramento para a Champions. Se passarmos, não sai ninguém, caso contrário...

Aliás, só assim se explica que o prof. já esteja a pensar, espero que não precipitadamente, na Champions ao não convocar o PAssunção e o Fucile para logo.

Quanto às contas (aos contistas) e ao prometido post do Eterno, prevejo uma batalha...:-))))

P.s. - Logo, espero que ninguém facilite !!!

P.s. - Leram a entrevista do PEmanuel ao Jogo de ontem ?
LEIAM !!! É de (um GRANDE) CAMPEÃO !!!