terça-feira, 6 de outubro de 2009

Serão 3 ou 4 a lutar pelo título ?

A minha dúvida é - terá o Braga hipóteses de lutar pelo título ? Ou será apenas um “Leixões” mais resistente ?

O que é certo é que já vai em 7 vitórias consecutivas, e está com 2 pontos de avanço do 2º (com quem joga daqui a duas jornadas), 5 pontos do 3º (a quem já venceu) e 10 dos verdes (a quem também já venceu, ainda por cima em casa destes).

Tem um belíssimo plantel, e já está "dispensado" do desgaste europeu. E tem um treinador que nasceu para o futebol. Quer como jogador, quer como treinador.


P.s. - Claro está, que acredito que haja quem questione mais as hipóteses dos verdes. Ou seja, se serão 3 ou 4 canditatos, contabilizando ou não os verdes. Não é o meu caso.

10 comentários:

O Situacionista disse...

De alguma fora a propósito do tema, disse ontem o NGP:


"Benfica? o nosso rival é o Braga"

Presente como convidado de honra na comemoração do 75º aniversário do Futebol Clube de Infesta, clube que representou na qualidade de atleta, Pinto da Costa aceitou voltar a sua atenção para o campeonato principal e garantiu, em exclusivo a O JOGO, que "ao contrário do que alguns dão a entender, o grande adversário do FC Porto no campeonato é o Braga e não o Benfica": "É o Braga que está na frente, e não se pode subestimar um líder que conta sete vitórias em sete jogos realizados."

Insistindo na tese, o presidente do tetracampeão nacional recordou que "o Braga está a fazer um excelente campeonato e é justificadamente líder , ainda que com alguma felicidade à mistura, como aconteceu no lance do golo com que venceu o FC Porto, mas nada que ensombre o excelente campeonato que está a fazer e que tem como base o bom relacionamento entre o presidente e o actual treinador."

E Pinto da Costa sublinha a importância de Domingos nos bons resultados do Braga, contrariando quem "tenta atribuir o actual momento do clube ao treinador anterior, esquecendo-se de que, da equipa que ficou em quinto no último campeonato, saíram o César Peixoto, o Renteria e o Luis Aguiar, três jogadores fundamentais ao longo da última temporada e que não fazem parte da equipa actual, toda ela construída à imagem do novo treinador."

De resto, o presidente portista fez questão de desdramatizar a alegada crise do Sporting, garantindo que "ainda é muito cedo para ditar sentenças sobre quem está ou não está na corrida ao título": "Aliás, o Sporting já demonstrou noutras ocasiões que tem força para reagir e dar a volta a situações complicadas."

( http://www.ojogo.pt/25-228/Artigo825327.asp )

O Soldado Azul disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
O Soldado Azul disse...

Não minha opinião não têm, por 2 razões (que são extensíveis a todas as equipas com excepção dos 3 grandes):

1 - Plantel

Por melhor plantel que tenham, nunca terão em quantidade (com a mesma ou similar qualidade) que os 3 grandes (exceptuando presentemente talvez os lagartos...) o que, independentemente da ausência de competição europeia, acaba por ter um desgaste fisico inevitável para manter um elevado nivel durante toda a época...

2 - Arbitragem

Quer queiramos quer não a arbitragem influi de forma decisiva para que os candidatos ao titulo sejam sempre os mesmos... com excepção do ano 2000 em que o sistema vigente tinha um nome (LOUREIRO) bem patente ao longo de várias arbitragens tendenciosas durante toda a época...

A época passada é por demais evidente: o Braga fez uma excelente época (com bastante tempo na Taça Uefa) e ficou na posição em que ficou por causa das ... arbitragens (basta recordarmos os jogos com o Benfica e com o Sporting) e (já sei que vou ouvir mas tenho que reconhecer...) com o Porto (em Braga)!!! Se não fossem os arbitros o Braga conseguiria o 3º lugar, quiçá o 2º ...

Na minha opinião o grande candidato ao titulo são os ensanguentados que infelizmente tiveram a ideia de contratar um grande treinador...

O Soldado Azul disse...

O grande candidato ao titulo juntamente connosco (que somos eternos candidatos ao titulo), bem entendido!

Anónimo disse...

O sporting ainda não está fora da corrida. Quanto ao Braga, vai depender muito de como se mexer no mercado de Janeiro. Isto é, se não sairem muitos. Continuo a acreditar que o FCP é o principal candidato ao titulo.

Fanático disse...

No que depender da Bola, só os ensanguentados serão candidatos:

Vejam a atenção do Labaredas:

A Bola no seu melhor

Depois da gaffe do Bonzinho no lançamento do FC Porto-Atlético de Madrid, mais uma prova inequívoca de que o jornal da Travessa da Queimada se distrai muito quando o tema é o Dragão...

Quem lê a página 19 da edição desta segunda-feira vê «Olhanense-FC Porto, 0-2». Como?!? Será que não viram o jogo até ao fim? É estranho, pois o Benfica só joga hoje… Estariam distraídos com o quê? Provavelmente com a tabela dos melhores marcadores que diz que Cardozo tem sete golos e Falcao… cinco, quando, na realidade, já festejou o mesmo número de vezes que o paraguaio. O Labaredas deixa aqui uma sugestão: porque não apagam todas as referências ao Tetracampeão? Assim, pelo menos, não mentem...

Azzulli disse...

Para mim somos dois candidatos: nós e os vermelhos de Lisboa.
O Sporting está desnorteado, e parece-me que vai ter uma época desmotivada. Aquele sistema já cansou.
O Braga acabará por ceder uns pontos aqui e ali… Ou por cansaço, ou prejudicados pela arbitragem.
Os vermelhos estão embalados, e se um jogo correr mal, têm a ajuda da arbitragem, como já aconteceu. Mas acabarão por perder pontos, pois não terão sempre a frescura física unida às ajudas.
Nós vamos seguir o nosso firme caminho, e para já só temos de nos mantermos perto dos vermelhos, para os ultrapassar no momento em que eles escorregarem.
E lá terminará o campeonato connosco na frente…

Ricardo de Sousa disse...

Concordo com o Azzulli,

Os verdadeiros candidatos ao titulo são Porto e Benfas.
Se o Braga conseguir manter a forma até meio do campeonato ainda o considero.
Sporting é mau demais.

Abraço
O fundo vergonhoso em http://carregaporto.blogspot.com/

Barba azul disse...

Nós e os vermelhos. E pelo andar da carruagem a coisa vai ser rés-vés.
Com a motivação com que se apresentam e aquela forcinha da arbitragem sempre presente e actuante nos momentos periclitantes, este é um daqueles anos em que para ganharmos não podemos ter deslizes (infelizmente, não aposto nisso...) e temos absolutamente que os vencer nos confrontos directos.

O Situacionista disse...

Há um aspecto que me parece também muito importante: o desgaste europeu.

Como nós devemos andar por lá pelo menos até Fev/Março, resta-me torcer pelos verdes e pelos vermelhos nas competições europeias ...

Ao que isto chegou !!!!!!