quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Torço pela Argentina desde pequenino…

Por acaso, até é mentira.
Em pequeno torcia sempre pelo Brasil. Jamais esquecerei o fascinante Brasil do Mundial de 82. Equipa portentosa. Fabulosa, mesmo. Futebol de outra galáxia. Jogadores como Júnior, Falcão, Sócrates, Éder, Zico e mais alguns proporcionaram-me dos maiores espectáculos a que alguma vez assisti no futebol. Até ao fatídico jogo com a cínica Itália. E aquele maldito Paolo Rossi. Que jogo !!!!

Mas hoje, meus amigos, vou ser argentino desde pequenino. É verdade.
Como sabem, hoje a Argentina joga com o Uruguai. Salvo erro, quem ganhar, passa, ou seja, vai ao Mundial. O que implica que, no caminho até ao Mundial, vá ainda haver muitos jogos de preparação (e, consequentemente, um tremendo desgaste agravado pelas longas viagens) e, ainda, vá colocar na cabeça dos jogadores a ideia de que qualquer lesão os pode afastar do sonho de qualquer um deles – jogar o mundial pelo seu país (mesmo que não seja de pequenino…). Portanto, mesmo que inconscientemente, pode haver sempre a ideia de “não pôr o pé”.

Ora, na Argentina, treinada pelo melhor jogador de futebol que alguma vez vi jogar, jogam Aimar e Di Maria. (E Saviola também lá devia estar. Fica aqui a sugestão ao astro argentino).

Por sua vez no Uruguai jogam Fucile, Alvaro Pereira e Rodrigues.

Já perceberam porque sou do país do tango desde muito pequenino ?.....

Portanto, logo quero ver muitos mergulhos destes:


(depois do golo, no último jogo, aos 94 minutos, contra o Peru ….)


P.s. - Desejo a melhor das sortes para a nossa selecção.

P.s. 2 - Felizmente, a Colômbia já foi eliminada (Falcao e Guarin).

P.s. 3 - Contistas, já analisaram as contas (aqui, aqui e aqui) ? Se ainda não o fizeram, de que estão à espera ? Por mim, amanhã há post sobre isso.

15 comentários:

Barba azul disse...

Situacionista

A tua referência à selecção brasileira de 82 "mexeu" comigo, pelo que eu também vibrei com ela! Tenho todos os nomes que referes na memória, mais o Dunga, que se bem me lembro também era da mesma época.
Ainda hoje lembro com rancor um exame de matemática do 12º e explicações preparatórias que me impediram de ver um ou dois dos jogos deles!

No entanto, desde essa época nunca mais senti ou vibrei com a selecção brasileira. Na verdade, até passei a antipatizar com ela! Se calhar tem a ver com o topo que atingiu com essa selecção: os que se seguiram pareciam por oposição, marrecos, feios, pernetas, só me podiam desiludir. Não há amor como o primeiro!

E desde o Mundial seguinte, passei a ser efectivamente argentino "desde pequenino":).

Por muitas razões, que têm a ver com a qualidade do futebol, a magia do Maradona, a garra argentina, a cor do equipamento, os cabelos ao vento (que mantiveram quando o resto do mundo os cortou, o que na minha opinião foi um grande prejuízo para a estética do futebol...), mas também com o facto de terem sido vergonhosamente perseguidos Mundiais a fio - precisamente em favor do Brasil, mais conveniente aos interesses comerciais da FIFA.
Ora, a um portista o sacrifício da verdade desportiva para o contentamento das massas ignaras, não pode deixar indiferente!

O Soldado Azul disse...

O Mundial de 1982 foi em Espanha e o Brasil foi eliminado pela Italia (3-2) com 3 golos de Paolo Rossi !!!
O Brasil tinha uma grande equipa e neste jogo o Falcão marcou um dos melhores golos que vi até hoje... Inesquecivel !!! Infelizmente o Brasil foi eliminado mas tinha de facto uma grande equipa!!!

Quanto à Argentina concordo com o Seara (ontem no programa da TVI) que a FIFA fará tudo para que a Argentina vá ao Mundial, sendo se para tal necessário, recorrer à ajuda da arbitragem... A presença do eventual futuro melhor jogador do Mundo traduzir-se-á em Receitas que a Fifa não desperdiçará...

Se porventura for eliminada pelo Uruguai cá estarei aqui a reconhecer o meu engano...

Vamos ver...

Fanático disse...

Lá vos fizeram o jeitinho...

Vímara Peres disse...

Por coincidência o golo da Argentina foi marcado pelo nosso jogador Bollatti!

Coincidência ou talvez não, o Situacionista o saberá...

Azzulli disse...

Para minimizar o desgaste nestes próximos jogos, o Rodriguez após o fim do jogo arranjou maneira de apanhar um cartão vermelho.

Julgo ter sido ideia do Situacionista...

Barba azul disse...

Deixa ver...Bollatti...Bollatti...
Não, definitivamente, não consta como jogador do Benfica!
Não estou a perceber...Se não é do Benfica, que é que faz na selecção da Argentina?! E resolveu o jogo?? Deve haver algum engano.

Fanático disse...

Este Bolatti nunca me enganou.Ou me engano muito, ou em Dezembro/janeiro vai valer uns 40 milhões, míninimo!

E el Pibe continua na mesma linha(!!!!) retórica:

No final de um encontro onde o técnico havia pedido aos seus jogadores para "explorarem e explodirem", foi "el diez" quem rebentou: "Dedico esta vitória a todos os argentinos, excepto aos jornalistas porque me trataram como se eu fosse lixo."

"É para chuparem e continuarem a chupar", disparou Maradona procurando atingir a imprensa, talvez comparando o apuramento argentino com um qualquer rebuçado amargoso.

Azzulli disse...

Maradona a seleccionador não passa pela cabeça de ninguém... aquela malta da federação argentina não regula bem.

Eu gosto bastante da Argentina, e espero que o substituam já.

Quanto aos festejos deles, pelo apuramento, parecem-me muito exagerados... então não é o mais natural do mundo a argentina ir a todos os mundiais?

O Soldado Azul disse...

Concordo com o Azzulli: o Maradona era um genio a jogar à bola... Agora a Seleccionador, sem nunca antes ter esperiência de treinador, deu no que deu... Não cabe na cabeça de ninguem...
à falte de experiência do Seleccionador, esta selecção vai depender tão somente das individualidades o que por si só não deverá chegar para ser Campeã...
Fico satisfeito por ver o Messi na fase final do Mundial... mas parece-me que o grande candidato é ... o Brasil (com o Fabiano a facturar e ... a facturar e ... a facturar... e só de pensar que já esteve no nosso clube faz-me ... dores de cabeça...)!

O Situacionista disse...

Já só falta mais um passo.

Portanto ... não sei se alguma vez já vos disse que sou da Costa Rica desde pequenino, mas mesmo muito pequenino ...

Sim, nunca fui, ao contrário do que possam pensar, adepto do Brasil ou da Argentina. Nunca. Sempre da Costa Rica. Sempre.

Claro está que, neste preciso momento, não me estou a recordar de nenhum jogador costa riquenho. Mas isso é porque tive uma manhã de trabalho muito cansativa. De outra forma, dir-vos-ia o onze de ponta a ponta. Ah, mas tenho presente o nome do seleccionador. René Simões (já orientou o Guimarães, salvo erro).

Vão ser mais dois jogos terríveis. Vou sofrer muito. Mas tenho a certeza que aquela gente não me vai desiludir.



Barba Azul,

Como sempre, excelente o seu comentário. Creio que apenas terá uma imprecisão. Dunga penso já ser dos anos 90 (se não estou enganado é campeão do mundo de 94, nos EUA).

Mas jamais vi alguma selecção jogar como o Brasil 82.



Curiosamente, é no mundial de 82 que surge, pela primeira vez, Maradona. Mas ainda muito discreto. Rebentará de forma fulminante 4 anos mais tarde, em 86, no México.

Maradona foi aboslutamente genial. Ainda por cima sei bem do que falo. É que o meu irmão é completamente “chanfrado” (estou salvaguardado porque ele não lê o blog) pelo Maradona. Tenho em casa, por causa dele, vídeos de dezenas e dezenas de jogos do Maradona (quer pela Argentina, quer pelo Nápoles).

Agora, Maradona mister ... tá bem, tá ...

Valeu-lhe o facto do NGP ter dado indicações ao Bolatti ...

E ao Rodriguez ...



Fiquei muito contente por Portugal. Espero que consigamos o apuramento para o mundial.

Azzulli disse...

Na selecção Portuguesa, tivemos 6 jogadores do FC Porto, ou que tenham saido do FC Porto para o estrangeiro.
É esta a principal razão para o sucesso.

Eterno Dragao disse...

Situacionista: creio que, em função das suas últimas declarações, o Cristian Rodriguez vai ter muito tempo disponível para dedicar à selecção do Uruguai...

O Situacionista disse...

Eterno,

Fiquei confuso com o teu comentário. Podes elucidar-me ?

Eterno Dragao disse...

Situacionista:

http://www.maisfutebol.iol.pt/desporto/fc-porto-cristian-rodriguez-fc-porto-heinze-agressao-maisfutebol/1095926-4062.html

O Situacionista disse...

Eterno,

Não conhecia.

No entanto, posso estar enganado, mas não penso que essas declarações tenham grande relevância.

De alguma forma até as percebo (aproveito até para agradecer ao Heintze...)



Aliás, acho estas bem mais interessantes:

"Saviola sonha com presença no Mundial

ARGENTINO DISTRIBUIU AUTÓGRAFOS E CONFESSOU OBJETIVO

O avançado Saviola esteve esta noite na loja Media Markt instalada no complexo do Estádio da Luz. O argentino distribuiu autógrafos e tirou fotografias com aos adeptos presentes durante cerca de meia hora, revelando ainda a ambição de poder estar presente no Campeonato do Mundo da África do Sul, no próximo ano, juntamente com Aimar e Di María.

"Espero fazer uma boa época no Benfica para poder ser convocado para o Mundial", adiantou o internacional argentino, depois de confessar ter sofrido muito a ver o encontro com o Uruguai, disputado na noite de quarta-feira, em que a Argentina carimbou o passaporte para a fase final da prova após vencer (1-0), com um golo de Bolati."

( http://www.record.pt/noticia.aspx?id=5f6053d4-2828-4913-a151-7a1748cb36b6&idCanal=00000011-0000-0000-0000-000000000011 )