terça-feira, 13 de outubro de 2009

1893 – O NASCIMENTO DO BI-CAMPEÃO DO MUNDO

“O Football Club do Porto nasceu para jogar futebol. Sem rodeios, Antonio Nicolau d’Almeida, casado com a inglesa Hilda Rumsey, trouxe a novidade precisamente de Inglaterra. Os 22 sócios fundadores eram todos futebolistas.

O plantel reuniu-se quase em segredo para o 11º “ensaio” (treino) a 8 de Outubro de 1893, no Campo do Prado em Matosinhos. Os sócio-atletas ensaiavam o primeiro jogo da história do FC Porto que havia de realizar-se no hipódromo de Matosinhos, frente ao Clube de Aveiro, uma hora mais tarde. O resultado? Ninguém sabe (terá sido certamente uma goleada das antigas...) Mas daí para cá a bola azul, com a sigla FCP, nunca mais parou de encantar em Portugal e no resto do Mundo.

António Nicolau d’Almeida deixou o clube, por razões familiares, mas passou o testemunho ao amigo José Monteiro da Costa. Foi este verdadeiro “Homem do Norte” quem deu corpo ao clube através de três “ferramentas” fundamentais: emblema, equipamento e bandeira. Monteiro da Costa ainda ofereceu um dos seus terrenos de horticultura para a construção do campo de futebol, na Rua da Rainha. Foi o primeiro relvado em Portugal (só podíamos ser pioneiros...somos de facto OS PRIMEIROS...)

Quando assumiu o destino azul e branco, em 1906, Monteiro da Costa encontrou uma equipa que vestia camisola vermelha com vivos brancos, à semelhança do Arsenal de Londres, na altura o melhor clube do Mundo (a cor escolhida é lamentável mas compreensível uma vez que o 1º NGP veio de Inglaterra e copiou o melhor clube do Mundo na altura... Convém não esquecer que a “vermelhada” da Capital ainda era nesta altura embrionária...)

O Presidente tratou de rectificar e escolher as cores da tranquilidade (azul) e da pureza (branco) em forma de listas verticais. Mais ou menos adaptado, o padrão mantém-se até hoje. " (É ASSIM MESMO !!!! GRANDE PRESIDENTE !!! Deve ser do nome... A dupla MONTEIRO / PINTO da COSTA é IMBATÍVEL...

O Grande Nicolau de Almeida como FUNDADOR e PRIMEIRO NOSSO GRANDE PRESIDENTE é e será sempre uma referência histórica, mas o seu SUCESSOR MONTEIRO DA COSTA é e será igualmente um MARCO pela SÁBIA DECISÃO do AZUL E BRANCO!!!

Saudações

(*) O texto é retirado de um livro que se intitula “Caretas do Porto” e que contempla caricaturas de ilustres personalidades de referência do NOSSO GRANDE CLUBE!
O texto a azul é da minha autoria!

Sem comentários: