segunda-feira, 23 de julho de 2012

O paradigma das equipas B




Ficar no plantel ou ser emprestado, eis a questão para vários jogadores da nossa equipa principal.

Penso que Iturbe será o exemplo paradigmático da vantagem que uma equipa B pode trazer. Iturbe tem OBRIGATORIAMENTE de jogar. De ter minutos. De poder errar. De crescer. Mas não me parece que possa, de imediato, fazê-lo na principal. Mas a B é "sopa no mel" para Iturbe. Para este jogar. Continuando a treinar, maioritariamente, claro está, na principal.

P.s. - Já agora, também posso falar no "anti"-paradigma. É que não consigo entender como é que fomos contratar um jogador de 35 anos, repito, 35 anos para a equipa B !!??!! Alguém me explica ? É que, se for preciso,  eu só tenho mais meia dúzia de anos ...

8 comentários:

cavide disse...

A mim parece-me que a função do José Antonio sera algo semelhante à função do Lucho nos A (o abraço do Iturbe diz tudo). A equipa B é constituida por miudos e precisam de alguem com estabilidade e experiencia (o José Antonio teve uma longa carreira internacional). No fundo alguem que seja o "pai" dos miudos, que ponha o balneario em ordem, juizo e insipação nos miudos...
Acredito também que o Jose Antonio não foi escolhido por acaso e que o Porto tera boas referencias das suas qualidades humanas para essa função (inclusivamente este periodo de testes - sim porque ele esteve a experiencia - serviu para aferir isso mesmo).
Outros exemplos de jogadores que sao mais balneario foi o do Nuno Espirito Santo, o Baia quando estava no banco, o Mariano Gonzales, o Pedro Emanuel, etc..

J. Vieira de Sousa disse...

Subscrevo na íntegra o comentário do utilizador cavide.

Ia acrescentar isso mesmo mas já está tudo dito.

José António fará a ponte e será visto como um jogador que foi formado no clube e que sabe os valores que devem orientar um jogador a fazer uma carreira séria, estruturada e profissional.

Azzulli disse...

Mas quem é o Zé Tó?!?!

meirelesportuense disse...

As equipas B podem ceder em qualquer momento os seus jogadores à equipa principal?...Se for assim ok, pode ir adquirindo rotinas e forma paulatinamente e em qualquer momento ser chamado ao escalão A, se não fôr, é preferível vê-lo jogar numa equipa de escalão superior e assim evoluir de um modo mais acentuado, porque se fôr cedido a uma equipa razoável ele é titular de caras...

Rui Gouveia disse...

Zé António foi contratado por duas razões:

1 (principal razão) - é formado no clube (pelo menos 2 anos entre os 15 e os 20 anos), e as regras da liga obrigam a que haja um numero mínimo (13 creio eu) de jogadores formados no clube. Além disos só podem haver 3 ou 4 jogadores acima de 23 anos em cada convocatoria, por isso, junta-se o util ao agradável e o maior de 23 é formado no clube, e pode libertar um lugar (nos convocados) para uma jovem promessa....sul americana.
2 - Foi contratado para fazer balneário e ajudar na evolução dos jovens, é uma dos melhores centrais que passou pelo campeonato português, no patamar abaixo dos grandes, e que mostrou isso mesmo na alemanha.

meirelesportuense disse...

O Zé António teve se não erro carreira longa na Académica...

-Uma crítica ao PortoCanal, hoje dá a indicação de que transmitirá em directo o jogo com o Santa Clara pelas 19 horas e a essa hora, tem na sua programação dois PortoAlive seguidos...Isto tem sido frequente, já no jogo com a o Celta de vigo aconteceu algo igual e tive por uma questão de segurança que gravar três programas distintos seguidos!...
É inacreditável, o Júlio Magalhães está a dormir e não sabe dirigir aquela programação e o que se passa naquela Estação?...Ou então a culpa será da ZonTvCabo que não actualiza convenientemente os programas que antecipadamente coloca em rede?
-Na minha modesta opinião, seja qual for a origem do problema -problema que se repete noutros programas e que impedem uma calendarização atempada das gravações dos programas que queremos visualizar à posteriori-, a PortoCanal tem em última instância que agir e exigir maior e melhor profissionalismo.
Assim a imagem que passa para o País é péssima.Os Portistas perdoam mas...Do outro lado -vocês sabem bem de quem estou a falar- haverá natural tendência para gozar com tudo isso.

O Situacionista disse...

Independentemente de concordar ou não com elas, quero agradecer as explicações que aqui foram dadas.

Penso que não faltarão oportunidades para voltarmos ao tema (e ao do Meireles, quanto ao PC, também).

meirelesportuense disse...

Parece que os meus lamentos tiveram algum eco, nesta madrugada a programção da Porto Canal foi alterada...Espero que continue a ser assim...