terça-feira, 31 de janeiro de 2006

Resposta ao desafio do Situacionista

Comentando os recentes posts do Situacionista:
 
Como sabem temos jogado em 3x3x4 - Correcção: temos jogado em 3x3x4, mas na variante pontapé para a frente e fé em Deus;
Como também sabem o tridente defensivo tem sido formado por um central e dois laterais - Correcção: o tridente defensivo foi formado por um central, um lateral e um médio defensivo (Bosingwa), o que também é uma inovação da fantástica escola holandesa.

(...)

Acham que faz sentido utilizar este sistema quando o Pepe é o único jogador capaz de fazer aquele lugar daquela forma ?
Ou seja, conseguem descortinar no plantel algum central que seja alto, bom no jogo de cabeça e suficientemente rápido para sozinho poder ir apagando todos os fogos que vão aparecendo ?
   Correcção e comentário: procurando entrar no cérebro do Adriaanse (eu sei que é duplamente ficção científica, pois ainda não é possível entrar no cérebro das pessoas, quanto mais no das que não o possuem em bom funcionamento), diria que há dois jogadores que têm resolvido todos os problemas da equipa, a saber: o Jorginho e o Alan. Assim, estou convencido que, caso o Pepe se lesione, a adaptação do Jorginho ou do Alan a essa posição vai ser a solução encontrada pelo treinador. Porém, há uma outra hipótese: a técnica do Helton é muito superior à da maioria dos guarda-redes, pelo que não me admira nada a sua possível adaptação a central (neste caso, o Vítor Baía continuaria no banco, abrindo espaço à entrada no onze de mais um avançado - o Jorginho).
 
Temos que perceber que a escola holandesa vai sempre à frente e que essa coisa dos jogadores terem posições definidas está ultrapassada. Se joga futebol, joga em qualquer lado.
 
Também gostava de deixar aqui um ponto para reflexão: sempre ouvi dizer que o capitão de equipa era a pessoa que, em campo, ajudava a transmitir as ideias do treinador. Desta perspectiva, parece-me que a nomeação do Paulo Assunção para o cargo está perfeita: como se viu na flash-interview, após o jogo com o Rio Ave, se há coisa que o rapaz tem, é uma notável capacidade de expressão e voz de comando. Muito bem!
 
Finalmente, a referência ao comentário do Mourinho: claro que ele está solidário com o Adriaanse (embora não tenha conseguido o número de telemóvel - julgo que deve ter telefonado ao Baía e ao Pedro Emanuel para o conseguir, mas, quer um, quer outro, disseram que nunca tinham falado com o Adriaanse ao vivo, quanto mais ao telefone). Temos que nos lembrar que, com o Zé Mourinho, ia acontecendo algo de semelhante e duvido que ele venha ao Porto sem segurança particular. É que este tipo de acções tem sempre "o dedo" do mesmo grupo de "lindos meninos" (agora também com dotes literários) que nós bem conhecemos.
 
 
 
 


Sem comentários: