quarta-feira, 26 de abril de 2006

O Mister - Co

Caríssimos,
 
Tal como prometido,não posso deixar de dissertar quanto ao Mister Co (mal amado e rapidamente de besta a bestial):
 
Como costumo ser coerente nas minhas opiniões, continuo a não gostar do Mister e consequentemente preferia que não continuasse! O termo verbal subentende que é definitiva a sua manutenção, a analisar pelas declarações ... concludentes do nosso Presidente! A razão do meu descontentamento é muito simples: o sistema táctico! Este sistema faz com que a equipa não tenha um jogo vistoso, espectacular, sem a inclusão de um "playmaker", a transposição é directamente feita da defesa para o ataque com passes longos do Pepe e PE (tipo "choveirinho"...), independentemente de ser eficiente e eficaz, embora quanto a esta matéria, parece-me claro que as "arestas ainda estão muito por limar", se não analisemos:
 
- Quantos jogos ganhámos por 1-0? Muitos...
 
- Quantas oportunidades são desperdiçadas? Mais que muitas...
 
Mas o sistema não é ofensivo? Pois é... logo há qualquer coisa que não bate... e o que é? Parece-me evidente tal como o nosso representante no Trio de Ataque diz e muito bem, é muita confusão na frente, são muitos avançados, dificil definir claramente quem e que espaços são preenchidos... Pois é! Mas também, por outro lado, a equipa revela uma maior mecanização neste sistema...por demais evidente, sendo incomparáveis os jogos de início de época, claramente à base da experiência, melhores jogadores para as funções... Mas essa mecanização é evidente na defesa e meio campo, onde de facto estamos a jogar muito melhor com 2 jogadores cruciais em toda a manobra (Pepe e PA)! E no ataque? Não me parece que as melhorias sejam evidentes pelas razões já invocadas.. Além disso, parece que não dá gosto ver a equipa jogar...as jogadas não são criadas com princípio, meio e fim... e como adepto não posso gostar deste tipo de jogo... Já vimos o Dragão jogar de outra forma, com espectáculo, com evidente superioridade e com resultados concludentes...
 
Parece-me igualmente evidente, por outro lado, como sistemáticamente também tenho realçado, o que conta são os resultados! E o Mister levou a "água ao seu moinho"! Prefiro que a nossa equipa não jogue tão bem e que ganhe do que o inverso. Nestas coisas sou muito pragmático! Agora, não posso é considerar que o Mister é bestial pelo facto de ter ganho! Tento não ter memoria curta:
 
- Não esqueço o desprezo pelos adeptos quando ignorou os "lenços brancos", motivo mais do que suficiente para a despromoção da patente!
 
É inconcebível e inesquecível tamanha atitude!
 
Por outro lado, não posso deixar de realçar as qualidades, acima de todas a mais importante dadas as circunstâncias (época pós trauma dos 3 treinadores...): DISCIPLINA!
Parece-me evidente que o Mister "não admite abébias"! Esta forma de estar condiciona uma equipa, um plantel e considero indubitável que a razão primeira do insucesso correspondente aos 3 antecessores tem exactamente a ver com a falta de disciplina!
Outra enorme qualidade tem a ver com o PROFISSIONALISMO! Exemplo: O Mister não deixou de estar presente no banco no jogo com o Leiria quando a sua ausência era infelizmente justificada por "motivos de força maior"! Só ao alcande de pessoas que encaram as suas responsabilidades de forma séria! Esta forma de estar deve ser reconhecida e louvada!
Uma terceira qualidade: lutar pelo que defende! Ser fiel às suas convicções!  Só assim se entende ter insistido num sistema táctico que demorou "a dar frutos" e que poderia ter desistido (seria o caminho mais fácil...), mas não! Disse o Freitas Lobo, o tal "jornalista":) que só quem não conhece o Mister Co é que ficou surpreendido com o Sistema , uma vez que em todas as equipas por onde passou tentou implementar o mesmo! Lá está! É fiel às suas convicções: Contra tudo e contra todos (à excepção do Presidente que lhe deu "carta branca") manteve o sistema e ganhou! Se calhar, se não fosse persistente, perdia! Ou não.... Se, se, se...
 
Estas qualidades devem ser realçadas! Obviamente que considero ter sido um dos principais responsáveis pela conquista do título e como tal (vou terminar igualmente tipo carta aberta): Sr. Adrianse, muito obrigado pelo título!
 
Dir-me-ão: Não há pessoas perfeitas! Pois não! Contudo, se me dessem a escolher, preferia outro técnico, não obstante estar muito satisfeito pelo campeonato e esperando que a alegria continue com a conquista da Taça de Portugal.
Mas permitam-me que considere o futebol como um jogo espectacular e que realce a "beleza", a "arte" dos seus jogadores, com a criação de jogadas, com passes precisos, com lateralizações bem feitas, com cantos bem marcados, com a frieza na concretização... Se puder aliar o espectáculo aos resultados, melhor!  
 
Abraço a todos
 
   
 

3 comentários:

O Situacionista disse...

Ó Fanático,

Ainda bem que o Soldado publicou em duplicado.

De outra forma ia ter que te pedir para não seres tão repetitivo nas fotos :-)))))

Eterno Dragao disse...

Este Soldado Azul é um verdadeiro MISTER! Subscrevo este post na íntegra.

O Situacionista disse...

Ex.mo Presidente da Ass. Geral do Bi-Campeões:

Queira V.Ex.a atender o seguinte protesto:

O Soldado publicou este post em duplicado.
Eu comentei num deles, dizendo o seguinte:

"Soldado,

Acabei de ler o teu post.
Independentemente de estar mais ou menos de acordo com o que referes (depois farei um post com a minha posição) tenho de te dizer desde já que a tua análise está excelente"

De seguida alguém apagou um dos posts.

Pergunto: Porque é que querendo apagar um dos posts repetidos escolheram logo o que eu tinha comentado ????

Sr. Presidente, esta situação é lamentável.

E carece da vossa sábia e rápida intervenção por forma a, no mínimo, evitar que a mesma se repita.

Deixo assim o assunto à vossa apreciação.

Os meus cumprimentos,

Situacionista.