quinta-feira, 27 de abril de 2006

Vergonha de jornal - O menino de Penafiel

Acabei de saber que “A Bola” publicou hoje o artigo (não assinado) que abaixo segue sobre um assunto abordado pelo Rui Moreira no Trio (mais uma vez se constata a importância da TV).
Como se trata de um caso de um mau gosto inqualificável apenas pergunto – Será que os autores e o próprio jornal pensavam que era dia de Carnaval em Penafiel ?
Tenham vergonha na cara !!!

O artigo: (do qual apenas não envia a fotografia que lhe está anexa porque não o sei fazer)

“LAMENTÁVEL HUMOR NA IMAGEM DO MENINO EM PENAFIEL
«A Bola» pede desculpa
Na edição de A BOLA da passada terça-feira, José de Pina e Mário Botequilha utilizaram uma imagem televisiva do Penafiel-FC Porto para com o seu humor lançar uma alfinetada a Pinto da Costa. Aquilo que parecia ser um mero ataque ao estilo do Contra-Informação acabou por transformar-se em algo de inaceitável por falta de informação sobre o que estava verdadeiramente em causa ali. Sublinhando não ter qualquer tipo de responsabilidade na definição e na escrita dos conteúdos apresentados nas páginas de humor produzidas pelas Produções Fictícias, A BOLA não poderá, contudo, declinar a sua natural responsabilidade editorial de ter levado a peça a público reconhecendo até que nos era devida a obrigação de tentar compreender em toda a sua extensão o contexto em que surgia a imagem do menino com a máscara no rosto. Não o fizemos de facto e não o fazendo possibilitámos a publicação do infeliz pedaço de humor. Porque o menino que surge na imagem está gravemente doente. E por precaução médica teve de ir assim ao estádio cumprir o desejo de ver o FC Porto campeão. Soubemos também que sensibilizado pelo seu pedido aos pais de ir a Penafiel, foi Pinto da Costa quem fez questão de o convidar para junto de si, na tribuna VIP em mais um acto de solidariedade praticado pelo presidente do FC Porto, mostrando, afinal, aquilo que se tem visto, nos últimos tempos, um pouco por todo o lado: que afinal o futebol tem coração. Portanto, A BOLA promete, de forma que não permita qualquer margem para dúvidas, que doravante terá ainda mais cuidado na abordagem de questões que possam vir aferir tão profundas sensibilidades e acima de tudo reafirma que jamais permitirá a publicação, mesmo sem qualquer responsabilidade na sua produção, de um humor deste tipo. E como é óbvio pede sentidas desculpas ao menino da imagem, à sua família, a todos os leitores e ao presidente do FC Porto.
O lamento dos autores ao tomarem conhecimento dos factos, José de Pina e Mário Botequilha, os autores de O Sete a Um, quiseram, também eles, de imediato, pedir «as mais sinceras desculpas» pelo seu acto. E fizeram-no assim:
«Escrever humor é um trabalho de risco. Mesmo os mais experimentados pilotos de corridas têm despistes, foi o que nos aconteceu no O Sete a Um da passada terça feira. Cometemos involuntariamente uma injustiça e incorremos por desconhecimento numa piada de mau gosto. Lamentavelmente não imaginávamos, nem tivemos qualquer conhecimento de que o jovem em questão pudesse estar com uma doença grave. Pelo facto, pedimos as mais sinceras desculpas ao jovem, aos seus pais, e ao presidente do Futebol Clube do Porto e restante Direcção que o convidou para o jogo em Penafiel."

Sem comentários: