sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Que surpresa!!!
Quem diria…
Uma equipa como a nossa que entra em campo com vontade e garra para vencer o jogo. E empata?
É incrível…
Será que se só entrarmos em campo após o intervalo perdemos por falta de comparência? É que para nós a 1ª parte não existe… Só lá estamos para esperar a 2ª parte. Podíamos pedir à liga uma alteração às regras e jogar só 45 minutos.
E a beleza de movimentações é fantástica.
As desmarcações, as triangulações, as fintas… excelente.
E a ocupação de espaços…
Todos bem longe uns dos outros. E parados.
Dão uma óptima consistência!
Que surpresa!!!
UM EL MUNDO DEPORTIVO DO PORTO?
Para quando um Jornal desportivo para Portista ler sem complexos nenhuns, à semelhança do que acontece com o El Mundo Desportivo?
Não existirá alguém que queira avançar com um projecto de criação de um jornal desportivo para Portista ler. Para nós, que vivemos em Lx (lembro que O Jogo tem uma 1ª página diferente cá em baixo), temos imensas saudades de passar pelos quiosques e ler 1º páginas que nos digam alguma coisa. Não aquelas mensagens que são publicadas nos canais oficiais dos clubes daqui da terra. Não existem jornais independentes, já que é assim, ao menos que exista algum que nos dê prazer a ler.
Além de que, estamos cansados de ler os titulos tendenciosos destes jornalistas clube-dependentes, ler jornais que ignoram o nosso sucesso (foi preciso ler em detalhe um jornal para saber que o tinhamos ganho ao clube da 2ºcircular que mais beneficiou dos dinheiros públicos, em andebol).
Eu até já tinha 1º página para o "nosso" jornal de ontem:
"Sumaríssimo para Aimar".
Nota: ideia de um dragão de um grupo de supporters que acompanho no linkdin, de nome José Pedro Dias, copiado com consentimento tácito
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Ao nível da inteligência máxima vermelha ...
ADITAMENTO
Infelizmente, o vídeo que tinha colocado acima foi retirado da net (não percebo nada disto !). Como tal resta-me socorrer de um outro e das palavras ditas pelo Jesus:
.
"Se estiverem atentos à minha forma de me expressar em campo já podiam ter reparado que quando estou a falar com os avançados levanto dois dedos. Nesse caso, estava a falar para os meus defesas, eles sabem o que o gesto quer dizer. É para continuarem a jogar em linha, para tirarmos profundidade ao adversário. Por coincidência, foi a seguir ao 4-1», explicou."
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Boa ou má noticia?
«Tem sido acompanhado desde o ano passado. Já se vinha destacando no Porto, tanto na Liga portuguesa como na Liga dos Campeões. Manteve o mesmo nível e agora surgiu a oportunidade de trazê-lo», explicou Dunga. «Tem características diferentes dos outros, que temos no grupo. É uma oportunidade para conhecê-lo melhor e de vermos como vai reagir», acrescentou o técnico.
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
ABC das goleadas
Hoje resolvi ver o jogo dos vermelhos com o Nacional.
Bonito…
Há de tudo!
1) O Jesus a festejar o 2º golo aos berros ao juiz de linha
2) Confusão ao intervalo, no túnel, de modo a intimidar o adversário
3) Mergulho do Aimar na área para terem penalty a favor, determinante para os vermelhos ganharem folga no resultado
4) Sarrafada no adversário que origina aquisição de bola para marcar o 4º golo
5) O Jesus a provocar o banco adversário, no 4º golo, mostrando 4 dedos, e consequente confusão
6) Ramirez atira-se para o chão quando sente presença de adversário, e ganha mais um penalty sem falta
7) Os suplentes aquecem fazendo corridas entre fora e interior do campo
8) E para terminar, Jesus ia partir para a agressão ao entrevistador da SportTV, caso ele não retirasse a pergunta sobre o que se tinha passado entre ele e o MM
Concluindo, os vermelhos até jogam bem e atacam bastante, mas vão muito bem escudados em ajudas, e levam uma atitude arrogante.
Portanto, tudo bem. É deixa-los andar, e ir assistindo ao festival, até acabar o fôlego, ou o Cerelac.
Nós depois vamos lá colocar os pontos nos ís. Desde que nos deixem, claro...
ERNESTO FARIAS PODE SAIR EM JANEIRO. NÃO PODEMOS DEIXAR"!!!
O avançado do FC Porto que esteve em destaque no jogo com a Académica, diz que quer jogar mais. Como não tem sido primeira opção para Jesualdo Ferreira, o argentino não descarta uma saída do Dragão.
Ernesto Farias marcou dois dos golos da vitória por 3-2 do FC Porto sobre a Académica, ontem à noite no Dragão para a 8ª jornada da Liga Sagres.
O avançado argentino jogou pouco mais de meia-hora e foi decisivo para a vitória da equipa orientada por Jesualdo Fereira.
Pouco utilizado no Dragão, apesar dos golos que tem marcado, Farias tem os brasileiros do Corinthians interessado nos seus serviços.
O avançado admite a saída em Janeiro até porque quer jogar mais
(in rádio renascença)
Mais uma vitória à Jesualdo
Mas - e há sempre um mas !-, e ainda por cima, MAIS IMPORTANTE do que tudo o resto, metemos os 3 pontos ao bolso. Vencemos.
Portanto, FANTÁSTICO.
É nestes jogos - apesar do prof. usar, abusar e não se cansar de voltar a abusar - que se ganham os campeonatos. Disso não tenho a menor dúvida.
E a Champions dá um tremendo desgaste. Depois, creio que, apesar de muito me ter custado, me consegui finalmente mentalizar – enquanto o prof. for treinador do FC Porto, contento-me, e muito, com as vitórias (no momento próprio, contra a maioria das vozes que agora reclamam, pronunciei-me pela saída do Jesualdo. Em Maio de 2010 volto ao tema).
De resto, se quiser espectáculo, vou ao Rivoli, ao Coliseu, à Casa da Música, ao Carlos Aberto, ao cinema, etc.
Rumo ao Penta. Que é o único caminho para o Bi-Tri !
Sexta-feira lá estarei. Preparado para apoiar o FC Porto.
domingo, 25 de outubro de 2009
Pressão terrível sobre o árbitro
sábado, 24 de outubro de 2009
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Paradoxo
Penso que todos saberão que em relação aos jogos dos verdes e dos vermelhos nas competições europeias sou sempre, desde pequenino, por uma questão de patriotismo, a favor das equipas … estrangeiras.
O curioso é que, paradoxalmente, ontem gostei que as equipas portuguesas tivessem ganho. E adorei mesmo que os vermelhos tivessem esmagado (aliás, acho que nos próximos tempos ninguém os vai segurar; até começarem a rebentar…). É imperioso que os verdes e os vermelhos sintam nas pernas o desgaste europeu (que nós também vamos sentir).
É que isso será fundamental para, se durante o campeonato nos mantivermos, com as tradicionais vitórias à Jesualdo, sempre na luta pela liderança, no final da época, estarmos à frente da classificação, como espero e acredito piamente, e, assim, face à tremenda oposição da 2ª circular, podermos festejar um título que vai saber ainda melhor.
P.s. – Entretanto, ontem houve mais um golo do Ruben Micael ...
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Vitória à Jesualdo !
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Alerta para logo
1. Barcelona - ....4 pontos
2. Kiev - ............4 pontos
3. Rubin Kazan -..4 pontos
4. Inter Milão - ...3 pontos
Os resultados de ontem e a actual classificação deste grupo são a prova, se necessário fosse, de que já não há jogos fáceis. Muito menos na Champions. Que o digam o Barça e, especialmente, o Inter de Mourinho. À atenção do FC Porto.
Ah, e pelos vistos, vai jogar o Rodriguez … e o Mariano.
terça-feira, 20 de outubro de 2009
FCPORTO, REGIONAL, NACIONAL E PLANETÁRIO
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Bolas paradas
Livres (directos e indirectos) e cantos, e respectiva perspectiva defensiva e atacante de ambos, podem fazer a diferença entre ganhar e não ganhar.
Antigamente, a nossa equipa tinha sempre um grande especialista nos livres directos. Recordo, especialmente, Sousa, Celso, Branco e Geraldão.
Recordo, também, que com o Rei Artur passávamos horas e horas a treinar as bolas paradas.
Recordo, igualmente, que com Mourinho, nos cantos, defendíamos sempre com … 3 homens lá na frente.
Depois essa característica começou a perder-se.
Agora, com o prof., não vejo trabalho de relevo nas bolas paradas.
E o vejo não me agrada, especialmente nos cantos contra, pois irrita-me profundamente defendermos dentro da área com 11 jogadores.
Depois, esporadicamente, lá aparece um golo de livre do Bruno Alves ou, como sucedeu este sábado, do Hulk.
Parece-me muito pouco.
Por exemplo, nas bolas paradas ofensivas é preciso explorar muito mais a capacidade de elevação e cabeceamento de Bruno Alves.
Vamos aguardar que o laboratório esteja em franca evolução.
sábado, 17 de outubro de 2009
EU NÃO GOSTO DESTAS ATITUDES...seja qual for o jogador...
Esta sexta-feira, o técnico dos «dragões» assegurou que não houve qualquer obstáculo por parte do FC Porto.
«Não houve nenhum impedimento do FC Porto na ida de Cristian Rodriguez. Houve um acordo total entre os dois departamentos, entre o treinador e o jogador. A partir do momento em que ele chegou à selecção do Uruguai, passou a ser da responsabilidade da selecção», afirmou, sublinhando que «esta é a única verdade».
Este tipo de episódios é costume nos outros clubes... Que eu saiba um dos principios da Organização vigente no nosso Clube é o respeito e a preocupação de não tecer declarações polémicas, que possam causar instabilidade no Grupo...
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Dedicatória à corja jornaleira (ESTE POST TEM BOLINHA)
Como não tem vergonha na cara, a corja jornaleira, na sua parcialidade atroz, não tem limites. Como exemplo, vejam bem esta capa:
"SAD alertou Federação da Argentina sobre situação do jogador
Aimar foi poupado a pedido do Benfica
Maradona foi sensível ao pedido do Benfica no sentido de não sobrecarregar Pablo Aimar e deixou o jogador dos encarnados no banco, frente ao Uruguai, não chegando sequer a utilizá-lo." (conferir aqui)
Já agora, também não posso deixar de referir (mais) esta miserável capa, ainda para mais com um banal "pesetero":
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Pedro Mendes - O Pior Negocio do NGP...
Só recebe € 700 mil euros???
Jorge Nuno Pinto da Costa recebeu 700 mil euros brutos durante a última época referentes ao cargo de presidente do Conselho de Admnistração da FC Porto SAD, de acordo com o relatório enviado à Comissão de Mercado de Valores Imobiliários (CMVM).
Entre 1 de Julho de 2008 e 30 de Junho de 2009 os quatro elementos pagos da administração da SAD «azul-e-branca» receberam ao todo 1,9 milhões de euros. Pinto da Costa recebeu os 700 mil já mencionados, Adelino Caldeira e Fernando Gomes auferiram 420 mil euros cada e Reinaldo Teles 375 mil.
Do valor total, 1,075 milhões de euros são referentes a salários fixos, ao passo que o restante corresponde a prémios variáveis consoante os resultados da equipa.
A conquista da Liga equivale a um prémio de 75 por cento do valor bruto do ordenado. Já o segundo ou terceiro postos premeiam com 50 por cento, mas a administração recusou receber estes prémios na última Assembleia-Geral.
A Liga Europa vale o dobro do vencimento e a Champions League cerca de 120 por cento a mais.
Ainda na nota enviada à CMVM, a SAD esclarece que Pinto da Costa tem direito a dois por cento dos lucros apresentados no final da última época (5,1 milhões de euros). Os restantes administradores têm direito a um por cento.
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Torço pela Argentina desde pequenino…
Em pequeno torcia sempre pelo Brasil. Jamais esquecerei o fascinante Brasil do Mundial de 82. Equipa portentosa. Fabulosa, mesmo. Futebol de outra galáxia. Jogadores como Júnior, Falcão, Sócrates, Éder, Zico e mais alguns proporcionaram-me dos maiores espectáculos a que alguma vez assisti no futebol. Até ao fatídico jogo com a cínica Itália. E aquele maldito Paolo Rossi. Que jogo !!!!
Mas hoje, meus amigos, vou ser argentino desde pequenino. É verdade.
Como sabem, hoje a Argentina joga com o Uruguai. Salvo erro, quem ganhar, passa, ou seja, vai ao Mundial. O que implica que, no caminho até ao Mundial, vá ainda haver muitos jogos de preparação (e, consequentemente, um tremendo desgaste agravado pelas longas viagens) e, ainda, vá colocar na cabeça dos jogadores a ideia de que qualquer lesão os pode afastar do sonho de qualquer um deles – jogar o mundial pelo seu país (mesmo que não seja de pequenino…). Portanto, mesmo que inconscientemente, pode haver sempre a ideia de “não pôr o pé”.
Ora, na Argentina, treinada pelo melhor jogador de futebol que alguma vez vi jogar, jogam Aimar e Di Maria. (E Saviola também lá devia estar. Fica aqui a sugestão ao astro argentino).
Por sua vez no Uruguai jogam Fucile, Alvaro Pereira e Rodrigues.
Já perceberam porque sou do país do tango desde muito pequenino ?.....
Portanto, logo quero ver muitos mergulhos destes:
(depois do golo, no último jogo, aos 94 minutos, contra o Peru ….)
P.s. - Desejo a melhor das sortes para a nossa selecção.
P.s. 2 - Felizmente, a Colômbia já foi eliminada (Falcao e Guarin).
P.s. 3 - Contistas, já analisaram as contas (aqui, aqui e aqui) ? Se ainda não o fizeram, de que estão à espera ? Por mim, amanhã há post sobre isso.
terça-feira, 13 de outubro de 2009
1893 – O NASCIMENTO DO BI-CAMPEÃO DO MUNDO
O plantel reuniu-se quase em segredo para o 11º “ensaio” (treino) a 8 de Outubro de 1893, no Campo do Prado em Matosinhos. Os sócio-atletas ensaiavam o primeiro jogo da história do FC Porto que havia de realizar-se no hipódromo de Matosinhos, frente ao Clube de Aveiro, uma hora mais tarde. O resultado? Ninguém sabe (terá sido certamente uma goleada das antigas...) Mas daí para cá a bola azul, com a sigla FCP, nunca mais parou de encantar em Portugal e no resto do Mundo.
António Nicolau d’Almeida deixou o clube, por razões familiares, mas passou o testemunho ao amigo José Monteiro da Costa. Foi este verdadeiro “Homem do Norte” quem deu corpo ao clube através de três “ferramentas” fundamentais: emblema, equipamento e bandeira. Monteiro da Costa ainda ofereceu um dos seus terrenos de horticultura para a construção do campo de futebol, na Rua da Rainha. Foi o primeiro relvado em Portugal (só podíamos ser pioneiros...somos de facto OS PRIMEIROS...)
Quando assumiu o destino azul e branco, em 1906, Monteiro da Costa encontrou uma equipa que vestia camisola vermelha com vivos brancos, à semelhança do Arsenal de Londres, na altura o melhor clube do Mundo (a cor escolhida é lamentável mas compreensível uma vez que o 1º NGP veio de Inglaterra e copiou o melhor clube do Mundo na altura... Convém não esquecer que a “vermelhada” da Capital ainda era nesta altura embrionária...)
O Presidente tratou de rectificar e escolher as cores da tranquilidade (azul) e da pureza (branco) em forma de listas verticais. Mais ou menos adaptado, o padrão mantém-se até hoje. " (É ASSIM MESMO !!!! GRANDE PRESIDENTE !!! Deve ser do nome... A dupla MONTEIRO / PINTO da COSTA é IMBATÍVEL...
O Grande Nicolau de Almeida como FUNDADOR e PRIMEIRO NOSSO GRANDE PRESIDENTE é e será sempre uma referência histórica, mas o seu SUCESSOR MONTEIRO DA COSTA é e será igualmente um MARCO pela SÁBIA DECISÃO do AZUL E BRANCO!!!
Saudações
(*) O texto é retirado de um livro que se intitula “Caretas do Porto” e que contempla caricaturas de ilustres personalidades de referência do NOSSO GRANDE CLUBE!
O texto a azul é da minha autoria!
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
Barrigada no Dragão
FC Porto - Sertanense (taça)
FC Porto - Apoel (champions)
FC Porto - Académica (campeonato)
FC Porto - Belenenses (campeonato)
Para ser perfeito, faltam apenas as 4 vitórias...
sábado, 10 de outubro de 2009
Quem diria !
... e agora arrisca-se a perder quando menos esperaria.
Seria uma ironia do destino ....
..
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Para ver, rever e voltar a ver...
.
... defesa de cortar a respiração. Do melhor que alguma vez vi !
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
O Labaredas não para!!!!
O FC Porto é mesmo de outro planeta...
O Labaredas tem razão: A Bola não pára de nos surpreender. É a histeria em torno de um jogador do Atlético de Madrid que vem jogar ao Dragão, é o lapso num resultado azul e branco, é o seguidismo vermelho e descarado de quem ordena. De mal a pior.
Hoje, mais uma pérola. O Benfica tem o terceiro melhor marcador da Europa! Tabelas, médias, loas e parangonas. Falta um pormenor: Falcao. O avançado do FC Porto tem 7 jogos e… 7 golos, mas não entra nestas contas. Talvez jogue noutro campeonato. O FC Porto, está mais que visto, é mesmo de outro planeta.
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
Análise económica-financeira ao "Fundo Maravilha" dos vermelhos
Li tudo e mais alguma coisa sobre o Fundo Maravilha. Os prós, os contras, os prós e os contras, opiniões mais, menos e nada avalizadas. Enfim, sinto-me completamente capaz de dissertar sobre tão complexo tema.
E, meus caros, a conclusão, ao contrário do que foi dizendo o presidente dos verdes, é bem mais fácil do que aparentemente se poderia pensar (aliás, e num pequeno aparte, faz todo o sentido dizer-se, quanto ao presidente dos verdes, que “a boca morre pelo peixe” (a partir dos 58 segs). (*)
Diria até que a conclusão sobre o Fundo Maravilha, mesmo para quem não tenha formação técnica específica, é elementar.
Para mim, e salvo melhor opinião (especialmente dos muitos contistas que pululam por este blog), a conclusão é uma e só uma e está perfeitamente retratada neste "quadro":
terça-feira, 6 de outubro de 2009
Serão 3 ou 4 a lutar pelo título ?
O que é certo é que já vai em 7 vitórias consecutivas, e está com 2 pontos de avanço do 2º (com quem joga daqui a duas jornadas), 5 pontos do 3º (a quem já venceu) e 10 dos verdes (a quem também já venceu, ainda por cima em casa destes).
Tem um belíssimo plantel, e já está "dispensado" do desgaste europeu. E tem um treinador que nasceu para o futebol. Quer como jogador, quer como treinador.
P.s. - Claro está, que acredito que haja quem questione mais as hipóteses dos verdes. Ou seja, se serão 3 ou 4 canditatos, contabilizando ou não os verdes. Não é o meu caso.
domingo, 4 de outubro de 2009
Olhanense 0-3 FC Porto
Tenho é sérias duvidas se haverá alguma diferença entre jogar com 10 ou com o Mariano...
sábado, 3 de outubro de 2009
Telefonemas …. humanitários ….
Dr.a Maria Morgado (DMM) - ….
C - Como passa ?
DMM - ….
C - Eu estou muito mal. Estou mesmo desesperada. Mesmo, mesmo, mesmo.
DMM - ….
C - Sim, claro, tenho um problema humanitário. Por isso lhe estou a telefonar. Até porque o Bagulho, que tanto me ajudou, já se pirou.
DMM - ….
C - Já entrou na piscina ?
DMM - ….
C - Ainda não ? Que maravilha. Podemos então conversar.
DMM - ….
C – Gostou do meu livro ? Fui eu que o escrevi sozinha...
DMM - ….
C – Obrigado pelos esclarecimentos. Nem imagina como estou a ficar menos desesperada.
DMM - ….
C – Olhe lá, posso-a tratar por tu ?
DMM - ….
C – Sabes, adoro o tratamento normal que me dás. Igual a todas as outras testemunhas. Deste e de todos os processos. Pena que os outros procuradores do Ministério Público não sejam como tu.
DMM - ….
C – Ouve lá, já que estamos aqui no paleio, quando é que vens a minha casa outra vez para dar-mos duas de letra e aproveitavas até para me ouvir novamente e assim fugíamos ao circo mediático e não permitíamos fugas de informação ? Bem sabes como eu detesto isso … e eu sei que tu também, aliás nem passavas informações ao Correio da Manhã …
DMM - ….
C - Desculpa lá chatear-te com mais perguntas, mas és tão humanitária que não resisto a esta – porque é que os teus colegas procuradores dos outros processos, especialmente aqueles que me querem levar a julgamento, não me dão o número de telemóvel deles para eu lhes transmitir o meu desespero e a necessidade de sentir também a humanidade deles ?
DMM - ….
C – Achas que se eu lhes disser que sou uma fraca e que eles são muiiiito forrrrtes eles desistem dos processos ?
DMM - ….
C – Vou-te confessar uma coisa, ainda te vou aconselhar para sucessora da Madre Teresa de Calcutá…
Meus caros, parece mentira.
E é.
Será mesmo ?
P.s. - Considero as declarações da procuradora Maria José Morgado um verdadeiro ATENTADO À JUSTIÇA.
P.S. 2 – Então a Sr.a D. Carolina não estava tão, mas tão doente que até teve de faltar à continuação do julgamento em que é acusada, entre outras coisas, de fogo posto em escritórios, de falsas declarações, etc. ? Já está boa ? Esperemos que sim. Ou só estará para alguns julgamentos ?
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
Virus SLB1
Paulatinamente, o pânico começa a apoderar-se da população e é nestas alturas que urge esclarecer e informar, para se evitarem males maiores.
O que é o novo vírus da Gripe das Águias (SLB1)?
- É um vírus altamente contagioso que ataca sobretudo a população benfiquista, principal grupo de risco. As vítimas têm normalmente a memória muito curta e uma assustadora incapacidade de distinguir a ficção escrita nos desportivos da realidade.
Quais os sintomas da doença?
- O SLB1 causa nos infectados picos de febre altíssima, levando-os ao delírio e a acreditar piamente que o Benfica será campeão, que ganhará a Champions (mesmo sem participar há uns bons aninhos) e o Torneio de Chinquilho de Atouguia da Baleia. Outros sintomas: os infectados voltam subitamente a falar de futebol, compram em massa produtos oficiais do SLB, retomam o envio de sms's jocosos aos rivais e juram a pés juntos que o Luisão é um bom central.
Como se infectam as pessoas com o novo vírus da Gripe das Águias (SLB1)?
- Ouvindo mais que dois minutos sócios e simpatizantes do SLB, lendo jornais desportivos (um simples olhar para a capa pode ser fatal), sintonizando a SIC, TVI ou SportTV. Ser assinante da Benfica TV é assinar (lá está...) a sua própria certidão de óbito. Ler as crónicas do João Gobern pode ser fatal.
Estes são comportamenntos de risco que devem ser evitados a todo o custo.
Qual é o período de incubação da doença?
- O período de incubação da Gripe das Águias, ou seja, o tempo que decorre entre o momento em que uma pessoa é infectada e o aparecimento dos primeiros sintomas, é equivalente ao tempo que o Carlos Martins demora a lesionar-se num jogo. 5 a 9 minutos, portanto.
Quanto tempo dura a infecção pelo SLB1?
- Estudos realizados em temporadas recentes demonstram que este vírus começa a manifestar-se em meados de Junho. A sintomatologia dura geralmente até a 6ª jornada. 10ª na pior das hipóteses. Nessa altura dá lugar à Depressão das Águias, tema que abordaremos numa próxima oportunidade.
A doença pode ser tratada?
- Sim, pode. Geralmente uma derrota em casa com um Olhanense ou Metallist, ou uma cabazada fora com um Olympiakos são remédio santo.
O que devo fazer entretanto?
- Evite o contacto próximo com pessoas doentes, mantenha-se afastado de qualquer jornal desportivo, mantenha a calma e aguarde tranquilamente pelo mês de Novembro, altura em que se prevê que o vírus esteja extinto.