sábado, 23 de setembro de 2006

A escola de economia da Luz

O Benfica consegue ter presidentes que são verdadeiros candidatos a Prémio Nobel da Economia: depois de João Vale e Azevedo ter conseguido diminuir o Passivo recorrendo ao (célebre) empréstimo obrigacionista (coisa fantástica!), vem agora o MO dizer (retirado da Edição de 22.09.2006 de O Jogo)::
 
Qual é a dívida actual do Benfica?
Em termos empresariais, o Benfica tem receitas de aproximadamente cem milhões de euros. O investimento que fizemos aproxima-se dos 125 milhões de euros. Portanto, trata-se de uma empresa normal. A dívida é de cerca de 125 milhões de euros. A dívida do Benfica não assusta, e, com o projecto que temos, vamos chegar a 2011 ou 2012 e seremos um grande colosso europeu, para não dizer mundial. O Benfica terá lucros, de certeza, para pagar essa dívida. Para quem vinha de um naufrágio e que estava no fundo do mar, vejam como estamos hoje.
 
Comentários, ao jeito "Seara" (que é o apropriado neste caso)
 
1ª nota: por favor, consultem este link e vejam os valores que aparecem em "Total do Passivo":
www.slbenfica.pt/pdf/Demonstracoes_Sinteticas_Consolidado_310106.pdf  (para quem tiver preguiça, eram € 302.029.381, em 31 de Janeiro de 2006). Às tantas, há Passivo que não é Dívida!!! Só pode, porque ele é um homem de palavra!  :-)
 
2ª nota: alguém me explica o que é que a facturação tem a ver com o Passivo?
 
É por estas e por outras que o MO terá sempre o meu apoio como Presidente do SLB!
 
P.S.1 - Depois de ter consultado o "site" do Benfica para obter esta informação, já efectuei a inevitável formatação do disco duro, para "desinfestação".
P.S.2 - O site do Benfica tem uma opção no Menu Principal denominada "Bolsa". Clica-se e aparece a cotação das acções do FCP, do Sporting, da Roma, da Juventus e do Brondby...   :-)

4 comentários:

O Situacionista disse...

Eterno,
Depois de ler o teu post, fui comprar o desinfestador mais potente do mercado.
Assim, lá pude ir a esse site.
Em face dos elementos que referes, só posso tirar uma conclusão - os vermelhos devem ter um passivo...de 125 milhões... positivo...
Daí que as acções, para não criarem demasiados milionários, nem sequer estejam cotadas !!
Que inveja...

Ah, a propósito de contas aqui fcam as dos verdes, segundo "OJogo" de hoje:

Relatório da SAD do Sporting
Criatividade contabilística retira SAD do vermelho

O conselho de administração da SAD do Sporting divulgou, na semana passada, o relatório, balanço e demonstração de resultados referentes ao exercício anual terminado no dia 30 de Junho de 2006. Um dos pontos em destaque voltou a ser a eficácia da redução de custos com pessoal. Esta rubrica desceu 15% relativamente à época anterior e atingiu, em 2005/06, os 17,5 milhões de euros.

Apesar desta política de contenção, o total de custos (39,9 milhões) excedeu largamente o montante projectado inicialmente pela sociedade, que era de 32,3 milhões. Este desfasamento ficou a dever-se, sobretudo, à política de investimentos (contratação de novos jogadores) e desinvestimentos (rescisão de contratos) no plantel do clube. A SAD previra um resultado líquido de 3,4 milhões de euros, mas ficou bem longe desse objectivo, não passando dos 313 mil euros finais.

Ao contrário do que acontece com os custos, os proveitos globais da sociedade estão longe de registar a mesma evolução positiva. As receitas de bilheteira, direitos tv e “royalties”, por exemplo, cairam mais de 22% relativamente à época anterior. Denotando alguma criatividade contabilística, a SAD decidiu incluir já neste relatório de 2005/06 os 4,4 milhões de euros que a UEFA irá pagar de prémio de presença na Liga dos Campeões de 2006/07. Graças a esta antecipação, o total de proveitos passou de 35,8 para 40,2 milhões de euros, possibilitando, dessa forma, o tal “lucro líquido” de 313 mil euros.

Uma nota final sobre o número de pessoas ao serviço da empresa. Mantém-se a tendência de redução do número de jogadores, técnicos e pessoal de apoio ao sector de futebol profissional (63 pessoas, uma redução de 21% relativamente à época de 2002/03), enquanto no sector de formação se verifica a tendência inversa. Este facto estará certamente ligado ao “efeito Abramovich” – depois do Chelsea ter contratado dois juvenis do Sporting, a SAD viu-se obrigada a aumentar significativamente o número de jovens jogadores com contrato de formação assinado com a SAD.
(http://www.ojogo.pt/22-215/artigo580614.htm)

bLuE bOy disse...

Não seria melhor "Escola de economia do ROUBO"???
Começo a achar que devemos lançar o dia nacional do "Deixem-no falar!!"... e tb o "Deixem-no lá estar!!".
Ele fala... os ridiculos seguem-no como carneiros... e nós trilhamos calmamente o nosso caminho à conquista de mais uma glória!!
Humm.. hummm... hummm.. LOL
aKeLe aBrAçO
http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

O Situacionista disse...

Lembram-se de há uns tempos “ABola”, no seu melhor, trazer, em lugar de ULTRA DESTAQUE na 1ª página, uma história com “O pequeno Micolli” ?
Pois é....hoje (2ªfeira) são... “Os segredos de Luís” !!!!
Conhecem o Luís ? Sabem de quem estou a falar ?
Só dou uma dica - “ABola” trata-o assim porque são todos da “mesma turma”...
6 páginas de entrevista !!!!
AHAHAHAAHHAHAHA AHAHAHAHA AHAHAHAAH
(www.abola.pt)

O Situacionista disse...

Sabem qual é um dos segredos do Luís...MO ?

Leiam bem então :

"Luís Filipe Vieira joga futebol com bolas de papel e durante a infância chega mesmo a alinhar no clube do Bairro das Furnas, mas sem revelar jeito especial para a modalidade. Aos domingos salta o muro do Jardim Zoológico e recolhe as moedas que o elefante rejeita. Não perde igualmente a oportunidade de atacar árvores de fruto."

Leram bem ????
Nem os elefantes escapavam...