segunda-feira, 25 de setembro de 2006

PARA AMANHÃ

Proponho o exercício que aparece no Jogo de hoje para sistema de jogo: O que vos parece?


1) 4x3x3
Improvável
É pouco provável que Jesualdo Ferreira volte a utilizar em Londres o onze-base que saiu dos últimos jogos. Um meio-campo composto por Paulo Assunção, Lucho González e Anderson, ao qual se terá de juntar um ataque de três elementos - dois deles pontas-de-lança -, parece ser um modelo demasiado arriscado quando do outro lado vai estar um adversário da valia do Arsenal. Jesualdo tem a última palavra, mas Raul Meireles deve ter um lugar garantido no onze inicial, a não ser que ainda não tenha condições para jogar durante 90 minutos.

2) 4x3x3
Estabilidade
Arsène Wenger afirmou que ainda não sabe qual o sistema que o FC Porto vai utilizar, mas na realidade só há duas formas de os dragões actuarem em Londres: 4x3x3 ou 4x4x2. Neste caso concreto (4x3x3), e acreditando que Raul Meireles vai recuperar o lugar no meio-campo, Anderson poderá ser desviado para uma das alas, formando o tridente ofensivo com Quaresma e mais um ponta-de-lança, que, ao que tudo indica, deverá ser Hélder Postiga. Lisandro, no entanto, também se apresenta como uma boa solução para a frente de ataque.

3)4x4x2
Mobilidade
Jesualdo Ferreira pode ainda tentar surpreender o Arsenal, utilizando o 4x4x2 em losango, que o técnico português aprecia, mas que ainda não experimentou nestes primeiros tempos no FC Porto. Nesta caso, Anderson funcionaria como um típico número 10, com Paulo Assunção, Lucho e Raul Meireles nas suas costas. Na frente, a mobilidade de Quaresma e Hélder Postiga (ou Lisandro) seriam ainda acompanhados pela liberdade de movimentos que seria oferecida a Anderson. Curiosamente, foi com este esquema que o FC Porto venceu a Liga dos Campeões

3 comentários:

Anónimo disse...

Por mim, seria o 4-3-3 Estabilidade, mas penso que o Jesualdo vai apostar no 4-4-2 Mobilidade.

Saudações Tripeiras
http://anti-lampiao.blogs.sapo.pt

Anónimo disse...

APOSTO no 4-4-2 com o Lisandro inicialmente...com o Paulo Assunção e o Raul Meireles...Mas aceito qualquer tática desde que ela dê "frutos"...Mau lá vem a PJ...

Azzulli disse...

442 ou 433 tanto faz.
O que me parece é que o Porto vai jogar com o Anderson e o Quaresma, mais um ponta de lança, talvez o Lizandro por ser mais móvel.
Atrás destes PA, RM e Lucho.
O Anderson deve andar livre na frente, solto para levar o contra ataque, para trocar bola com o Quaresma. Eles os dois juntos dão cabo da cabeça aos adversários.