terça-feira, 10 de outubro de 2006

Contas

Notícia retirada hoje de www.negocios.pt
 
Os comentários (se é que vale a pena fazê-los...) ficam para mais tarde.
 
Exercício 2005/2006
Prejuízos da Porto SAD disparam para 30,4 milhões
A SAD do Futebol Clube do Porto terminou o exercício de 2005/6, terminado a 30 de Junho último, com prejuízos consolidados de 30,4 milhões de euros, muito acima dos resultados negativos de 1,1 milhões atingidos um ano antes. A diminuição das mais valias com transferências de jogadores e a falta de pagamento do Dínamo de Moscovo justifica grande parte do agravamento.
--------------------------------------------------------------------------------
Isabel Aveiro
ia@mediafin.pt
 
A SAD do Futebol Clube do Porto terminou o exercício de 2005/6, terminado a 30 de Junho último, com prejuízos consolidados de 30,4 milhões de euros, muito acima dos resultados negativos de 1,1 milhões atingidos um ano antes. A diminuição das mais valias com transferências de jogadores e a falta de pagamento do Dínamo de Moscovo justifica grande parte do agravamento.
 
Em comunicado emitido durante a noite de ontem, a Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do Porto adianta que a face ao exercício de 2004/5 houve uma diminuição das mais valias de transferências de jogadores de 26 milhões de euros. As transacções de passes de jogadores caíram assim de 30,7 milhões de euros para 4,8 milhões de euros no período de um ano.
 
Excluindo esta actividade, os proveitos operacionais mantiveram-se estáveis, passando de 46,3 milhões de euros a 30 de Junho de 2005 para 46,2 milhões de euros um ano depois. As receitas de bilheteira, com 12,5 milhões de euros registados, mantiveram-se como maiores contribuidoras para os proveitos da operação da SAD do Porto, seguida da publicidade e patrocínios (10,5 milhões de euros); TV (6,9 milhões de euros); participação em provas da UEFA (6,4 milhões de euros); e "merchandising" (2,7 milhões de euros).
 
No entanto,  "obedecendo ao princípio da prudência, pelo incumprimento dos prazos de recebimento de créditos sobre o Dínamo de Moscovo", a administração da SAD decidiu ainda constituir uma provisão, o que agravou o resultado em 5,35 milhões de euros.  
 
Como factores de impacto negativo durante o exercício em análise, a direcção da SAD salienta ainda a "eliminação na primeira fase da UEFA Champions League" e a "opção estratégica de manutenção dos principais valores do plantel".
 
Em sentido contrário, os custos salariais registaram uma diminuição de 13%, equivalente a 5,1 milhões de euros, no exercício de 2005/6 e o passivo sofreu uma redução de 8,3 milhões de euros (6%).
 
Os resultados operacionais registados foram de 25,9 milhões de euros negativos, contra 1,6 milhões de euros positivos um ano antes. O "cash flow" gerado caiu de 18 milhões de euros positivos para 5,3 milhões de euros negativos.
 
No final de Junho passado a SAD tinha capitais próprios de 7,3 milhões de euros, contra 37,9 milhões de euros um ano antes.
 
As acções da FCP - Futebol SAD seguiam a cair 2,33%, para 2,52 euros.
 

19 comentários:

Eterno Dragao disse...

Primeiro comentário: já percebi por que razão a entrevista em "O Jogo" foi publicada ontem...

Eterno Dragao disse...

Segundo comentário: consta que houve um erro na capa de ontem do "Jogo". O que eles queriam dizer era "Este resultado não se repetirá" (referindo-se ao resultado de Braga, evidentemente...)

O Situacionista disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
O Situacionista disse...

Eterno,

Assim, sim !!!
Agora podemos falar com números !!!
E não especulando com ses e mais ses...
Portanto, temos aqui uma boa oportunidade de discutir a sério este assunto.
Espero, sinceramente, que todos contribuam para mais este debate.
Eu, pela minha parte, vou passar já a “extremar” posições.

Para já, retirei, também eu, algumas conclusões:

1ª conclusão - Lá vem o ...“grupo dos contistas” !!! (desculpem, não resisti à provocação, foi mais forte do que eu...:-))) )

2ª conclusão - Discordo totalmente, Eterno, da tua alusão ao timing da entrevista de ontem. Parece-me perfeitamente ABUSIVA !!! Ainda para mais quando a entrevista é mais um verdadeiro tratado de ...FUTEBOL !!! Leste-a bem ? Parece-me absolutamente redutora essa tua opinião. Mas é a tua. Agora se me disseres que se juntou o útil ao agradável, aí tudo bem !!

3ª - Depois de ler, atentamente a notícia (em relação à qual ainda nem percebi algumas coisas, como por ex., quanto nos deve o Dínamo ?), digo o seguinte:
Este valor é preocupante, mas não alarmante. Menos ainda surpreendente !!! De todo !!

Surpresa só para quem estava ontem distraído ao ler a entrevista, senão vejamos:

“P - O FC Porto vai apresentar contas negativas nos próximos dias. Há razões para preocupações?
R - As contas são negativas mas por opção consciente. Se quiséssemos apresentar contas positivas, BASTAVA VENDER TALVEZ UM JOGADOR E DOIS CHEGAVA DE CERTEZA ABSOLUTA. Foi uma opção não o fazer e ter esse resultado negativo e não estar demasiado preocupado com isso, na medida que é um património que se está a valorizar aquele que mantivemos em desfavor dos resultados.
P - E qual é o valor desse prejuízo ?
R - Não vou revelar o número, porque isso será feito em apresentação de contas, mas é um PREJUÍZO algo ELEVADO, (......)
P - E quais foram os jogadores que quiseram comprar?
R - O Anderson, o Lucho, o Helton e o Quaresma. Se os tivéssemos vendido, em vez do prejuízo que temos APRESENTARÍAMOS OS MESMOS NÚMEROS, MAS DE LUCRO. (...)”
(as maiúsculas são minhas).

Agora, pergunto eu:
Qual é a surpresa dos números ?
Já repararam qual foi o valor global das propostas que foram feitas ao FCPorto pelos 4 jogadores ?
Ora façam lá as contas...
Pois é....

Por isso gostaria que me dissessem o seguinte, porque tudo gira à volta disto:

Preferiam que tivéssemos vendido 2 dos jogadores em questão ?
Ou os 4, para termos 30 milhões de lucro ?
É que aí éramos os campeões das contas !!
Qual Real Madrid de Florentino Peres ?
Que de títulos era só vê-los.... por um canudo ?
Eu não.
Gestão rigorosa, realista e positiva, sim, mas com uma visão marcadamente desportiva. Não numa visão contabilistica pura e dura !!

Ainda para mais a massa salarial baixou 13% e o passivo foi reduzido em 6% !!! (o que eu não entendo - redução do passivo - mas é o que diz a notícia....).

P.s. – Olhem, nem de propósito, se quiserem perguntem ao meu homónimo espanhol qual a opinião dele sobre o Real Madrid e as contas BRILHANTES do Florentino....
Aliás, aproveito a oportunidade para endereçar ao meu homónimo os meus cumprimentos !!!
El Situacionista,
Gracias por su visita !!

Anónimo disse...

Concordo com o Situacionista. Numa época em que não tivemos qualquer sucesso a nível internacional, o que hoje em dia é fundamental para equilibrar contas e gerar receitas adicionais, um prejuízo de 30 milhões nem é tanto quanto isso. E mesmo que só vendessem 1 dos 4 jogadores pretendidos, esse prejuízo caíria para menos de metade. Outro factor importante nos dias que correm foi a redução da massa salarial em 13%, isto sem notícias de jogadores a dizer que não baixam os salários, como vemos noutros clubes.
Só quando tivermos um sector de formação forte e produtivo é que nos podemos dar ao luxo de vender 1 ou 2 jogadores de Top para equilibrar as contas. E neste caso particular tenho de tirar o meu chapéu aos lagartos que o fazem como ninguém em Portugal. Para o ano já não devem ter Moutinho nem Nani, mas já têm valores seguros com o M.Veloso e Djaló, para não falar doutros. É nesta direcção que temos de seguir, e rapidamente. Formar jovens e deixá-los crescer dentro do clube é o único caminho possível para o sucesso desportivo e financeiro.
Logicamente outra notícia boa, foi a da possibilidade de PC continuar à frente do nosso clube por mais 3 anos.
Saudações

Anónimo disse...

Oa cá está, então, um "contista"... :-)

Concordo em absoluto com a política de primazia à faceta desportiva (afinal, é essa a grande razão de estarmos aqui), sem que se perca de vista o controlo das contas que, quer queiramos quer não, são sempre cada vez mais determinantes, e não só no desporto.

De qualquer maneira (desculpem, é mais forte do que eu...:-))), é para mim preocupante que, se partirmos do pressuposto que não haverá nenhuma venda de montante significativo, um clube (e não só o nosso) dará fatalmente prejuizo no final do exercício, decorrente apenas da sua actividade normal. Ou seja, não gera os proveitos necessários, ou então tem custos acima dos que pode suportar. Independentemente de tudo, não me parece muito saudável, a longo prazo.
Entretanto, se os outros também o fazem, não seremos nós a inventar... SIGA!

PS. Em tempos, já aqui falamos sobre a história da redução do passivo: é, de facto, possível, reduzir o passivo, mesmo com prejuizos avultados. Para não encher isto de palavreado, é só darem uma vista de olhos no histórico!

Saudações!

O Soldado Azul disse...

Quanto ao prejuízo referido acredito que ninguém ficou surpreendido, independentemente de entrarem as contas dos jogadores vendidos aos russos ou outra razão qualquer! O que é preocupante é precisamente ninguém ficar surpreendido! E porquê? Porque na gestão do nosso clube , prejuízo ínfelizmente é um termo comum, rotineiro! Sendo comum o prejuízo, significa ser igualmente comum a necessidade de vender jogadores para equilibrar as contas... Infelizmente é esta a triste realidade! E como jamais conseguiremos gerar receitas bombásticas, jamais conseguiremos ter disponibilidade financeira para comprar jogadores de topo! Sendo assim, fruto da experiência de quem dirige, é certo, mas e infelizmente a título excepcional, um dream team a nível internacional como com Deco, Maniche, Derlei e afins surge muito ... de quando em vez!Saudações

Anónimo disse...

NÃO SOU ECONOMISTA portanto não devo falar alargadamente de coisas que não entendo bem,mas é possivel que estes números possam ser preocupantes medidos na sua crua frieza. O importante é saber se os valores tidos como "activos" salvaguardam abertamente qualquer situação imprevisível e assim sendo, tendo essa garantia, há que acalmar e seguir os planos já traçados...Os resultados desportivos são a mola real desta actividade, sem eles perdem-se muitos dos valores que unem a maioria dos nossos adeptos...Os adeptos querem ver resultados e não medem muito o custo das suas exigências. Ainda há dois ou três dias atrás estavamos todos a discutir quem entrava ou saía do Clube, tínhamos listas elaboradas com jogadores, treinadores e sistemas tácticos incluidos...Mas a realidade é esta "sem macarrão não se faz massa"...Ou será ao contrário? O mesmo é dizer que sem dinheiro fresco e autêntico, não podemos aspirar a adquirir um único reforço de jeito...Somos um Clube pequeno ao lado de muitos dos grandes Clubes Europeus e estamos inseridos numa economia muito frágil e cada vez mais flutuante...Receitas venham elas, mas de onde? Dos jogos, das bilheteiras estão por assim dizer quase totalmente preenchidas, das transmissões televisivas nacionais idem, aspas, aspas...Só dos confrontos Internacionais poderá surgir alguma mais valia e isso é possível se tivermos jogadores de nível elevado e muito bem orientados...Fala-se muito do Sporting e a verdade é que todos os bons jogadores da cantera Leonina foram saindo gradualmente uns seguindo os outros -Figo,Simão,Quaresma,Ronaldo,etc - e nem por isso o Sporting tem uma situação francamente desafogada...Fala-se já de Nani, Djaló, Moutinho e tudo a rolar sem contemplações...Parece-me verdade que a "cantera" verde tem trabalhado bem essencialmente para fabricar extremos, jogadores rápidos e habilidosos mas quase sempre nessa posição muito específica do campo...É uma estratégia como qualquer outra...Mas logo que começam a ter algum brilho, vão-se de imediato os anéis e a sorte nem sempre os vai proteger, pois aquilo mais parece uma fábrica de palitos...Todos diferentes, todos iguais...

Eterno Dragao disse...

Caro Meireles: nunca tinha analisado o Sporting dessa perspectiva dos "palitos". Mas, de facto, tem toda a razão!

Quanto às contas do FCP, tal como vai avançando, parece-me que é insustentável continuar a comprar jogadores por milhões de euros. A única hipótese é começar a aproveitar os jogadores da formação.

Jorge Mota disse...

Eu não sou contista, mas tenho que dizer isto. É muito preocupante.
Apesar do optimismo que revelas situacionista, as coisa têm de ser vistas de outra maneira.
Uma coisa é falares dos números deste ano contabilistico isoladamente, outra coisa é inseri-los nos ultimos 3 anos. Lembro que a SAD encaixou, quase 125 M de euros, o que deveria dar para alguns anos sem termos de estar a falar em prejuízos. Vê lá que é um valor igual ao passivo actual. O dínamo deve-nos 5M.
E encaixado neste contexto chega quase a ser rídiculo neste momento termos esta situação.

É mesmo preocupante, mas não deixa de ser controlavel.

Um abraço.
http://portistasdebancada.blogspot.com/

Anónimo disse...

Pois, pois, o ED tocou na ferida principal: na insustentabilidade de continuar a gastar milhões em jogadores de 2ª (e nas comissões pagas aos seus empresários) e na premente necessidade de (re)investir na prata da casa... As negociatas surgem-me como o ponto negro da gestão do clube, de difícil compreensão, como foi a contratação do Jesualdo, que até meteu empresário pelo meio (mas então o negócio não poderia ter sido efectuado diretamente com o Boavista? Quem beneficiou da coisa?). Depois, um clube com escalões de formação, que até costumam ser campeões não pode tirar proveitos num ano ou noutro dessa massa humana de qualidade? Custa admitir, mas temos o exemplo da lagartagem...

O Situacionista disse...

Que belo debate aqui vai...(obrigado a todos os leitores !!)
Deitando mais uma acha para a fogueira:
Apesar de perceber totalmente as perspectivas referidas, em relação aos verdes e à importância da sua formação (de que tanto se ouve falar), eu gostaria de adiantar, sobre os últimos 20 anos, 3 FACTOS que me parecem indesmentiveis:
a) Tem sido a melhor formação do país. É mesmo espectacular. São talentos atrás de talentos (quase todos extremos, como bem refere o Meireles).
b) No período em questão (20 anos !!) ganharam ....2 campeonatos.
c) Foram recentemente OBRIGADOS, para equilibrar as contas, a vender património na ordem de 60/70 M de euros.
E agora a minha conclusão – porreiro os verdes terem uma boa formação....melhor, ainda bem que os verdes têm uma boa formação, aliás, muito obrigado pelo Grande Paulo Futre e pelo Quaresma.

E com isto não pensem que eu não acho IMPERIOSO e INADIÁVEL apostarmos na formação por (também) dois motivos fundamentais – alimentação constante da MÍSTICA e controlo de custos (como bem referiu o Eterno), a todos os níveis (incluindo as comissões !!).

Só mais um porMAIOR - ao que sei o passivo global do FCPorto (125M) é cerca de METADE do dos verdes (270M) e bem menos de metade do dos vermelhos (310M).
Claro que este facto NÃO JUSTIFICA as contas do FCPorto este ano, que são, repito, preocupantes mas não alarmantes.

Anónimo disse...

No seguimento do meu último comentário devo adiantar que concordo perfeitamente com todos quantos afirmam dever ser na área da Formação que se tem de apostar em força...Devemos ter e procurar bons olheiros, homens integros, que não se deixem levar pela cantilena de muitos paisinhos que vegetam junto dos clubes onde jogam os meninos e na maior parte das vezes interferem e de que maneira nos processos de selecção a efectuar. Deve-se seleccionar tendo em vista a habilidade natural do miúdos e não previligiar essencialmente o aspecto físico, como me parece ter sido a pecha que tenho observado na escolha de muitos dos talentos emergentes...Conheci jovens com um talento incrível que foram desperdiçados, postos de lado, apenas por terem sido avaliados na sua vertente física... O que faz a diferença é a genialidade a execução técnica imprevisível, porque feios, porcos e maus encontram-se às centenas...E aí na Formação é que se cria a mística, o amor ao clube, o conhecimento de um determinado tipo de jogo-padrão a desenvolver logo nas camadas jovens. Quando estes ascenderem ao escalão sénior não terão à partida dificuldades de maior em assimilar os processos de treino e de jogo que irão encontrar nesse novo patamar. Haverá rotinas perfeitamente absorvidas na mente do jogador e isso só facilitará a integração num determinado grupo de trabalho. Depois as contratações complementares serão apenas as excepcionais e inevitáveis para colmatar uma ou outra lacuna momentânea ou para acrescentar qualidade irrefutável...

O Situacionista disse...

Caro Meireles,

P-E-R-F-E-I-T-O !!!

Eterno Dragao disse...

Caro Meireles,

Nem mais!

O Soldado Azul disse...

Parece-me evidente que a Formação deve ser uma aposta mas não só pelos dispendiosos Passivos a que já estamos habituados! A Formação deverá ser uma preocupação constante não só para termos jogadores de "clubite", com alma e paixão mas também para que possamos ter mais jogadores portugueses com qualidade! Penso ser um facto o que transmitiram em relação à escola de formação leonina e ao parcíssimo resultado desse investimento: 2 campeonatos nos últimos 20 anos! E porquê? Poderá ser por muitas razões: penso que a aposta na formação deve ser feita pelo todo, numa óptica abrangente (defesa/meio campo/ataque e não dar prioridade a determinado sector específico...como eventual tendência dada a escassez de jogadores avançados com qualidade! Se ao invés de criarmos um ou outro jogador da cantera, criarmos UMA EQUIPA de qualidade, com certeza que teremos resultados só com jogadores portugueses! É claro que teoricamente o que acabei de afirmar penso que faz todo o sentido! O problema é que muitas vezes na prática não se consegue criar um "naipe" considerável de jogadores porque antes de mais é necessário ter o dom... Para se fazer verdadeiramente a diferença tem que se ter o dom técnico, e isso faz parte da natureza...e a generosidade da natureza não é certa...Ora aqui, caro Meireles, não sei se encontramos por cá muitas estrelas...Se analisarmos numa perspectiva de gerações não encontramos muitos jogadores com muita qualidade, do melhor a nível mundial! Por geração em média quantos? quatro, cinco? Poder-se-á dizer: não se aposta devidamente na formação! Com certeza que sim mas se calhar não é a única razão! Podemos igualmente questionar: Então porque é que no Brasil, em Itália e outros, não encontramos regularmente selecções fabulosas? É...mas no Brasil há muitos milhões de habitantes!!! São claramente Países com mais habitantes logo com mais provável quantidade de jogadores! Então o Brasil é um Continente! Numa óptica proporcional por cada jogador porquguês de topo surgem 15? ou 20? jogadores brasileiros de igual qualidade? Se calhar uma das razões passa pela escassez...E com certeza encontramos outros factores... Fica o meu comentário para reflexão...
Saudações

Jorge Mota disse...

Meireles onde posso assinar. Concordo plenamente. Aliás tenho escrito algo do género desde que se andava a tentar escolher um treinador.
Soldado azul, tens tb toda a razão, tal como o Meireles, a questão é alguem na SAD ter essa iniciativa e coragem para começar esse projecto.

Um abraço.

Eterno Dragao disse...

Ainda a propósito deste tema, vale a pena ver a Notícia de "O Jogo" de hoje, sobre as contas do Sporting de Braga: http://www.ojogo.pt/22-233/artigo584629.htm

Anónimo disse...

Amigos em cada equipa de futebol vemos sempre três tipos de jogadores coabitarem: o habilidoso, o maldoso e o filho do director...O habilidoso está na equipa por direito próprio, o maldoso está lá porque ninguém lhe pode negar o acesso aos balneários com receio de levar uma canelada,o filho do director é o dono da bola...Ora este último e perfeitamente prescindível...Os outros são necessários: um para construir jogadas e o outro para assustar os adversários...Porque é que vocês julgam que o Benfica contratou o Petit???...Ora o segundo tipo existe numa proporção assustadora, em relação aos demais, portanto o que é necessário descobrir é o jogador habilidoso, pois é esse que faz a diferença....E jogadores habilidosos existem em todo o lado é só recordarem-se dos jogos que já fizeram e fácilmente se lembrarão do que "jogava melhor" e também claro do que "dava mais porrada"...O que é necessário é haver alguém que tenha olho clínico, para descobir nesse grupo dos melhores os "melhores" e ir lá buscá-los...