domingo, 15 de outubro de 2006

Resultadão ...em atmosfera pesada !!


3 secos !! Maravilha. Postiga a (re)encontrar-se, Anderson a “pagar o bilhete”, Pepe a voar, Meireles a serenar, Assunção a aguentar, e pouco mais...
Claro que como sempre o mais importante era mesmo o resultado.
Mas fiquei preocupado. Tenho que o dizer.
É certo que, especialmente, depois de duas derrotas só importa mesmo uma coisa – o resultado. Porque com as vitórias vêm a confiança, a estabilidade, a serenidade e ...mais vitórias !

Mas...aquela DEFESA....não sei...não me (está a) dá(ar) confiança...cada canto contra nós ...lá vem perigo....cada jogada que o adversário faz pelas alas....mais perigo...o meio campo do adversário domina a seu belo prazer...não há pressão....não sei... quando o último médio centro da nossa equipa é ultrapassado não há nenhum jogador da nossa defesa (central) que ataque o adversário impedindo a sua progressão....não, todos recuam....já em Braga foi assim no golo do Luís Filipe....ninguém faz faltas....ninguém apanha os amarelos “necessários” ....falta ali qualquer coisa....não sei...sim, sei que na defesa, temos um grande guarda-redes, um grande central e um belíssimo lateral direito, mas basta(ou) faltar, por ex., o Zé e.....até ponho(us) as mãos na cabeça...
E, atenção, entendo que o Jesualdo esteve (quase) impecável !! Vão já de seguida perceber o quase...

Evidências:
1) Desculpem a insistência mas o PAssunção TEM DE JOGAR !!! Nem que seja em 4x3x3 !!! Portanto, nem que saia o Luxo ou o Meireles !!! Não me interessa !! Sei é que o Assunção é FUNDAMENTAL. Ainda por cima ele jogando todos os outros têm mais liberdade para atacar. Sem Assunção NÃO HÁ ESTABILIDADE !!! Não há SEGURANÇA !!!
2) Outra evidência é a atmosfera que está criada no Dragão – que pressão sobre os jogadores !!! A grande custo e com a ajuda do resultado, a “massa associativa” lá conseguiu ganhar à “massa assobiativa” (*). Mas, infelizmente, parece que há muita gente que não sabe como lutar pelo SEU próprio bem !!! O que me IRRITA SOLENEMENTE é que por uns também pagam os outros !!! E, assim, não vamos lá ...
3) O Colectivo “chamou” pelo Capitão !!! APOIO !!! Não há volta a dar, o Jorge Costa tem de REGRESSAR !!! Pela maior das portas do Dragão !!!
(*) – A fantástica expressão “massa assobiativa” é da autoria do nosso caro Zirtaev, administrador do blog “Portistas de Bancada” !!

4 comentários:

Anónimo disse...

Tem toda a razão, sobre os assobios e sobre o PA. Tem que jogar sempre. O Lucho continua a irritar-me imenso, e que dizer do Ricado Costa, que abriu tudo para o Maritimo jogar por aquele lado. Mas o Anderson é uma maravilha...
O que aflige é pensar naquela defesa. Estive a ver o jogo ao lado de uns alemães que vieram para o jogo de 3a. Como falo alemão (e eles nunca calculam) percebi tudo o que disseram. Sabem o que disseram? Aquela defesa é "butter", quer.... dizer manteiga. Sabem o que disseram do Lucho? Joga com as mãos nos bolsos...Bom, haja fé!

Anónimo disse...

Acho que é verdade, o PA tem que jogar porque no sector mais recuado, é o mais certinho, parece uma formiguinha a tapar todos os buracos...E por essa razão a sua entrada permite libertar todos os outros, Meireles e Lucho incluídos...Se não, acontece o recuo de Meireles que nesse aspecto é mais falível,ao mesmo tempo que a equipa perde capacidade de remate, nas zonas próximas da baliza contrária...Postiga tem estado melhor do que eu supunha e portanto deve manter-se no onze até ver se continua assim, ou se se deixa ofuscar por este clarão de intuição..Quaresma um pouco perdido, mas indispensável por imprevisível e Lisandro tem um enorme querer que não se pode desperdiçar...Atenção o Lucho esteve bem melhor ontem, do que tem estado noutros desafios, passou melhor, concentrou-se mais no jogo e no apoio aos companheiros...Com a chegada do Bruno Morais, do João Paulo e do Ibson, tudo vai ficar mais desanuviado...

Eterno Dragao disse...

Partilho da preocupação quanto à defesa e não vejo solução até ao regresso do Pedro Emanuel - não acredito que o João Paulo venha trazer grande segurança, pois é um jogador muito faltoso. Na apreciação dos jogadores da defesa, não posso concordar com o Situacionista: não há dúvida que o Helton é um excelente guarda-redes, mas depois... Não creio, infelizmente, que o Pepe ultrapasse a qualificação de "bom" e que o Zé Bosingwa e o Cech ultrapassem o "Médio +". Quanto ao Bruno Alves e ao Ricardo Costa, reafirmo que não têm categoria para jogar no Porto.

Não posso concordar com o Meirelesportuense quando fala da indispensabilidade do Quaresma - sobre este tema fiz um "post" autónomo.

Quanto às "melhorias" do Lucho, sinceramente, parece-me que fez menos asneiras. Mas isto não é grande elogio... Infelizmente, parece-me que os alemães de que fala o Ausentista têm razão... Ainda por cima, agora vem o frio e lá vai ele precisar das "golas altas" e das "mangas compridas" para não arrefecer durante o jogo.

Jorge Mota disse...

Por acaso até nem concordo que seja o P.Assunção indispensável. Penso que não é por aí. O que me parece é que Jesualdo Ferreira não faz os médios pressionarem mais à frente e com isso dá liberdades no nosso meio campo para os jogadores adversários trocarem a bola. Lucho estve malhor mas tem de pressionar mais assim como R.Meireles ou P.Assunção, seja qual for que jogue.
O Bos estava em grande forma e vai fazer falta mas tem de ser castigado.

Um abraço.
http://www.portistasdebancada.blogspot.com/

PS: Obrigado pela referência mas não era necessário.