terça-feira, 3 de outubro de 2006

Carta ao Professor Jesualdo

Caro Professor Jesualdo,
 
O Senhor Professor está no "Reino do Dragão" há pouco tempo e ainda não teve tempo de perceber algumas coisas. Consequentemente, aqui vai uma lista com pequenas ajudas:
 
  1. o Ezequias não é jogador de bola (é verdade que o nome também não o indiciava, mas disso o Senhor não tem culpa). Não há um "júnior" naquela posição?
  2. o Alan tem qualidades muito próximas das do Ezequias;
  3. o Jorginho, por sua vez, tem qualidades muito próximas das do Alan;
  4. por favor, fale com o Lucho - julgo que se está a perder uma fantástica vocação para árbitro. Já reparou na forma como ele faz as diagonais, procurando acompanhar as jogadas, para trás e para a frente, com o cuidado de nunca tocar na bola e nos jogadores? Recomende-lhe um curso avançado de aperfeiçoamento de árbitros, com aulas ao fim de semana. O contrato dele permite que ele não jogue quando se arranjar ocupação alternativa, não permite? Assim, não tínhamos que "gramar" com ele durante uns joguitos. Não lhe parece boa ideia?
  5. o Vieirinha tem lugar "de caras" no onze titular;
  6. por favor, mostre vinte vezes ao Paulo Assunção e ao Quaresma as jogadas dos golos do Braga e explique-lhes que os "palermas" que perdem as bolas daquela forma têm um bocadinho menos de autoridade para sair do campo "amuados", com "tiques de vedeta";
  7. uma das coisas boas que o anterior (des)treinador tinha incutido nos nossos jogadores era a disciplina dentro de campo. Eles andam um pouco esquecidos disso (reclamam com o árbitro, chutam a bola para longe, fazem "festas" na cabeça do árbitro depois de levar cartões). Recorde-lhes que eles estão lá para jogar... se for possível...
  8. lembra-se daquilo que disse há uns dias sobre o aproveitamento das bolas paradas? Importa-se de repetir? Tenho quase a certeza que não ouvi bem...
 
Enfim, continuamos na mesma: só ganhamos os jogos contra equipas fracas (se bem que perder com o Braga deste ano me deixe preocupado - julgo que é um bom plantel, com um péssimo treinador, muito protegido por alguns "interesses" - não sei se esta combinação dará uma equipa "forte").
 
Já agora, convém dizer umas coisitas quanto ao efeito de "factores exógenos": é evidente que o Carlos Fernandes devia ter ido para a rua aos 20 minutos de jogo (a falta que ele faz, já com um amarelo, é muito pior do que aquela que origina o amarelo ao Pepe); é evidente que há penalty sobre o Lisandro. Talvez não fosse má ideia ter dito isto na conferência de imprensa. "Fair-Play, sim; "lorpice", não.

4 comentários:

Anónimo disse...

saudações Portistas!!

concordo com o que disse, menos com as palavras que dirigiu à arbitragem, nao quero dizer que foi uma boa arbitragem mas tambem axo ke nao serve de desculpa para esta derrota. o Porto nao jogou à porto e isso já se notou contra o Arsenal. penso que a componente psicologica é o que Jesualdo se deve preocupar mais. Mas terá ele competencia para isso? Nao sei o tempo o dirá. Mas à coisas que nao consigo perceber. Porque é que o porto nao faz pressão, porque dá tanta liberdade nos espaços interiores. Onde está a raça dos jogadores? A raça de jogar à porto?

Abraço

Eterno Dragao disse...

Caro Barbosa,

Eu também não quero "dar como desculpa" a arbitragem. Os pontos que refere são bem mais importantes. De qualquer forma, julgo que é importante chamar a atenção, quando somos prejudicados pela arbitragem. Note que, pelo menos, nos comentários da Sport TV, o "julgamento" dos dois lances que eu referi foi sintomático: nem sequer falaram da falta do Carlos Fernandes e arranjaram um "agarrar mútuo" no caso do Lisandro, na área.

bLuE bOy disse...

Eterno Dragão... por muito que nos custe a todos nós... quando olhamos para aqueles 90 minutos miseráveis e nem podemos no final do jogo mostrar a nossa revolta com um grito para cima da arbitragem... está tudo dito!
Dá para ver o que foi aquela atitude em campo... miserável e deplorável!
aKeLe aBrAçO
http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Anónimo disse...

Eterno dragao, axo ke já estamos habituados akeles comentarios, se reparou kuando akabou o jogo o comentador quase gritou " e acabou" já nada me espanta. A arbitragem já cansa. Todas as conversas que tenho com amigos ou outras pessoas sobre o futebol vai dar ao mesmo a Arbitragem, por vezes a esquecerem-se do que realmente importa o Espetaculo.

O Braga teve melhor e por muito que nos custe é a verdade, Esqueçam os arbitros...

Abraço