segunda-feira, 9 de outubro de 2006

NGP - ENTREVISTA EXPLOSIVA !!!!



O NGP (Nosso Grande Presidente) dá hoje uma entrevista exclusiva ao JOGO.
Imperdível !!!
E para já não digo mais...

6 comentários:

Jorge Mota disse...

Como tinha pensado o Jesualdo não era mesmo o culpado de tudo, os jogadores tinham muita culpa no cartório, mas o presidente já fez o que tinha a fazer. Quanto ao resto da entrevista destaca-se sobretudo a noticia da obtenção por parte do FCPorto de 80% do passe o Anderson, qd se especulava muita coisa. Uma boa notícia.

Um abraço.
http://portistasdebancada.blogspot.com/

O Situacionista disse...

Acabo de fazer um apanhado da entrevista, onde coloquei alguns comentários meus sobre as mais diversas matérias.
Como a entrevista é ENORME este comentário vai parecer ...GIGANTE !!!! Agora que penso, não é bem parecer, é mais ser...
Mas cá vai para quem quiser ler:

Sobre a recandidatura,
“E quer continuar ?
Ainda falta muito. Estamos em Outubro e ainda faltam mais de seis meses para tomar essa decisão. Não posso dizer uma coisa concreta, porque não sou pessoa de gerir êxitos do passado. Quero sempre mais. Se vir que podemos fazer mais e coisas que gostava de deixar no FC Porto, é óbvio que, se tiver saúde, recandidato-me. Vamos ver se é possível levar a cabo o projecto com o qual gostaria de terminar a minha careira de presidente do FC Porto, concretamente o pavilhão gimnodesportivo, em frente ao Dragão. Esse é o meu objectivo prioritário, porque é uma necessidade premente para as modalidades. Se vir que há condições para avançar, é possível que me recandidate; de contrário, pode ser que não me recandidate.
Um pavilhão à escala do Dragão?
Exactamente. Será um pavilhão como o estádio, um orgulho do FC Porto e da cidade. Com o mesmo autor, o arquitecto Manuel Salgado.”

Bom, é o que se costuma dizer - vai ser juntar o excelente ao excelente...

Sobre os objectivos para este ano,
“O objectivo mínimo seria o que não conseguimos na última temporada, que foi o apuramento para a UEFA. A UEFA também pode ser muito rentável, como foi há poucos anos para o FC Porto, aliás, mais rentável que muitas participações na Liga dos Campeões. Esse é o objectivo mínimo. O objectivo que traçámos é de facto o acesso aos oitavos-de-final, com a consciência que a partir daí tudo pode acontecer, mas que é uma prova muito difícil.”

Concordo inteiramente com este realismo.

Sobre Jesualdo,
“P - Depois da forma como aconteceu a saída de Adriaanse, Jesualdo Ferreira foi a escolha possível?
Não, foi claramente a primeira escolha. Com a condição de se chegar a um entendimento com o Boavista, foi a primeira escolha. O professor sabe-o bem; o Boavista também, mas tínhamos alternativas para o caso de não ser possível esse acordo.
P- O facto ter assinado apenas um ano de contrato, pelo menos para já, foi uma forma de precaução depois da experiência com Adriaanse?
Não, quem conhece o professor Jesualdo Ferreira - e eu conheço-o há muitos anos - sabe que ele seria incapaz de tomar uma atitude dessas. Para mim, o professor Jesualdo até podia nem ter contrato que eu continuaria descansado. Estou seguro de que vai ficar não só este ano, nem dois; estou convencido de que vai ficar muitos mais.
P - Vai propor-lhe isso?
Sim, sim. Ele sabe. Temos conversado sobre o que pretendo para o futuro, e também sei o que ele pensa. Estou tranquilo a esse respeito.
P - Na altura em que se falou de Jesualdo Ferreira para o FC Porto apontou-se como factor determinante o conhecimento que tinha do futebol português. O facto de ele não ter experiência nas competições europeias não jogou contra?
Não, o professor Jesualdo Ferreira já esteve no Benfica, no Braga europeu e, hoje, qualquer treinador sabe perfeitamente o que é estar nas provas europeias. Pergunto que experiência europeia tinha Mourinho, Fernando Santos ou Artur Jorge quando chegaram ao FC Porto? Não tinham nenhuma. Um treinador ou tem plantel e capacidade para o gerir, e tanto faz ser aqui ou lá fora, ou não tem. Isso nunca foi um óbice em relação ao professor Jesualdo Ferreira, nem a ninguém.

Só mantenho uma dúvida, será Jesualdo um vencedor nato ?

Sobre Anderson,
“Olhe, o doutor Miguel Sousa Tavares, por exemplo, escreveu que constava que Pinto da Costa tinha vendido dez por cento do Anderson. Curiosamente, nesse mesmo dia, não só não vendi como comprei mais 15. O FC Porto tinha só 65 por cento e passou a ter 80. Mas, dito e escrito por ele, as pessoas são levadas a acreditar no contrário. Optámos por comprar, sacrificando os resultados imediatos em termos de exercício financeiro, dando preferência a um património desportivo mais valioso com um activo que nos possa tranquilizar em relação aos resultados negativos que, por opção, apresentaremos nas contas.”

Já estou a ver o MST a “aproveitar-se” (no bom sentido) da coincidência de datas e a dizer....bom, se foi por causa do meu artigo, então ainda bem que o escrevi !!!!

Sobre as contas,
“Não vou revelar o número, porque isso será feito em apresentação de contas, mas é um prejuizo algo elevado, até porque há uma série de factores que o influenciam. O Dínamo de Moscovo, por exemplo, deve alguns milhões de euros que não pagou dos negócios que fizemos e que entraram no resultado do exercício. De qualquer forma acreditamos que esse crédito será recuperável, dado que o Dínamo não se extinguiu e até temos uma queixa na FIFA que, acreditámos, será julgada no final deste mês de forma favorável aos nossos interesses.”

Espero que “eles” ainda estejam suspensos....embora a varredela do Mour(ã)o e do Cebola não ajude nada...
Mais a sério, preocupante, mas não motivo de alarme.

Sobre Adriaanse,
“Acho que a saída dele apanhou toda a gente de surpresa, sem excepções. Tinha ido ao estágio, no dia do seu aniversário, para o poder festejar com ele. Confraternizamos amigavelmente e tudo se estava a processar normalmente, nada fazendo prever que isto pudesse suceder. A verdade é que fomos surpreendidos com esse facto e houve que encará-lo. O treinador abandonou o trabalho, considerou-se afastado e temos o problema para resolução na FIFA, o que me parece ser a única via possível. Se quando um clube não cumpre o contrato com o seu treinador até ao final tem que lhe pagar, é óbvio que, quando um treinador, sem qualquer justificação, sem falar com ninguém, sai porta fora e abandona a equipa no estágio em vésperas de um jogo importante como era o que tinhamos em Inglaterra, é óbvio, dizia, que também temos que ser ressarcidos por isso. Até porque o seu abandono levou a que, para garantirmos a contratação de Jesualdo Ferreira, tivessemos que pagar uma indemnização ao Boavista.”

Que dizer mais da atitude do destreinador ???

Sobre o apito dourado,
“Não posso falar sobre o processo, mas posso dizer que foram emitidas onze certidões em meu nome e nove já foram arquivadas e nem sequer fui ouvido.”

Na próxima entrevista já haverá uma igualdade (11-11)...

Sobre a antiga (des)Liga,
“Quando foi da última eleição do Major Valentim Loureiro e do Doutor Cunha Leal para direcção da Liga, eu estive, como é público, na oposição. Tínhamos um candidato, que era o Doutor José Guilherme Aguiar, que não conseguiu sequer ir a votos por não ter as assinaturas necessarias, que eram 20 por cento dos votos. Disse na altura que, a partir desse momento, não teria nenhum relacionamento com a Liga. Limitei-me ao longo dos últimos anos, a pagar as multas com que era periodicamente brindado, e não tive nenhum relacionamento com a Liga. Em contrapartida, ficou célebre a frase do presidente do Benfica na altura quando, a propósito da nossa contratação do Jankauskas, afirmou que não estava preocupado com jogadores mas em ganhar lugares na Liga. Foi ele que impôs, segundo me contou o Major Valentim Loureiro, o nome de Cunha Leal para Director Executivo. Fê-lo como condição para manter o apoio ao Major que tinha já convidado o Eng. Paulo Carvalho, presidente do Rio Ave, para o cargo. O que acho interessante é que, quem escolheu o Director Executivo, quem apoiou o presidente, quem nomeou os detentores dos mais diversos cargos, quem disse que seria a APAF a indicar o presidente do Conselho de Arbitragem - sabendo-se exactamente quem a APAF indicaria - foi precisamente o presidente do Benfica. E também foi ele que, no final de uma mandato particularmente nocivo para o futebol português, veio dizer que era preciso regenerar a Liga que ele próprio tinha feito e patrocionado.”

Nada de novo.

Sobre o ponta de lança Fernando Seara,
“P - Apesar de ser alvo de críticas, disse recentemente que sairia apenas quando os sócios do FC Porto quisessem ou quando já não pudesse continuar...
O que disse foi que não serão os jornais ou os comentadores televisivos, que mais não são do que recadeiros, a definir isso. Há um comentador televisivo, que até vai ser mandatário da recandidatura de Luís Felipe Vieira [n.d.r Fernando Seara], que tem almoços no Hotel Altis e não devem ser para falar de pneus ou negócios em Sintra. Esse senhor, com aparente ar de candura, é um veneno permanente em relação ao FC Porto. Não sei se é um recalcamento por causa do Deco, onde conheceu uma das suas maiores derrotas em termos desportivos. O que disse, e repito, é que não são esses senhores que mandam nos clubes, mas sim os sócios”

É manifesta, há muito tempo, a utilização do Seara a ponta de lança televisivo dos vermelhos !!!
E embora lhe reconheça bastante inteligência, o que é facto é que ele conta com uma ajuda preciosa – é que o seu trabalho é totalmente facilitado (até ajudado) pelo ex-candidato a candidato a ex-candidato a ex- candidato da Liga e pelo “entertainer” que julga que tem graça...que só sabem é fazer figuras tristes !!!

Mas o Seara, com a nova Liga (varrida dos seus antigos compinchas), vai começar a piar mais fino....

Sobre os dossies dos vermelhos,
“É natural. Dossiers anónimos, deixados à porta de pessoas que ninguém sabe onde moram, como ele próprio já garantiu, é natural que falem de mim e para dizer mal. Porque só quem é cobarde é que me ataca anonimamente e só quem é cobarde é que dá cobertura a esses ataques anónimos e lhes dá seguimento.”

Ao ler esta parte a cabeça do MO deve parecer uma Ventoínha....ou então um Dumbo...

Sobre as escutas dos vermelhos,
“Não, não me surpreendo nada que apareçam registos de escutas a telefonemas do presidente do Benfica. Aliás, o que me surpreende é que não apareçam mais coisas, como por exemplo os telefonemas feitos pelo senhor Veiga ao senhor Pinto de Sousa a pedir que determinado árbitro favoreça o Estoril. Não foi a dizer que tudo lhe corra bem, foi a pedir declaradamente que favoreça o Estoril. Curiosamente, sobre isso não foi tirada nenhuma certidão.”

Lá está, “só vale” até Leiria....

O Soldado Azul disse...

Muito boa entrevista! Alguns considerandos interessantes:
1 - Não sabia que o Jardel não veio para o Porto por causa do treinador (se não me falha a memória, o Octávio?)
2 - Já o interesse em recontratar o Postiga parece-me excessivo! Já tive oportunidade de referir a minha opinião, independentemente de estar actualmente a marcar golos... Também considero que o Hugo ALmeida não é igualmente avançado de topo, embora perceba o NGP em valorizar os jogadores da "casa"!
3 - Muito acertada a decisão quanto ao "acerto de contas" com o destreinador! Se "bate" com a Porta, tem que ressarcir...
4 - A criação do Pavilhão Gimnodesportivo, a cargo do "grande" Manuel Salgado: simplesmente grandioso! Um clube campeão do mundo de futebol também deve ser ao nível das infraestruturas!

Um grande Presidente, com obra feita e com vontade de continuar a fazer! Temos e devemos ter orgulho em ter um Presidente com uma paixão do "tamanho do mundo" pelo nosso Clube"! Bem haja e com saúde para continuar!

Saudações

O Soldado Azul disse...

Falta transmitir ... o mais importante:

Um lider bem sucedido tem que defender e transmitir confiança aos "seus" ! Ao referir que Jesualdo não fica nem um nem dois anos, que nem o Mourinho nem o EDP tinham experiência europeia até chegarem ao Porto e que temos excelentes jogadores, que Braga não passou de um "percalço", pretende manifestar o seu apoio inequívoco à equipa técnica e aos jogadores! Acredito que com esta "velha máxima" ele conseguiu com que as nossas equipas ao longo dos anos construísse essa imagem do "jogar à Porto", da dedicação, da disponibilidade, do "deixar a camisola"! O NGP é o 1º a dar o exemplo e a equipa técnica bem como os jagadores respondem com ... "resultados"!
Saudações

Anónimo disse...

É UMA ENTREVISTA oportuna e reconfortante...Grande Projecto na calha...

Fernando Díaz | elsituacionista disse...

¿Situacionista? Vaya coincidencia en el nick.

Un saludo desde Madrid.

Obrigado.