quarta-feira, 4 de outubro de 2006

A crítica catastrófica !!!

Ontem prometi, venho cumprir.
Tenho acompanhado as reacções dos portistas aos recentes maus resultados.
Tenho ouvido opiniões e lido, tanto a imprensa, como a blogosfera, azul, neste último caso.
E como ontem aqui dizia, há aspectos que me custam a aceitar.
Temos treinador há dois meses (treinador com o qual eu nem simpatizo especialmente e de quem, em devido tempo, formulei as minhas dúvidas), e já parece que temos de FUZILAR o homem.
O qual não escolheu o plantel, não fez a pré-época e sucede a um treinador que, apesar de tudo, conquistou a dobradinha (e eu não me esqueço das crítica PERMANENTES que muitos lhe fizeram...).
E, portanto, estando nós em 1º lugar do campeonato (mesmo que não estivéssemos), perante duas derrotas, eis o remédio proposto por muitos:
É OBRIGATÓRIO MUDAR O SEGUINTE: o presidente, a SAD, os directores, os treinadores, os jogadores, os médicos, os massagistas (agora denominados ciné não sei das quantas), os roupeiros (Moreno, toca a andar), os motoristas (rua com o mítico Salvador, creio), o estádio (sim, o estádio, porque a garagem não chega para todos), a Alameda do Dragão (é verdade, também é preciso mudar a Alameda porque o desnível é perfeitamente arrasador quando a coisa corre mal), a Torre das Antas (tem de ser ou, pelo menos, incliná-la um bocado), a Av. Fernão de Magalhães (eu sei que é chato, mas não há volta a dar), e não sei se me esquece alguma coisa.
Neste ponto, peço a vossa ajuda, falta-me alguma coisa ? Se sim, as minhas desculpas antecipadas.

E então o que é que sucede ? Sucede que, como a crítica deixa de fazer qualquer sentido, leva a que se perca a possibilidade de se tentar analisar o que está mal (e muito coisa está) e, assim, tentar debater essas situações para sugerir alterações.
Ou seja, a crítica perfeitamente destrutiva só leva a um caminho – destroi a indispensável e importantíssima possibilidade de se fazer critica CONSTRUTIVA !!
Porque o centro do debate passa a ser a própria natureza... da crítica.
Somos forçados a “esquecer” os problemas para tentar “centrar” a crítica.

E não só a crítica. Temos que falar noutro aspecto fundamental - o DESABAFO e sua necessidade intrinsecamente humana.
Sim, o desabafo, que tão importante é.
Mas como podemos desabafar ? É que se o fazemos, logo vem quem queira ver nele o começo do apocalipse - toca a mudar....o metal das baliza ainda não foi alterado ? mude-se !!! o quê ? A VCI ainda ali está ? tire-se, imediatamente, a VCI dali !!!! Onde colocar ? Não interessa, o que é fundamental é alterar.
Enfim, o que se há-se fazer ???
Perde-se o essêncial com o perfeitamente acessório.
Por mim, continuarei a dar a minha opinião, criticando quando o entenda necessário, desabafando quando precise, mas tentando sempre expor as minhas ideias, defendê-las com veemência, quando as considere fundamentais, e apresentando os meus argumentos e sendo, acima de tudo, razoável e, não menos importante, construtivo.

Por último, felizmente, tenho muito orgulho que este blog, sem qualquer “política editorial” que não seja o que cada dizer o que muito bem entende (independentemente de estarmos ou não em (des)acordo), tenha sido exemplar na análise à recente e triste semana.
P.s. - E mais, é minha convicção que este ano vamos ser campeões !!! E não me venham com o "Mal era, com o orçamento que temos !!!" Se assim fosse o futebol não existia...bastava perguntar - quem tem mais ? (olhem o Mourinho já tinha 3 Champions...tinha.....porque só tem uma !!!)

6 comentários:

Jorge Mota disse...

Completamente de acordo.
Uma coisa é o desabafo outra coisa é a critica destrutivam. Muitas vezes confundem-se mas existe uma diferença grande entre ambos.

Excelente artigo.

Um abraço.
http://portistasdebancada.blogspot.com/

Anónimo disse...

Caro Situacionista,

Não podia estar mais de acordo com as suas palavras e convicções. Esta época não pode servir de termo de comparação com a anterior. Quanto muito poderia servir de comparação com a de dois anos atrás, quando houve igualmente troca de treinadores. Apesar de nos termos sagrado Bi-Campeões Mundiais nesse ano, tudo o resto foi desastroso. Mas, voltando ao presente, não percebo o tamanho alarido que foi a derrota em Braga. Perdemos, e bem. Não tivemos soluções, nem força fisica, mas não nos podemos esquecer que a procissão ainda vai no adro, estamos na frente do campeonato e temos uma equipa jovem com um grande futuro pela frente. Eu tenho confiança.
Só espero é que no próximo jogo no Dragão os adeptos demostrem também confiança para com os jogadores e não comecem logo a assobiar ao primeiro falhanço. Será um ciclo crítico, o que se avizinha, mas será também um ciclo vitorioso.

Saudações

Anónimo disse...

De acordo com os comentários e com mais um excelente artigo.

PS. Mudem tudo, como se disse, mas vejam lá, mantenham a Avenida Fernão Magalhães. É que ainda nem paguei a minha casa...

Saudações!

O Situacionista disse...

....ahahahahahaha....Mora lá ? Meu caro, já pensou em suspender os pagamentos ? :-))))

Azzulli disse...

Ó Situacionista,

A minha rua está em obras...

Será que vão acabar com ela, e eu não me aprecebi disso?...
;-)))

Tu segura-te!

O Soldado Azul disse...

Ah!Ah!Ah! Caro Jorge Pinto, presumo que este artigo bombástico não lhe dê tempo para mudar a sua casa! Ah!Ah!Ah! Quanto ao Azzulli, se está em obras, com certeza já não tem casa! Ah!Ah!Ah!
Mais a sério, muito bom o artigo, excelente quanto ao conteúdo, retirando a essência: críticas só construtivas! Apoiado! Como já tive oportunidade de referir preocupa-me a indisciplina (volto a frisar que o Quaresma deve ir para o banco...) e a falta de preparação física (ou anímica)? Por último não nos podemos esquecer que esta equipa é jovem, não tem a maturidade de equipas do passado como o dream team do Mourinho... Ah e termino com o P.S. o Mourinho ganhou uma e não foi no Chelsea...! Não esquecer!
Saudações