Segundo a Bíblia...
Sansão, que liderou os israelitas contra os filisteus, distinguia-se por ser portador de uma força sobre-humana fornecida pelo Espírito do Senhor, a qual residia nos seus cabelos longos.
Com essa força Sansão subjugava facilmente seus inimigos e produzia feitos inalcançáveis por homens comuns, como enfrentar um exército inteiro, rasgar um leão novo ao meio e derrubar uma grande construção.
De acordo com o texto bíblico, Sansão apaixonou-se por Dalila a qual, depois de saber sobre o segredo de seus cabelos, o traiu cortando-lhe os cabelos e entregando-o aos filisteus.
Nesta altura já devem estar vocês a questionar: "Sim, está tudo muito bem, mas... o que é que esta coisa tem a ver com o FCP?!?"
Tenham um pouco de paciência...
No final do jogo com o Marselha e ao ser questionado por um jornalista sobre o que é que tinha mudado do ano passado para o presente, respondeu
o nosso Tarik que nada tinha mudado e que era o mesmo jogador.
Pois bem, meu caro Tarik o que dizes não é bem verdade.
De facto algo mudou: No ano passado tu tinhas a cabeça rapada!!!
E eu só queria saber quem foi a Dalila que te convenceu a isso?
Por isso Tarik já sabes...
Este ano tens que continuar com todos os teus cabelinhos intactos.
E assim sendo vais manter a tua força e com essa força vais continuar a subjugar facilmente os teus inimigos (as defesas adversárias) e produzir feitos inalcançáveis por homens (futebolistas) comuns.
Como este que agora fizeste e que aqui relembro através das magníficas palavras do jornalista Jorge Maia:
"Antes das teorias, das teses e das conjunturas que mais adiante vão tentar explicar o jogo de ontem no Dragão, é justo, ou melhor, é absolutamente necessário começar esta crónica pelo fabuloso golo de Tarik.
Um golo assim, uma gambeta que não envergonharia Maradona,
é mais ou menos como um eclipse solar: um evento cósmico que,
podemos ter o privilégio de presenciar apenas uma vez na vida e para o qual nem é conveniente olhar directamente sob risco de cegueira, tal a intensidade do seu brilho.
Um brilho tornado ainda mais intenso pelo cinzentismo que lhe servia de cenário quando, com quase meia-hora de um jogo mastigado, triturado e deglutido pelo meio-campo do Marselha, Tarik arrancou.
O marroquino ultrapassou os seus marcadores directos no meio-campo, ganhou velocidade, deixou para trás os dois centrais do Marselha e ainda teve tempo, energia e presença de espírito para sentar o guarda-redes Mandanda antes de rematar para uma baliza que ele próprio tinha colocado à sua mercê.
Um golo fantástico, para mais tarde recordar…"
P.S.
Fica desde já o aviso que se alguém quiser comprar o Tarik o preço do seu passe foi avaliado pelos membros deste Blog, durante o jogo no Dragão, em 50 milhões mais o Deco. Podemos fazer um desconto (pequeno) na altura do Ramadão. ;)
P.S. 2
Deixo-vos aqui as imagens de um outro jogo do nosso FCP com o Marselha. Não se esqueçam de ligar as colunas e aproveitem para rever um grande jogo com futebol espectáculo e sem necessitarmos de um qualquer técnico israelita. E como dizia o Octávio Machado: Situacionista... tu sabes bem do que é que estou a falar. ;)
POOOOORTOOOOO!!!
11 comentários:
aGORA SÓ PARA DIZER que GANDA POST!!!
Obrigado pelo elogio.
Espero poder contar contigo para formar a SPCSM (Sociedade Protectora dos Cabelos do Sansão Muçulmano.;)
Viva Penta !
Sobre o golo do Tarik, e ao contrário de quem possa pensar o oposto, muito há ainda a dizer.
Desde logo, que Tarik teve, com aquela DÁDIVA DE ALÁ, possivelmente o seu ... MOMENTO !
Algo porque todos os jogadores anseiam. E a maioria não alcança.
Em termos individuais, muito dificilmente Tarik superará ou, sequer, igualará, tal momento.
Eu, pela minha parte JAMAIS o esquecerei.
E até já estou a ver o Tarik a pentear o cabelo com os pés...
Quanto aos teus p.s.´s eu diria o seguinte:
Sobre o 1º - Parece-me que estás a fazer preços de saldo....
Sobre o 2º - Desde que o Chelsea mudou de treinador, passou a jogar futebol espectáculo. O que o Guru só conseguiu com o Dragão ao peito....
Já agora, gostaria de vos dizer o seguinte:
Ontem estava a ver na RTP N o programa desportivo “Pontapé de saída”. Com dois intervenientes que sabem FALAR de futebol – Luís Freitas Lobo (LFL) e Costa (actual treinador e ex-jogador do FC Porto).
Saliento que LFL é dos jornalistas/comentadores que mais gosto de ouvir. É o nosso Valdano (o dos melhores tempos). O nosso poeta da bola.
Mas ontem tive pena de não ter o telefone dele. Certamente que lhe teria ligado para o contrariar. Veementemente.
De facto, estavam a discutir o FC Porto quando, em relação à ausência de Luxo, LFL diz qualquer coisa do género:
É um problema. Não há no plantel um substituto natural (até aqui de acordo).
Cech, não serve para fazer de Meireles.
Meireles, fazendo de Luxo, nem faz de um nem de outro.
Bolatti, só no lugar de Assunção (até aqui continuo de acordo).
Mariano, não sabe jogar em zonas interiores. Só nas alas.
Ora bolas....
Ó LFL, então o que sugere ? Que o FC Porto entre em campo com 10 unidades ?
O que eu gostava de saber é quem é que o LFL, numa situação excepcional e temporária sugere. Quem colocaria em campo ?
É que na Amadora seguramente que também não vamos ter Luxo.
E eu continuo a apostar em Mariano.
Meu caro Situacionista:
Quanto ao preço do Tarik darei sempre o meu aval para o aumentar, desde que... o Deco esteja incluido no negócio.
Quanto ao futebol espectáculo do Chelsea, também o Guru o conseguiu
praticar por lá. E se não tiveres má vontade de certeza que te lembrarás de vários jogos (nomeadamente contra o Arsenal, Manchester e Barcelona).
E embora o futebol espectáculo do Mourinho pudesse não resultar em tantos golos, tinha uma caracteristica própria: Era um futebol espectáculo aliado a um espéctaculo de inteligência táctica que este treinador dificilmente conseguirá obter.
De resto, estou contigo: Devemos dar mais uma oportunidade ao Mariano.
Um abraço.
P.S.
Algo me diz que ainda te verei com um placard com o nome do Guru.;)
Só um aparte,
Diz o Record:
“A Câmara Municipal do Seixal enviou para execução fiscal parte da dívida do clube da Luz à autarquia relativa ao fornecimento de água ao centro de estágio.
Em declarações à Agência Lusa, o presidente da edilidade, Alfredo Monteiro, revelou que o valor em execução fiscal é de 170.000 euros mas recusou-se a adiantar os números da dívida total.
Segundo o autarca, o Benfica é "um cliente como outro qualquer" e já confirmou a sua intenção de regularizar a situação, processo que seguirá "conforme o regulamento municipal".
"O concelho do Seixal tem 80.000 consumidores e a água nunca foi cortada a qualquer um deles. O que fazemos é avaliar caso a caso as razões do não pagamento da facturação para encontrar uma solução de pagamento vantajosa para todos e que cumpra o regulamento municipal vigente", explicou”
Eterno,
Será que para eles agora já há dívida ?...Ou será só depois da Câmara penhorar bens ?....
Dificilmente o tarek(o) encontrará outra vez dois defesas (lesmas)que o deixam passar como faca quente em manteiga. Na minha opinião ouve muito mais demérito dessas duas lesmas que mérito dele.
Boua noute cambada.
Situacionista: não sei se já há dívida. Estes conceitos mudam muito de âmbito, quando está em causa "A Instituição".
Mas é uma boa questão para o Saldanha Sanches...
Meu caro agente infiltrado de nome código Mouro(inho):
Admito que possas ter alguma razão. Mas essa é a lógica da garrafa: Para uns está meio cheia, para outros meio vazia.
Vejo que para ti, pelos vistos, a garrafa está meio vazia.
Eu prefiro a opção da garrafa meio cheia.
Por outro lado, se fores analisar os grandes golos (gambetas)do Maradona e do Messi vais chegar à conclusão de que também existiram erros das equipas adversárias em algum momento das respectivas jogadas. Mas não é por isso que ambas deixam de ser grandes golos e grandes jogadas. Não é?
E, por mim, jogadas e golos destes podem acontecer mais vezes e de preferência marcados pelo FCP, porque "um golo assim, uma gambeta que não envergonharia Maradona,
é mais ou menos como um eclipse solar: um evento cósmico que,
se tivermos sorte e estivermos no sítio certo à hora exacta,
podemos ter o privilégio de presenciar apenas uma vez na vida e para o qual nem é conveniente olhar directamente sob risco de cegueira, tal a intensidade do seu brilho."
Então vá...
Amigo Penta!
Concordo que devemos invocar esse magnífico momento! Eu enalteço a forma como o Tarik ludibriou os adversários: Com os 2 pés! Finta com um e finta com outro! Recordei-me o Futre que era brilhante mas não tinha "pé direito" ! Magnífico!
Reconheço que para um momento destes acontecer é fundamental o jogador estar confiante! Não estou a ver nenhum jogador sem confiança a tomar a iniciativa... Com certeza que à primeira finta tentaria passar a bola...
Mas o Tarik tem feito muito boas exibições e algo me diz que vai continuar a jogar bem na Amadora!
Saudações
Para mim o melhor da jogada do Tarik foi a passagem pelo meio dos dois centrais. Como ele próprio disse, "sei que tenho boa velocidade na parte final do terreno" foi só passar a bola pelo meio deles em aceleração e apanhando-os em contra-pé, comeu-os de cebolada!
Se fosse outra dupla de centrais, como por exemplo o rapidíssimo Luisão e... como é que se chama o outro? Seriam comidos também. Provávelmente tentariam rasteirá-lo, e se o conseguissem, um deles seria expulso (isto se fossem seguidas as leis normais do futebol...)
Enviar um comentário